Entre 25 e 27 de agosto, Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, será palco da primeira edição do Alentejo World Heritage Festival: um evento que une as três principais tradições musicais da Península Ibérica, reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o cante alentejano, o fado e o flamenco.
O maior destaque deste festival vai, a 26 de agosto, para o concerto “Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa Seara Alentejana”, que irá juntar, num só espetáculo, entre outros, Sara Correia (na imagem), Luís Trigacheiro e o espanhol Duquende. Juntam-se ainda a estes três artistas, em palco, o coro participativo de cante alentejano e a companhia Barcelona Flamenco Ballet.
Segundo o diretor do festival, David Lopes, o evento “só poderia acontecer no Alentejo”, e num território de baixa densidade, como Cabrela. O responsável justifica ainda a escolha por esta freguesia de Montemor-o-Novo com “uma questão de proximidade geográfica, onde coexistem estas três expressões musicais que são Património da Humanidade”, e pela própria “identificação com as raízes”.
“A comunidade de Cabrela, quando soube deste evento, acolheu-nos com muita amizade e generosidade. Agrada-nos ir para uma vila pequena, com 500 habitantes, e dali projetar um grande evento; irmos para um território de baixa densidade e fazer com que as pessoas vão ao interior. Faz muito mais sentido para nós do que o inverso”, garante.
Ainda que, durante o festival, cada expressão musical terá o seu espaço, de uma forma individual, a organização está a preparar um concerto que irá permitir a fusão do fado, com o cante e o flamenco. David Lopes garante ainda que a organização está “muito feliz” com “a qualidade e a força do elenco”.
Os próprios habitantes de Cabrela são desafiados a dar o seu contributo neste festival, subindo a palco, com o Grupo Coral Fora d’Oras.
Os espetáculos “Cante ao Luar de Cabrela”, a 25 de agosto, “Fado Cabrela”, no dia 26, e um workshop de flamenco com os guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet, no dia 27, são outros dos pontos altos deste primeiro Alentejo World Heritage Festival.
O evento é promovido pela associação Égide, a Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler, contando com o apoio da Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela.


Um homem com 39 anos foi detido, por burla através da plataforma Mbway, no concelho de Campo Maior, ontem, segunda-feira, dia 10 de julho, pelo Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Campo Maior.
A Cerimónia Festiva de Transmissão de Tarefas do Rotary Clube de Portalegre decorreu no passado dia 6 de julho.


O torneio de futebol de salão a decorrer no Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé, em Elvas, tem as três finais marcadas para a próxima sexta-feira, dia 14; de seniores, entre o CRP da Boa-Fé e o CF “Os Elvenses”, é disputada às 22 horas; de veteranos, com as participações de CRP da Boa-Fé e Meu Super, joga-se às 21 horas; e de infantis, com as equipas de “O Elvas” A e “O Elvas” B, está marcada para as 20 horas.
Uma carrinha despistou-se ontem (segunda-feira, 10 de julho) à tarde, junto à zona industrial de Elvas. Do acidente, resultaram dois feridos ligeiros, que foram transportados ao Hospital de Santa Luzia.
O PSD de Elvas convoca eleições, “por imposição estatutária, para a Comissão Política Concelhia e para a Mesa de Assembleia de secção”.
A estação de meteorologia de Elvas, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi uma das quatro que, no Alentejo, estavam acima de 40 graus, às 16 horas desta segunda-feira, 10 de julho. Estes locais situam-se todos no vale do Guadiana.
Idade avançada, histórico familiar e género são fatores de risco importantes para o desenvolvimento de Doença Venosa Crónica, sendo que as mulheres apresentam maior tendência, sobretudo nos últimos 14 dias do ciclo menstrual.
Em mais uma iniciativa inserida na programação da edição deste ano do Festival Raya, o Jardim Municipal de Campo Maior foi palco, ontem, 10 de julho, de uma demonstração de capoeira.
A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, esta quarta-feira, dia 12 de julho, às 17 horas, no Pavilhão Multiusos de Barbacena (na foto anexa).
O Centro Comunitário de Campo Maior ontem, 10 de julho, recebeu um Game Day, num dia inteiramente dedicado aos videojogos, numa iniciativa inserida na programação do Festival Raya.


O Clube Elvense de Natação (CEN) conta atualmente com 300 atletas, entre as modalidades de natação, atletismo, basquetebol e, mais recentemente xadrez.