Lançados 100 balões e espetáculo em homenagem a Elsa Grilo

A vereadora na Câmara de Elvas, Elsa Grilo, falecida há sete anos, foi alvo de uma homenagem durante o dia deste domingo, 12 de março.

O programa de homenagem teve várias atividades: a colocação de um busto na Biblioteca com o seu nome; o lançamento de 100 balões na Praça da República; e um espetáculo no Cineteatro Municipal de Elvas.

Veja aqui a nossa fotorreportagem:

“O Elvas” recebeu a Taça de Campeão distrital

“O Elvas” recebeu esta tarde o Gavionenses na penúltima jornada do Campeonato distrital de Portalegre, tendo sido feita a entrega da taça aos campeões, ainda antes do início da partida, pela Associação de Futebol de Portalegre, com o seu presidente Daniel Pina, num gesto muito simpático, a dar o troféu ao antigo treinador do clube, Carlos Cardoso, que a entregou ao capitão de equipa, Luís Dias.

Daniel Pina durante a cerimónia de entrega da Taça de campeão disse à nossa reportagem que “considera  “O Elvas” um justo vencedor do campeonato”.

Também antes do início da partida, foi descerrada a placa que dá o nome de Carlos Cardoso ao balneário utilizado pelo “O Elvas” no Campo Patalino.

Cardoso foi o único treinador que conseguiu levar “O Elvas” à I Divisão e neste domingo foi homenageado pelos azul e ouro, tendo-lhe sido dada a oportunidade de dar o pontapé de partida no jogo “O Elvas”-Gavionenses.

Voz Amiga da Terrugem celebra 23 anos e apresenta novo álbum

O Grupo Voz Amiga da Terrugem comemorou na tarde deste domingo, 12 de março, os seus 23 anos de existência, com a apresentação do seu novo álbum, “Cantar de Novo”.

Este CD, o sexto do grupo, é composto por 12 temas e foi apresentado ao público no Centro Cultural da Terrugem, que teve oportunidade de cantar os parabéns ao Voz Amiga, no final da atuação.

O Grupo Voz Amiga da Terrugem foi fundado a 27 de fevereiro de 2000.

Seminário “Rega eficiente do olival” na quinta-feira na CERSUL

Foto ilustrativa

O seminário técnico “Rega eficiente do olival” vai decorrer na próxima quinta-feira, 16 de março, nas instalações da CERSUL, em Santa Eulália.

As intervenções dos oradores irão abordar as questões práticas da gestão racional da água na rega do olival, em função da monitorização das suas necessidades hídricas ao longo do ciclo cultural. O evento terminará com uma mesa redonda onde será apresentada e discutida, por representantes de várias entidades, a medida de apoio aos regantes prevista no PEPAC 23.27 designada por “Uso eficiente da água”.

O seminário é realizado no âmbito do projeto “GESCERTOLIVE – Apoio à gestão de olivais e à certificação de material vegetativo de variedades de oliveiras nacionais”, cofinanciado pelo programa Alentejo2020.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

Imagem de Elsa Grilo imortalizada com busto na Biblioteca de Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas foi, na tarde deste domingo, 12 de marco, pequena para todos aqueles que quiseram marcar presença na homenagem prestada à antiga vereadora da Câmara, Elsa Grilo, falecida a 7 de março de 2017, vítima de doença oncológica.

Para além da apresentação de um busto, a homenagem, na biblioteca, foi também feita com um momento musical, pela Academia de Música da cidade e a apresentação de um vídeo.

Em declarações à Rádio ELVAS, o autor do busto, o artista plástico João de Paula, explica que este trabalho de “realismo”, com recurso a plasticinas profissionais, foi “uma aventura”, uma vez que foi todo realizado com base em fotografias. Para se chegar ao resultado final, adianta o escultor, foram feitos três bustos, referentes a épocas diferentes da vida de Elsa Grilo.

Esta homenagem prosseguiu com o lançamento de balões na Praça da República e ainda um espetáculo de variedades no cineteatro municipal, com a participação de vários artistas locais.

 

Procissão dos Passos sai sem a Banda 14 de Janeiro

A procissão do Senhor Jesus dos Passos saiu na tarde deste domingo, 12 de março, às ruas do centro histórico de Elvas, mas, desta vez, sem o acompanhamento da Banda 14 de Janeiro.

Para esta situação, explica o padre Ricardo Lameira, contribuiu a falta de dinheiro da paróquia, sendo que, por cada procissão, a banda cobra 350 euros. “Neste tempo de Quaresma e da Páscoa, são quatro procissões, sendo que duas são organizadas pela Santa Casa da Misericórdia e as outras duas costumam ser a Paróquia da Sé a pagar”, explica.

“O dinheiro não cresce e quem vai à missa à Sé, sabe que a prática não é grande, logo não há dinheiro para pagar à banda filarmónica. Falando com o padre Jerónimo, decidiu-se que não se convidada a banda, porque não temos 700 euros para pagar”, adianta.

Ainda que, segundo diz, a banda estivesse à espera de participar na procissão, o pároco garante que não foi endereçado qualquer convite à filarmónica nesse sentido. Depois de se aperceber da situação, a Confraria do Senhor Jesus da Piedade, através do seu juíz, Carlos Damião, ainda se ofereceu para pagar à banda, mas a filarmónica, segundo Ricardo Lameira, já não terá conseguido reunir os músicos necessários para o efeito.

Já Vicente Grenho, presidente da Banda 14 de Janeiro, recordando que há mais de 40 anos consecutivos que a filarmónica acompanhava esta procissão, confirma que o convite, desta vez, não lhes chegou a ser feito pela paróquia. “Acabei por me manifestar e por querer saber a razão e foi-me dito que não havia dinheiro para que a banda pudesse acompanhar a procissão”, revela.

Vicente Grenho lamenta ainda que não tenha havido sequer uma conversa, não tendo dúvidas que, se assim tivesse sido, se teria chegado, certamente, “a bom porto”. Ainda assim, lembra que banda tem despesas. “Mas os músicos estavam tristíssimos e acho que, se tivesse havido uma conversa, tínhamos chegado a um consenso”, remata.

Esta procissão, que acontece sempre no terceiro domingo da Quaresma e que percorre todos os passos do centro histórico, sai ao mesmo tempo das Igrejas da Sé e do Salvador, encontrando-se na Rua da Carreira.

“O Elvas” perde por 3-1 no dia em que recebe a taça de campeão

“O Elvas” recebeu na tarde deste domingo, 12 de março, a taça de campeão distrital de futebol, em seniores, no Estádio Municipal de Elvas, momentos antes do início do último jogo, nesta prova, em casa, em que os azuis-e-ouro perderam por 3-1, frente ao Gavioneses.

A equipa de Gavião entrou melhor no jogo, ao marcar por André Santos aos 22 minutos, de grande penalidade. “O Elvas” igualou o marcador aos 32 por Pragana, mas aos 43 Carlos Cordeiro volta a colocar a equipa de Gavião na frente. O terceiro golo do Gavioneses foi marcado, aos 90+4 minutos, por Galocha.

Resultados da jornada: “”O Elvas”, 1 – Gavionenses, 3; e Mosteirense, 3 – Gafetense, 4. O Eléctrico folgou. Classificação: 1º “O Elvas”, 18 pontos; 2º Gafetense, 13 pontos; 3º Eléctrico, 11 pontos; 4º Gavionenses, 10 pontos; e 5º Mosteirense, 0 pontos. Na próxima jornada, no domingo dia 19, jogam Eléctrico – “O Elvas” e Gavionenses – Mosteirense, enquanto o Gafetense folga.

A entrega da taça aos campeões foi feita, ainda antes do início da partida, pelo presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Daniel Pina, que considera que “O Elvas” é um justo vencedor do campeonato.

Também antes do início da partida, foi descerrada a placa que dá, a um dos balneários do Campo Patalino, o nome de Carlos Cardoso, o único treinador que conseguiu levar “O Elvas” à I Divisão. Coube também ao mister dar o pontapé de partida neste encontro.

Festa do Teatro vai encher Montemor de espetáculos este mês

Ao longo deste mês a cidade de Montemor-o-Novo e as suas freguesias vão ser palco para um vasto leque de iniciativas, em termos de faixas etárias e de diferentes abordagens, para o público em geral, no âmbito da “Festa do Teatro”.

Henrique Lopes, vereador da Cultura e Arte, explica que esta festa é uma “terminologia”, que já tinha acontecido o ano passado e está de regresso para mais um ano com “se mobilizou e se transferiu para o mês de março, sendo que uma das razões é o dia do teatro se celebrar este mês e então março vai ter um bloco forte de teatro”.

Quanto ao objetivo da iniciativa, Henrique Lopes, conta que esta iniciativa “é cada vez mais direcionar esta vertente artística para o público, dar a conhecer a arte teatral e aquilo que é as produções de companhias de estruturas locais, como: o Espaço do Tempo, Oficinas do Convento, Alma d`Arame, Projeto Ruínas e Trimagisto. E depois estruturas mais amadoras, como: o Theatron e a Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor”.

Quanto à programação, a Festa do Teatro “vai ser diversificada e esquelética”, contando com vários espetáculos dedicados a esta vertente artística ao longo do mês. “No fundo o que é mais importante é dar escala e dinâmica à vertente artística fundamental que é o teatro. E às vezes se confunde com a vida. Este mês será cheio de iniciativas ligadas ao teatro e que vão proporcionar aos outros municípios e aos seus residentes uma visão daquilo que pode ser o teatro”, esclarece o vereador da Cultura e Arte da Câmara Municipal de Montemor.

“Esta iniciativa será uma desejável combinação entre as estruturas profissionais e estruturas amadoras e dentro deste mês também acontecem atividades numa perspetiva mais micro, ou seja, o Theatron tem um festival próprio que cita um contexto maior a própria Festa do Teatro, e acho que, tal como na vida, o teatro é algo dinâmico e interativo e é essa a perspetiva que temos para este mês, um espaço criativo e diversificado. E conta com a mobilização de espaços como: o Cineteatro Curvo Semedo, o Centro Juvenil, o Espaço do Tempo, a sede da Alma d`Arame, o Jardim Público, a Biblioteca Municipal Almeida Faria, a Sociedade Carlista, algumas ruas de Montemor e também se deslocam às Freguesias”, indica ainda Henrique Lopes relativamente a este mês da Festa do Teatro.

Com um vasto leque de espetáculos, a Festa do Teatro vai estar ao longo do mês a dinamizar o concelho de Montemor- o- Novo, entre a comédia, o drama, a farsa, o monólogo ou a tragédia, e outros géneros que no palco igualmente cabem.

MTA de Elvas está a recolher bens alimentares este fim de semana

O Movimento Teresiano de Apostolado (MTA) de Elvas  está aporceder, este fim de semana a uma recolha de produtos alimentares e outros bens essenciais, em dois supermercados da cidade.

A recolha será feita no Intermarché e Pingo Doce, este domingo até às 20 horas.

Os produtos recolhidos são posteriormente distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho, sendo que outros vão ser enviados para a Ucrânia.

A iniciativa solidária, sob o lema “Ajudar Quem Ajuda”, é desenvolvida pela MTA em parceria com o Colégio Luso-Britânico e a respetiva Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Homem de 20 anos detido em Avis por burla de MB Way

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Avis, deteve em flagrante, no passado dia 7 de março, um homem de 20 anos, por burla através da aplicação MB Way, no concelho de Avis.

No decurso de uma ação de patrulhamento, “os militares da Guarda abordaram um cidadão a utilizar de forma suspeita o telemóvel e uma caixa multibanco, já referenciada como local de levantamento de dinheiro resultante de burlas através da aplicação MBWay. No decurso das diligências policiais foi possível apurar que o suspeito estaria a tentar cometer uma burla e que no dia anterior havia burlado a vítima em 400 euros”, revela a GNR em comunicado

No seguimento da ação policial o telemóvel do suspeito foi apreendido.

O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Fronteira.

Pulseira eletrónica para homem detido em Portalegre por violência doméstica

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Portalegre, deteve, no passado dia 8 de março, um homem de 64 anos por violência doméstica, no concelho de Portalegre.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda “apuraram que o agressor exercia de forma continuada coação psicológica e agressões físicas contra a vítima, sua companheira de 53 anos de idade. No decorrer das diligências policiais os militares deram cumprimento a um mandado de detenção”, revela a GNR em comunicado

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Portalegre, onde lhe foi aplicada “a medida de coação de proibição de contacto com a vitima, controlado por pulseira eletrónica”.

José Pedro Veiga vence Maratona de Badajoz

José Pedro Veiga, atleta dada Associação de Jovens da Landeira, no concelho de Vendas Novas, venceu este domingo, 12 de março, a Maratona de Badajoz

Com um tempo de 2:20:09, o atleta de 32 anos assegurou um novo recorde, a nível do distrito de Évora.

Já no mês passado, José Pedro Veiga, de 32 anos, tinha conquistado o primeiro lugar na Meia-Maratona de Cascais.

“O Elvas” goleia Guarda por 10-0 no nacional de juvenis

Os sub-17 de “O Elvas” bateram o Guarda Unida por 10-0, na quarta jornada da Série D da fase de manutenção da II Divisão do campeonato nacional de juvenis. O desafio teve lugar no Campo Patalino do Estádio Municipal, ao fim da manhã deste domingo, 12 de março (fotografia ao lado).

Ao intervalo, a vantagem alentejana era de 4-0, com golos de Simão Tinoco (nos minutos 3, 23 e 40) e Manuel Batista (aos 45). No segundo tempo, os seis golos alentejanos tiveram as autorias de Rodrigo Silva (54), Bernardo Soares (70 e 79), Martim Canhão (72), Gonçalo Palmeiro (74) e Rafael Gaita (90).

Um facto insólito, neste desafio: a equipa beirã não touxe equipamentos para o Alentejo, pelo que teve de envergar um conjunto alternativo de “O Elvas”.

Em quatro jornadas, “O Elvas” tem seis pontos, com  duas vitórias, duas derrotas e 14-6 em golos. Na próxima jornada, a 1 de abril, os azuis-e-ouro jogam em Beja com o Despertar.

Feira da Beleza, Moda e Cosmética termina este domingo em Badajoz

Moda, Beleza e cosmética estão em destaque até ao final do dia de hoje, domingo, 12 de março, na Ifeba em Badajoz, no certame que vai já na sua 16ª edição.

O Centro de formação de estética e cabeleireiro de Badajoz, marca presença uma vez mais. Maria Morales diretora deste centro revela que é objetivo dar a conhecer o que os formandos, muitos portugueses, aprendem nesta academia, quer ao nível de maquilhagem, estética e cabeleireiro.

De Benidorm veio Albán para promover um novo produto para o cabelo, considera que a feira é ótima para promover o trabalho que desenvolvem.

Já Esther, da Sientete Ideal, de Badajoz está no certame para a promover “tratamentos de estética de última geração”, onde oferecem 80% de desconto em tratamentos corporais.

Feira de Moda, Beleza e Cosmética que termina hoje, na Ifeba, em Badajoz, depois de três dias de certame.

Mister Carlos Cardoso homenageado no dia que “O Elvas” levanta a taça de campeão

Em dia de festa para “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, em que a equipa sénior recebe da Associação de Futebol de Portalegre a taça de campeã distrital, o clube quis prestar este domingo, 12 de março, uma homenagem ao único treinador que conseguiu levar os azuis-e-ouro à I Divisão, o patamar mais elevado do futebol em Portugal: Carlos Cardoso.

Essa homenagem começou a ser prestada logo pela manhã, na sede do clube, num encontro do treinador com muitos amigos e seus antigos jogadores. Estava prevista também ser feita a apresentação da sua biografia, escrita por José Luís Tavares da Cruz.

O presidente de “O Elvas”, Paulo Canhão, assegurou que Carlos Cardoso é um homem que faz parte da história do clube, pelo que decidiram atribuir o seu nome a um dos balneários do clube, bem como permitir-lhe dar o pontapé de saída no jogo desta tarde, entre “O Elvas” e Gavionenses, no Estádio Municipal.

Quanto à conquista do campeonato, Paulo Canhão, apesar de se mostrar muito satisfeito, garantindo que a equipa fez uma época “fantástica”, lembra que ainda têm pela frente mais dois objetivos: ganhar a Taça e a Supertaça.

Durante estes últimos três anos, que foram de “desgaste”, e confessando que não tem intenção de se recandidatar ao cargo, Paulo Canhão explica que a atual direção procurou traçar um caminho para que “O Elvas” possa vir a alcançar “outros patamares”. Espera agora que em Assembleia-Geral, a decorrer ainda este mês, outras pessoas possam dar um passo em frente e apresentar-se a sufrágio.

Em declarações à Rádio ELVAS, o homenageado recordou a mítica viagem de comboio de Mangualde até Elvas, em 4 de maio de 1986, quando o clube alcançou, sob o seu comando, a I Divisão. “O comboio veio de Mangualde, fomos esperá-lo à estação e depois andaram comigo aos trambolhões até às muralhas”, lembra Carlos Cardoso, que, de Elvas, só guarda boas memórias, algumas delas também contadas nesta sua biografia.

Tendo treinado também o Vitória de Setúbal, o mister garante que foi em Elvas que foi “melhor tratado”. Quanto à atribuição do seu nome a um balneário de “O Elvas”, Carlos Cardoso manifesta também o seu agrado, até porque é no balneário que “se tomam as grandes decisões do futebol”.

Presente nesta sessão de homenagem esteve também José Eduardo Gonçalves, presidente de “O Elvas” na altura em que o clube alcançou aquele feito inédito, nos anos 80. “É uma alegria ter uma personagem como o Carlos Cardoso, o homem que foi o timoneiro de ‘O Elvas’, durante muitos anos e que levou Elvas ao patamar mais alto do futebol português”, recorda.

José Eduardo Gonçalves descreve Carlos Cardoso como um “treinador fantástico e humilde”, com quem aprendeu muito. Hoje, emocionados, ambos choraram “lágrimas de alegria”. Agora, o antigo presidente confessa que “não gostava de morrer” sem voltar a ver “O Elvas” na I Divisão. “É difícil, mas não é impossível”, remata.

“O Elvas” – Gavionenses esta tarde na Rádio ELVAS

Foto arquivo

A partida “O Elvas” – Gavionenses, da nona jornada do campeonato distrital de séniores, vai ser acompanhada em direto, com relato e reportagem, pela Rádio ELVAS. O jogo está marcado para as 15 horas e, 15 minutos antes, a Associação de Futebol de Portalegre entrega a taça do campeonato distrital de seniores e as medalhas aos azuis-e-ouro e o plantel recebe também as faixas de campeões.

Esta ronda do campeonato, com o Eléctrico a folgar, completa-se com o encontro Mosteirense – Gafetense, com a equipa de Gáfete a poder ainda chegar ao segundo lugar da classificação.

A nossa emissão desportiva decorre esta tarde, entre as 14.30 e as 18 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Procissão dos Passos decorre este domingo em Elvas

Foto arquivo

A tradicional Procissão do Senhor Jesus dos Passos, em Elvas, decorre este domingo, dia 12, pelas 16 horas.

A procissão sai ao mesmo tempo da Igreja da Sé e Igreja do Salvador, encontrando-se na Rua da Carreira.

O padre Ricardo Lameira explica que esta procissão “é penitencial e pretende que todos meditem na paixão de cristo”.

A procissão dos Passos está marcada para as 16 horas e percorre todos os passos do centro histórico de Elvas, terminando na Sé de Elvas.

Homenagem a Elsa Grilo este domingo em Elvas

Elsa Grilo, falecida em março de 2017, é recordada e homenageada hoje, domingo, dia 12 de março, por um grupo de elvenses, com um busto da antiga vereadora da Câmara de Elvas a ser instalado na Biblioteca Municipal, com o seu nome.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, um dos elementos desse grupo, lembra que a ideia desta homenagem surgiu há cerca de “seis, sete meses”, tendo sido, lançada uma petição pública para o financiamento do busto. “Contactámos o escultor, busto está feito e pago, e muito temos a agradecer a todos aqueles que deram donativos e que foram dos cinco aos 500 euros”, assegura.

A homenagem a Elsa Grilo tem início com uma missa, em sua memória, na Igreja de Santa Luzia, pelas 11.30 horas. Segue-se, às 15 horas, o descerramento do busto, acompanhado de um momento musical, pela Academia de Música de Elvas, e a projeção de um vídeo, na Biblioteca Municipal.

Pelas 16 horas, será feito o lançamento de balões na Praça da República. Às 16.30 horas, tem início um espetáculo de variedades no cineteatro municipal, que contará com a presença de mais de uma dezena de artistas e grupos locais. Vão estar em palco, onde será exibido também o vídeo de homenagem, os artistas Carlos Caracol, Fábio Brás (Buda-Fé), Jorge Goes, Luís Lourenço, Nelson Cardoso, Raquel Guerra, Rosa Maria Abrunheiro, Ricardo Ventura, Toy Faria, Olinda Moriano, Bunny Wonders, Gota D’Arte (Cristina Almeida) e Vanda Monteiro, assim como o Coral Públia Hortênsia de Castro e os XP Cover’s.

Elsa Grilo, natural do concelho de Redondo, recorda ainda Rondão Almeida, “abraçou Elvas” como se fosse a sua terra, sendo a grande responsável por hoje a cidade ser Património Mundial da Humanidade. “Aos 17 anos, começa a estudar. Acaba a sua licenciatura em História; faz duas pós-graduações, uma em Gestão Autárquica e outra na área cultural; desempenhou, durante cerca de 22 anos, os cargos de vereadora na Câmara Municipal e também chefe do meu gabinete”, lembra.

“Ela dedica-se de uma forma total ao concelho de Elvas e é a grande promotora de Elvas hoje ser classificada Património da Humanidade. Foi por tudo isso que, há cerca de 12 anos, a Câmara Municipal lhe atribuiu a Medalha de Ouro da Cidade de Elvas”, acrescenta Rondão Almeida.

O presidente diz ainda que compete agora à Câmara de Elvas “acompanhar, com alguma emoção e gratidão”, esta homenagem, que procura “perpetuar o nome de Elsa Grilo” na cidade.

Comércio e instituições de Campo Maior saem a ganhar com o PAS

Através do Programa de Apoio Social (PAS), a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, tem vindo a ajudar, quer o comércio local, quer várias instituições da vila.

O presidente da junta de freguesia, Hugo Milton, assegurando que o comércio local precisa de ser apoiado, dando-se, com este programa, resposta “a quatro ou cinco” instituições, elogia o trabalho, a este nível, feito pelos anteriores executivos: “foi um projeto lançado pelos antigos elementos do outro executivo, que acho que foi muito concebido, e no qual eu me tenho debruçado, por achar que o comércio tem de ser apoiado”.

A CURPI, o ATL Arco-Íris, o Convento, a Santa Casa da Misericórida e a Loja Social são as insituições que beneficiam deste programa. “Chegamos, mês a mês, junto destas instiuições, para perguntar quais as necessidades maiores, naquele momento. Procuramos saber as suas carências e, através das carências que têm naquele mês, vamos ao nosso comércio local procurar ajudá-los também, comprando o material necessário para essas instituições”, explica Hugo Milton, que não esconde que o seu “foco” e a base da sua candidatura à Junta de Freguesia da Expectação reside, precisamente, “nos idosos e nos mais novos”.

O PAS resulta de uma cooperação entre as três juntas de freguesia do concelho de Campo Maior, com o objetivo de contribuir com diversos tipos de bens para instituições de cariz social.

“Somos Capoeira” reúne praticantes da modalidade em Campo Maior

O pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior acolhe, ao longo deste fim de semana, o evento desportivo “Somos Capoeira”, que decorre em simultâneo em Badajoz e que reúne mais de 120 praticantes deste desporto de todo o mundo.

Ontem, o presidente do Município, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha marcaram presença no evento.

Luís Rosinha, dirigindo-se aos presentes, saudou o Mestre Mihail, responsável pela introdução da capoeira em Campo Maior, e deu as boas vindas a todos aqueles que por estes dias visitam o concelho no âmbito do “Somos Capoeira”.

O autarca destacou o espírito de amizade e companheirismo que se vive entre os praticantes e desejou que o número de alunos nas aulas que decorrem semanalmente no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova possa crescer nos próximos tempos.

Até final do dia de hoje, domingo, são muitas as atividades relacionadas com a Capoeira, entre workshops, seminários e momentos de roda aberta, com a participação de vários mestres desta disciplina que transmitem os seus conhecimentos a atletas de todas as idades.

Fonte: Município de Campo Maior

“Monólogos da Vagina” apresentados em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior foi ontem, 11 de março, palco do espetáculo “Monólogos da Vagina”, mais uma produção inserida na programação da iniciativa “Março, Mês do Teatro”.

Composta por vários pequenos textos/monólogos, a peça, que junta em palco Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes, aborda vários assuntos que mostram a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade.

“Monólogos da Vagina” são histórias reais, cruas e divertidas, que desvendam um pouco mais do desconcertante universo feminino.

Fonte: Município de Campo Maior

“O Elvas” recebe este domingo a taça de campeão distrital

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos vai receber hoje, domingo, 12 de março, por parte da Associação de Futebol de Portalegre a taça do campeonato distrital de seniores e as medalhas, sendo que os jogadores recebem também as faixas de campeões.

O presidente do clube, Paulo Canhão, apela aos sócios e adeptos para que “marquem presença, em massa, neste momento importante para o clube, porque os jogadores e a equipa técnica merecem”.

O momento da entrega da taça está marcado para as 14.45 horas deste domingo, antes do início da partida frente ao Gavionenses.

Segunda jornada do Torneio da Malha disputada em Santa Eulália

Os terrenos anexos ao Campo de Jogos Picão Caldeira, em Santa Eulália, acolheram na tarde de ontem, sábado, 11 de março, mais uma jornada do 27° Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”.

Foi a segunda contagem da competição organizada pelo Município de Elvas, que se estende até ao feriado nacional de 25 de abril e com passagem por todas as freguesias do concelho.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou o Município de Elvas em Santa Eulália, numa jornada desportiva e de convívio que contou também com as presenças dos presidentes da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Ana Sofia Alves, de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, e de São Vicente e Ventosa, João Charruadas.

A terceira jornada do Torneio Concelhio da Malha está agendada para o próximo sábado, dia 18, em Barbacena.

Fonte: Município de Elvas

Já há vencedora do Festival da Canção

Mimicat, nome artístico de Marisa Mena, uma artista independente, venceu o Festival da Canção e vai representar Portugal na Eurovisão, em Liverpool, entre os dias 9 e 13 de maio.

A artista, que participou através da candidatura de livre submissão, ganhou com “Ai Coração”.

Foi a primeira vez que alguém ganhou o festival de música com uma candidatura independente.

Mimicat recebeu o prémio das mãos de MARO, a vencedora da edição do ano passado.