Feira das Atividades Económicas já anima Arronches (c/vídeo)

A Feira das Atividades Económicas foi inaugurada, ao final da tarde desta quinta-feira, 17 de julho, em Arronches, contando com mais de 150 expositores das mais diversas áreas de negócio, assim como tasquinhas locais e uma área dedicada à agropecuária.

Relativamente a novidades, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, assume que “todos os anos há mudanças”, destacando a entrada no certame, a decoração diferente, bem como o prolongamento de música à noite. No entanto, lamenta que não se possa ampliar a Feira, “por isso têm de ser feitas pequenas alterações, para de certa forma dar uma nova cara, todos os anos”, refere.

O presidente destaca também o cartaz, que “pretende agradar a todos os públicos, desde os mais velhos aos mais novos, bem como dar oportunidade aos grupos locais para apresentarem o seu repertório”. No certame, acrescenta João Crespo, é também promovida a marca turística de Arronches, no stand do município, onde há uma roleta para atribuir brindes a quem visita a feira, sendo esta “uma ótima oportunidade” para a autarquia promover o território.

“Sendo Arronches um concelho muito agrícola, esta área não poderia ficar de fora do certame, e temos os criadores da terra, com um concurso próprio, para os incentivar a mostrar os seus melhores animais; já relativamente a gastronomia, que é algo que nos distingue, para além do restaurante oficial da feira damos oportunidades a três associações para angariar fundos para as suas atividades”, diz ainda João Crespo.

Este momento inaugural do certame contou com a animação da Charanga das Fresquinhas e estava exposto, para degustação, um pão com chouriço de cerca de dez metros de comprimento, confecionado pela Padaria Arguelles, com enchidos cedidos por Marco Reis.

“Tudo na Boa” em exibição esta sexta-feira em Elvas

“Tudo na Boa” é o filme, para maiores de 14 anos, que está em exibição esta sexta-feira, 14 de julho, a partir das 21.30 horas, no Auditório São Mateus.

Sinopse: “prestes a perder a casa onde cresceu, Maddie descobre um curioso pedido de emprego: pais “galinha” procuram alguém para “andar” com o seu introvertido filho de 19 anos, Percy, antes deste ir para a universidade. Para sua surpresa, Maddie descobre que o peculiar Percy tem muito que se lhe diga”.

Os bilhetes estão à venda em ticketline.pt ou meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus.

Festival de Cultura Urbana leva diversidade a Campo Maior

O Festival de Cultura Urbana, inserido no Festival Raya, contou ontem, quarta-feira, 12 de julho, com três workshops que proporcionaram uma experiência inovadora para os mais jovens.

O festival teve como abertura o workshop de DJ, às 21 horas e à mesma hora decorreu o workshop de Parkour, de seguida o workshop de Beatbox e para finalizar uma atuação musical, com os Crimen Perfeto, sendo que todas as atividades tiveram grande adesão por parte dos mais novos.

Para o dia de hoje, 13 de julho, é possível participar a partir das 21 horas, começando com um workshop de Calistenia, seguido de Break Dance e para terminar a atuação musical, por parte de Bunny Wonders, no jardim municipal de Campo Maior.

Avô Cantigas na festa final do CLDS 4G de Estremoz

O CLDS 4G “Construir Moz+” de Estremoz realiza amanhã, sexta-feira, dia 14 de julho, a sua festa de final de projeto, nas piscinas municipais de Estremoz.

A iniciativa tem início marcado para esse dia às 10 horas com as intervenções de entidades locais. Pelas 10.30 horas atua o Grupo “Os da Boina”, seguindo-se às 11 horas uma aula de hidroginástica e meia hora mais tarde uma aula de zumba.

Durante a tarde, pelas 14.30 horas há aula localizada “Point Fit”, pelas 15 horas segue-se um espetáculo de magia com Diogo Duro e Às 16.30 horas atua Jorge Serafim.

A sessão de encerramento conta com a atuação do “Avô Cantigas”.

Caixa multibanco assaltada em Alter do Chão com 12 mil euros

Uma caixa multibanco, com cerca de 12 mil euros, foi assaltada esta madrugada de quinta-feira, 13 de julho, no mercado da freguesia de Seda, no concelho de Alter do Chão.

Os assaltantes terão arrombado a porta do edifício do mercado e depois danificaram a caixa multibanco, que está instalada naquele local.

Os factos já foram comunicados ao Ministério Público.

PSD repudia palavras “arremessadas aos olhos dos elvenses” pelo Movimento Cívico

Ainda no rescaldo da última reunião de Câmara Municipal de Elvas, realizada esta quarta-feira, 12 de julho, em Barbacena, a Comissão Política da Concelhia de Elvas do PSD, em novo comunicado, repudia as palavras que, diz, o Movimento Cívico Por Elvas “arremessou” hoje aos “olhos dos elvenses”.

O PSD garante que não é a vereadora Tânia Morais Rico que tem de ser culpada “pelo incumprimento, por parte da Câmara Municipal de Elvas, do atraso no envio de documentação, como foi no caso do apoio financeiro ao Clube de Tiro e Caça e Pesca de Elvas, incumprimento esse que, mais tarde, poderia comprometer essa atribuição à associação por não estar dentro dos trâmites legais”.

“Mais grave ainda, foi o caso da documentação da Alteração da Carta Municipal de Habitação e Estratégia Local de Habitação, a qual, nem sequer lhe foi entregue, e, de facto, parece que envolvia um investimento, económico, bastante avultado, por parte da autarquia”, lê-se no referido comunicado.

O primeiro comunicado da Comissão Concelhia do PSD e a resposta do Movimento Cívico por Elvas para ver aqui e aqui.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Comissão Política da Concelhia de Elvas do PSD repudia, desde já, as palavras do Movimento Cívico Por Elvas que hoje foram “arremessadas aos olhos” dos Elvenses.

Deste modo, não pode a nossa Vereadora, eleita, ser culpada pelo incumprimento, por parte da Câmara Municipal de Elvas, do atraso no envio de documentação, como foi no caso do apoio financeiro ao Clube de Tiro e Caça e Pesca de Elvas, incumprimento esse que, mais tarde, poderia comprometer essa atribuição à Associação por não estar dentro dos trâmites legais. Mais grave ainda, foi o caso da documentação da Alteração da Carta Municipal de Habitação e Estratégia Local de Habitação, a qual, nem sequer lhe foi entregue, e, de facto, parece que envolvia um investimento, económico, bastante avultado, por parte da autarquia.

Nunca alguém que cumpre a lei estará mal na sua atuação, quer na vida, quer na política.

Em última análise se alguém foi lesado, não foi com certeza pela vereadora Tânia Morais Rico, e sim por quem tem a obrigação de organizar a ordem do dia, dirigir os trabalhos e assegurar o cumprimento das leis e a regularidade das deliberações – o presidente da Câmara!

Se as pessoas, as organizações e as entidades não planeiam tudo aquilo que lhe diz respeito, com tempo, é porque estão habituadas ao facilitismo, ao amiguismo, ou seja, situações que facilitam e potenciam a corrupção!

Pese embora haja quem não esteja de acordo, temos que ser rigorosos e cumpridores dos preceitos instituídos. Se esses preceitos estão errados, desajustados ou desadequados, mudem-se com tempo e no momento adequado.

Segundo o Movimento Cívico Por Elvas, “… a lei é para cumprir, mas por vezes…”? Não, a lei é para cumprir, ponto!

Finalmente, sobre o PSD e os elvenses, o mesmo não teme, como nunca temeu o julgamento dos elvenses. Não há lugar para chantagens emocionais. Os elvenses dispõem de uma arma muito forte, que é o voto. O caminho do PSD é aquele que os seus militantes e apoiantes definem. O PSD não anda ao sabor dos populismos conveniente.

ELVAS SEMPRE

PSD ELVAS”

 

Câmara Municipal de Elvas aprova Plano de Transportes Escolares

A Câmara Municipal de Elvas aprovou ontem, quarta-feira, 12 de julho, em sessão do executivo realizada em Barbacena, o Plano de Transportes Escolares – Ano Letivo 2023/2024.

O documento, que contempla entre outros aspetos, horários, alunos a transportar, circuitos e outros vai posteriormente ser enviado aos Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Os eleitos aprovaram ainda, por unanimidade, a ratificação da cedência do auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço à Caixa Geral de Depósitos, para a realização do Encontro Fora da Caixa; a eliminação documental do Arquivo Intermédio Municipal, de documentos do Departamento Financeiro e de Desenvolvimento; e a atribuição de apoio económico no âmbito do SAAS.

Foi ainda atribuído apoio ao Centro Artístico Elvense.

No final da reunião de trabalho, foram apresentadas as obras realizadas nesta freguesia, assim como a atividade autárquica do último ano e os projetos para a localidade, nomeadamente no que respeita à recuperação de imóveis degradados e a requalificação do Parque de Merendas, o qual vai contar com instalações sanitárias.

No momento de ouvir a população, os presentes puderam manifestar as suas preocupações, sobretudo questões relacionadas com melhorias e intervenções quotidianas.

Homem transportado de helicóptero para Lisboa devido a queimaduras graves

Imagem de arquivo

Um homem com cerca de 30 anos foi, na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, transportado pelo helicóptero do INEM, de Elvas para o Hospital São José, em Lisboa, depois de ter dado entrada no Hospital de Santa Luzia, ao final da manhã, com queimaduras graves.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, a causa das queimaduras estará relacionada com uma insolação. O alerta para a ocorrência foi dado às 11h39, para a Zona Industrial de Campo Maior.

Inicialmente, este homem foi transportado ao hospital de Elvas, pelos Bombeiros de Campo Maior, com o apoio da SIV (Suporte Imediato de Vida) de Elvas.

O helicóptero do INEM levantou voo do Estádio Municipal de Elvas por volta das 15h30.

Graça Amiguinho apresenta romance no sábado em Elvas

O romance “Amar Perdidamente”, de Mary Foles, pseudónimo de Maria da Graça Foles Amiguinho Barros, é apresentado no próximo sábado, dia 15, às 16 horas, na Quinta de Santo António, nos arredores de Elvas.

No mesmo dia e no mesmo local, mas às 11 horas, é lançada a coletânea “2023 Esperança, Paz e Liberdade”, uma obra de escritores de Portugal, da Galiza e das Astúrias.

Estas ações literárias têm as colaborações musicais da fadista Berta Miranda e do músico Nuno Cirilo.

MAEE desenvolve atividades pedagógicas com os mais novos

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires está a desenvolver, ao longo deste mês de julho, diversas atividades pedagógicas com os mais novos.

O objetivo é ocupar os tempos livres das crinaças, de forma didática, nesta época de verão.

 

 

Marvão recebe exposição fotográfica do Prémio “Santiago Castelo”

Com a Serra de São Mamede como fundo, numa imensidão de espaço e tempo, foi inaugurada, na Casa da Cultura de Marvão, a exposição com os trabalhos finalistas da VI edição do Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”, criado pelo Centro Unesco da Extremadura.

Este Prémio que foi criado em 2017, alargou-se em 2019 a toda a Eurorregião Euroace – Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura espanhola, como matriz e espaço de acolhimento da expressão criativa associada à fotografia.

A exposição que estará patente ao público até ao próximo dia 30 de agosto, é composta por 28 das obras finalistas desta sexta edição do prémio e constitui uma mostra fotográfica diversa, onde transparecem diferentes abordagens e perspetivas do vasto património natural e cultural desta Eurorregião.

A inauguração contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, do presidente do Centro Unesco da Extremadura, José Luis Bernal, e da diretora do GIT da Extremadura, Montaña Hernandes, bem como das responsáveis pela cooperação e promoção do Alentejo, Sandra Jorge e do Centro de Portugal, Lídia Martins.

A sexta edição do Prémio mostra que esta iniciativa está perfeitamente consolidada em termos ibéricos e retomando apesar da atual situação mundial como a guerra na Ucrânia, uma certa normalidade pós pandemia como mostram o número de concorrentes, que nesta edição atingiram os sessenta e dois de ambos os lados da fronteira e que apresentaram 122 trabalhos a concurso.

O Júri constituído por Carmen Carvalheira, vice-presidente da CCDR Alentejo e designada para representar o Alentejo, Susana Paiva, representante da Região Centro, Júlio Vasquez, da Extremadura, Javier Buena, vencedor da edição de 2021 do Prémio e José Cebrié, não tiveram uma tarefa fácil tendo em conta a qualidade das fotografias apresentadas.

O primeiro prémio foi atribuído a Juan Carlos Martínez com a obra “Physical Landscape”. Como artista visual Juan Carlos Martínez, partiu da imagem documental para criar narrativas fragmentadas ao longo de um processo de pesquisa em que se aborda questões sociológicas relacionadas com a juventude, entretenimento, masculinidade, o desporto ou as redes sociais, onde a pluralidade de ideias e abordagens se manifestam através de várias tipologias de imagem.

Destaque para a menção honrosa atribuída a Paco Valverde Gámez “Antes del mundo. Cuarcitas-Paleozóico Ordovícico 485Ma-Berzocana”, onde o autor faz a representação de um território através da fotografia, a procura da evidência, a imagem como documento eram questões sobre as quais deveria trabalhar com objetivo de compor um arranjo da realidade, onde a fotografia fosse peça fundamental para definir o conceito de paisagem contemporânea”.

O Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo” foi criado em2017 pelo Centro Unesco da Extremadura, em homenagem ao antigo Presidente deste Centro desde as suas origens, José Miguel Santiago Castelo e desde a sua criação tem apostado na defesa e revalorização do Património Cultural, Artístico e Natural da Extremadura e agora também do Alentejo e Centro de Portugal.

Esta edição do Prémio conta com o patrocínio e colaboração da Direção Geral de Acão Exterior da Junta de Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e do programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG. Participam também as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Centro.

Fonte: CCDR Alentejo

Movimento Cívico por Elvas contra posição de Tânia Rico

O Movimento Cívico por Elvas (MCPE), através de comunicado, revela que “continuará a desenvolver os projetos que estiveram na base do seu programa eleitoral e mereceram a confiança da maioria dos elvenses”.

No entanto, lamenta que, na reunião de Câmara realizada ontem, 12 de julho, em Barbacena, “a vereadora Tânia Rico, eleita pela coligação PSD/CDS, tenha enveredado por um caminho que em muito poderá prejudicar o concelho de Elvas e os elvenses, ao fazer retirar da Ordem de Trabalhos o ponto relativo à alteração da Carta Municipal de Habitação e Estratégia Local de Habitação”.

No comunicado, pode também ler-se que “foi também lesada uma das associações mais antigas do concelho, o Clube de Tiro e Caça de Elvas, ao ser também retirado da ordem de trabalhos o seu pedido de apoio financeiro”.

O MCPE afirma estar “consciente que a lei é para cumprir, mas por vezes motivos de força maior, como prazos de entregas ou fechos de candidaturas, poderão ter de levar a uma compreensão especial por parte dos autarcas, ainda mais quando foi dito que se poderia utilizar todo o tempo necessário para a leitura e análise dos respetivos documentos, que já constavam na ordem de trabalhos”.

O MCPE adianta: “não queremos acreditar que o PSD, a partir desta data, adote posições contrárias aos interesses do concelho de Elvas e dos elvenses”.

“Infelizmente, perdemos uma vereadora que, embora na oposição, soube vestir a camisola de Elvas, para ganharmos uma vereadora que vem dar continuidade a uma política errada que o PSD sempre tem feito”, remata o MCPE.

Futebol de Salão da Boa-Fé apura terceiros lugares

As equipas do Intermarché (seniores), Oneratus (veteranos) e “Os Elvenses” A (infantis) obtiveram os terceiros lugares, nos seus escalões, no Torneio de Futebol de Salão que vem a ser disputado no Centro de Recreio Popular (CRP) do Bairro da Boa-Fé, desde 12 de junho.

Os jogos para atribuição dos terceiro e quarto lugares tiveram lugar na noite desta quarta-feira, dia 12, com os resultados seguintes: Cláudia Viagens, 8 – Intermarché, 13 (seniores); Oneratus, 1 – Bairro das Caixas, 0 (veteranos); e “Os Elvenses” A, 9 – “Os Elvenses”, 5 (infantis).

Este torneio de futebol de salão termina esta sexta-feira, 14 de julho, com a disputa das três finais: às 21 horas, “O Elvas” A – “O Elvas” B, em infantis; às 22 horas, CRP da Boa-Fé – Meu Super, em veteranos; e às 23 horas, CRP da Boa-Fé – “Os Elvenses”. Após as finais, tem lugar a entrega de prémios, coletivos e individuais.

Natação: CEN conquista 42 medalhas no Regional de Piscina Longa

Onze nadadores do Clube Elvense de Natação (CEN) conquistaram 42 medalhas no Campeonato Regional de Natação de Infantis, Juvenis e Absolutos em Piscina Longa (de 50 metros de comprimento). A prova desenrolou-se no passado fim de semana, de 7 a 9 de julho, em Reguengos de Monsaraz.

Participaram na prova, pelo CEN, Bárbara Franco, Ana Sofia Caldes, Gabriela Pinto, Inês Escarduça, Stefania Chitic, Inês Trindade, Diogo Munhão, Tiago Costa, João Sanguinho, Manuel Sanguinho e Martim Piçarra.

Os resultados, diz o CEN em nota de Imprensa, “não poderiam ser melhores”, pois foram vários os atletas que se sagraram campeões regionais e vice-campeões, em diversas categorias, estilos e distâncias.

Neste Campeonato Regional de Natação, participaram 229 atletas de 18 clubes.

Os resultados dos atletas do CEN no campeonato:

– Bárbara Franco: campeã Regional aos 200m bruços, vice-campeã aos 100m bruços e 200m estilos e ainda 3º lugar a 100m costas, 200m costas, 50m mariposa e 4 x 100 estilos, escalão absoluto;

– Ana Sofia Caldes: campeã Regional aos 400m estilos, 400m livres e 200m mariposa, vice-campeã aos 200m bruços, 100m mariposa e ainda 3º lugar a 200m estilos e 4×100 estilos, escalão absoluto;

– Inês Escarduça: campeã regional a 100m livres, 200m livres, 200m costas, vice-campeã regional 100m costas e 400m livres e ainda 3º lugar a 200m estilos, 50m costas e 4×100 estilos, escalão juvenil;

– Gabriela Conceição Pinto: vice-campeã a 100m mariposa, escalão juvenil;

– Stefania Chitic: vice-campeã a 400m estilos, escalão juvenil;

– Inês Trindade: terceiro lugar a 4×100 estilos, escalão juvenil;

– Diogo Munhão: campeão regional a 100m livres, 100m e 200m mariposa, 200m estilos e 400m estilos, vice-campeão regional a 200m, 400m e 800m livres, escalão juvenil;

-Tiago Costa: vice-campeão regional a 100m bruços e ainda 3º lugar a 100m mariposa e 400m estilos, escalão juvenil;

– João Sanguinho: campeão regional a 100m bruços, vice-campeão regional a 200m bruços e ainda 3º lugar a 100, 200 e 400m livres, 100m mariposa e 200m estilos, escalão infantil;

-Manuel Sanguinho: terceiro lugar a 200m costas e 200m bruços, escalão infantil.

“Aqui Há Pão” reabre com nova gerência na Av. António Sardinha

A loja “Aqui Há Pão”, pertencente à maior cadeia de estabelecimentos de venda de pão do Alentejo, reabriu, com nova gerência e equipa, na passada terça-feira, 11 de julho, na Avenida António Sardinha, em Elvas.

Com “maior variedade de produtos e mais simpatia” no atendimento, diz a responsável de serviço, Patrícia Cardoso, a loja está a funcionar, neste momento, com três funcionárias, para além da proprietária, Jesus Aragonês.

Pão alentejano, do monte, rústico, bolas de Elvas e papo-secos, para além de bolos de pastelaria, secos, biscoitos e bolos de aniversário, e ainda salgados, como empadas e folhados, são apenas alguns dos exemplos dos produtos disponíveis na loja.

Ao todo, “Aqui Há Pão” tem mais de 20 variedades de pão. Há pão quente, a várias horas do dia, que podem ser levado para casa já fatiado.

Durante a semana, a loja funciona das 7.30 às 13 horas e das 16 às 19 horas. Aos fins de semana e feriados, abre portas às 7 horas e encerra às 13 horas.

Comissão Europeia lança APP da qualidade do ar em tempo real

A Comissão Europeia, em parceria com a Agência Europeia do Ambiente, lançaram uma APP, que possibilita aos cidadãos consultarem a qualidade do ar, em tempo real.

São cerca 3500 estações de monitorização que estão espalhadas por toda a Europa que fazem a análise da qualidade do ar, o que possibilita que as pessoas possam consultar esta informação, não só no local onde se encontram, mas também noutros países ou regiões da Europa.

Para além disso, esta aplicação dá conselhos de saúde, de acordo com o nível de qualidade do ar de cada local e está disponível em todas as línguas oficiais da União Europeia.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou, no podcast abaixo:

José Manuel Santos eleito presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo

José Manuel Santos foi eleito presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

O atual presidente liderava a única lista que se apresentou a sufrágio, tendo obtido 101 votos, num total de 116 votantes.

A tomada de posse de José Manuel Santos, que já desempenhava funções de secretário geral desta entidade, está marcada para dia 19 deste mês, em Montemor-o-Novo.

Noble atua na Feira de Atividades Económicas de Arronches

Cerca de 150 expositores de diversas áreas de negócio, com destaque para o setor da agricultura, vão estar na 12ª edição da Feira das Atividades Económicas de Arronches.

O evento vai decorrer entre hoje e domingo, de 13 a 16 de julho, no Espaço Multiusos do Rossio. O presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, revela que, “no ano passado tornou-se o certame mais atrativo e com melhores condições para os expositores, pelo que este ano a dinâmica mantém-se e com uma programação musical muito interessante, para agradar a todos os públicos e que, normalmente tem sempre muita adesão”:

João Crespo destaca os artistas que irão atuar nestes quatro dias de certame. “No primeiro dia temos o Noble que é uma figura em grande a inaugurar o certame e depois segue-se uma noite com música dos anos 90; já na sexta-feira temos o Emanuel, que promete uma noite grande, seguindo-se o Dj; no sábado atua João Pedro Pais, que está a comemorar 25 anos de carreira e no domingo temos um espetáculo de tributo aos Queen, com apontamentos de fogo de artificio, pelo que acreditarmos que seja um encerramento em grande”:

Mas, para além da animação musical, esta Feira de Atividades Económicos, como afirma o presidente da Câmara de Arronches, faz-se também de “gastronomia regional, com tasquinhas e bares e, na parte agropecuária temos uma grande adesão com concursos de ovinos e concurso de rebanhos da nossa terra”.

A Feira de Atividades Económicas de Arronches abre hoje às 19 horas, com a atuação da Charanga das Fresquinhas, pelas 20 horas há animação infantil e às 22 horas atua o Grupo Coral Vozes à Janela.

Já Emanuel Noble sobe ao palco pelas 23 horas, seguindo-se a discoteca com Smells like 90’s.

PSD de Elvas quer nome de Paula Calado em rua da cidade

A vereadora na Câmara Municipal de Elvas Tânia Morais Rico (na imagem), do PSD, na reunião do Executivo de ontem, 12 de julho, realizada em Barbacena, recomendou a atribuição do nome de Paula Calado a uma rua, largo, avenida ou praça da cidade, “em honra à sua vida e à sua memória”, revela a Comissão Política Concelhia do partido, em nota de Imprensa.

Para além disso, a vereadora sem pelouros recomendou a retirada de dois pontos da ordem de trabalhos, uma vez que o envio da documentação relativa a esses mesmos pontos aos eleitos “não cumpriu o disposto legalmente, sendo um deles a Alteração da Carta Municipal de Habitação e Estratégia Local de Habitação, em que a documentação nem sequer foi enviada”.

Tânia Morais Rico questionou ainda o presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, por que motivo não participou na reunião da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, realizada na CIMAA, em Portalegre, no passado dia 4, e ter delegado essa responsabilidade no vereador Hermenegildo Rodrigues.

A nota de imprensa para ler na íntegra:

“No âmbito da reunião de câmara de dia 12 de julho de 2023 que decorreu em Barbacena, no período antes da ordem do dia, a Vereadora Tânia Morais Rico apresentou os seguintes pontos ao executivo para resposta:

– Um protesto, pois o envio da documentação de dois pontos da ordem do dia aos eleitos não cumpriu o disposto legalmente, sendo um deles a Alteração da Carta Municipal de Habitação e Estratégia Local de Habitação, em que a documentação nem sequer foi enviada aos eleitos e no atraso de um dia no envio da documentação referente ao Apoio ao Clube de Tiro e Caça de Elvas. Deste modo, recomendou a retirada destes dois pontos pois não houve tempo útil para a sua análise. Se os mesmos não fossem retirados, a declaração de voto nestes dois pontos seria de abstenção;

– Foi feita a recomendação da atribuição de uma rua, largo, praça, avenida…. à senhora vereadora Paula Calado, em honra à sua vida e à sua memória;

– Foi feita a recomendação para que o caminho que conduz à Anta da Coutada de Barbacena e à ponte de origem romana de Barbacena seja mantido de modo a estar sempre transitável, em qualquer estação do ano, tendo em conta o interesse turístico destes pontos assim como o acesso dos moradores na cercania;

– Um pedido de esclarecimento solicitando se estava criado o Regimento de Funcionamento da Câmara Municipal de Elvas;

– No âmbito da reunião da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, representada pelo seu presidente Pedro Dominguinhos, que reuniu na CIMAA em Portalegre, no dia 4 de julho, e os presidentes dos municípios para divulgar os projetos para beneficiários finais no Alto Alentejo, no âmbito do PRR, nomeadamente, as candidaturas feitas por empresas e outros agentes privados, a vereadora do PSD solicitou que o senhor presidente informasse dos projetos a realizar no concelho de Elvas assim como o valor do investimento do PRR que aqui será executado. Inquirindo também o senhor presidente, qual o motivo para não ter participado nesta reunião e ter delegado no senhor vereador Hermenegildo Rodrigues. E também não ter estado presente na quase totalidade das reuniões do Conselho Intermunicipal da CIMAA. Em cerca de 16 reuniões, esteve uma única vez presente, na realizada em janeiro de 2023 e porque foi em Elvas. Nas outras ocasiões, fez-se sempre representar pelo senhor vereador Hermenegildo Rodrigues.

Todos os pontos da ordem de trabalhos da reunião de Câmara Municipal foram aprovados pela Vereadora Tânia Morais Rico.

O PSD Elvas irá pugnar pelos interesses dos elvenses e de Elvas com determinação, sempre valorizando a transparência do processo democrático.”

Abertas inscrições até dia 31 para a Feira de São Mateus

A Confraria do Senhor Jesus da Piedade tem abertas inscrições, até dia 31 deste mês, para a Feira de São Mateus.

O juiz da Confraria, Carlos Damião, recordando que estamos a dois meses do certame, adianta que estas inscrições se destinam “a quem pretende permanecer na mata, parque de campismo, estacionamento na estrada junto ao Santuário e também para os expositores, sendo que muitos já se inscreveram”.

Carlos Damião revela ainda que “70% da área dedicada aos expositores já se encontra ocupada”.

As inscrições podem ser feitas no Santuário; no entanto, quem não reside no concelho de Elvas, mas pretende participar, pode inscrever-se via telefone ou email.

A Feira de São Mateus regressa de 20 de setembro a 1 de outubro, com varias exposições e muita animação.

Prémio de arquitetura à fortificação de Campo Maior é “motivo de orgulho”

A Fortificação Abaluartada de Campo Maior, da autoria do arquiteto Victor Mestre, recebeu, na categoria de reabilitação, o prémio Arquitetura no Alentejo 2023, promovido pela Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Alentejo (OASRALT).

O prémio foi entregue ao presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, que considera que este foi “um projeto que mudou, claramente Campo Maior”. O presidente revela que o arquiteto Víctor Mestre “cumpriu escrupulosamente o que eram os tratados militares e a utilização de materiais na altura medieval, pelo que esta é uma distinção completamente justa, numa obra que teve pormenores fantásticos do início ao fim”.

Luís Rosinha acrescenta que este “é mais um motivo de orgulho para Campo Maior”, esperando que seja mais um motivo “para que este local receba ainda mais visitas”.

O prémio “Arquitetura no Alentejo” tem uma periodicidade bienal e assume-se como um incentivo à promoção das boas práticas do exercício da arquitetura numa região geográfica de grande dimensão e muito diversificada do ponto de vista da paisagem e, por isso, também diversificada nas soluções arquitetónicas e construtivas.

María Guardiola será eleita presidente da Estremadura sexta 14 de julho

Pela primeira vez, a vizinha região autónoma da Estremadura terá uma mulher eleita como presidente do Governo Regional, numa eleição que decorre já amanhã dia 14 de julho. Sexta-feira realiza-se a votação que colocará María Guardiola Martin (ver aqui quem é), do Partido Popular (PP), a dirigir os destinos do Governo regional.

O processo não foi fácil e envolve muita polémica, regional e nacional, dado que o seu partido não venceu as eleições, precisando dos votos a favor dos 28 deputados do PP e dos cinco do Vox, chegando à maioria absoluta na Assembleia de votantes, com 33 dos 65 eleitos.

A presidenta da Assembleia da Estremadura, Blanca Martín do PSOE, eleita pelos socialista durante o impasse entre PP e Vox, promoveu ontem a segunda ronda de contatos com os presidentes dos grupos parlamentares. Na primeira reunião, da passada semana, saiu como candidato o socialista Guillermo Fernández Vara, único candidato (vencedora das eleições). Mas na passada sexta, foi assinado o acordo de Governo entre o PP e o Vox, pelo que Vara pediu que a sua proposta de candidatura não avançasse.

Como candidata María Guardiola será amanhã votada e eleita presidente da Junta

Atividades das Oficinas de Verão ocupam os mais novos no MACE

As Oficinas de Verão estão de regresso ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), para ocupar os mais novos, neste mês de julho.

Trata-se de uma iniciativa que pretende “ocupar as crianças de duas faixas etárias e, de certa forma ligá-las ao Museu, o que é extremamente importante e chamá-los a atenção para o que são as obras de arte contemporânea e que, desde pequenos criem gosto por ela”, revela vereadora na Câmara de Elvas, Vitória Branco

Por outro lado, pretende também que eles “conheçam este espaço municipal para que, possam voltar depois com a sua família e explorem este local”.

A vereadora revela ainda que estas oficinas têm também como temática central “a natureza, desde água, ar, o mar, onde são desenvolvidos vários tipos de atividade, adaptadas a cada faixa etária”.

Oficinas de Verão que já decorrem no MACE, até dia 27 deste mês, às quartas e quintas-feiras, das 10 às 11 horas para crianças dos 4 aos 9 anos e, das 15 às 17 horas, dos 10 aos 14 anos.

A participação carece de inscrição através de email ou na receção do Museu. Hoje o atelier tem como temática as cores da natureza e amanhã é sobre a questão “se o meu melhor amigo fosse um objeto qual seria?