Paulo Canhão: “Câmara asfixiou tesouraria para eu sair do Elvas”entrevista seg12.10h

Desde 27 de abril, data em que foi eleita a comissão administrativa que Paulo Canhão não é o presidente de “O Elvas”. Temos tentado ouvir o ex presidente que só agora se mostrou disponível.

Canhão diz que sentiu que não o queriam no clube nem a ele nem aos investidores da Família Marques.

Segundo Canhão “a Câmara de Elvas cortou o subsídio em 10 mil euros em 2022 e nem chegou para os gastos totais das camadas jovens (Nota da redação: clube tem todos os escalões, com as equipas de iniciados e juvenis que se mantiveram nos nacionais), houve uma asfixia financeira para que saísse. A partir de 2022 e até agora não senti que havia vontade clara que eu continuasse como presidente do clube”.

Pode ouvir a entrevista na íntegra a Paulo Canhão na Rádio ELVAS, logo após as noticias das 12h desta segunda-feira.

Pintura de João Tavares exposta em dois locais de Portalegre

As Festas de Portalegre têm o seu ponto alto esta terça-feira, 23 de maio, com as comemorações dos 473 anos da elevação a cidade, sendo que no programa estão incluídas as inaugurações de duas exposições do pintor João Tavares.

Às 11h30, será feira uma homenagem ao artista portalegrense, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, onde terá lugar a abertura da exposição “João Tavares, a Arte, a Vida e a Memória”.

Ao meio-dia, na Galeria de São Sebastião, será também inaugurada uma exposição do mesmo artista.

Confira aqui o programa das Festas de Portalegre para segunda 22

O programa das Festas de Portalegre para esta segunda-feira, dia 22 de maio, prevê às 18h00, a oficina “Como Fazer patês com produtos da horta”, na Mercearia a Granel “Nave Mãe”.

Pelas 18h30, haverá uma demonstração de Karaté e Krav Maga, no Palco do Jardim da Corredoura, pela Escola Silvina Candeias, com o professor Pedro Candeias

Entre as 18h30 e 21h00, será possível desfrutar de Atividades Desportivas e Insufláveis, no Jardim da Corredoura.

Já às 19h30 haverá Animação Musical, com Paulo Salgueiro, no Palco do Jardim da Corredoura.

Às 22h30, sobe ao palco da Avenida George Robinson, para um espetáculo musical, o artista Toy.

À meia-noite haverá fogo de artifício, assinalando os 473 anos de Elevação de Portalegre a Cidade, a partir da Capela do Calvário. Meia hora mais tarde tem início um espetáculo musical com Zé Pedro Sousa, no palco da Avenida George Robinson.

Jorge Goes lança “Essências” a 8 de junho no Cineteatro

Jorge Goes apresenta o seu novo álbum “Essências”, a 8 de junho, no Cineteatro Municipal de Elvas, pelas 21.30 horas.

“Essências” é o quarto álbum de Jorge Goes com edição marcada para dia 2 de junho. Composto por 14 temas originais e coproduzido em parceria com José Cid, “Essências” dá a conhecer algumas das essências musicais de Jorge Goes. Ao seu lado no palco do Cineteatro Municipal, José Cid, Mário Mata, José Fernandes Castro e um grupo de amigos de Cante Alentejano do Redondo são os convidados especiais, nesta apresentação.

Os músicos que acompanham Jorge Goes são Nuno Cirilo, na guitarra portuguesa, Miguel Monteiro, na viola de fado, Filipe Larsen, no baixo acústico, Pepin Muñoz, na bateria, e Amadeu Magalhães, no cavaquinho, acordeão e sample de cordas.

Os bilhetes para o espetáculo estão à venda em ticketline.pt, ou na bilheteira do Cineteatro, meia hora antes do concerto. O custo varia entre os cinco e os oito euros.

1.º Trail Campo Maior chega em outubro

O Campo Maior Trail Runners – Geda vai promover a 1.ª edição do Trail Campo Maior.

Depois do sucesso da Corrida “Património em Movimento” que juntou neste mês de maio cerca de 200 pessoas, desta vez chega a prova rainha, agendada para 7 e 8 de outubro.

Organizado pela equipa CMTR- Campo Maior Trail Runners/GEDA em conjunto com um vasto grupo de parceiros e entidades, a prova promete elevar o nome de Campo Maior, uma vez que a mesma é enquadrada no Campeonato regional de trail curto e longo da AADP (Associação Atletismo do Distrito de Portalegre).

O evento vai contar com duas provas distintas: a Kids Urban Run, de 20 ou 30 quilómetros; um mini trail e uma caminhada de 11 quilómetros.

Aberta a atletas nacionais e estrangeiros, o objetivo é o de que, diz a organização, este seja “um evento aglutinador da comunidade, dos parceiros, entidades e patrocinadores”.

“Despertar os sentidos, com aromas a café e a cor e beleza das nossas flores (património da Humanidade) acompanhado pelo som das saias, castanholas e pandeiretas é um dos nossos trunfos para enquadrar este evento desportivo. Aguardamos por todos para fazermos a grande festa do Trail”, refere ainda a organização do evento.

As inscrições abrem em breve na plataforma https://meutempo.pt/.

Paulo Canhão diz-se vítima de “assassinato de caráter” entrevista seg12.10h

A anterior Direção de “O Elvas”, comandada por Paulo Canhão, é acusada de ter deixado em muito mau estado as contas do clube, com dívidas e contas penhoradas, de acordo com a informação apresentada na última Assembleia Geral de sócios.

Desde 27 de abril, data em que foi eleita a Comissão Administrativa, que Paulo Canhão não é o presidente de “O Elvas”. Temos tentado ouvir o ex-presidente que só agora se mostrou disponível.

O ex-presidente de “O Elvas” diz estar a ser alvo de ataques pessoais e vítima de “assassinato de caráter”.

A entrevista na íntegra a Paulo Canhão pode ser ouvida na Rádio ELVAS logo após as noticias das 12 horas desta segunda-feira.

Em redor do Forte da Graça foi tema de Caminhada pelo Património

“Em Redor do Forte da Graça” foi tema para mais uma Caminhada pelo Património, realizada na manhã deste domingo, 21 de maio.
Os participantes na iniciativa do Município de Elvas fizeram um percurso pedestre pelas estradas e caminhos que circundam o Forte de Nossa Senhora da Graça.
A quarta e penúltima Caminhada pelo Património nesta edição de 2023 está agendada para 18 de junho, um domingo, sob o tema “Elvas à Noite”.

Lusiberia em Badajoz abre no dia 4 de junho

O Parque Aquático Lusiberia, em Badajoz, vai abrir no dia 4 de junho.

O maior parque de diversões da Extremadura conta com diversas piscinas, vários escorregas, e também zona de comida e bebida, entre outros atrativos para miúdos e graúdos.

A Lusiberia encontra-se na Avenida Rui Nabeiro, em Badajoz, perto dos pavilhões da IFEBA e do centro comercial El Faro.

Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos no Olímpico Jovem

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos (GDCRM), do concelho de Borba, viu-se representado este fim de semana no 40.º Torneio Nacional Olímpico Jovem, em Lagoa, com três atletas em competição.

O calipolense Miguel Piteira, nos 1.500 metros e 800 metros, bateu os seus recordes pessoais nas distâncias e passa a figurar entre os melhores atletas no ranking nacional das provas clássicas do atletismo em pista ao ar livre.

Já a atleta de Rio de Moinhos, Nicole Alves, nos 300 metros barreiras, obteve também recorde pessoal. Por sua vez, a atleta redondense, Alice Pita, nos 1.500 metros, melhorou a sua marca pessoal.

Consulte de seguida a lista completa das conquistas dos atletas do Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos.

Resultados:

1500 mts Iniciados: 12º Miguel Piteira 4’45’66 RP

800 mts Iniciados: 7º Miguel Piteira 2’12” RP

1500 mts Juvenis: 18ª Alice Pita 6’18” RP

300 mts Barreiras Juvenis: 16ª Nicole Alves 56’64

Atletas do Clube Elvense Natação competiram em frentes nacionais

Este sábado os atletas do Clube Elvense Natação correram em duas frentes nacionais.

O atleta João Pires, após o apuramento e convocatória pela Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, viu garantida a sua presença e deslocação até Lagoa, a fim de participar numa prova equivalente ao nacional de juniores e seniores, mas para as categorias de iniciados e juvenis, no histórico 40.º Olímpico Jovem Nacional, onde se bateu diferenciadamente com atletas de todo o país.

Em terras algarvias, o iniciado masculino obteve o 12.º lugar nos 1,45 metros salto em altura, e 9,12 metros no lançamento do peso, superando, em ambas as especialidades, as suas marcas pessoais.

No mesmo dia esteve presente uma comitiva do CEN na 1ª Milha Urbana Cidade de Portalegre, organizada pela União de Freguesias da Sé e São Lourenço com o apoio da Câmara Municipal de Portalegre e colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

Nesta prova participaram os atletas Mariana Santos, Maria Inês Alferes, Maria Carolina Alferes e Bernardo de Deus, na categoria de Benjamins A, Martim Rosário, na categoria de Benjamins B, David Valverde, como iniciado Masculino, Martim Pestana e Joana Cardoso, em Juvenis masculino e feminino, respetivamente, e o veterano Jorge Santos a fechar a nossa comitiva.

Telhas vão produzir eletricidade no centro histórico de Évora

O centro histórico de Évora vai ter edifícios equipados com telhas concebidas para produzir energia solar. Os testes iniciais, a realizar no edifício dos Paços do Concelho, vão abrir o caminho à criação de condições que permitirão estender esta medida a outros edifícios.

À vista, estas novas telhas não são diferentes das utilizadas nos edifícios existentes, pois mantêm a cor terracota e o formato tradicional. São telhas solares compostas por material que deixa passar a luz, ficando as células fotovoltaicas localizadas no interior de módulos, fora do campo de visibilidade a partir do exterior dos edifícios. Trata-se de um produto inovador dotado de tecnologia avançada que, após um teste inicial bem sucedido no Parque Arqueológico de Pompeia, em Itália, tem vindo a ser utilizado em várias localizações na Europa.

O POCITYF – Positive Energy CITY Transformation Framework é um projeto de cidades inteligentes, em que Évora se situa como cidade-piloto em conjunto com Alkmaar, nos Países Baixos. O objetivo principal é “criar um conjunto de áreas geograficamente delimitadas com uma produção local renovável superior ao consumo, em termos de média anual”. O POCITYF pretende “transformar o tecido urbano das cidades, em especial as áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais sustentáveis, saudáveis e acessíveis”.

A instalação de telhas solares em edifícios do centro histórico de Évora “vai ser mais um passo importante na estratégia municipal de luta contra os efeitos negativos das alterações climáticas, que a Câmara Municipal de Évora tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento”, segundo divulga a autarquia.

Sub-17 de “O Elvas” goleiam o Despertar de Beja

Os juvenis (sub-17) de “O Elvas” concluíram o campeonato nacional com uma goleada por 6-1 diante do Despertar de Beja, na jornada 10 da segunda fase da Série D de manutenção na II Divisão. O encontro teve lugar na manhã deste domingo, 21 de maio, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas (fotografia ao lado).

Na primeira parte, os visitados foram superiores e chegaram ao intervalo com três golos de vantagem e um jogador a menos: Gonçalo Piçarra, minuto 6, e Manuel Batista, minutos 27 e 31, foram os marcadores, enquanto Bernardo Soares foi expulso, com cartão vermelho direto, no minuto 42.

No segundo tempo, a inferioridade numérica elvense só durou 11 minutos, pois um jogador do Beja foi expulso no minuto 56, altura em que Simão Tinoco elevou para 4-0. O mesmo avançado fez o 5-0 no minuto 70 e, três minutos depois, Gonçalo Piçarra chegou à meia dúzia. O conjunto do Baixo Alentejo ainda marcou, de pontapé de penalti, no minuto 78, e teve um segundo jogador expulso, aos 89 minutos.

Nos dez jogos desta fase do campeonato, “O Elvas” conquistou 19 pontos, com seis vitórias, um empate, três derrotas e 31-12 em golos.

Classificação final desta fase: 1º Rio Ave B, 22 pontos; 2º “O Elvas”, 19 pontos; 3ºs Despertar e Louletano, 16 pontos; 5º Caldas, 13 pontos; e 6º Guarda Unida, zero pontos. As duas últimas equipas foram despromovidas às provas distritais.

Junho é o mês do Teatro em Portalegre

O mês de junho em Portalegre será dedicado ao teatro, com um programa que engloba mais de uma dezena de peças e a participação de dezenas de atores, o “Junho em Cena-Mostra de Teatro”.

O “palco principal” deste evento será o Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, que receberá nos dias 2 e 3, na abertura desta mostra de teatro, a peça “Penélope”, da autoria de Alice Sampaio, pela companhia UMCOLETIVO.

Durante todo o mês de junho, nas escolas do concelho e por marcação, os jovens dos 8 aos 12 anos poderão assistir à peça “Escuridão Bonita”, a partir do texto “Estória”, de Ondjaki, com criação de Cátia Terrinca e João P. Nunes.

O CAE Portalegre irá ainda acolher, no dia 7 de junho, a peça “Apocalipse 2020”, da Companhia João Garcia Miguel, inspirada no “Comentário ao Apocalipse”, de Apríngio, Bispo do século VI, na Lusitânia. Também no CAE, dia 17 de junho subirá a cena a peça “Diário de uma República II”, a segunda edição de um projeto de Teatro e Fotografia da Amarelo Silvestre.

Dia 24 de junho, no Centro de Artes, o encenador e ator Elmano Sancho, Dennis Correia aka Lexa Black e Pedro Simões aka Filha da Mãe serão os protagonistas da peça “Damas da Noite”, uma obra sobre o Transformismo, que explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher.

O CAE Portalegre receberá ainda, no dia 16 de junho, um workshop de Fotografia de Cena, ministrado por Susana Chicó, que terá inscrições gratuitas (para o número 245307498), limitadas a 15 participantes.

Além das peças que subirão ao palco do CAEP, para as quais será necessária a compra de bilhete, o “Junho em Palco-Mostra de Teatro” terá cerca de uma dezena de peças e atividades com entrada livre.

Assim, no dia 3 de junho, no Convento de São Francisco, poderá assistir à peça “Irene”, de Djaimilia Pereira de Almeida, com encenação de Fátima Reis e interpretação de alunos do ensino secundário. Esta peça está englobada no Festival PANOS – Novos Palcos, Novos Mundos, do Teatro Nacional D. Maria II.

No dia 16 de junho, será a vez do grupo de jovens Trio Violeta Escuro, que apresentará a peça “Duas Pessoas e uma ilha sozinha”, com dramaturgia e imagem cénica de Fátima Reis e Joana Pitta Gróz.

Ainda no Convento de São Francisco, a BI.ACTRIZ Associação de Artistas subirá a palco com a peça “O Ensaio”, do dramaturgo André Tecedeiro, com criação artística e direção de trabalhos de Fátima Reis e Joana Pitta Gróz, parte do projeto “Portalegre Cidade Educadora”.

O Convento de Santa Clara irá receber quatro peças com entrada livre: no dia 4 de junho, será a vez de “A Maior Flor do Mundo”, a partir da obra de José Saramago, com adaptação e dramaturgia de Alexandre Calçada, Elisabete Pinto e Isabel Barros.

No dia 11 de junho, a obra “Queres Fazer Um Barco Comigo?”, de Judite Canha Fernandes, será transformada num teatro radiofónico, que fala da (re)descoberta da liberdade, a partir dos olhos de uma criança que sonha com o mundo lá fora.

A 18 de junho subirá a cena a apresentação, com leitura encenada, da “Breve História do Sonho Piu”, de Cátia Terrinca, Ricardo Guerreiro Campos, Magda Cordas e Helena Major. No dia 25 de junho, a partir de uma peça de trapologia cosida pela Cooperativa Operária Portalegrense e pela Escola Artística António Arroio, “Mil e Uma Noites: Trapologia de Gente” abordará as vivências de mulheres de Portalegre do Século XX.

No Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, no dia 5, poderá assistir à peça “John Gabriel Borkman”, a partir da obra de Henrik Ibsen, pelo Grupo de Teatro da Escola de S Lourenço, com encenação de António Pascoal.

Finalmente, no dia 6 de junho, na Biblioteca Municipal, irá decorrer um workshop de Escrita Criativa|Clube de Leitura, por João Garcia Miguel, com entrada livre.

Rede Nacional do Património Cultural Imaterial já é uma realidade

Foi recentemente implementada, pela Direção-Geral do Património Cultural, a Rede Nacional do Património Cultural Imaterial, que conta já com 17 membros.

Para a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, esta rede tem “uma grande relevância, porque se trata de uma dimensão da área da cultura e do património cultural que tem estado estruturada até agora”, sendo que, a partir de agora, “existem instrumentos para uma melhor estruturação do trabalho em rede”.

O objetivo da Rede Nacional do Património Cultural Imaterial assenta “na partilha do conhecimento, de boas práticas e, no fundo, apoiar aquilo que são as maiores ou menores competências e capacidades dos vários membros da rede e ter um apoio mútuo que resulte num maior fortalecimento desta rede”, adianta Ana Paula Amendoeira.

O conhecimento tradicional, ou o “saber-fazer”, segundo a diretora regional de Cultura do Alentejo, “é fundamental para o desenvolvimento do presente e do futuro, inclusivamente para os desafios que se colocam às regiões, aos territórios, às pessoas e à economia circular”.

O anúncio da rede coincide com o Encontro “Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003-2023”, que decorreu em Évora. Este encontro foi o primeiro de três momentos de celebração do 20.º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que a Direção Geral do Património  Cultural vai promover ao longo do ano.

Campo Maior: Aquamaior intervém na desbaratização e desratização

A Aquamaior, empresa concessionária responsável pela gestão e exploração dos sistemas de água para consumo público e de recolha de efluentes do concelho de Campo Maior, emitiu uma informação à população a dar conta de que irá proceder a uma intervenção de desbaratização e desratização nos próximos dias 22, 23 e 24, entre segunda e quarta-feira.

Por esse motivo, apela à população que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir.

Consulte abaixo o aviso emitido:

Conversa de artista no Espaço.Arte em Campo Maior

Uma conversa de artistas sobre a exposição “Mansas são as tardes” de Henrique Ruivo tem lugar esta quinta-feira, 18 de maio, no Espaço. Arte, em Campo Maior.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha revela que esta conversa, com o professor de Belas artes Fernando Rosa Dias, que fez a explicação dos trabalhos, no dia da inauguração da exposição, e é dirigida à comunidade escolar, especificamente aos alunos de ensino secundário de artes das escolas de Elvas e Campo Maior, mas toda a comunidade pode participar”.

Conversa de artista que decorre quinta-feira, no Espaço.arte, em Campo Maior, que tem início marcado para as 14.30 horas.

APPACDM integra utentes no mercado de trabalho

Um memorando de entendimento entre a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) foi assinado no passado mês de abril, com o objetivo de implementar atividades do Projeto Valor T (Talento e Transformação), através dos Centros de Recursos locais.

Luís Mendes, presidente da APPACDM de Elvas, revela que tendo em conta que a instituição tem um destes centros, o objetivo do projeto é “integrar pessoas com deficiência intelectual, no mercado de trabalho”.

Para isso, será “criada uma plataforma digital, a nível nacional, onde os candidatos se inscrevem e os técnicos destes centros têm formação para analisar o perfil do candidato e fazem a ponte entre o utente e as empresas”.

Luís Mendes acrescenta que este é “um projeto ambicioso” para a instituição e também “um desafio”, adiantando que é financiado pelo IEFP.

A APPACDM de Elvas assinou, no mês passado, um memorando que lhe possibilita, através do seu Centro de Recurso Locais integrar utentes, no mercado de trabalho.

Campomaiorense Fernando Fitas apresenta livro na Biblioteca de Elvas

O escritor e poeta campomaiorense Fernando Fitas apresentou este sábado, 20 de maio, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a sua mais recente obra “Um Corpo Sob o Pó”.
O livro, que conquistou a quarta edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa, é composto por um conjunto de poemas com destaque para a temática da perda: desde a perda de amigos, familiares e de espaços, como a casa dos pais do autor.
O ato contou, a abrir e a fechar, com temas de Carlos Paredes interpretados à guitarra de Coimbra por Miguel Fitas, também uma dissertação sobre Francisco Fitas e a obra, a cargo de Joaquim Saial e ainda uma leitura de quatro poemas pelo ator José Vaz d’Almada.
Seguiu-se a tão esperada intervenção do autor, num momento que contou com a presença do vereador da Câmara de Elvas Cláudio Monteiro.

MACE recebeu pequenos exploradores para uma “Noite no Museu”

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, foi palco da atividade “Noite no Museu”.
A atividade realizou-se na noite desta sexta-feira para sábado e foi destinada a exploradores, com idade dos 10 aos 14 anos, pertencentes ao Agrupamento de Escuteiros 158 de Elvas.
Entre as iniciativas realizadas estiveram uma visita-jogo ao Museu “Qual o teu Super Poder”?, a oficina “O MACE vai contigo acampar”, o jogo pedagógico “As minhas afirmações positivas” e na manhã de sábado um pequeno almoço no espaço da cafetaria, oferecido pelo Município de Elvas.
O dia terminou com um jogo escutista adaptado ao espaço do Museu.