Skip to content

Secundária de Elvas presta homenagem ao povo da Ucrânia

Várias dezenas de alunos da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, prestaram, ao final da manhã desta quinta-feira, 3 de março, uma simbólica homenagem ao povo da Ucrânia, com um minuto de silêncio e a formação da palavra “paz”.

Com esta iniciativa, revela a diretora do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, Fátima Pinto, pretendeu-se sensibilizar os alunos para o facto de que a paz, como se prova com o conflito vivido em território ucraniano, não é “para sempre”. “Em 1945, nenhum de nós era nascido; pensávamos que isto não voltaria a acontecer e que as negociações estavam acima de qualquer confronto mil, mas a verdade é que acontece”, comenta a professora.

O repto, para esta sensibilização, foi lançado à Secundária de Elvas, pela Academia de Líderes Ubuntu, da qual a escola é parceira, com o objetivo de serem criadas “pontes” que, hoje, diz Fátima Pinto, não estão a ser estabelecidas no mundo.

Para além de se querer mostrar a solidariedade para com o povo ucraniano, esta homenagem serviu ainda para “alertar os jovens para a problemática do confronto militar”.

A iniciativa, que decorreu no pavilhão desportivo da secundária, incluiu ainda vários balões azuis e amarelos, as cores da bandeira da Ucrânia. O momento terminou, como comprova o vídeo abaixo, captado em direto, com um forte aplauso.

Compartilhe este artigo: