Secundária de Elvas presta homenagem ao povo da Ucrânia

Várias dezenas de alunos da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, prestaram, ao final da manhã desta quinta-feira, 3 de março, uma simbólica homenagem ao povo da Ucrânia, com um minuto de silêncio e a formação da palavra “paz”.

Com esta iniciativa, revela a diretora do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, Fátima Pinto, pretendeu-se sensibilizar os alunos para o facto de que a paz, como se prova com o conflito vivido em território ucraniano, não é “para sempre”. “Em 1945, nenhum de nós era nascido; pensávamos que isto não voltaria a acontecer e que as negociações estavam acima de qualquer confronto mil, mas a verdade é que acontece”, comenta a professora.

O repto, para esta sensibilização, foi lançado à Secundária de Elvas, pela Academia de Líderes Ubuntu, da qual a escola é parceira, com o objetivo de serem criadas “pontes” que, hoje, diz Fátima Pinto, não estão a ser estabelecidas no mundo.

Para além de se querer mostrar a solidariedade para com o povo ucraniano, esta homenagem serviu ainda para “alertar os jovens para a problemática do confronto militar”.

A iniciativa, que decorreu no pavilhão desportivo da secundária, incluiu ainda vários balões azuis e amarelos, as cores da bandeira da Ucrânia. O momento terminou, como comprova o vídeo abaixo, captado em direto, com um forte aplauso.