Sopas para todos os gostos no festival dos Escuteiros de Elvas

O Agrupamento 158 de Elvas do Corpo Nacional de Escutas (CNE) promoveu este sábado, 1 de abril, ao final da tarde, a quinta edição do Festival das Sopas, no Mercado Municipal da Casa das Barcas.

A iniciativa, através da qual se procurou angariar verbas para a realização de várias atividades do grupo de Pioneiros dos Escuteiros, incluindo uma viagem até ao Gerês, no verão, contou com um total de 14 sopas confecionadas por vários restaurantes da cidade, para além de outras iguarias, como doces, feitos pelos pais das crianças. Os ingredientes para a confeção das sopas foram oferecidos por mercearias locais.

O evento, que durou até às 22 horas, contou com animação musical por parte de um grupo de elementos do Agrupamento de Escuteiros da Ajuda, em Lisboa.

 

José António Chocolate apresenta livro em Santa Eulália

José António Chocolate vai fazer a apresentação do seu livro “O Lugar e o Momento”, este sábado, 1 de abril.

O Pavilhão Multiusos de Santa Eulália é o local do evento, que está marcado para as 21 horas.

O poeta afirma, no convite, que “continua irrequieto e a publicar”, anunciando “dois livros num”.

“O Elvas” – Gavionenses amanhã na Rádio ELVAS

A Supertaça Comendador Rui Nabeiro, em futebol sénior, é disputada entre “O Elvas” e Gavionenses neste domingo, dia 2, às 16 horas. O desafio envolve o campeão distrital e o finalista vencido da Taça da Associação, sendo disputado em Campo Maior, no Estádio Capitão César Correia.

Nas três provas já disputadas esta época, “O Elvas” venceu o campeonato e a Taça da Associção, enquanto o Gavionense triunfou na Taça de Honra.

A Rádio ELVAS realiza a última transmissão desportiva em direto da presente temporada, com relato e reportagem, numa emissão que começa às 15.30 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

 

Procissão de Ramos este domingo em Elvas

O Domingo de Ramos, uma festa que se celebra no domingo anterior à Páscoa, assinala-se amanhã, 2 de abril. Neste dia, assinala-se o início da Semana Santa e a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.

A tradicional procissão e bênção de Ramos acontece em várias igrejas de Elvas, antes da hora habitual das Eucaristias. O padre Ricardo Lameira explica que, “no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, às 10 horas serão abençoados os ramos, na Fonte Fé, seguindo a procissão para o interior do Santuário; já na Igreja de Santa Luzia os ramos são benzidos atrás da igreja, pelas 11.30 horas; às 15.30 em Varche e, às 18 horas, os ramos são benzidos no átrio da Sé”.

Também amanhã, domingo, 2 de abril decorre, às 13 horas o lauperenem exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento, até às 20 horas, com oração de vésperas às 19 horas, na Igreja da Boa-Fé.

Pelas 21 horas decorre a celebração penitencial na Igreja de Santa Luzia.

O domingo de Ramos inicia a Semana Santa, semana em a igreja celebra os maiores acontecimentos da história da salvação.

Arcebispo de Évora na Procissão dos Ramos domingo em Campo Maior

Depois de um encontro com as crianças da catequese, na Igreja de São João, em Campo Maior, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho vai proceder, este domingo, 2 de abril, à Bênção dos Ramos, pelas 10h15.

Segue-se a Procissão dos Ramos, da Igreja de São João até à Matriz, às 10H30.

Pelas 11 horas, será celebrada a Missa dos Ramos na Paixão do Senhor, na Matriz.

Peregrinação de Elvas a Vila Viçosa

A peregrinação de Elvas a Vila Viçosa realizou-se na madrugada deste sábado, 1 de abril.

Os 68 peregrinos chegaram, esta manhã, ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, depois da partida, durante a noite, do Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.

A iniciativa serviu também para prestar uma homenagem ao padre José António Gonçalves, recentemente falecido, que, durante o período em que esteve em Elvas, organizou e acompanhou esta peregrinação.

Xutos & Pontapés esta noite no Coliseu de Elvas

Os Xutos & Pontapés atuam este sábado, 1 de abril, a partir das 21h30, no Coliseu de Elvas.

A banda, em digressão, que teve início no ano passado, com cinco concertos no Tivoli, em Lisboa, está a celebrar os 35 anos do disco “Circo de Feras”.

Em palco vão estar Tim, João Cabeleira, Kalú, Gui e Tó Trips.

De recordar que o concerto desta noite estava inicialmente previsto para o passado dia 11 de março, mas foi reagendado, por motivo de doença de um dos músicos da banda.

Para quem quiser assistir ao concerto, e ainda não adquiriu bilhete, a bilheteira do Coliseu vai estar aberta a partir das 14 horas.

Juvenis de “O Elvas” empatam em Beja no nacional

Foto de Luís Piçarra

A equipa de juvenis (sub-17) de “O Elvas” empatou 0-0 com o Despertar, em Beja, em encontro da quinta jornada da Série D de manutenção na II Divisão do campeonato nacional. O desafio teve lugar ao fim da manhã deste sábado, dia 1, na capital do Baixo Alentejo.

Nos 90 minutos, os elvenses suplantaram o adversário, sem conseguir marcar, apesar de boas oportunidades: uma bola na barra na primeira parte, outra na barra no segundo tempo e um golo anulado, em lance polémico depois do intervalo.

Até ao momento, em cinco jogos, os azuis-e-ouro têm sete pontos, duas vitórias, um empate, duas derrotas e 14-6 em golos. Dentro de duas semanas, no próximo dia 16, “O Elvas” desloca-se ao Algarve para defrontar o Louletano, na jornada seis da prova.

Trasladação do Senhor dos Passos esta noite em Vila Boim

As celebrações da Semana Santa, em Vila Boim, têm início hoje, sábado, 1 de abril.

Esta é uma altura, segundo revela José Lérias Trindade, juiz da irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Vila Boim, que a população da freguesia “vive intensamente”, revelando que esta noite será feita “a trasladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos da Igreja de São Francisco para a Igreja São João Batista, a Igreja Matriz”.

A procissão, em Vila Boim está marcada para as 21 horas.

Semana Gastronómica do Açafrão em Alter do Chão até dia 9

O açafrão é o protagonista, entre este sábado, 1 de abril, e o próximo dia 9 (domingo), das ementas de cinco restaurantes de Alter do Chão, no decorrer da Semana Gastronómica, promovida pela Câmara Municipal.

Segundo explica Antónia Durão, técnica de turismo no Município de Alter do Chão, é já um hábito, na semana que antecede a Páscoa, realizar-se esta iniciativa, dado que, por tradição, e por esta altura, no concelho, come-se muito o ensopado de borrego com arroz amarelo de açafrão.

Ao todo, são cinco os restaurantes de Alter do Chão aderentes a esta Semana Gastronómica do Açafrão, aos quais o Município oferece garrafas de licor de açafrão, para que os clientes, “no final da refeição, possam degustar deste licor que se encontra à venda no Posto de Turismo”.

Assembleia de Escritores este sábado à tarde na Secundária de Elvas

Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas

No âmbito da iniciativa “Sábados Culturais”, a Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, acolhe este sábado, 1 de abril, duas atividades: uma assembleia de escritores do concelho de Elvas e a apresentação de um livro.

A primeira iniciativa, a assembleia de escritores, está marcada para as 15 horas.

Já a apresentação do livro, “Luzinha”, de Claudina de Brito, professora no Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, tem início às 17 horas.

Festival das Sopas este sábado na Casa das Barcas em Elvas

Foto arquivo

A quinta edição do Festival das Sopas, organizada pelo Agrupamento 158 (Elvas) do Corpo Nacional de Escutas, decorre hoje, sábado, 1 de abril, na Casa das Barcas.

Este ano, como revela Mónica Figueira, chefe da terceira secção dos escuteiros de Elvas, a iniciativa tem moldes um pouco diferentes, uma vez que “as 14 sopas são confecionadas por vários restaurantes da cidade, com patrocínio de mercearias, que fornecem os ingredientes necessários”.

Há ainda “serviço de bar, com bebidas e cafés, bem como doçaria, confecionadas pelos pais dos jovens dos escuteiros, bem como bifanas e enchidos”.

As verbas angariadas, nesta iniciativa, acrescenta Mónica Figueira, revertem para “as atividades escutistas do grupo de pioneiros, nomeadamente para uma atividade a realizar este verão no Gerês”.

O Festival das Sopas é organizado este sábado, entre as 18 e as 22 horas, no Mercado Municipal da Casa das Barcas e conta com animação musical a cargo de um grupo de escuteiros da Ajuda, em Lisboa.

Festival Gastronómico de Vila Viçosa tem tido “adesão crescente”

O Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” está de regresso aos restaurantes do concelho, entre este sábado, 1 de abril, e o próximo, dia 8, sendo, desta feita, dedicado aos pratos de borrego, um dos símbolos da culinária alentejana e da época de Páscoa.

Com 13 restaurantes a participar, revela o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro (na imagem), pretende-se com esta iniciativa “valorizar a gastronomia local”, numa associação direta ao património edificado do concelho: “para além dos monumentos que temos, que são visitáveis e que são um atrativo, até em termos internacionais, temos esta possibilidade de conjugar esta vertente gastronómica”.

Estas semanas gastronómicas, que “já marcam o calendário” em Vila Viçosa, garante o autarca, têm tido uma “adesão crescente”. “Dinamizar as receitas tradicionais e apelar à inovação” são alguns dos objetivos do Município de Vila Viçosa, sendo que a própria imagem do festival foi alterado. “É com todos esses ingredientes que queremos chamar a atenção de quem nos visita, para que, para além de visitarem o nosso património, possam também usufruir da nossa gastronomia, que é muito peculiar”, diz ainda.

Os visitantes de Vila Viçosa têm oportunidade, até ao próximo sábado, de saborear o melhor da culinária local, preparada com os melhores ingredientes e com todo o sabor típico do Alentejo.

Bênção de Ramos este sábado na Belhó-Raposeira e São Domingos

No âmbito da programação da Semana Santa, este sábado, 1 de abril, há diversas celebrações em Elvas.

Pelas 11 horas tem lugar a celebração penitencial na Igreja Paroquial do Salvador.

A Eucaristia Vespertina de Domingo de Ramos decorre às 16 horas, na Capela da Belhó-Raposeira, com bênção dos ramos. Para as 17.30 horas está marcada a Eucaristia Vespertina de Domingo de Ramos na Igreja de São Domingos, com bênção dos ramos.

Já às 19 horas há também Eucaristia Vespertina de Domingo de Ramos, na Igreja de Santa Luzia.

Procissão da Senhora da Enxara este sábado à noite

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Enxara, em Campo Maior, arrancam na noite deste sábado, 1 de abril.

Esta romaria, que tem o seu ponto alto no próximo fim de semana,  com diversas atividades, como garraiadas e baile, reúne sempre muita gente, que, por tradição, celebra a Páscoa no campo.

O início da festa faz-se esta noite, segundo explica o padre Rodrigo  Oliveira de Sousa, com a tradicional procissão, que tem início em Ouguela, pelas 21 horas. “Temos como hábito iniciarmos a festa com esta procissão da Virgem, que é muito venerada na vila. É muito bonito iniciarmos a festa com esta procissão”, assegura.

Caberá ao Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, na Segunda-feira de Páscoa, dia 10 de abril, feriado municipal de Campo Maior, celebrar a missa e a procissão de encerramento desta festa, a partir das 16 horas.

O programa da festa:

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 40 milhões

O sorteio de ontem, 31 de março, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que na próxima terça-feira, 4 de abril, vai estar em jogo um jackpot de 40 milhões de euros.

Dois apostadores no estrangeiro foram contemplados com um segundo prémio, de quase 347 mil euros e outros três com o terceiro prémio, de 54 mil euros.

Para Portugal vêm cinco quartos prémios, num total de 27 atribuídos, de 1.870 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 16, 18, 28, 34 e 47 e as estrelas 5 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.

Feira do Folar tem início este sábado em Alegrete

A Feira do Folar, que vai já na sua segunda edição tem início hoje, 1 de abril, em Alegrete, onde decorre até amanhã, contando com um vasto leque de iniciativas, direcionadas para esta iguaria típica.

A organização deste certame é da junta de freguesia de Alegrete. O presidente, Luís Ricardo, revela que para hoje estão previstas, principalmente “atividades com os mais novos, no âmbito do projeto “Crescer em Alegrete”, com demonstração de jogos tradicionais, com a Associação do distrito de jogos tradicionais. Também hoje será feita uma visita ao lagar “Encostas de Alegrete”, com degustação de azeite”.

Já amanhã, domingo, 2 abril, o presidente da junta revela que será feita a venda de folares, bem como outras iguarias, por parte de particulares e também estabelecimentos comerciais, e haverá ainda animação de rua pela Banda da Sociedade Recreativa Musical Alagretense, que dará um colorido muito bonito à Avenida Isaura Correia Santos”.

Feira do Folar que decorre este fim de semana, na freguesia de Alegrete.

Município de Campo Maior planta 42 árvores no concelho

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se celebra a 21 de março, o Município de Campo Maior promoveu a plantação de 42 árvores em vários locais.

Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar para a importância dos espaços verdes em ambiente urbano, tornando-o mais agradável para todos, e teve a colaboração das Juntas de Freguesia, das escolas do concelho e do GEDA.

Fonte: Município de Campo Maior

Casa Benfica de Elvas promove Caminhada da Primavera

Cerca de 20 pessoas participaram na manhã deste domingo, 2 de abril, na Caminhada da Primavera, promovida pela Casa Benfica de Elvas.

Num percurso de cerca de dez quilómetros, como revela o presidente da coletividade, Manuel Claudino, com estas atividades procura-se “aproximar” a comunidade do Benfica, neste caso, através da instituição que representa o emblema da Luz no concelho.

Na caminhada de hoje, os participantes, em número menor relativamente aos que estavam inscritos, adianta Manuel Claudino, percorreram um trajeto quase todo feito pelo campo.

Depois desta caminhada, seguem-se as de 25 de abril, em Barbacena, e de 1 de maio, Dia do Trabalhador.

 

 

 

Quarteto de sopros de Badajoz no ciclo “A Música Encanta o Património” em Elvas

A Casa da História Judaica de Elvas acolheu, ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 31 de março, um concerto integrado na programação da iniciativa “A Música Encanta o Património”.

O quarteto de sopros Statu Quo, do Conservatório de Música “Bonifacio Gil”, de Badajoz, apresentou um repertório com peças desde a época barroca ao século XX.

A edição deste ano do ciclo “A Música Encanta o Património” prossegue a 14 de abril, no cineteatro, com um concerto pelo tenor João Mendonza, acompanhado pelo Ensemble Ibérico e onde serão angariados fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro.

A Música Encanta o Património é uma iniciativa conjunta do Município e da Academia de Música de Elvas.

Fonte: Município de Elvas

Câmara de Elvas representada em reunião da OCPM nos Açores

A vereadora Paula Calado, em representação da Câmara Municipal de Elvas, esteve presente, entre os dias 29 e 30 de março, em Angra do Heroísmo, nos Açores, no Encontro de Projeto da Secretaria Regional da Europa do Sul e Mediterrâneo da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM).

A reunião teve como objetivo principal a escolha de temas e projetos a desenvolver no âmbito da estratégia definida no Roteiro do Quebec para as cidades Património Mundial.

Elvas manifestou o seu interesse, a curto prazo, nas seguintes áreas de ação: artes e ofícios; gastronomia; descontaminação visual; e revitalização urbana. Até final de 2023, Elvas vai acolher uma reunião da OCPM.

Fonte: Município de Elvas