“As Revolucionárias” – doze mulheres portuguesas desobedientes, é o nome do livro da autoria de Maria João Lopo de Carvalho, que foi apresentado esta tarde de terça-feira, 6 de junho, na Biblioteca Municipal de Elvas.
A obra, segundo explica a autora, retrata 12 mulheres portuguesas relevantes para a história de Portugal, e que estiveram “muito à frente das convenções da altura”, entre as quais duas elvenses: Adelaide Cabete e Virgínia Quaresma. A autora revela estas mulheres “abriram caminho para que as gerações futuras pudessem ter uma vida profissional normal, conjugando todos os mundos e fazer o que nos apetece, porque elas foram pioneiras em várias áreas”.
De entre estas 12 mulheres, cujo critério de seleção passou pelo facto de terem 17 anos a 5 de outubro de 1910, a escritora revela que aquela por quem tem “maior admiração, em termos de contrariar o seu destino é mesmo Adelaide Cabete, porque começou por limpar casas e depois foi a primeira médica e uma feminista, republicana e ativista, muito focada na saúde das mulheres e esse exemplo é muito comovente”.
Já por Carolina Michaëlis, a autora assume que tem “um fraquinho, porque as restantes onze são geniais mas a Carolina está acima em capacidade intelectual, era brilhante, ela aos 12 anos traduziu o Novo Testamento para espanhol e não sabia falar espanhol, isto através de um dicionário”.
Já para a vereadora na Câmara de Elvas, Paula Calado, “é um enorme orgulho” ver o trabalho de duas elvenses retratado neste livro, por um lado Adelaide Cabete que “foi sufragista, uma grande profissional e, por outro lado, uma menos conhecida que é a Virgínia Quaresma que nasceu em Elvas, uma republicana convicta e foi das primeiras mulheres a frequentar a Faculdade de Letras, pioneira no jornalismo de investigação, tendo vivido grande parte da sua vida no Brasil”.
A vereadora acrescenta que, apesar de elas terem aberto caminho em várias áreas para as mulheres, “há ainda muito a fazer e continuamos a ter de invadir, pelas positiva, estes espaços que o costume e tradição dizem que não são nossos, porque a presença das mulheres, em absolutamente tudo, tem de ser o reflexo da sua existência na sociedade e nós temos muita coisa boa para trazer”.
Para além de Adelaide Cabete e Virgínia Quaresma estão retratadas, nesta obra, Maria Amália Vaz de Carvalho, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Angelina Vidal, Domitila de Carvalho, Ana de Castro Osório, Virgínia de Castro e Almeida, Carolina Beatriz Ângelo, Irene Lisboa, Regina Quintanilha e Maria Lamas.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo, entre os dias 15 de maio e 2 de junho, a operação “Come On”, na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
A exposição “Castelo da Lousa – Memórias de um Monumento Submerso”, é inaugurada amanhã, quarta-feira, 7 de junho, no Castelo de Vila Viçosa.
Campo Maior venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Torneio de Ténis dos Jogos do Alto Alentejo (JAA), numa organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
A Cercimor tem vindo, ao longo dos tempos, a fazer uma forte aposta nos cursos de formação profissional, sempre com o objetivo de facilitar o processo de integração no mercado de trabalho de pessoas que possam ter algumas limitações.
O Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas é um Centro de Certificação de Língua Inglesa.
Em Arronches, as festas em honra de São João encontram-se oficialmente iniciadas, tendo-se realizado na tarde deste domingo, dia 4 de junho, no auditório do Centro Cultural, o 1º Festival de Música Popular, uma iniciativa que foi organizada pela Escola de Música de Arronches.
O Congresso de Testemunhas de Jeová que vai decorrer em Elvas, entre sexta-feira e domingo, conta no sábado, 10 de junho, com o Batismo por Imersão Total, sendo este “um dia muito especial para alguns”.
A propósito do Dia Mundial da Criança, que se assinalou no passado dia 1 de junho, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) saúda a decisão do Ministério da Saúde de criar um programa que irá garantir o acesso de todas as crianças, com diabetes tipo 1, às bombas de insulina de última geração.
Consciencializar as crianças e jovens para a defesa do meio ambiente é o objetivo central da Semana do Ambiente em Campo Maior, que decorre até domingo, 11 de junho.

O Município de Estremoz organiza o II Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, com a direção artística do estremocense José Gonçalez.
As Piscinas Municipais de Elvas, no Morgadinho, abrem ao público este domingo, 11 de junho.
Foi convocada para esta terça-feira, 6 de junho, uma greve nacional de professores, que incluiu manifestações em Lisboa e no Porto.
Eduardo Lagareiro, em representação da Associação Desportiva Ialbax, conquistou no passado domingo, 4 de junho, o primeiro lugar, no seu escalão, na Corrida pela Diversidade, no âmbito do festival de “Los Palomos”, em Badajoz.
A entrega de prémios relativos ao concurso de Curtas-Metragens, organizado pela Escola Secundária D. Sancho II em parceria com a Associação Juvenil ARKUS, vai decorrer esta terça-feira, 6 de junho.
A reunião da Assembleia Geral de “O Elvas”, realizada na noite de 5 de junho, aprovou as bases para a criação da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), tendo sido apresentados os pontos resumo da proposta aprovada pelos sócios.
