Dois alunos de Elvas apurados para a fase nacional do Concurso de Leitura

Dois alunos do concelho de Elvas, num total de oito finalistas, vão representar o Alto Alentejo na fase da nacional da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura, depois esta quinta-feira, 30 de março, terem sido apurados na fase distrital, que decorreu em Elvas.

Uma das alunas que vai representar o distrito é Filipa Samarra, do 8º ano, da Escola Básica de Vila Boim. Em declarações à Rádio ELVAS revela que se sente “muito feliz e não estava à espera de ganhar, apesar de ter lido e treinado muito”. A obra que leu foi “El Rei Tadinho”, de Alice Vieira, que Filipa considera “simples”.

Rodrigo Fialho, aluno da Secundária de Elvas é outro dos alunos que foi apurado para a fase nacional e adianta que já participou neste concurso várias vezes. Rodrigo afirma que está “feliz e surpreendido” por passar à próxima fase, confessando que o livro que teve de ler era “denso, com pouca ação, mas muita dimensão sentimental”.

Quem ficou por esta fase foi Leonor Cortes, da Secundária de Elvas, mas considera que esta foi uma “experiência muito boa, que me fez crescer enquanto pessoa” e, sente-se uma “vencedora”.

Esta quinta-feira foram selecionados, de cerca de cem alunos, dois por cada ciclo de ensino, sendo que do 1º ciclo passaram à última fase Isabel Mourato (Nisa) e Gustavo Carrilho de Portalegre; do 2º ciclo Mariana Simões (Ponte de Sor) e Inês Mendes (Portalegre); do 3º ciclo Leonor Salsa (Arronches) e Filipa Samarra (Elvas) e do ensino secundário foram apurados Ana Grossinho (Ponte de Sor) e Rodrigo Fialho (Elvas).