Quem é María Guardiola a próxima presidente da Junta da Estremadura?

A Estremadura foi uma das regiões onde os resultados das eleições autónomas causou surpresa. O Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) venceu, mas perdeu mais de 45 mil votos e seis eleitos, comparando com os resultados de 2019.  O Partido Popular (PP) teve mais 67 mil votos (mais oito eleitos) e igualou o numero de eleitos dos socialistas, num total de 28.

A direita com o PP e o VOX (subiu 20 mil votos e elegeu cinco representantes) alcançou a maioria com 33 eleitos (28 do PP e 5 do VOX).

O Unidas Podemos, mesmo perdendo oito mil votantes, conseguiu manter os quatro eleitos, PS e UP só chegam a 32 eleitos, ficam em minoria e o PS entrega a cadeira do poder.

Mas quem é que comanda o PP? Trata-se de María Guardiola Martin (nas fotos), líder regional desde 16 de julho de 2022, substituindo José António Monago (antigo presidente da Junta da Estremadura). Maria Guardiola tem 44 anos é de Cáceres, onde foi vereadora (consejala) de junho de 2015 a julho de 2022.

Maria Guardiola foi eleita no PP estremenho com 97,7%, com um apoio do anterior líder dos populares Pablo Casado e confirmada pelo atual presidente nacional do PP Alberto Núñez Feijóo. No PP, já foi chamada de nova Isabel Díaz Ayuso (presidente da região autónoma de Madrid), por ser também uma desconhecida quando foi eleita candidata regional pelo seu partido à Junta da Estremadura.

Licenciada em Administração e Direção de Empresas e diplomada em Ciências Empresariais pela Universidade de Extremadura, Guardiola é funcionaria de carreira da  Junta de Extremadura, onde desempenhou funções de Secretária Geral das Finanças e da Ciência e Tecnologia, no mandato de Monago.

 

Durante os meses em que concorreu a presidente da Junta da Estremadura defendeu que “é importante que a Estremadura seja levada a serio, não somos cidadãos de segunda e devem cumprir com os compromissos que foram anunciados há anos. É importante que se terminem os troços da obra da linha ferroviária Plasencia-Badajoz, a sub-electrificação e a reativação da construção de todos os troços desse trajeto de Navalmoral e Plasencia. O TGV é essencial”.

Sobre o aborto, uma questão muito polémica em Espanha, a presidente do PP de Estremadura, María Guardiola, disse que “os direitos alcançados pelas mulheres são uma “linha vermelha” no meu partido, e no caso do aborto é uma “questão pessoal” que deve ficar “fora” do debate político na região.” Acrescentou ainda que “a política não existe para se imiscuir na vida das mulheres. Na Extremadura este é um debate que “não vai  estar em cima da mesa a partir de 28 de maio”.

María Guardiola (PP) será a primeira mulher presidente da “Junta da Extremadura.”