Banco de Portugal e DECO sensibilizam alunos da Secundária de Elvas para questões financeiras

O Banco de Portugal e a DECO promoveram esta manhã de quarta-feira, 29 de março, duas sessões dirigidas aos alunos do ensino secundário, em Elvas.

Questões como “poupança, importância de fazer a gestão do orçamento, bem como banca digital, meios de pagamento e evitar fraudes com pagamentos na internet” foram alguns dos temas abordados, nestas sessões, como revela Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da DECO Alentejo.

Helena Guerra acrescenta, que nesta altura em que muitos alunos do secundária, estão prestes a entrar numa nova fase da sua vida é importante que “façam uma boa gestão, não só dos recursos financeiros, mas também domésticos, como água, luz e telecomunicações, porque sabendo gerir esses recursos, o equilíbrio do orçamento é maior, ou seja, é ajudar e capacitar os alunos, para estas questões”.

A pensar nessas situações, a DECO, recorda Helena Guerra, tem disponível um guia do consumidor estudante, que serve “para ajudar os jovens, quando entram no ensino superior saibam o necessário, por exemplo, procura de casa, abertura de conta bancária e gestão do orçamento”.

A iniciativa inseriu-se na Semana Aberta que decorre na Secundária D. Sancho II, em Elvas até sexta-feira, 31 de março.