Aluno da EHT de Portalegre vence concurso nacional de barismo

Leonardo Jesus, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre, venceu a categoria de barismo no Interescolas 2023, concurso nacional na área do turismo.

Nesta edição, que se realizou na cidade do Porto, o aluno foi quem mais se destacou na sua área e em outubro será o representante de Portugal na final europeia que, este ano, se realiza na Letónia.

O concurso nacional de estudantes de turismo, uma iniciativa das Escolas de Turismo de Portugal, realizou-se, este ano, no Porto, entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Com 12 categorias a concurso, foram mais de 100 os alunos da rede de escolas que participaram no desafio. A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre fez-se representar com 11 alunos, naquela que foi uma das maiores comitivas de sempre do Alentejo no Interescolas.

Ao longo da competição, os alunos da EHT de Portalegre deram o seu melhor e procuraram vencer as respetivas categorias. No final, Leonardo Jesus foi quem se saiu melhor e assegurou o primeiro lugar em barismo, uma categoria onde Portalegre se tem destacado nos últimos anos.

Para o aluno do curso de Gestão de Restauração e Bebidas, participar foi muito importante. No final, não escondeu o orgulho: “é, e será sempre, uma honra representar a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Agradeço e endereço, também, os meus parabéns aos meus formadores e amigos, três senhores por quem tenho um enorme respeito. Tento, diariamente, espelhar-me no trabalho que fazem, os chefs Ricardo Dias, Pedro Marmelo e o Benvindo Pires”.

Águas Públicas do Alentejo lança concurso de Artesanato “Água e Alentejo”

A Águas Públicas do Alentejo, S.A (AgdA), no âmbito das suas responsabilidades de promoção do desenvolvimento do território, de sensibilização para o valor da água e de responsabilidade, promove o Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”.

A iniciativa resulta de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Turismo do Alentejo, E.R.T. e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública no Alentejo.

A AgdA realizou esta segunda-feira, 27 de fevereiro, a cerimónia de lançamento do Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”, no Centro UNESCO, em Beja, contando com a presença de representantes das entidades parceiras. Foi exposto que, o objetivo deste concurso é incentivar a produção de artesanato, distinguindo os artesãos, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, bem como a sua capacidade estética.

O concurso envolve a criação de uma peça artesanal de valor artístico e ou utilitário, que deve evidenciar valor cultural e social, relacionando a água e o território do Alentejo. A peça pode integrar a valorização de resíduos, subprodutos e a reciclagem de materiais.

O concurso é aberto a qualquer pessoa ou conjunto de pessoas, para o caso de autoria partilhada, ou por qualquer entidade ou conjunto de entidades. As inscrições ocorrem entre 27 de fevereiro a 30 de junho e exigem a entrega da peça e do formulário disponível no site da AgdA, devidamente preenchido, na Sede da empresa, em Beja.

A cada uma das peças selecionadas pelo Júri do Concurso será atribuído um prémio pecuniário repartido entre o primeiro e décimo lugar, sendo o primeiro prémio no valor de 1 500 euros.

O anúncio dos vencedores do concurso será divulgado publicamente nos canais de comunicação da AgdA, designadamente no site www.agda.pt, como por comunicação eletrónica.

Missão Cascas Solidárias já entregou donativos às IPSS

A segunda fase da campanha Missão Cascas Solidárias chegou ao fim este mês. Este é um projeto-piloto de compostagem desenvolvido pela Gesamb-EIM em parceria com 12 municípios do distrito de Évora. Os donativos desta campanha já foram entregues às três IPSS´s: ASCTE, CERCIESTREMOZ e CERCIMOR.

“A missão cascas solitárias surge após este panorama nacional, dado as obrigações legais para a separação ou reciclagem na origem dos biorresíduos, a missão surge então neste âmbito, para tentar corresponder e acompanhar as metas que temos a cumprir, do desvio deste tipo de resíduos”, explica Joana Bonacho da gestão de projetos da maismomentos, sobre o objetivo da campanha.

Para além de a população beneficiar o meio ambiente, em aderir a esta campanha, também está a ajudar as IPSS´s,  tendo em conta que o “mote foi aliar esta campanha à solidariedade social, ou seja, as pessoas para além de estarem a contribuir para o benefício ambiental, para o cumprimento das metas europeias e nacionais, podem também ter a hipótese de ajudar os IPSS´s apenas com o seu lixo, isto é, apenas em depositar os seus biorresíduos também estão apoiar nesta verba”, como esclarece Joana Bonacho.

“Esta verba foi calculada com base no desvio que foi feito ao longo do último ano de biorresíduos do lixo indiferenciado, ou seja, estes biorresíduos não foram para o aterro, foram tratados localmente, deram origem a composto e agora vai servir como fertilizante”, como explica ainda Joana Bonacho sobre os efeitos dos biorresíduos.

Em termos de resultados globais Joana Bonacho indica que “a compostagem comunitária ficou com a taxa de adesão de 89%, ou seja, mais de 3 300 utilizadores estão a colocar os seus resíduos nas ilhas de compostagem”. “Entregamos também mais de 1 140 compostores domésticos, nesta vertente as pessoas também estão a contribuir para as IPSS´s. Nós também capacitamos os 12 municípios”, revela também Joana Bonacho.

Esta obrigatoriedade estava em princípio a cargo dos SGRU. No entanto, a lei alterou e esta lei passou a fazer parte do domínio dos municípios. Neste sentido, os municípios, individualmente, vão dar continuidade à Missão Cascas Solitárias.

A campanha Missão Cascas Solitárias foi lançada em 2021, tendo o seu maior desenvolvimento “em fevereiro de 2022, com uma segunda fase, que foi no lançamento da componente da compostagem comunitária, com a instalação das 28 ilhas de compostagem, com ações de sensibilização de proximidade, com promotores locais”, como conta Joana Bonacho.

Dos 14 municípios do distrito de Évora, 12 participaram no projeto desenvolvido pela Gesamb, sendo eles: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

No passado dia 16 de fevereiro, foram entregues apoios monetários às três instituições de solidariedade social beneficiárias, Associação Sociocultural e Terapêutica de Évora, CERCIESTREMOZ e CERCIMOR. O valor atribuído a cada uma das IPSS foi de 4 mil euros. Este contributo foi possível através da participação de 2 500 famílias aderentes e um total de 7 200 cidadãos que já reciclam os seus resíduos orgânicos.

Assembleia Municipal de Borba elegeu nova Mesa

Na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Borba, realizada este sábado, 25 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, elegeu-se uma nova composição da mesa na sequência do acordo de rotatividade estabelecido entre os eleitos da CDU, PSD e PS.

Maria João Lopes (PSD) é agora a presidente da Assembleia Municipal de Borba, Agnelo Baltazar (PS) é o 1º Secretário e Jorge Pinto (CDU) o 2º Secretário.

Na sequência do ato eleitoral realizado em 2021, e durante os primeiros 16 meses do mandato foi Jorge Pinto (CDU) a presidir à Assembleia Municipal, com Maria João Lopes (PSD) como 1.ª Secretária e Agnelo Baltazar (PS) como 2.º Secretário.

GNR efetua dez detenções numa semana

Dez pessoas foram detidas em flagrante delito pelo Comando Territorial de Portalegre, da GNR, entre os dias 20 e 26 deste mês, sendo cinco por crimes contra a propriedade industrial; três por condução sob o efeito do álcool e dois por condução sem habilitação legal.

No mesmo período foram também apreendidos 578 artigos contrafeitos.

Ao nível da fiscalização de trânsito, a GNR detetou 168 infrações, das quais 11 por excesso de velocidade, nove relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; nove relacionadas com pneumáticos; sete por falta de inspeção periódica obrigatória; e cinco por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

Registaram-se também 11 acidentes de viação dos quais resultaram nove feridos leves.

Oito autos de contraordenação foram levantados pela GNR, relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Relativamente a ações de sensibilização a GNR realizou 27 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 440 idosos; 21 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 186 comerciantes; e 11 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 247 pessoas da comunidade escolar.

PSP: 2 detenções e 3 acidentes na semana passada no distrito

O Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 20 e 26 de fevereiro, deteve dois homens com idades compreendidas entre os 20 e os 47 anos: um por desobediência e outro por cumprimento de mandado de detenção, emitido pelas autoridades judiciárias competentes.

No mesmo período, a PSP registou três acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

A PSP realizou ainda dez operações de fiscalização rodoviária, com 410 veículos controlados e 18 autos de notícia por contraordenação levantados: 12 por falta de inspeção periódica obrigatória, quatro por excesso de velocidade durante a condução e duas por falta de seguro obrigatório da viatura.

Foram ainda levadas a cabo cinco operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; uma ação de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo; uma ação de fiscalização no âmbito dos estabelecimentos comerciais; duas ações de fiscalização no âmbito da segurança privada; e duas ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais.

Judo: atletas do CRP da Boa-Fé no Campeonato Nacional de Juniores

Os atletas de judo do Centro de Recreio Popular da Boa Fé participaram este sábado, 25 de fevereiro, na Fase de Apuramento Regional para o Campeonato Nacional de Juniores, que decorreu em Alcains.

A classificação dos atletas foi a seguinte: em primeiro lugar (57 Kg) ficou Catarina Costa, já Miguel Abreu (60 kg), Daniel Mardari (66 kg) e Luís Nascimento (73Kg) ficaram em segundo lugar do seu escalão.

O Campeonato Nacional de Juniores vai decorrer no dia 11 de março, em Coimbra.

Higino Maroto mantém-se na coordenação da comissão distrital do BE

A nova Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda (BE) de Portalegre tomou posse no passado dia 18 de fevereiro, após as eleições de dia 11.

O coordenador, nomeado pelo secretariado, é Higino Maroto, que mantém essas funções. Para além de Higino Maroto, integram o secretariado José Carlos Soares e Tiago Monteiro Amaro.

A Comissão Coordenadora Distrital do BE é composta, em termos efetivos, por Higino Maroto, José Carlos Soares, Márcia Cruz, Rui Jorge Sousa, David Bizarro, Daniela Sande Lopes e Tiago Monteiro Amaro.

Os suplentes são João Luís Mourato Varela, Hugo Freire dos Reis Ferreira, Ana Maria de Oliveira Vinagre, Manuel António Azeitão Rebelo, José Luís da Fonseca Monteiro, Mariana de Lurdes Reguina Faria, António Maria Ramos Ricardo.

“Para além da escolha dos responsáveis de organização interna, foi decidido manter os grupos de trabalho: Ambiente e ecologia; Trabalho e sindical; Autarquias; Questões Sociais; e Juventude”, revela ainda o partido em comunicado.

Miguel Minas reeleito presidente da Casa Benfica de Campo Maior

A Casa Benfica em Campo Maior, a número 1 no mundo, foi a eleições no passado sábado, 25 de fevereiro.

A sufrágio apresentou-se uma lista única, liderada por Miguel Minas, que se mantém no cargo de presidente da coletividades no triénio 2023/2026.

Esta lista única foi eleita pela unanimidade dos 111 votos expressos no ato eleitoral.

Alandroal: peixe do rio é protagonista de festival e vai ter direito a uma academia

O peixe do rio vai ser o grande protagonista de um festival, que envolve um vasto leque de atividades e que vai muito para além da sua comercialização nos restaurantes de Alandroal, de 3 a 12 de março.

Na apresentação do evento, na manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro, à comunicação social, no Fórum Cultural e Transfronteiriço, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, defendeu que a venda desta iguaria nos restaurantes “continua a ser fundamental”, mas é igualmente importante “envolver toda a comunidade local, as escolas”, em torno do peixe do rio e do que ele representa para o concelho e a região.

Esta passagem de mostra gastronómica para festival, diz ainda, encontra-se em fase de “processo”, até porque “não se muda tudo de um dia para o outro”. “A ideia é que, ao fazermos um festival, garantimos que há uma altura do ano em que pode haver uma procura adicional, porque vão encontrar as propostas de peixe do rio, mas queremos que o peixe vá passando para as ementas dos restaurantes, ao longo do ano, também em função da sazonalidade e da disponibilidade de cada um dos peixes”, adianta.

A pensar na dinamização do concelho, em torno do peixe do rio, a Câmara de Alandroal está já a preparar uma candidatura a fundos comunitários para ter uma academia dedicada a esta iguaria. “Estamos a preparar o projeto, mas a ideia é ter um espaço que, ao longo do ano, seja um espaço de investigação, exploração e apresentação, para que, quem venha ao Alandroal, e que queira saber mais sobre um pouco toda esta cultura do peixe do rio, tenha esse espaço onde possa encontrar informação e onde possa aprender”, explica.

Num espaço que se quer de partilha, com a intervenção de vários chefs ao longo do ano, com esta academia, diz ainda João Grilo, pretende-se salvaguardar a tradição. “Temos de a guardar e colocar à disposição de quem a quer conhecer”, acrescenta.  O investimento a fazer nesta academia rondará os 300 mil euros.

Para o chef José Júlio Vintém, que esteve hoje a cozinhar peixe do rio, com recurso a alguns utensílios de origem asiática, o festival, antes mostra gastronómica, torna o evento “mais forte”. Defensor da “sazonalidade do produto”, o chef, ainda assim, garante que, com o projeto da academia pretende-se, entre outros, “ensinar as pessoas a comer peixe do rio o ano inteiro”.

Durante mais de uma semana, no decorrer do festival, haverá um conjunto de atividades culturais e desportivas, e ainda uma feira de atividades económicas, associados à venda do peixe do rio nos restaurantes do concelho. Entretanto, está já a ser preparado um roteiro do peixe do rio, bem como um livro sobre o tema, que será escrito pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Alandroal.

Ponte de Sor: pulseira eletrónica para homem detido por violência doméstica

Um homem de 52 anos, foi detido na passada quarta-feira, 22 de fevereiro, por violência doméstica, no concelho de Ponte de Sor, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Ponte de Sor.

No âmbito de uma denúncia por violência doméstica, os militares da Guarda “deslocaram-se ao local onde apuraram que a vítima, uma mulher de 44 anos, sofria de violência psicológica por parte do seu companheiro de 52 anos. Durante a ação policial, e já na presença dos militares, o agressor continuou com o seu comportamento, infligindo agressões psicológicas, motivos que levaram à sua detenção em flagrante”, revela a GNR em comunicado.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Ponte de Sor, no dia seguinte à detenção, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos com a vítima e testemunhas no processo, por qualquer forma ou meio, proibição de frequência de locais que a vítima frequente e proibição de se aproximar da vítima, controlado por pulseira eletrónica.

Atletas da AD Ialbax conquistam pódios no Cross de Valdelacalzada en Flor

Margarida Araújo e Jorge Martins, ateltas da Associação Desportiva Ialbax, participaram no Cross de Valdelacalzada en Flor, na distância de 10 quilómetros, alcançando ambos o terceiro lugar, no pódio dos respetivos escalões.

Os atletas Sérgio Cacheirinha, Ana Frescata e Pedro Afonso também participaram nesta prova.

Já na Meia Maratona de Valdelacalzada en Flor, Paulo Araújo concluiu a sua 93ª meia maratona, ficando assim cada vez mais perto de atingir a participação em 100 meias maratonas.

Município de Elvas aprova conjunto de eventos para este ano

A Câmara Municipal de Elvas aprovou em sessão do executivo, realizada a 22 de fevereiro, um conjunto de eventos que já fazem parte da programação cultural do concelho.

Assim, foi aprovado, por unanimidade, a realização do XV Festival Medieval de Elvas, entre os dias 6 e 9 de julho, nas artérias do Centro Histórico da cidade, com uma programação diversificada e alusiva à época.

Aprovada a realização da 8ª edição do ArtJazz Festival, no Cineteatro Municipal de Elvas, de 27 a 29 de abril, com os concertos a ter início pelas 21.30 horas.

A realização do 27º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, de 4 de março a 25 de abril, com jornadas nas freguesias do concelho, e em parceria com a Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa.

O Castelo de Elvas vai acolher, de 24 de março a 9 de abril, a exposição “Duarte D’Armas – do cálamo ao drone”, e cuja abertura contará com uma conferência pelo Dr. Santiago Macias.

Os eleitos aprovaram a adenda ao protocolo realizado com a Associação dos Amigos de Vila Fernando.

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas vai levar a todas as freguesias do concelho o projeto “Arte Fora de Portas”, com o objetivo de dar a conhecer o museu e a arte contemporânea, de março a novembro deste ano.

Os eleitos tomaram conhecimento da decisão Final de Aprovação do 1º Pedido de Alteração ao Projeto 181.531 “(Re) Arborização e Beneficiação de Espaços Verdes na Cidade de Elvas”, da decisão de aprovação da 5º reprogramação da operação ALT20-06-4842-FEDER-000180- Ampliação do Complexo Social da Boa-fé, da aprovação da 5ª reprogramação da operação ALT20-02-5673-FEDER-000058 – Escola E.B. 2, 3 de Santa Luzia, do apoio da Câmara Municipal de Elvas à candidatura do Projeto “RADENA” – ratificar, e da aprovação da candidatura e contrato de financiamento do Programa RecolhaBio.

Aprovada a proposta de alteração do mapa de pessoal para 2023, com a inclusão de três postos de trabalho para motoristas de pesados; e a revisão orçamental nº1, que vão agora ser enviadas á Assembleia Municipal de Elvas.

Aprovada a proposta de participação na Festa e Feira de Nanterre, em França, assim como a realização, em Elvas, do evento nacional Portugal a Dançar.

Os eleitos aprovaram ainda a realização da fase intermunicipal, de cariz distrital, do 16.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), em Elvas, a 30 de março.

Aprovadas as cedências seguintes:
– Cedência do Cineteatro Municipal para o XXV Festival Internacional de Teatro de Elvas, a realizar entre 24 e 30 de março;
– do Centro de Negócios Transfronteiriço à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, para a realização do Torneio Dr. João Bugio;
– do Centro de Negócios Transfronteiriço para a realização do jantar e baile de finalistas da Escola Secundária D. Sancho II, no dia 7 de junho;
– do Cine-Teatro Municipal para a realização de um espetáculo solidário, que foi ratificada;
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização de espetáculo musical, de tributo aos Queen;
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização do evento Badajoz Throwdown 2023, a realizar em novembro;
– do Forte da Graça para visita gratuita;
– do Estádio Municipal de Elvas à Associação Desportiva do “Mundialito” de futebol juvenil,
– do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas n.1 de Elvas, para a realização de uma Feira Medieval;
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização da Festa Ibérica Uniberland;
– de transporte para “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos.

Atribuídos apoios ao Clube de Futebol “Os Elvenses”, Associação Aboim Jovem, SIR – Sociedade Instrução e Recreio, Associação de Trabalhadores da CME, e APPACDM de Elvas.

Francisco Vinagre eleito presidente da JSD de Elvas

Francisco Vinagre foi eleito presidente da comissão concelhia da Juventude Social Democrata (JSD) de Elvas, no sábado, dia 25 de fevereiro.

A lista, encabeçada por Francisco Vinagre, foi a única que se apresentou a sufrágio, tendo sido eleita com 12 votos a favor.

Para além do presidente Francisco Vinagre, a Comissão concelhia é composta por Afonso Rita como vice-presidente, Simão Fonseca como secretário-feral e Teresa Sardinha e Pedro Leal assumem funções de vogais.

Já a Mesa da Assembleia é composta por Diogo Reis como presidente, Leonor Abreu é vice-presidente e Madalena Rodrigues secretária da mesa.

De recordar que a JSD, em Elvas, estava inativa há mais de 16 anos anos. As eleições decorreram na sede do PSD de Elvas, na Rua da Feira.

Primeiro censo nacional de coruja-das-torres no “Ambiente em FM”

O Laboratório de ornitologia da Universidade de Évora e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançaram o primeiro censo nacional de coruja-das-torres, que decorre até junho, no âmbito de um projeto da Comissão Europeia de “Ciência para todos: sustentabilidade e inclusão”.

A coruja-das-torres é uma das sete aves de rapina noturnas que existem em Portugal. Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM” José Janela, da Quercus, revela que este primeiro censo tem como objetivo “conhecer com mais detalhe o estado de conservação desta espécie. Por viver tão próxima das pessoas, todos podemos ajudar a encontrá-la para conhecermos melhor a sua distribuição e sabermos aproximadamente quantas corujas-das-torres existem em todo o país”.

Quem quiser participar no censo pode consultar aqui toda a informação e responder ao inquérito existente sobre a observação da coruja-das-torres.

O primeiro Censo Nacional de coruja-das-torres é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Atletas do CEN competiram em prova de pista ao ar livre

O Clube Elvense de Natação (CEN), participou este sábado, 25 de fevereiro, na modalidade de atletismo, numa prova de competição de pista ao ar livre.

Esta prova, integrada e organizada pelo Centro Vicentino da Serra, com o apoio da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre visava proporcionar aos atletas filiados na Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) um momento de competição, apurando o melhor atleta no conjunto das provas do Torneio de Pista do CVSP escalão e sexo, bem como apurar o melhor Clube no conjunto de todas as classificações obtidas

O CEN levou a competição, dois atletas novos Jorge Santos (veterano) e João Muñoz (sénior). Para além destes competiram também Mariana Santos, nos 60 metros do escalão Benjamins A Femininos, tendo ficado em segundo lugar na série (Sub-10 e Sub-12); Diego Tavares, também nos 60 metros de Benjamins A Masculinos, ficou em quarto lugar 4º Classificado na série (Sub-10 e Sub-12). Já Bernardo de Deus nos 60 m Benjamins B Masculinos foi segundo classificado na série (Sub-10 e Sub-12); Martim Rosário venceu nos 60 m Benjamins B Masculinos, na série (Sub-10 e Sub-12); Joana Cardoso, nos 300 m Juvenis Femininos foi a segunda classificada; Santiago Carvalho – 3000 m Juvenis Masculinos também ficou em segundo lugar; João Muñóz – 3000 m Sénior Masculino ficou em quarto lugar; Hugo Tavares no lançamento do Dardo Veteranos Masculino alcançou o segundo lugar e Jorge Santos, nos 400 m e 3000 metros Veterano Masculino ficou em primeiro e quarto lugar, respetivamente.

José Sádio: comemorações dos 100 anos do Teatro Bernadim Ribeiro “ficam na história”

As comemorações do Centenário do Teatro Bernardim Ribeiro terminaram este sábado, 25 de fevereiro, em Estremoz, depois de o município ter promovido neste espaço cultural, 44 espetáculos, que contaram com cerca de 10 mil espetadores.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, faz um balanço “extremamente positivo” destas comemorações, afirmando que excederam “o que esperávamos e sinto que estivemos à altura daquilo que se exigia para esta efeméride, que é celebrar os 100 anos de uma joia, como é o caso do Teatro Bernardim Ribeiro, e seguramente é um ano que ficará na história e certamente daqui por 100 anos estarão cá outros para celebrar mais um centenário”.

Na ocasião foi apresentado o vídeo das comemorações que decorreram durante um ano. O presidente revela que este “foi um ano de excelência, em que tivemos mais de quatro dezenas de eventos, no teatro e fora do teatro, eventos de extrema qualidade em que promovemos a cultura, o nosso concelho e em que mostramos aos estremocenses e ao país que este teatro é um espaço único, emblemático, que tem que ser mantido e preservado e que tem de ter uma programação fortíssima, e este é um projeto que vai totalmente nesse sentido”.

O presidente acrescenta que esta foi uma forma de atrair os mais jovens, não só para este espaço, mas também para os despertar para a cultura. “Pretendemos criar públicos, a estimular o gosto pela cultura e pela arte, agora encerramos este evento com a atuação da Orquestra Juvenil de Estremoz, e não foi por acaso. Queremos simbolizar o futuro, temos aqui jovens, o espaço, os atores, temos a vontade, o plano, e queremos que os nossos jovens cresçam com qualidade de vida e ganhem e cultivem o gosto pela cultura, porque a cultura é o motor de desenvolvimento de qualquer país e de qualquer região.”

Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, que recebeu a cerimónia de encerramento do Centenário deste espaço emblemático.

Festa de “O Elvas” no relvado de Gáfete

A equipa sénior de “O Elvas, após vencer por uma boa a zero no Estádio Municipal de Gáfete, no concelho do Crato, chegou ao título de campeão distrital na temporada de 2022/2023, a duas jornadas do final do campeonato.

O capitão João Carlos, na execução de um livre direto, no minuto 39, foi o marcador do único golo do desafio. Este jogador, com 13 golos, é o melhor marcador da equipa nos jogos oficiais desta época.

O Clube Alentejano de Desportos, com a vitória no campeonato, assegurou a presença na disputa da Supertaça Comendador Rui Nabeiro, a 2 de abril em Campo Maior, e ainda está na luta por conquistar a Taça da Associação de Futebol de Portalegre, com final a 26 de março, na capital de distrito.

Terminada a partida, no relvado sintético, todo o grupo de trabalho azul-e-ouro fez a festa do título, com a presença dos microfones da Rádio ELVAS, com reportagem em direto, como mostramos aqui.

Encontro Regional do Ensino Profissional ao longo de quatro dias em Campo Maior

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior promove, entre amanhã, 28 de fevereiro, e sexta-feira, dia 3 de março, na Secundária da vila, mais uma edição do Encontro Regional do Ensino Profissional.

Esta, que é já a quarta edição do evento, revela o diretor do agrupamento, Jaime Carmona (na imagem), vai de encontro à aposta que a atual direção tem feito no ensino profissional: “demos um incremento maior ao Ensino Profissional, que culminou com a atribuição do selo ECAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional), há três anos”.

O “paradigma” do Ensino Profissional, desde então, foi alterado no seio do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, sendo que o número de cursos duplicou, passando de três, em 2019, para seis, atualmente.

Explicando que no decorrer do encontro, vários alunos farão a apresentação da sua prova de aptidão profissional, o professor revela que este é um evento através do qual se procura, essencialmente, mostrar o que de bem se faz no Agrupamento. “Pretendemos mostrar o que fazemos de bem, as boas práticas, e também trazendo sempre algum tipo de reflexão”, explica.

Para além dos alunos de Campo Maior, participarão neste encontro estudantes de outras escolas secundárias e profissionais. “Os nossos alunos irão beneficiar com esta troca de experiências”, assegura Jaime Carmona.

Para além de workshops sobre soft skills, Suporte Imediato de Vida, proatividade, tomada de decisão, talento e empregabilidade e currículos criativos, este encontro é ainda feito, entre outros, de um show cooking, com o chef Cristiano Louro, e de uma Feira Formativa do Ensino Profissional.

Colaboram com o Agrupamento de Escolas, na iniciativa, o CLDS 4G – Campo Maior, Vila Solidária da Europa, a Associação de Estudantes, o Serviço de Psicologia e Orientação, a Inspiring Future e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Lausperene tem início esta segunda-feira na Igreja de Santa Luzia

O Lausperene, ou seja, adoração contínua ao Santíssimo Sacramento, tem início esta segunda-feira, 27 de fevereiro, na Paróquia de Santa Luzia.

O padre Ricardo Lameira afirma que o Lausperene “dura 24 hora, começando às 19 horas de hoje, com Missa e decorre até amanhã, terça-feira, 28 de fevereiro”.

O Lausperene tem assim início às 20 horas, com a as Cooperadoras da Família, até às 22 horas, segue-se os Cursilhos de Cristandade.

Da meia-noite às duas da manhã assume esta adoração o MTA, das duas às seis da manhã, o Caminho Neocatecumenal, seguindo-se até às 8 horas as Cooperadoras da Família, e às 8 horas há Oração de Laudes com o padre Ricardo Lameira, das 9 às 12 horas o Colégio Luso-Britânico, às 12 horas o Grupo dos Vizinhos da Igreja, seguindo-se nas duas horas seguintes, novamente, as Cooperadoras da Família, das 15 às 18 horas as Irmãs Hesed.

Pelas 18 horas de terça-feira decorre a oração de vésperas e, o Lausperene termina às 19 horas, com missa.

Adoração contínua ao Santíssimo Sacramento, neste período de quaresma, que tem início hoje às 19 horas, na Igreja de Santa Luzia.