O “Pés no Chão”, Festival Internacional de Dança de Campo Maior, prossegue neste sábado, dia 29, com o espetáculo “Hasta que oscurezca”, às 18 horas, no Jardim Municipal.
QueOscurezca (“Hasta que oscurezca” com pronúncia e sotaque extremenho) é um apelo a favor da dança e das artes performativas.
Queoscurezca é uma explosão de emoções e uma surpresa para os sentidos. Jesús Ortega, María Lama, Juan Carlo Guajardo e Cristina Rosa fundem os seus estilos para expressar o que experimentaram. Acompanhados pelos músicos Juan Manuel Moreno, José Gómez “Fefo”, Iván Sanjuán e Sylla Aboubacar, #Queoscurezca não deixa ninguém indiferente. Num trabalho sem precedentes de investigação musical aprofundada, esta proposta parte das raízes mais profundas do flamenco para ir ao encontro dos ritmos ancestrais da Guiné Conacri, destacando os laços que nos unem.
Quatro bailarinos, quatro olhares, quatro línguas, unidos por um grande desejo de se compreenderem mutuamente, quatro bailarinos de estilos diferentes que fundem os seus estilos e linguagens para falar da dança como uma única língua universal.
Cada um viveu a pandemia de diferentes maneiras e com diferentes fases; no fio que tece esta peça e que une os diferentes solos, pode-se ler a experiência de cada um deles, e por sua vez a experiência colectiva de criação de #QueOscurezca. Libertação, transformação, saudade, busca de identidade e medo da incerteza.