Agrupamento da Boa-Fé procura aproximar pais da escola com arraial medieval

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) acolheu, na tarde desta quinta-feira, 30 de março, um arraial medieval, promovido pelo Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, na Boa-Fé, onde alunos, professores e pessoal não docente se vestiram a rigor, lembrando os trajes e costumes da época.

Segundo a diretora do agrupamento, Paula Rondão, o objetivo da atividade, à semelhança do que aconteceu no primeiro período, com o Mercadinho de Natal, é aproximar, “cada vez mais, os pais e encarregados de educação da escola”. “Queremos abrir a escola à comunidade e a cada período estamos a organizar uma atividade para que isso aconteça”, adianta.

Paula Rondão garante que todo o envolvimento, em torno desta atividade, por parte de alunos, professores, pessoal não docente e encarregados de educação, acaba por ser “uma vitória” para o Agrupamento de Escolas.

O objetivo de envolver os encarregados de educação “no processo educativo dos alunos”, bem como de “promover o convívio entre escola e família”, através deste arraial, garante uma das professoras responsáveis pela atividade e pela ação “Partilhar Saberes”, Cláudia Caixinha, “foi cumprido”.

Envolvendo toda a comunidade escolar, “desde o pré-escolar até ao 3º ciclo”, este arraial medieval foi preparado ao longo do segundo período, adianta a professora. “Desde o pessoal docente ao não docente, todos deram o seu contributo e acho que o resultado final até superou nas nossas expectativas, graças à colaboração de alguns colegas, que foram extraordinários”, diz ainda Cláudia Caixinha.

Presente no evento esteve o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que se mostrou muito satisfeito com a realização deste arraial medieval, que “abre já o apetite” para o Festival Medieval, a realizar no centro histórico da cidade, de 6 a 9 de julho. Deste evento da escola, o autarca espera que se possam aproveitar as “boas ideias” apresentadas.

Um desfile (para ver no vídeo abaixo), declamação de poemas, uma representação histórica do “Milagre das Rosas”, a recriação de danças medievais e interpretação de músicas dos séculos XVI e XVII são alguns dos ingredientes deste arraial medieval, que conta ainda com Feira Solidária do Livro Usado, Feira dos Minerais, artesanato e jogos tradicionais. O arraial, que teve início pelas 17 horas, decorre até às 20 horas.