Marchas Populares de Avis regressam este sábado

Depois de uma pausa de três anos devido à pandemia de Covid-19, estão de regresso as Marchas Populares do concelho de Avis.

Com o objetivo de homenagear os santos populares e exaltar as tradições locais, as marchas contam com a participação da comunidade e vão passar por todas as freguesias do concelho já a partir de amanhã, dia 10 de junho.

“As marchas começam no dia 10 de junho, neste belíssimo Largo do Convento. Juntam as marchas de todas as freguesias e associações que participam, cada freguesia ou localidade dinamiza uma marcha”, explica a vice-presidente da Câmara de Avis, Inês Fonseca.

“Depois as marchas correm o concelho, vão a todas as freguesias e terminam no dia 7 de julho no Maranhão, a nossa freguesia mais pequenina, para também levar movimento e dinâmica àquele local muito pequenino”, acrescenta.

Nas marchas deste ano são esperados centenas de participantes, entre crianças e adultos que preparam letras e músicas específicas, sempre tendo como base as tradições locais.

“Normalmente, têm um tema baseado na nossa história, constrói-se uma letra e faz-se uma música especial para o dia. Todos os anos varia o tema, mas sempre baseado na nossa história popular e local”, conta Inês Fonseca.

A edição de 2023 das Marchas Populares de Avis começa amanhã, dia em que acontece o ponto alto da festa, com a participação de todos os marchantes no Grande Desfile evocativo das temáticas, factos, personagens e outros aspetos tradicionais do concelho de Avis, num momento de muito movimento, cor e alegria.

Além das marchas, por todo o concelho não vai faltar baile, arraiais nem a sardinha assada, até ao dia 7 de julho.