Câmara de Elvas reduz horário de funcionamento

O concelho de Elvas registou, nas ultimas 24 horas, a morte de duas pessoas por Covid-19, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha (na foto). O boletim epidemiológico desta terça-feira indica ainda a existência de 13 novos casos de infeção. Com o aumento diário do número de novos casos, Nuno Mocinha assume que “o concelho caminha a passos largos para integrar a lista de concelhos em risco extremamente elevado de transmissão”.

Com o objetivo de garantir o funcionamento dos serviços da autarquia, foi decidido que, a partir de amanhã, quarta-feira, dia 6, “a câmara vai funcionar apenas das nove da manhã ao meio dia e nas instalações da câmara vão estar apenas os funcionários essenciais. Já tínhamos encerrado os nosso equipamentos culturais e recreativos, por salvaguarda em relação a esta questão do Covid. Tínhamos uma equipa operacional a funcionar dentro da câmara que vamos reduzir ao mínimo essencial e vamos privilegiar o contacto por e-mail ou telefone. Ou seja, a câmara continua aberta e a dar resposta às necessidades dos elvenses mas vamos salvaguardar para que se houver algum caso positivo na câmara tenhamos sempre uma resposta ativa a dar”.

Nuno Mocinha informa que esta “alteração no funcionamento da câmara não quer dizer que existam casos positivos junto dos funcionários. Não temos, graças a Deus, nenhum surto dentro da câmara. Tentamos apenas ser proativos e minimizar os riscos que sabemos que aí estão”.

Nuno Mocinha recorda que “ao contrário do que muita gente pensa, não compete à câmara determinar cercas sanitárias ou encerrar estabelecimentos de ensino. Essas medidas são da responsabilidade de outras entidades”.

Mocinha volta a apelar aos elvenses para terem cuidados redobrados com a questão da Covid, “uma vez que o ato de cada um pode ter repercussões coletivas”.

Ao dia de hoje, Elvas conta com 589 casos confirmados, 254 ativos, 331 recuperados e quatro óbitos.