Termina sexta-feira a Semana Aberta no Agrupamento nº 3 de Elvas

Termina esta sexta-feira a Semana Aberta, que decorre desde segunda-feira, no Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas.

Ao longo da semana foram várias as atividades a decorrer, sendo que para este último dia está previsto, pelas 8 horas a apresentação da peça de teatro “Um dó li tá… todos escolhidos…nenhum para trás” pelo grupo de teatro Arkinhos, no anfiteatro.

Pelas 10.10 horas há um workshop denominado de “After effects” e também demonstração de robôs e Projeto Circuitos de Papel pelos alunos da turma I do 11º ano.

A Semana encerra com a peça de teatro “Fim do mundo”, pelo grupo Espalharte, no anfiteatro, marcada para as 11.45 horas.

Agrupamento da Boa-Fé procura aproximar pais da escola com arraial medieval

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) acolheu, na tarde desta quinta-feira, 30 de março, um arraial medieval, promovido pelo Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, na Boa-Fé, onde alunos, professores e pessoal não docente se vestiram a rigor, lembrando os trajes e costumes da época.

Segundo a diretora do agrupamento, Paula Rondão, o objetivo da atividade, à semelhança do que aconteceu no primeiro período, com o Mercadinho de Natal, é aproximar, “cada vez mais, os pais e encarregados de educação da escola”. “Queremos abrir a escola à comunidade e a cada período estamos a organizar uma atividade para que isso aconteça”, adianta.

Paula Rondão garante que todo o envolvimento, em torno desta atividade, por parte de alunos, professores, pessoal não docente e encarregados de educação, acaba por ser “uma vitória” para o Agrupamento de Escolas.

O objetivo de envolver os encarregados de educação “no processo educativo dos alunos”, bem como de “promover o convívio entre escola e família”, através deste arraial, garante uma das professoras responsáveis pela atividade e pela ação “Partilhar Saberes”, Cláudia Caixinha, “foi cumprido”.

Envolvendo toda a comunidade escolar, “desde o pré-escolar até ao 3º ciclo”, este arraial medieval foi preparado ao longo do segundo período, adianta a professora. “Desde o pessoal docente ao não docente, todos deram o seu contributo e acho que o resultado final até superou nas nossas expectativas, graças à colaboração de alguns colegas, que foram extraordinários”, diz ainda Cláudia Caixinha.

Presente no evento esteve o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que se mostrou muito satisfeito com a realização deste arraial medieval, que “abre já o apetite” para o Festival Medieval, a realizar no centro histórico da cidade, de 6 a 9 de julho. Deste evento da escola, o autarca espera que se possam aproveitar as “boas ideias” apresentadas.

Um desfile (para ver no vídeo abaixo), declamação de poemas, uma representação histórica do “Milagre das Rosas”, a recriação de danças medievais e interpretação de músicas dos séculos XVI e XVII são alguns dos ingredientes deste arraial medieval, que conta ainda com Feira Solidária do Livro Usado, Feira dos Minerais, artesanato e jogos tradicionais. O arraial, que teve início pelas 17 horas, decorre até às 20 horas.

 

Casa da História Judaica de Elvas acolhe concerto esta sexta-feira

Um concerto promovido pelo Conservatório Superior de Música de Badajoz “Bonifacio Gil”, Statu Quo tem lugar amanhã, sexta-feira, 31 de março, na Casa da História Judaica.

Luís Zagalo, diretor da Academia de Música de Elvas revela que este espetáculo leva até este espaço municipal “o regresso da música de câmara, mas com instrumentos de sopro, em particular o saxofone, com este grupo que tem elementos de Espanha, Colômbia e Portugal, que nos traz um programa com música desde a época barroca até ao século XX”.

Luís Zagalo acrescenta que este é um concerto “totalmente diferente” dos que já foram apresentados e que marca “a identidade deste ciclo que á a diversidade e uma proposta eclética de abordagem à arte musical”.

O espetáculo tem início marcado para amanhã, às 18 horas e insere-se na iniciativa “Música Encanta o Património, contando com entrada livre.

Dois alunos de Elvas apurados para a fase nacional do Concurso de Leitura

Dois alunos do concelho de Elvas, num total de oito finalistas, vão representar o Alto Alentejo na fase da nacional da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura, depois esta quinta-feira, 30 de março, terem sido apurados na fase distrital, que decorreu em Elvas.

Uma das alunas que vai representar o distrito é Filipa Samarra, do 8º ano, da Escola Básica de Vila Boim. Em declarações à Rádio ELVAS revela que se sente “muito feliz e não estava à espera de ganhar, apesar de ter lido e treinado muito”. A obra que leu foi “El Rei Tadinho”, de Alice Vieira, que Filipa considera “simples”.

Rodrigo Fialho, aluno da Secundária de Elvas é outro dos alunos que foi apurado para a fase nacional e adianta que já participou neste concurso várias vezes. Rodrigo afirma que está “feliz e surpreendido” por passar à próxima fase, confessando que o livro que teve de ler era “denso, com pouca ação, mas muita dimensão sentimental”.

Quem ficou por esta fase foi Leonor Cortes, da Secundária de Elvas, mas considera que esta foi uma “experiência muito boa, que me fez crescer enquanto pessoa” e, sente-se uma “vencedora”.

Esta quinta-feira foram selecionados, de cerca de cem alunos, dois por cada ciclo de ensino, sendo que do 1º ciclo passaram à última fase Isabel Mourato (Nisa) e Gustavo Carrilho de Portalegre; do 2º ciclo Mariana Simões (Ponte de Sor) e Inês Mendes (Portalegre); do 3º ciclo Leonor Salsa (Arronches) e Filipa Samarra (Elvas) e do ensino secundário foram apurados Ana Grossinho (Ponte de Sor) e Rodrigo Fialho (Elvas).

“Gritos 6” em exibição esta sexta-feira no Audtório São Mateus

“Gritos 6” é o filme, para maiores de 16 anos, que está em exibição esta sexta-feira, 31 de março, no Auditório São Mateus, às 21.30 horas.

Sinopse: “Sam, Tara, Chad e Mindy, os quatro sobreviventes do massacre realizado pelo Ghostface, decidem deixar Woodsboro para trás em busca de um novo começo em Nova York. Mas não demora muito para eles se tornarem alvo de um novo serial killer”.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão ou em ticketline.pt

Passeio Todo o Terreno este sábado em Montemor-o-Novo

A terceira edição do Passeio Todo o Terreno em nome da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, vai decorrer a este sábado, dia1 de abril. Com ponto de encontro no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

O único propósito, da organização do grupo de beneméritos, é angariar fundos para comprar uma ambulância.“A iniciativa foi solicitada, por uns amigos, a alguns associados dos Bombeiros Voluntários de Montemor, que no âmbito de uma campanha solidária que nós temos para aquisição de uma ambulância, resolveram organizar este passeio no sentido de angariação de alguns fundos para este fim. Nós enquanto direção dos Bombeiros Voluntários de Montemor, solidarizamo-nos com esta iniciativa e estamos a apoiar naquilo que podemos”, explica António Pinetra, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor, sobre a iniciativa.

Relativamente ao número de participantes, o presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Montemor, espera “por volta dos 100 participantes, como tem sido nas edições anteriores”.

A terceira edição do Passeio TT, em Montemor-o-Novo realiza-se este sábado, com abertura do secretariado e pequeno-almoço às 7 horas, o início do passeio, está previsto, às 9 horas, o reforço às 12 horas e o almoço às 15 horas.

Alandroal: exposição dedicada às chaminés termina esta sexta-feira

Uma exposição de pintura, em aguarelas, dedicada às chaminés de Alandroal, da autoria de Vítor Rosa, está disponível para visita, até amanhã, sexta-feira, 31 de março, no Fórum Cultural e Transfronteiriço da vila.

Num trabalho que teve início em 2021, o pintor explica que com esta exposição, em que as obras serão posteriormente transformadas em postais, pretende-se criar um roteiro das chaminés do concelho, surgindo de uma proposta feita pelo presidente da Câmara, João Grilo.

“Comecei a fazer em 2021, tive um interregno e agora, em 2023, terminei, mas isto provavelmente continuará, porque não se esgotam aqui as chaminés do Alandroal. Há muitas a que eu ainda não tive acesso, mas já me referenciaram e continuarei”, explica o autor.

A mostra é composta por 32 pinturas, distribuídas por 20 molduras. Para além das várias telas, esta exposição conta ainda com uma pintura em acrílico sobre xisto: um trabalho que, segundo Vítor Rosa, iniciou nas escolas, nas aulas de Educação Visual.

A exposição de pintura “Chaminés de Alandroal”, inserida no âmbito do primeiro Festival do Peixe do Rio, e inaugurada a 4 de março, pode ser visitada até amanhã, no Centro Cultural e Transfronteiriço de Alandroal.

Celebrações da Semana Santa têm início este sábado em Vila Boim

As celebrações da Semana Santa, em Vila Boim, são uma organização da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, desta freguesia do concelho de Elvas, e têm início já este sábado, 1 de abril.

Esta quinta-feira, 30 de março, o juiz da irmandade, José Lérias Trindade, esteve em entrevista na Rádio ELVAS para falar sobre a programação destas celebrações, com destaque para a secular Procissão do Senhor Jesus dos Passos, marcada para 2 de abril, às 17 horas, que percorrerá os cinco Passos, e onde se assiste, em cada um deles, ao cântico da Verónica, que é sempre “um momento carregado de simbolismo e emoção”.

A entrevista completa a José Lérias Trindade para ouvir no podcast abaixo:

Soraia Branco atua esta sexta-feira no Armazém 8 em Évora

Soraia Branco atua esta sexta-feira, 31 de março, pelas 21.30 horas, em Évora, no Armazém 8. A fadista elvense será acompanhada na guitarra portuguesa, por Filipe Núncio, na viola de fado por Marco Conceição e na viola baixo, por Francisco Carvalho.

Já no sábado, dia 1 de abril, também no Armazém 8, pelas 21.30 horas, haverá uma noite de talentos, para descobrir novos artistas de Évora, seguindo-se a noite do Vinil, com Pablo Vidal (músico) e Midus Chambel (radialista).

Com projeto financiado pela UE pode candidatar-se aos RegioStars

A Comissão Europeia volta a promover os prémios RegioStars, que têm candidaturas abertas até dia 31 de maio.

O objetivo destes prémios passa por identificar boas práticas em desenvolvimento regional e destacar projetos inovadores financiados pela União Europeia, que podem ser interessantes e inspiradores para outras regiões e gestores de projetos.

Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo revela que, este ano o que se pretende “é que o projeto tenha sido amigo do ambiente, ou com impacto social e contribuído para a inclusão, são alguns exemplos, e são projetos por terem obtido bons resultados nessas vertentes e tenham capacidade para ser replicado noutros locais”.

Qualquer região ou entidade, se considerar que teve um projeto, com fundos comunitários e possa ser um exemplo deve candidatar-se e consultar o regulamento, aqui.

Os vencedores em cada categoria recebem um apoio de cinco mil euros para promoverem o seu projeto.

Os prémios RegioStars são o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Feira da Solidariedade decorre na Secundária de Elvas

Uma Feira da Solidariedade está a decorrer na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, inserida na Semana Aberta, que decorre neste estabelecimento de ensino.

A iniciativa, através do projeto Ubuntu, como revela a professora coordenadora Etelvina Castel-Branco, pretende “vender artigos em segunda mão, com os valores a reverterem para famílias carenciadas do concelho, mas também para proteger o planeta, pensando assim na sustentabilidade e, foram entregues pelas professoras que fazem parte do projeto”.

Os artigos têm um valor simbólico, entre “um a cinco euros”. A professora acredita que esta feira “será um sucesso”.

Bijuteria e vestuário são os principais artigos disponíveis, nesta Feira da Solidariedade que decorre até ao final do dia de hoje, na Secundária de Elvas.

Cerca de 100 alunos na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura em Elvas

A fase intermunicipal do 16º Concurso Nacional de Leitura está a decorrer durante o dia de hoje, quinta-feira, 30 de março, com a realização das provas escrita e oral, na Biblioteca Municipal de Elvas e no Auditório São Mateus.

Nesta fase, como revela o vereador no município de Elvas Cláudio Monteiro, estão “cerca de cem alunos, de vários concelhos do distrito”, sendo objetivo a “promoção da leitura e escrita, sendo um orgulho para o município a realização desta prova em Elvas”. Hoje haverá ainda oportunidade para que os alunos conheçam o Museu de Arqueologia e Etnografia da cidade.

Cláudio Monteiro acrescenta que “todos os alunos são vencedores, no entanto hoje, serão apurados oito jovens, dois por cada nível de ensino”.

Do júri desta fase, fazem parte o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, os escritores Nuno Franco Pires e Higino Maroto, Amélia Canhoto, professora no instituto Politécnico de Portalegre, e Leonor Calado, técnica da Biblioteca Municipal de Elvas.

A fase final do concurso está marcada para o início do mês de junho, em Almada.

Corpo de Manuel Marçal chega esta tarde ao Complexo

Foto Facebook

O corpo do elvense Manuel Luís Marçal chega ao princípio desta tarde ao Complexo Funerário de Elvas, onde o corpo será velado.

Amanhã, é celebrada missa, às 10 horas, seguida do funeral.

Manuel Luís era um eletricista bastante conhecido em Elvas , fazia parte dos quadros de pessoal da Câmara Municipal e faleceu aos 52 anos, vítima da colisão entre uma automotora e um veículo ligeiro, na passada sexta-feira, na Ponte das Hortas, em Elvas (ver aqui).

A Rádio ELVAS envia, mais uma vez, os mais sentidos pêsames à família enlutada.

Vila Viçosa: Feira da Laranja está de regresso a Pardais

Tem início amanhã, sexta-feira, 31 de março, em Pardais, freguesia do concelho de Vila Viçosa, mais uma edição da Feira da Laranja.

Este é um evento que contempla um vasto leque de atividades, como provas de laranjas, passeio pedestre por laranjais, espetáculo de teatro, um treino de forcados e um passeio todo-o-terreno, iniciativas que decorrem em simultâneo com uma mostra de artesanato e de produtos regionais.

“Valorizar a laranja de Pardais”, numa altura em que se procura certificar o produto, e “dinamizar a economia local”, explica o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, são os grandes objetivos do certame, que sendo organizado pela Junta de Freguesia, conta com “o apoio integral” da autarquia.

Esta quarta edição da Feira da Laranja, que tem início esta sexta-feira, pelas 18h30, estende-se até domingo, dia 2 de abril e conta com vários espetáculos musicais: Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores das Alcáçovas, Mala Conexión e DJ Miguel Morais, amanhã; Tanya e Dj S- Silva, no sábado; e Nuno Florindo, no domingo.

O programa completo:

Fuga de gás no Bairro de Santo Onofre, em Elvas

Uma fuga de gás ocorreu na noite de ontem, quarta-feira, 29 de março, na Rua Dr. António Pires Antunes, no Bairro de Santo Onofre, em Elvas.

Esta fuga teve origem numa conduta, não tendo provocado quaisquer danos, nem vítimas, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo.

Para esta ocorrência, cujo alerta foi dado às 20.19 horas, foram mobilizados os Bombeiros de Elvas, a PSP e o piquete da Tagus Gás, num total de 11 operacionais, apoiados por quatro veículos.

Incêndio provoca danos em garagem na Rua do Padrão em Elvas

Um incêndio deflagrou esta madrugada de quinta-feira, 30 de março, numa garagem na Rua do Padrão, em Elvas.

Segundo informação do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, este incendio provocou danos na garagem, bem como no recheio da mesma, no entanto não há vítimas a registar.

O alerta para a ocorrência foi dado às 00.20 horas e para o local forma mobilizados os Bombeiros de Elvas e a PSP, num total de 13 operacionais, apoiados por quatro veículos.

Estratégia Local de Habitação: Campo Maior com obras de dois milhões em curso

Com cerca de dois milhões em curso, relacionados com a Estratégia Local de Habitação, o Município de Campo Maior iniciou, recentemente, uma segunda obra, na Rua Geraldo Magalhães, para a construção de cinco frações, num investimento de 600 mil euros, depois de, em outubro do ano passado, ter arrancado com uma outra na Rua de São João, com apenas uma fração.

Neste momento, adianta o presidente da Câmara, Luís Rosinha, a autarquia está a proceder às diligências necessárias para a contratação de uma terceira obra, na Rua da Misericórdia.

Com “cada vez mais obras em curso”, Rosinha lembra que esta questão da habitação tem sido uma das “principais preocupações” do Governo.

Por mais que estas primeiras obras se destinem a habitação social, é intenção do Município também procurar dar, com futuros investimentos, “melhores condições” de arrendamento aos jovens.

Com duas obras em curso, para a construção de seis frações, o Município de Campo Maior prevê duplicar este número de habitações, com a terceira empreitada, num valor de mais de 700 mil euros.

Agrupamento nº 1 de Elvas realiza Arraial Medieval no CNT

Os alunos do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas realizam esta quinta-feira, 30 de março, um arraial medieval, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT).

A iniciativa conta com desfile, declamação de poemas, bem como uma representação histórica do “Milagre das Rosas”, recriação de danças medievais e interpretação de músicas dos séculos XVI e XVII.

Para além disso, no CNT, há ainda uma Feira Solidária do Livro Usado, Feira dos Minerais, artesãos e jogos tradicionais, entre outras atividades.

Saiba o que foi aprovado na reunião da Câmara de Borba

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Borba decorreu na quarta-feira, 29 de março, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Entre os pontos a discussão, foi deliberado, por unanimidade, a celebração de um protocolo de colaboração entre o Município de Borba e a Freguesia de Rio de Moinhos, para a realização da Feira do Queijo 2023.

O protocolo de colaboração entre o Município de Borba e a Fábrica da Igreja Paroquial de Freguesia de Nossa Senhora das Neves do Sobral (Matriz), para realização da Procissão do Senhor Morto, foi também deliberado por unanimidade.

A Adenda ao Contrato-Programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico – 2018/2019, foi deliberada por unanimidade

Quanto à proposta de deliberação de prorrogação de prazo de Empreitada de “Construção da Área de Serviço de Autocaravanas de Borba”, foi deliberado, por maioria, aprovar a prorrogação de 60 dias para conclusão da obra, conforme proposto pelo diretor de Fiscalização da empreitada.

Foram ainda aprovados, por unanimidade, os protocolos de colaboração entre o município e o Sport Clube Borbense, na Gala “Somos Borbense” e no 12º Torneio de Futebol Infantil “Cidade de Borba”; assim como o protocolo de colaboração com o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, para a participação e inscrições nas provas de Trail Running 2023.

Miguel Abreu vence Torneio Cidade de Castelo Branco

O Torneio Cidade de Castelo Branco de veteranos, torneio oficial da Federação Portuguesa de Ténis, decorreu no passado fim de semana.

Miguel Abreu, do Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE), venceu, no escalão +45, Jorge Lopes, do Clube de Ténis da Amadora.

No escalão +35 e fazendo dupla com Pedro Semião, do Albi Sport Clube de Castelo Branco, o atleta do CETE venceu na final a dupla do Country Club da Covilhã composta por Paulo Martins e João Martins.