São João de Badajoz já começou

Esta noite começou a Feira de São João em Badajoz, com ligação da iluminação do recinto pelo alcaide Ignácio Gragera.

O vereador no Ayuntamineto de Badajoz Javier Gutiérrez Jaramillo destaca na edição deste ano,  “o fogo de artifício na noite de dia 23 para 24, marcado para as 22.30 horas e com um espetáculo da Orquestra da Extremadura, no Parque Del Rio”, convidando todos a desfrutar deste certame, que segundo diz “esta é uma festa para todos, porque já não é a Feira de São João de Badajoz, mas sim de toda a Eurocidade”.

A feira de São João de Badajoz decorre, como habitual, no recinto junto aos pavilhões da IFEBA e da Lusiberia e a abertura oficial foi feita quando se acenderam as luzes da feira.

A programação completa da Feira de São João de Badajoz, que pode consultar AQUI.

Sunset Party já anima Grémio e Praça da República (c/fotos e vídeo)

O Grémio promove até às 21 horas, desta sexta-feira, 16 de junho, uma Sunset Party, na esplanada da coletividade, tendo a Praça da República como pano de fundo.

Foram muitas as pessoas que marcaram presença na iniciativa, num momento essencialmente de convívio e descontração.

O objetivo da direção foi levar os jovens até à coletividade para que, ali passassem bons momentos, numa iniciativa que foi animada pelo DJ Pekas e Quintas Percussion, onde também não faltou comida e bebida.

 

“Elvas à noite” é mote para caminhada pelo património

As Caminhadas pelo Património prosseguem no domingo, dia 18, sob o mote “Elvas à Noite”, com partida do Posto de Turismo da Praça da República.

A iniciativa, que tem início previsto pelas 21 horas, leva os participantes numa viagem pelo património elvense sob a luz noturna.

Os município informa que, os participantes devem trazer roupa e calçado confortável e água.

50 anos da Associação Portuguesa de Deficientes encerram em Borba

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) promove, este sábado, 17 de junho, no Celeiro da Cultura de Borba, o encerramento das comemorações do 50º aniversário da Associação, pelas 14.30 horas.

A Associação convida, por isso, as pessoas com deficiência, familiares, amigos, cidadãos, organizações defensoras dos direitos humanos e todos os recetores/ativistas da inclusão, a participar.

Tendo presente os sacrifícios das pessoas com deficiência, a APD revela que “um sacrifício agora, pode representar uma recompensa futura: consolidar o rumo à construção da sociedade inclusiva e uma ampla participação alargará a justa reivindicação inclusiva”.

“A crise recente, cujas causas são pouco conhecidas, sendo as consequências imprevisíveis, agravou o prognóstico da conjuntura económica, social, antropológica, justificando abordagem planificada, que inclua intervenção eficaz: reconhecer a imperatividade da audição das organizações representativas das pessoas com deficiência, na audição em tudo quanto lhes diga respeito; garantir exercício liberto do direito ao diálogo/participação”.

“Constatamos, durante os 50 anos de intervenção singular: a pertinência/dinamização da unidade, organização, fortaleza, convicção, das ONG’S/PD, definidas: pilar seguro da inclusão, determinou reduzida transformação positiva, génese das débeis conquistas inclusivas”.

As comemorações da APD, em Borba têm início às 15.15 horas com a análise histórica “Para memória futura” dos eventos realizados, num panorama da evolução do processo inclusivo, nas últimas cinco décadas.

No final do colóquio, terá lugar espetáculo cultural pelo “coro Lopes Graça”, um grupo fortemente ligado à música alentejana.

Concerto da Banda Sinfónica da PSP em Elvas esta sexta à noite

A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública (PSP) apresenta-se, em concerto, esta sexta-feira, dia 16 de junho, a partir das 21h30, na Praça da República de Elvas.

A iniciativa insere-se na programação das comemorações do 145º aniversário do Comando Distrital de Portalegre da PSP, que este ano decorre em Elvas.

A Banda é composta por músicos profissionais, oriundos de vários postos/categorias existentes na hierarquia policial e que interpretam temas de álbuns gravados por esta.

IPDJ: Desporto para Todos com candidaturas abertas para o Ensino Superior

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu ontem, quinta-feira, dia 15 de junho, o período para a apresentação das candidaturas de projetos de investigação, no âmbito do novo modelo de apoio do Programa Nacional de Desporto para Todos para instituições do ensino superior (PNDpT – IES). O prazo termina no dia 15 de julho e diz respeito ao biénio 2023 – 2025.

O programa apresenta um novo modelo de apoio, com novas calendarizações que se aproximam do ano académico e permitem o desenvolvimento de projetos de 18 a 24 meses. Terá uma maior proximidade, maior coesão e, assim, maior impacto, com a regionalização do apoio a projetos com intervenção comunitária e, pela primeira vez, abrangência às instituições de ensino superior não só do Continente, mas também das Regiões Autónomas. Os produtos dos projetos financiados beneficiarão a Área do Conhecimento do Portal do IPDJ, I.P., enquanto polo agregador de conhecimento em matéria de política pública de desporto.

A dotação orçamental do apoio é de 200 mil euros para o referido período, estando os projetos divididos em duas áreas de ação: investigação (participação de raparigas e mulheres no desporto; e participação de pessoas com deficiência no desporto); e investigação com intervenção comunitária.

Na área de investigação serão apoiados até dois projetos por cada segmento, com um máximo de seis projetos no biénio. Na área de investigação com intervenção comunitária são selecionados para apoio no biénio até dez projetos, distribuídos pelas diferentes regiões do território continental e regiões autónomas: Norte (2), Centro (2), Lisboa e Vale do Tejo (2), Alentejo (1), Algarve (1), Açores (1), e Madeira (1).

Contribuindo para uma maior transparência e colocando o conhecimento ao serviço da implementação das políticas públicas, é criada uma Comissão de Acompanhamento que integrará dois elementos do IPDJ, um do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, um do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e um outro da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, a designar

Para mais informações consultar o regulamento aqui.

Habitação para arrendamento apoiado em Barbacena

A Câmara Municipal de Elvas vai arrendar, em regime de arrendamento apoiado, uma habitação, no âmbito do projeto de apoio social em vigor.

O imóvel para arrendamento é da tipologia T2, localizado na Rua Padre Manuel Antunes, nº 3, em Barbacena, com o prazo de candidaturas a decorrer de até dia 6 de julho.

Podem solicitar o arrendamento destes imóveis, agregados familiares nucleares com idade superior a 18 anos, residentes no concelho há mais de 2 anos.

A candidatura ao concurso de arrendamento deve ser instruída e formalizada no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas, ou no Balcão Virtual, através de preenchimento de requerimento e apresentação dos documentos solicitados.

Pode consultar mais informações AQUI.

Programa do IEFP “Empreende XXI” apresentado em Alandroal

Uma sessão de divulgação do programa do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) Empreende XXI, decorreu dia 14 de junho, no auditório do edifício sede do Município de Alandroal.

A sessão contou com a participação do IEFP e da ADRAL que apresentaram os principais objetivos do programa, os destinatários e as condições para apresentação de candidaturas.

O programa apresenta uma dotação de 20 milhões de euros e podem ser apresentadas candidaturas até 31 de dezembro deste ano.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, referiu a importância de dar a conhecer estas medidas de apoio ao maior número de pessoas tendo em vista, não só, incentivar a criação do próprio emprego, para quem esteja desempregado, mas também como forma de possibilitar a constituição de novas empresas e dar o impulso para a criação do próprio negócio.

Deixou o desafio para que as verbas do Portugal 2030 e dos fundos europeus, num contexto de novos avisos para apresentação de candidaturas a saírem quase diariamente, possam ser aproveitadas e constituir uma realidade para o setor privado do concelho de Alandroal.

João Grilo referiu que o Município é um parceiro privilegiado do setor privado local, promovendo a realização de mais sessões de divulgação, aprofundando parcerias e estreitando relações institucionais. Nesse âmbito lembrou, ainda, a colaboração que o Município mantem com a ADRAL desde 2021 e que tem permitido fazer atendimentos personalizados gratuitos e confidenciais a todos quantos procuram apoio ou aconselhamento técnico para o desenvolvimento do seu próprio negócio ou para a concretização de investimentos no concelho.

Sousel: Nenny e Kappa Jotta na Festa da Juventude

Nenny e Kappa Jota

O Município de Sousel promove, entre hoje e amanhã, dias 16 e 17 de junho, mais uma Festa da Juventude, que promete muita animação, em duas noites cheias de música e ritmo, com a representação do movimento associativo concelhio na zona de bares.

Com abertura do recinto pelas 22 horas e início dos concertos pelas 23 horas, vão subir ao palco, esta sexta-feira, Kappa Jotta, Os Raiz e DJ A.G.; e amanhã Nenny, Zé Pedro Sousa e DJ S-Silva.

O evento realiza-se no recinto dos Bombeiros Voluntários de Sousel. A venda antecipada das pulseiras está a decorrer nas Piscinas Municipais, até às 20 horas.

Pastelaria “Raiana” em Campo Maior fecha portas este sábado

A padaria e pastelaria “Raiana”, localizada na Rua Heróis do Ultramar, em Campo Maior, encerra a sua atividade comercial este sábado, 17 de junho, pelas 13 horas.

Numa comunicação feita nas redes sociais, a empresa revela que “foram anos de muito trabalho e dedicação, oferecendo o sabor e qualidade dos nossos produtos, que fizeram parte do paladar de muitas gerações”.

A empresa agradece ainda “aos clientes, fornecedores e amigos, pela preferência” e por terem feito parte da sua história.

Feira de São João arranca esta sexta-feira em Badajoz

A Feira de São João está de regresso esta sexta-feira, 16 de junho, a Badajoz, onde vai decorrer até dia 25 deste mês.

Javier Gutiérrez Jaramillo, vereador no Ajuntamento de Badajoz adianta que atrações não vão faltar no recinto do certame, durante estes dias, onde à semelhança dos outros anos, “teremos as casetas de comida e bebida, bem como discoteca, atrações infantis”.

Javier Gutiérrez Jaramillo acrescenta que para além das diversas atrações também há espaço para concertos, no auditório, “para vários gostos e várias idades, como Galván Real, no dia 17, Paco Candela, no dia 22, e um espetáculo infantil, no dia 18”.

O vereador no Ayuntamineto de Badajoz destaca “o fogo de artifício na noite de dia 23 para 24, marcado para as 22.30 horas e com um espetáculo da Orquestra da Extremadura, no Parque Del Rio”, convidando todos a desfrutar deste certame, que segundo diz “esta é uma festa para todos, porque já não é a Feira de São João de Badajoz, mas sim de toda a Eurocidade”.

A feira de São João decorre, como habitual, no recinto junto aos pavilhões da IFEBA e da Lusiberia e a abertura oficial está marcada para hoje, às 21.30 horas, altura em que se acendem as luzes da feira.

A programação completa da Feira de São João de Badajoz, que pode consultar AQUI.

Movimentos bancários fraudulentos com ‘Cartão Universo’ na DECO

A DECO recebeu recentemente cerca de uma centena de reclamações referentes a movimentos bancários fraudulentos, através do homebanking e de pagamentos efetuados com o “Cartão Universo” da Sonae.

Muitos dos consumidores, que denunciaram este problema à DECO, apresentam já valores em dívida situados entre os 60 e os três mil euros.

Porém, os consumidores afirmam não ter fornecido quaisquer dados a terceiros nem tão pouco ter autorizado compras ou transferências através do “Cartão Universo”. A situação ainda se agrava mais, uma vez que a instituição bancária se recusa a anular estas quantias.

Perante o avultado número de denúncias, a DECO remeteu as reclamações ao Banco de Portugal, que está agora a tratar do assunto.

Mais para saber sobre estes movimentos bancários fraudulentos associados ao “cartão universo” na edição desta semana da rubrica da DECO, com Ana Sofia Rosa, jurista na DECO Alentejo, que pode ouvir no podcast abaixo:

Marchas populares e sardinhada esta sexta-feira em Campo Maior

A Junta de Freguesia da Expectação promove, ao final da tarde desta sexta-feira, 16 de junho, uma sardinhada e também as tradicionais marchas populares, pelo ATL Arco-íris.

A iniciativa, que decorre no Largo do Café “Já te Disse”, revela o presidente da junta, Hugo Milton, dá continuidade ao que foi feito no ano passado, no âmbito das comemorações dos Santos Populares, garantindo que esta “será uma noite bem passada que, abre com o ATL Arco-íris, com as crianças a levarem as marchas até esse local, seguido de baile com Ana Trindade”.

Na ocasião serão também entregues os prémios do torneio Interassociações, que decorreu ao longo de duas semanas, “muito animadas”, em Campo Maior. Hugo Milton diz que este torneio pretendeu “aproximar as associações, ou seja, os Bombeiros Voluntários de Campo Maior, a Santa Casa de Campo Maior, a Casa do Benfica, o núcleo Sportinguista da vila e os veteranos do Sporting Clube Campomaiorense”.

Junta de freguesia da Expectação que comemora hoje os Santos populares, a partir das 19.30 horas.

São João em Arronches com várias atividades este fim de semana

O São João em Arronches é a tradicional festa do concelho, que teve já algumas atividades ao longo do mês, mas o destaque vai para este fim de semana, dias 17 e 18 e também o próximo, 23 e 24.

João Crespo, presidente da Câmara revela que no âmbito do certame, decorre este fim de semana “o torneio de futebol que homenageia Francisco Palmeiro, que foi um ilustre jogador que esteve no Sport Lisboa e Benfica, bem como “o Elvas CAD” e Portalegrense, que conta com várias equipas de norte a sul do páis, incluindo de Badajoz”.

O autarca diz ainda que estas festas são sempre “um ponto de encontro entre familiares e amigos”.

O torneio Francisco palmeiro decorre este sábado e domingo, no Estádio Municipal, a partir das 9.30 horas. No sábado, dia 17, há animação musical, às 21.30 horas com o grupo “The Twain” e Djs.

Já no domingo, dia 18, para além do encerramento do torneio, marcado para as 12 horas, haverá baile, às 21.30 horas com o Grupo “Nem+, Nem-“, no jardim do Fosso.

Festival “Outros Sons”: Eduardo Ramos esta noite em Campo Maior

O Festival “Outros Sons” está de regresso esta sexta-feira, 16 de junho, a Campo Maior, para a segunda edição que promete levar até à vila músicas do mundo.

A iniciativa tem início na sexta-feira, 16 de junho, no Castelo de Campo Maior, e a vereadora na Câmara, São Silveirinha, garante que “só se pode esperar música de qualidade, num festival que pretende trazer até Campo Maior, grupos, bandas e artistas que fazem música com influência de outros países”.

Nesse primeiro dia é Eduardo Ramos que faz as honras da casa, num concerto marcado para as 21.30 horas, no Castelo e este artista traz até à vila “a música celta”, revela São Silveirinha.

Sunset Party esta sexta-feira no Grémio

Uma Sunset Party vai ter lugar esta sexta-feira, dia 16 de junho, na esplanada do Centro Artístico Elvense, a partir das 17 horas.

Gil Dores, presidente da coletividade, revela que o objetivo é “proporcionar aos jovens um final de tarde e início de noite animado com música a cargo do DJ Pekas e Quintas Percussion, comida e muita animação, trazendo também dinamismo à Praça da República”.

A entrada no evento “é gratuita e aberta a todos, sendo ou não sócios”, revela ainda Gil Dores.

Esta Sunset Party decorre entre as 17 e as 21 horas.