Junho é o mês do Teatro em Portalegre

O mês de junho em Portalegre será dedicado ao teatro, com um programa que engloba mais de uma dezena de peças e a participação de dezenas de atores, o “Junho em Cena-Mostra de Teatro”.

O “palco principal” deste evento será o Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, que receberá nos dias 2 e 3, na abertura desta mostra de teatro, a peça “Penélope”, da autoria de Alice Sampaio, pela companhia UMCOLETIVO.

Durante todo o mês de junho, nas escolas do concelho e por marcação, os jovens dos 8 aos 12 anos poderão assistir à peça “Escuridão Bonita”, a partir do texto “Estória”, de Ondjaki, com criação de Cátia Terrinca e João P. Nunes.

O CAE Portalegre irá ainda acolher, no dia 7 de junho, a peça “Apocalipse 2020”, da Companhia João Garcia Miguel, inspirada no “Comentário ao Apocalipse”, de Apríngio, Bispo do século VI, na Lusitânia. Também no CAE, dia 17 de junho subirá a cena a peça “Diário de uma República II”, a segunda edição de um projeto de Teatro e Fotografia da Amarelo Silvestre.

Dia 24 de junho, no Centro de Artes, o encenador e ator Elmano Sancho, Dennis Correia aka Lexa Black e Pedro Simões aka Filha da Mãe serão os protagonistas da peça “Damas da Noite”, uma obra sobre o Transformismo, que explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher.

O CAE Portalegre receberá ainda, no dia 16 de junho, um workshop de Fotografia de Cena, ministrado por Susana Chicó, que terá inscrições gratuitas (para o número 245307498), limitadas a 15 participantes.

Além das peças que subirão ao palco do CAEP, para as quais será necessária a compra de bilhete, o “Junho em Palco-Mostra de Teatro” terá cerca de uma dezena de peças e atividades com entrada livre.

Assim, no dia 3 de junho, no Convento de São Francisco, poderá assistir à peça “Irene”, de Djaimilia Pereira de Almeida, com encenação de Fátima Reis e interpretação de alunos do ensino secundário. Esta peça está englobada no Festival PANOS – Novos Palcos, Novos Mundos, do Teatro Nacional D. Maria II.

No dia 16 de junho, será a vez do grupo de jovens Trio Violeta Escuro, que apresentará a peça “Duas Pessoas e uma ilha sozinha”, com dramaturgia e imagem cénica de Fátima Reis e Joana Pitta Gróz.

Ainda no Convento de São Francisco, a BI.ACTRIZ Associação de Artistas subirá a palco com a peça “O Ensaio”, do dramaturgo André Tecedeiro, com criação artística e direção de trabalhos de Fátima Reis e Joana Pitta Gróz, parte do projeto “Portalegre Cidade Educadora”.

O Convento de Santa Clara irá receber quatro peças com entrada livre: no dia 4 de junho, será a vez de “A Maior Flor do Mundo”, a partir da obra de José Saramago, com adaptação e dramaturgia de Alexandre Calçada, Elisabete Pinto e Isabel Barros.

No dia 11 de junho, a obra “Queres Fazer Um Barco Comigo?”, de Judite Canha Fernandes, será transformada num teatro radiofónico, que fala da (re)descoberta da liberdade, a partir dos olhos de uma criança que sonha com o mundo lá fora.

A 18 de junho subirá a cena a apresentação, com leitura encenada, da “Breve História do Sonho Piu”, de Cátia Terrinca, Ricardo Guerreiro Campos, Magda Cordas e Helena Major. No dia 25 de junho, a partir de uma peça de trapologia cosida pela Cooperativa Operária Portalegrense e pela Escola Artística António Arroio, “Mil e Uma Noites: Trapologia de Gente” abordará as vivências de mulheres de Portalegre do Século XX.

No Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, no dia 5, poderá assistir à peça “John Gabriel Borkman”, a partir da obra de Henrik Ibsen, pelo Grupo de Teatro da Escola de S Lourenço, com encenação de António Pascoal.

Finalmente, no dia 6 de junho, na Biblioteca Municipal, irá decorrer um workshop de Escrita Criativa|Clube de Leitura, por João Garcia Miguel, com entrada livre.