Elvas celebrou 11 anos de Património da UNESCO com vídeo mapping e música

O 11º aniversário da classificação de Elvas como Património da Humanidade pela UNESCO foi celebrado, na noite de ontem, 30 de junho, na Praça da República, com vários momentos musicais e um espetáculo de vídeo mapping, com a projeção a ser feita na Sé.

Para o presidente da Câmara, Rondão Almeida, que recorda que Elvas é das quatro cidades do país classificadas como Património Mundial a que inclui, nessa classificação, “o maior número de elementos”, foi “um orgulho e um prazer” encontrar a Praça da República cheia neste primeiro de dois dias de comemorações.

O autarca, se por um lado, lembra “o esforço dos antepassados” para a edificação de todo o património da cidade, por outro, recorda “o grande trabalho”, levado a cabo, ao longo de 18 anos, para que a candidatura à UNESCO fosse uma realidade. Sem nunca esquecer o trabalho de Elsa Grilo, Rondão Almeida garante que, contrariamente ao que verifica hoje, há cerca de 20 anos, o estado do património da Cidade-Quartel Fronteiriça era de degradação.

Neste dia de comemoração da elevação de Elvas a Património da Humanidade, para além da animação musical e do espetáculo de vídeo mapping, “organizado por um elvense, que há bem pouco, colocou a sua empresa em Elvas”, Rondão Almeida explica que a gastronomia da região também teve o seu destaque.

Antes do espetáculo de vídeo mapping “Lux Elvas”, estiveram a animar os presentes Quintas Percussion e DJ Dinga, sendo que ainda subiram ao palco o grupo “A Portuguesa”, bem como o fadista Marco Rodrigues e o grupo Coral “Os Boinas”, de Ferreira do Alentejo.

Este sábado, 1 de julho, na Praça da República de Elvas, entre 21 às 23 horas, haverá animação musical com Quintas Percussion e DJ Cuba, seguindo-se, novamente, o espetáculo de vídeo mapping.