Rastreios gratuitos à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica em Elvas

A Fundação Portuguesa do Pulmão está a promover rastreios gratuitos à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), responsável por 2,5 por cento das mortes em Portugal, em que o tabaco é a principal causa.

Em Elvas, este rastreio, através de um exame de espirometria – um exame simples que mede o fluxo de ar nos pulmões – está a ser feito, desde ontem, e até amanhã, dia 28 de setembro, na Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

O presidente da junta de freguesia, Joaquim Amante, revela que foram contactados “por parte da entidade que está a fazer o rastreio”, no sentido de colaborar com a realização deste exame. “É uma coisa que é gratuita e respeitamos muito a saúde de todos os nossos fregueses e da nossa população, pelo que todos os que tiverem a vontade de vir, podem comparecer e ficam a saber mais uma opinião sobre a sua saúde”, revela.

Este rastreio “é aberto ao público em geral, a todos os elvenses, fumadores e não fumadores”. “É um pequeno teste para saberem se têm algum problema pulmonar, ou não”, diz ainda Joaquim Amante, assegurando que a junta de freguesia está de portas abertas para quem quiser comparecer.

Já a cardiopneumologista Joana Vaz, responsável pela realização deste rastreio, explica que estes exames são “muitos importantes”, até porque a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica pode, entre outros, evoluir para cancro do pulmão. “Agora, com a Covid-19 e o dia a dia, as pessoas têm tendência a fumar mais, e o com stress, e depois é uma mais-valia virem fazer este exame, para terem uma noção dos valores, para, em caso de haver alguma coisa, melhorarem a sua saúde”, adianta.

Os fumadores, assegura ainda Joana Vaz, são o principal alvo deste rastreio. “São eles, que por medo, não vão ao médico, mesmo quando têm aquela tosse crónica, logo de manhã”, lembra, explicando que este exame, e apesar de mais direcionado para a DPOC, serve também para avaliar casos de alergias.

A DPOC é caracterizada por uma obstrução progressiva das vias aéreas, associada a uma resposta inflamatória do aparelho respiratório. Atinge um em cada dez adultos acima dos 40 anos. Os principais sintomas da doença são, entre outros, tosse crónica, expetoração, pieira, dificuldade em respirar e cansaço.

O rastreio pode ser feito até amanhã, entre as 9 e as 16 horas, nas instalações da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, na Rua do Tabolado, em Elvas.