Futsal: juvenis da ACD Belhó e Raposeira levantam a taça de campeões distritais

A equipa de juvenis da Associação Cultural e Desportiva (ACD) da Belhó e Raposeira, vencedora do campeonato distrital de futsal, recebeu na manhã deste sábado, 11 de março, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas a taça e as medalhas da Associação de Futebol de Portalegre (AFP).

O clube quis também distinguir todos os atletas e staff técnico com a entrega de faixas de campeões, numa sessão que contou com as participações, para além do presidente da AFP, Daniel Pina, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, do vereador Hermenegildo Rodrigues, do presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, e do presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho.

Lembrando que o projeto do futsal da Belhó e Raposeira foi retomado muito recentemente, o treinador e presidente da coletividade, Vítor Barreto, revela-se muito feliz e orgulhoso por, logo no primeiro ano, e juntando o “útil ao agradável”, esta equipa de formação ter conquistado o campeonato distrital.

“Tivemos a sorte e a qualidade de sermos campeões, mas o nosso primeiro objetivo é sempre tentar formar homens e ajudar no crescimento deles enquanto seres humanos e atletas”, assegura Vítor Barreto, adiantando que, já na próxima época, a coletividade pretende ter “mais duas ou três equipas”, a juntar às atuais, de juvenis, seniores e feminina.

Já o presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Daniel Pina, que se diz “muito feliz” pela Belhó e Raposeira ter feito a aposta numa equipa de formação, assegura que a modalidade está “em crescimento” no distrito. Depois desta vitória, Daniel Pina não tem dúvidas que, em Elvas, “mais meninos que gostam de futsal vão querer jogar futsal” e, com isso, fazer crescer a ACD Belhó e Raposeira.

Recordando o trabalho “de excelência” que Vítor Barreto tem vindo a desenvolver, ao longo dos anos, em Elvas, em prol do futsal, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, garante que esta conquista do campeonato se deve, sobretudo, aos dirigentes da ACD Belhó e Raposeira, técnicos, atletas e encarregados de educação. Por outro lado, diz ainda, estas vitórias só são possíveis devido ao investimento realizado pela autarquia, há largos anos, nas infraestruturas desportivas do concelho.

Também o vereador do Desporto, Hermenegildo Rodrigues, que se revela “muito orgulhoso” desta conquista, bem como de todas aquelas que os clubes do concelho têm vindo a alcançar, assegura que estas vitórias são “o reflexo de um trabalho feito em várias áreas”.

Depois da distinção, os juvenis da ACD Belhó e Raposeira defrontaram, num jogo amigável, uma equipa da seleção distrital.

Na mesma ocasião, foi ainda assinado o protocolo de colaboração entre a AFP e a associação de Elvas, no âmbito do Fundo “Crescer 2024”, para a atribuição de 17 mil euros, valor que servirá para a coletividade adquirir uma carrinha para transportar os atletas.