Judo do CRP da Boa-Fé este fim de semana no Campeonato Nacional de juniores

Quatro, dos cerca de 50 atletas que praticam judo no Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé, vão participar no Campeonato Nacional de juniores que decorre amanhã, 11 de março, em Coimbra.

Estivemos nesta coletividade a acompanhar um dos treinos, para saber de que forma os atletas se prepararam para este campeonato, e também o que é que o judo representa nas suas vidas.

Rosa Costa, treinadora de judo, sente “um enorme orgulho” por estes atletas, porque segundo diz “é um trabalho de equipa e estes atletas retomaram a competição no ano passado e têm vindo a ter bons resultados, sendo objetivo aumentar o número de participações e, naturalmente, que é um orgulho enorme, eles estão confiantes, estão a treinar muito e requer muito trabalho e muito esforço por parte dos atletas”.

Para a treinadora este é um “desporto aberto e quando vamos para um combate não sabemos o que vai acontecer e que exige muito treino, à base de tática, concentração e automatismo, ao nível dos contra ataques”.

Catarina Costa, cinturão castanho, é uma das atletas que representam o CRP da Boa-Fé, neste campeonato nacional, e revela que “o judo é uma modalidade especial e diferente das outras porque não é previsível, acho que é um desporto mesmo especial, é preciso garra e competição”. A atleta considera que a equipa “está forte” e já recuperou o tempo perdido, durante a pandemia e garante que no campeonato vai dar o seu melhor.

Já Daniel Mardari, há três anos que pratica judo e desde que começou que se sente “mais forte fisicamente e psicologicamente o que considero muito bom e o judo diferencia-se muito das outras”. Daniel demonstra-se “otimista” com o campeonato de amanhã e “orgulhoso” por participar.

Miguel Abreu é outro dos atletas a participar neste campeonato e considera que o judo já faz parte da sua vida e dá “conforto e confiança”. Este atleta está “muito contente” por participar no campeonato, para o qual trabalhou muito e, para si, o mais importante “é a experiência”.

Luís Nascimento retomou a modalidade de judo há pouco tempo, depois de ter praticado quando era ainda criança e considera que este “é um grupo onde reina o companheirismo, que é o mais importante”. Sobre o campeonato, no qual vai representar o CRP da Boa-Fé, Luís revela que é a primeira vez que vai participar, sendo esta “uma nova experiência”, para a qual está ansioso, mas “o mais importante é mesmo a experiência”.

Quatro atletas do CRP da Boa-Fé que participam amanhã, no Campeonato Nacional de Juniores, em Coimbra, onde vão representar não só o clube, mas também a cidade de Elvas. A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo: