Consórcio AERIS visita empresas de aeronáutica no Alentejo

Um grupo de empresários que integram o Consórcio AERIS participou numa visita de estudo pelo Alentejo. A visita dos empresários tem como principal objetivo a partilha de experiências e consolidação de uma dinâmica de cooperação e integração reforçada e permanente ao nível empresarial e institucional, para melhorar a competitividade do cluster aeronáutico da região transfronteiriça Andaluzia-Alentejo.

Durante os dias 7 e 8 de fevereiro, os empresários passaram por Beja (aeroporto), Grândola, Ponte de Sor e Évora. A visita de estudo teve a sua conclusão nesta úlltima cidade, com a realização de um encontro na Universidade.

O AERIS é um projeto cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha (POCTEP), que surgiu com a finalidade de aproximar ambas as regiões: a Andaluzia e o Alentejo, que apresentam um forte potencial aeroespacial, através dos seus principais intervenientes no âmbito empresarial e institucional.

Liderado pela Câmara de Comércio de Sevilha, o consórcio é formado pelo cluster aeroespacial da Andaluzia, Andalucía Aerospace; o Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais FADA-CATEC; a Agência IDEA; a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo – ADRAL; as Universidades de Sevilha e de Évora; e o Parque Científico e Tecnológico do Alentejo.

Capela dos Ossos de Campo Maior reabre ao público

A Capela dos Ossos de Campo Maior reabriu ao público na tarde deste sábado, 11 de fevereiro, numa cerimónia que contou com a presença do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Após uma profunda intervenção de conservação e restauro, aquele que é um dos espaços mais emblemáticos de Campo Maior volta assim a abrir as suas portas ao público.

O espaço anexo à Capela, alvo também de uma cuidada intervenção, passa a dispor de um espaço museológico que servirá para contextualizar o monumento e dispõe de uma coleção com os diversos achados arqueológicos encontrados durante os trabalhos de limpeza e conservação.

Este espaço pretende dar a conhecer todos os factos relevantes sobre a construção do ossário, o processo de restauro, e o estudo antropológico e arqueológico realizados, com intuito de valorizar e preservar a sua história.

Nesta cerimónia, para além do arcebispo de Évora, estiveram presentes o comendador Rui Nabeiro, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, os vereadores São Silveirinha e Paulo Pinheiro, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o padre Francisco Bento, bem como o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem.

A Capela dos Ossos passa agora a estar aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 17 horas, sendo a entrada gratuita.

Esta intervenção teve um custo total de 231.520 euros, financiado a 85% pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020, através do FEDER.

Trail na Herdade dos Hospitais este domingo em Montemor

O Trail na Herdade dos Hospitais é a primeira prova do circuito “Por Trilhos do Montado”, em Montemor-o-Novo, e realiza-se já este domingo, dia 12 de fevereiro.

Pela primeira vez, no ano passado, foi feito o trilho na Herdade dos Hospitais, com a organização da Equimor e o Ginásio SpotFit. Pedro Mariano, da Equimor, refere que o Trilho Perdido, na Herdade dos Hospitais, no ano anterior ultrapassou as expectativas, o que levou à aposta na dinamização do percurso este ano: “ano passado correu melhor do que estávamos à espera (o Trail na Herdade dos Hospitais) e decidimos, desde logo, que era para manter e para tentar melhorar e fazer algumas coisas novas”.

Assim sendo, este ano vai ser disponibilizado transporte gratuito aos participantes até à Herdade dos Hospitais. “Nós temos um autocarro cedido pela Câmara Municipal, que vai parar junto ao estacionamento do Parque Urbano. Tendo a viagem de ida e vinda”, afirma Pedro Mariano. A partida do estacionamento do Parque Urbano tem lugar às 7.30 horas.

Já David Azinhaga, do Ginásio SpotFit, refere que “para além do percurso, também vão haver muitas novidades, exigindo mais dos atletas em certos percursos”. Este ano o trilho vai ter a distância de 15km, o mini-trilho 10km e a caminhada 6km.

“Vamos querer pôr um bocadinho mais de altura, mais alguns obstáculos naturais. No fim, dificultar um bocadinho a vida às pessoas”, desafia Pedro Mariano.

A primeira prova na Herdade dos Hospitais vai ter também escalões, ou seja, “um prémio de equipas, para entregar nos 15km. A equipa é composta pelos três melhores elementos e os três primeiros a chegar à meta vão ser os premiados”

O desafio pela Herdade dos Hospitais é organizado pela Equimor e o Ginásio SpotFit. No entanto, a Câmara de Montemor foi a pioneira da iniciativa do circuito “Por Trilhos do Montado” sendo: “um incentivo para que cada vez mais Montemor esteja na montra nacional do desporto e neste caso dos trails, para que cada vez mais as nossas provas estejam repletas de pessoas dos quatro cantos de Portugal”, expressa David Azinhaga.

O circuito está dividido, ao longo do ano, em quatro provas. A primeira prova vai ser na Herdade dos Hospitais, este domingo. A segunda no dia 28 de maio, que se intitula por Trail da Filhós. A terceira prova, o Trail Run Castle, tem data marcada para dia 24 de Setembro e a última prova, trail pelas terras de Lavre, vai ser no dia 8 de Outubro.

10º Corta-Mato Cidade de Elvas com cerca de 170 atletas

A décima edição do Corta-Mato Cidade de Elvas, Memorial a António Leitão, promovido pelo Clube Elvense de Natação (CEN), correu-se na tarde deste sábado, 11 de fevereiro, num percurso traçado junto ao Estádio Municipal de Atletismo.

Com a participação de 174 atletas, desde benjamins a veteranos, revela o responsável pela secção de atletismo do CEN, Hugo Tavares, para além da competição, esta é uma tarde “agradável e de muita animação” para miúdos e graúdos.

“Achamos que vai ser uma prova competitiva, porque temos aí bons nomes a nível distrital, regional e nacional”, comenta o responsável, que não esconde que, com este tipo de eventos desportivas, o CEN, por um lado, procura “dinamizar Elvas com a prática desportiva” e, por outro, fazer crescer a secção de atletismo do clube e, com isso, manter a tradição da modalidade na cidade.

Em vista, o CEN tem já a realização, em Elvas, de uma outra prova de corta-mato, mas de âmbito nacional. “Temos estado em conversações com o presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre. As condições são as ideais, porque temos o Estádio de Atletismo mesmo ao lado e que serve de apoio, através dos balneários. Temos um percurso fantástico, em que podemos, lá do alto, ver o Forte da Graça com as amendoeiras em flor. Acho que temos todas as condições para termos aqui um bom corta-mato a nível nacional”, remata Hugo Tavares. 

Entre os muitos atletas em competição, encontrava-se Augusto Piedade, da Barbaris BTT Team, que diz que, acima de tudo, o mais importante que cada um faça o seu melhor, mas sem que ninguém se magoe. Ainda assim, lembra que no seio da equipa de Barbacena há atletas que têm alcançado alguns feitos importantes e que o facto de estarem a competir em “casa” só faz aumentar a responsabilidade de alcançar bons resultados.

Presente nesta edição do Corta-Mato Cidade de Elvas esteve também uma equipa de cinco elementos do Campo Maior Trail Runners, que se estreia nesta modalidade. Um dos elementos do grupo, Carlos Pepê, garante que o importante é, acima de tudo, divertirem-se a fazer aquilo que gostam, sendo também relevante o convívio entre clubes característico deste tipo de provas.

A prova, em termos absolutos, foi vencida por dois atletas do Beja Atlético Clube: em masculinos, por Bruno Paixão, e em femininos pela elvense Raquel Trabuco. Por equipas, a vitória sorriu à Barbaris BTT Team, de Barbacena.

Turma de Borba distinguida em concurso de ideias da EPAL

Foram entregues ontem, 10 de fevereiro, os prémios aos alunos das turmas que participaram no Concurso de Ideias “Não Vás ao Engano! Lixo Não é no Cano!”, promovido pela EPAL.

O concurso decorreu de 19 de abril a 20 de maio, do ano passado, e contou com a participação da comunidade escolar dos Municípios de Borba, Portalegre e Proença-a-Nova, tendo sido submetidos a concurso 38 trabalhos provenientes desde o ensino pré-escolar ao secundário.

Este concurso pretendeu, através da criatividade, que os alunos promovessem a mensagem do que não deve ir para o canom junto da comunidade.

Uma das turmas participantes do Agrupamento de Escolas de Borba recebeu uma menção honrosa, tendo todos os participantes recebido um prémio de participação.

Rádio ELVAS este domingo no Gafetense – “O Elvas” da Taça

O encontro Gafetense – “O Elvas”, da primeira mão das meias-finais da Taça da Associação em seniores, disputa-se amanhã, domingo, dia 12, às 15 horas. A Rádio ELVAS vai acompanhar, com relato e reportagem em direto, este desafio.

A outra meia-final é jogada à mesma hora em Ponte de Sor, entre Eléctrico e Gavionenses. O espaço de emissão que dedicamos à informação desportiva estende-se das 14.30 às 18 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Feira de Coleccionismo em Estremoz no fim de semana

Inserida na edição desta ano da Expo Clássicos, que anima, ao longo deste fim de semana, o Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, decorre também a 2ª Feira de Coleccionismo.

A Feira de Coleccionismo, que conta com todo o tipo de coleções disponíveis, com maior revelo no que toca aos brinquedos e aos carros, é, tal como a Expo Clássicos, uma organização da Associação de Veículos Clássicos de Estremoz, que conta com o apoio da Câmara Municipal.

O evento, à semelhanda da Expo Clássicos, decorre este sábado, até às 22 horas. Amanhã, a feira abre às 10 e encerra às 18 horas.

Associação de São Vicente comemora 25º aniversário com jantar de gala

A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de S. Vicente e Ventosa comemora hoje, dia 11 de fevereiro, os seus 25 anos.

“Os meus sócios estão todos admirados porque eu chamo a esta iniciativa jantar de gala, mas eu acho que os 25 anos de uma associação devem ser assinalados assim. Vamos contar com a apresentação de um livro sobre os 25 anos da associação, distribuição de lembranças e entrega de troféus, entre outras surpresas que acho que os sócios vão gostar”, referiu-nos Hélio Roldão, presidente da associação.

O jantar está marcado para as 20 horas, no Pavilhão Multiusos de São Vicente.

Estremoz: Expo Clássicos com carros e motas para todos os gostos

Em simultâneo com mais uma edição da Feira de Saldos de Stocks de Inverno, a decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, a Associação de Veículos Clássicos local promove, ao longo deste fim de semana, com o apoio da Câmara Municipal, mais uma Expo Clássicos, bem como a 2ª Feira de Coleccionismo.

Com quase cem viaturas em exposição, entre carros e motas, oriundos, entre outros, dos distritos de Lisboa e Beja, para além de Espanha, a Expo Clássicos dá, este ano, um maior destaque a veículos como um Jaguar e um Aston Martin.

Enquanto a Feira de Saldos de Stocks decorre no pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições, a Expo Clássicos está instalada no pavilhão B e a Feira de Coleccionismo no C.

Após “pandemia terrível”, Câmara de Estremoz apoia comércio na feira de saldos

O Parque de Feiras e Exposições de Estremoz é, este fim de semana, dias 11 e 12 de fevereiro, palco de mais uma edição da Feira de Saldos de Stocks de Inverno, da Expo Clássicos, bem como de uma Feira de Coleccionismo.

No que diz respeito aos saldos, o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, lembra que as dificuldades que o comércio local enfrenta são grandes, “depois de uma pandemia terrível e um contexto global de guerra e problemas económicos”, pelo que cabe aos municípios tentar ajudar, com este tipo de iniciativas.

Considerando que há ainda “margem para crescer”, a Feira de Saldos de Stocks tem-se mantido “constante”, ao longo dos anos, contando com a participação habitual de comerciantes. Através desta feira, “com alguma história”, diz ainda José Sádio, procura-se permitir aos comerciantes que possam escoar os seus produtos e, ao mesmo tempo, se criem oportunidades de negócio, mesmo nas suas lojas.

Relativamente à Expo Clássicos e à Feira de Coleccionismo, organizadas pela Associação de Veículos Clássicos de Estremoz, com o apoio do município, que ocupam outros dois pavilhões do parque de feiras, o autarca revela que a ideia sempre foi realizar todos estes eventos em simultâneo, no sentido de se aumentar o público-alvo de todos os certames. “É um fim de semana em que retomamos os saldos de stocks, em simultâneo com outros eventos, e em que criamos dinâmicas conjuntas, para que tenhamos mais público e os comerciantes possam ter mais atividade económica”, assegura o autarca.

Os três eventos, que arrancaram na manhã deste sábado, estendem-se até amanhã, ao final do dia.

Prova de Vinhos Caseiros de Arronches este sábado no “Celeiro”

Os produtores de vinhos de Arronches, dois anos depois, voltam a reunir-se este sábado, dia 11 de fevereiro, ao final da tarde, para mais um momento de convívio, promovido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Terrimponente, no edifício “O Celeiro”.

Trata-se já da sétima edição da prova de vinhos caseiros que, segundo explica o presidente da associação, António João Santos, começou por iniciativa de um grupo de amigos que sempre se dedicou à produção para consumo próprio. “Ao fim ao cabo, isto é mais um convívio de quem faz aquele vinho, por brincadeira, e em que provamos os vinhos uns dos outros”, revela o responsável.

Com a última edição desta prova de vinhos caseiros, que aconteceu em 2020, ainda antes da pandemia, são agora menos os produtores do concelho a participar no evento. “Já tivemos cerca de 20 vinhos”, recorda António João Santos, assegurando que é “muito bom” o vinho que se faz em Arronches.

Para acompanhar os vinhos, os participantes terão ainda ao seu dispor grão com chispe para o jantar. A cada produtor será ainda entregue um prémio de participação. O início desta prova de vinhos está marcado para as 19h30.

Juventude Desportiva da Terrugem celebra 39 anos este sábado

A Juventude Desportiva da Terrugem (JDT) comemora no sábado, dia 11 de fevereiro, os 39 anos desde a sua fundação, com um jantar, no pavilhão multiusos daquela freguesia do concelho de Elvas.

Durante este “convívio de sócios e simpatizantes” do clube, revela o presidente, Manuel Vinagre, serão homenageados os jogadores que, na época 2001/2002, na altura no escalão de iniciados, venceram o Campeonato Distrital e a Supertaça da Associação de Futebol de Portalegre. Nos últimos dois anos, devido à pandemia, este aniversário, lembra ainda o presidente, acabou por não ser celebrado. “Agora, que estamos no bom caminho, achámos por bem tentar comemorar o 39º aniversário da JDT, dentro das nossas possibilidades”, assegura.

Ainda que o clube tenha voltado às competições, estando a disputar o campeonato de futebol da INATEL de Évora, os últimos tempos para a Juventude Desportiva da Terrugem, garante Manuel Vinagre, “não têm sido fáceis”, uma vez que esteve, durante muito tempo, sem atividade. “O clube estava sem atividade, desde 2018, e nós, um grupo de amigos, conseguimos uma comissão. Em janeiro de 2020, fizemos um plano, a seis meses, para tentar recuperar o clube, mas em março aparece a pandemia e tudo isso se desmoronou”, recorda.

Mais recentemente, o clube conseguiu, para além da retoma da atividade desportiva, reabrir a sua sede. Com isto, garante Manuel Vinagre está-se “na tentativa de recuperar o que já foi a JDT”. “Não é fácil, mas estamos no bom caminho”, garante ainda. Quanto à possibilidade de um regresso ao campeonato distrital, Manuel Vinagre assegura que, para já, é “um sonho irrealizável”.

O início do jantar de aniversário do clube, no sábado, está marcado para as 20 horas.

Sérgio Conceição partilha conhecimentos de fotografia em workshop no MACE

O fotógrafo elvense Sérgio Conceição está este sábado, 11 de fevereiro, a transmitir os seus conhecimentos, ao nível da fotografia digital, aos interessados no assunto, num workshop, que se insere na programação dos “Sábados com arte no Museu de Arte Contemporânea”, uma iniciativa do Município de Elvas.

Segundo o fotógrafo, neste workshop, em que quis apenas a participação de cinco pessoas, dado tratar-se de uma área “muito técnica”, começou-se por, através de uma componente mais teórica, abordar as várias vertentes da fotografia digital: “equipamento, composição, enquadramento e exposição”.

“Não dá para ter muitas pessoas, porque nem todas as pessoas, nem mesmo estas cinco, não vão estar ao mesmo nível. Como temos pouco tempo para abordar os temas, iríamos ter pessoas com diversos níveis e iria ser complicado estar aqui a tentar colocar todos no mesmo nível”, explica o mentor do workshop.

Durante a tarde, os participantes terão oportunidade de fotografar várias zonas da cidade Elvas, durante uma hora. Na hora seguinte, o objetivo é analisar-se as imagens captadas por cada um dos participantes, sempre com o objetivo de melhorar os erros cometidos.

Sérgio Conceição diz ainda que estas iniciativas, por parte do Município de Elvas, são “bastante importantes” e que deviam ser alargadas a outros museus. “É importante porque dinamiza bastante a cidade”, remata.

Uma das participantes deste workshop é Luísa Currito. A escritora, que parabeniza a Câmara de Elvas pela promoção da iniciativa, garante que estes workshops são “de valorizar”, por darem a conhecer os artistas locais, bem como o que se faz de melhor no concelho. Luísa Currito diz-se também disponível para, se assim a autarquia o entender, passar os seus conhecimentos ao nível da literatura, num destes workshops.

À semelhança de Luísa Currito, também Nuno Pires, a participar na sessão, dá os parabéns à autarquia pelo desenvolvimento deste ciclo de workshops. “É sempre de louvar que se aposte nos artistas da terra. Elvas tem muito valor e é nestes eventos culturais que concluímos isso mesmo”, garante. Adiantando que poderá vir a lançar, no próximo ano, um novo livro, o escritor assegura ainda estar sempre disponível para transmitir os seus conhecimentos na sua área a todos os interessados.

Este ciclo de workshops, da autoria de artistas locais, ocorre um sábado por mês no MACE, ao longo deste ano. O de hoje, com Sérgio Conceição foi o segundo, depois de, no mês passado, ter sido Joana Leal a responsável por orientar uma sessão sobre trapologia.

Notícia relacionada:

XV Duatlo de Arronches disputa-se este sábado à tarde

Atletas de várias partes do país competem este sábado à tarde, 11 de fevereiro, naquele que é já o 15º Duatlo de Arronches.

A competição, que inclui provas do campeonato nacional, bem como do campeonato universitário, garante o presidente da Câmara, João Crespo, é um evento que conduz sempre muita gente até ao concelho, dando-lhe, por essa ocasião, “uma dinâmica diferente”, sendo um “exemplo claro daquilo que são os eventos que podem desenvolver o território”.

“Só interrompemos (a prova) no período da pandemia e temos mantido porque entendemos que é um evento desportivo que traz sempre muita gente até ao concelho de Arronches”, diz ainda João Crespo, dando conta que, nas edições anteriores, este duatlo contou sempre com a participação de cerca de “duas centenas de atletas”. A juntar aos atletas, nesta ocasião, Arronches recebe ainda as respetivas equipas técnicas e acompanhantes.

O início da prova, que se faz corrida e ciclismo, às 15 horas, acontece na Zona Desportiva de Arronches, no mesmo local onde termina. O Duatlo de Arronches é uma organização da Câmara Municipal e da Federação Portuguesa de Triatlo.

CEN vê Rádio ELVAS como “exemplo de imparcialidade e de bem saber informar”

O Clube Elvense de Natação foi uma de várias instituições do concelho que não deixou passar em branco o 22º aniversário da Rádio ELVAS, celebrado ontem, 10 de fevereiro, em branco, enviando, através do seu presidente, José Caldes, uma mensagem de parabéns.

A mensagem para ler na íntegra:

“O Clube Elvense de Natação vem por este meio desejar um feliz aniversário à Rádio Elvas e votos de continuação de um excelente trabalho na divulgação de todas as notícias da nossa cidade, concelho e região. São um exemplo de imparcialidade e de bem saber informar.

Um grande abraço a toda a equipa e que estes votos se estendam por muitos e bons anos

Com os melhores cumprimentos

José Caldes

Presidente do Clube Elvense de Natação”

Campo Maior: GNR sensibiliza idosos da Santa Casa para burlas

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através dos militares do Posto Territorial de Campo Maior, esteve ontem, 10 de fevereiro, a distribuir calendários pelos utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.

Com a iniciativa, a GNR procurou sensibilizar os idosos para “possíveis abordagens de pessoas estranhas, bem como da sua exposição e vulnerabilidade aos crimes de burla e furto”.

 

Várias dezenas de veículos clássicos em exposição em Estremoz

A “Expo Clássicos 2023” e a “2.ª Feira de Colecionismo” decorrem este fim de semana, dias 11 e 12 de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

A Expo Clássicos conta, este ano, “com mais de 50 veículos e 30 motas em exposição. Este é um evento que tem vindo a dar um grande destaque a Estremoz e ao Alentejo e, nesse sentido, decidimos alargar ainda mais o evento. Este ano, temos também quatro cenários montados para que as pessoas possam desfrutar de algo diferente”, como nos referiu Joaquim Mira, presidente da Associação de Veículos Clássicos de Estremoz.

A Expo Clássicos tem já preenchidas todas as vagas para exposição e contamos com viaturas provenientes de Lisboa, Beja ou Espanha, entre outras. Ano após ano, tentamos não repetir viaturas e o destaque desta edição vai para um Jaguar ou um Aston Martin de 1953”.

A 2.ª Feira de Colecionismo está inserida na Expo Clássicos e conta “com coleções de vários temas, sobretudo brinquedos e carros”, funcionando com o mesmo horário, mas no Pavilhão C do Parque de Feiras.

Ambos os eventos são uma organização da AVCE – Associação de Veículos Clássicos de Estremoz, em parceria com o Município de Estremoz.

Feira de Saldos de Stocks em Estremoz este fim de semana

A Feira de Saldos de Stocks de Inverno está de regresso ao Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, durante este fim de semana, dias 11 e 12 de fevereiro.

Numa organização do Município de Estremoz, que, através da iniciativa, procura apoiar o comércio local, a feira vai funcionar, hoje sábado, das 10 às 20 horas, e amanhã domingo, das 10 às 18 horas.

Workshop de fotografia digital com Sérgio Conceição no MACE

O ciclo de workshops “Sábados com arte no Museu de Arte Contemporânea de Elvas” (MACE) prossegue este sábado, dia 11, com o fotógrafo elvense Sérgio Conceição, tendo a sessão como tema “Fotografia Digital”.

Estas sessões pretendem “promover a arte e os artistas do concelho, destinando-se a toda a população que queira participar”, de acordo com Patrícia Rondão, do serviço educativo do MACE. “Por um lado conseguimos atrair mais pessoas ao museu e, por outro, levar a arte contemporânea à população, uma vez que é uma arte que não é muito aceite pelas pessoas”, sublinha a responsável.

Este segundo workshop decorre das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30, para maiores de 18 anos. O Ciclo de Workshops, da autoria de artistas locais, ocorre um sábado por mês no MACE, ao longo deste ano.

Euromilhões: três segundos prémios saem em Portugal

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 10 de fevereiro, do Euromilhões, pelo que o “jackpot” em jogo na próxima terça-feira, dia 14 de fevereiro, “engorda” para 62 milhões de euros.

Houve, ainda assim, três apostadores em Portugal, num total de 12 contemplados, que conquistaram um segundo prémio, no valor 62.800 euros.

O terceiro prémio, de 10.300 euros saiu a 17 jogadores no estrangeiro, enquanto o quarto, de 660 euros, contemplou 83 apostadores, 11 deles em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 3, 13, 25, 36 e 47 e as estrelas 3 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.

Sete pessoas detidas em Elvas por furto de cortiça

Seis homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 18 e 44 anos, foram detidos na passada quinta-feira, 9 de fevereiro, em Elvas, por furto de cortiça, pela GNR.

No âmbito de uma denúncia por furto de cortiça, os militares, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR, em comunicado, “realizaram diligências que permitiram detetar os suspeitos em flagrante a recolher cortiça em árvores, sem que para tal se encontrassem autorizados pelo proprietário”.

No seguimento das diligências policiais, a GNR apreendeu 11 metros cúbicos de cortiça, três machados e três viaturas ligeiras. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A GNR relembra que a recolha de cortiça, “ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do respetivo proprietário poderá configurar crime contra o património”.

Mondragão-Rodrigues debate Olivoturismo nas Conversas d’Azeite de Marvão

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), através de dois dos seus professores, vai estar representada na terceira edição das “Conversas d’Azeite”, que decorrem este domingo, 12 de fevereiro, na Casa do Povo de Porto da Espada.

Durante estas jornadas técnicas, promovidas pelo Município de Marvão, explica o professor Francisco Mondragão-Rodrigues (na imagem), juntamente com o presidente do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, Gonçalo Morais Tristão, através de uma “pequena palestra”, terá oportunidade de discutir o potencial do Olivoturismo no desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica.

Esta palestra, segundo o docente, traduz-se numa “oportunidade para o concelho de Marvão olear aquilo que é o potencial turístico desejado, tendo em conta o património histórico e aquilo que são a produção de azeite e os olivais de montanha que Marvão tem”.

A sessão será complementada com uma prova de Azeites, sob a orientação da professora Maria da Graça Carvalho, também docente na ESAE. O início deste fórum de partilha e debate sobre Olivoturismo está marcado, no domingo, para as 10 horas.

As “Conversas d’Azeite” surgiram em 2021, num ano marcado pela pandemia e um confinamento que levou à criação de novas dinâmicas associadas à Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite e, consequentemente, ao surgimento de debates que destacam a importância do olival, da azeitona e da produção de azeite para a economia local.

Adiadas sessões de cinema deste fim de semana no Auditório São Mateus

As sessões de cinema previstas para este fim de semana, no Auditório São Mateus, em Elvas, não se vão realizar.

Esta decisão, explica a Câmara Municipal, “prende-se com uma avaria técnica no sistema de projeção dos filmes, nomeadamente ao nível do som, e que deverá ser resolvida no decurso da próxima semana pela empresa de manutenção do sistema”.

Os utentes que já tinham adquirido bilhete “devem contatar o Município para a devolução do valor pago”.

Em dia de aniversário, “Grémio” reconhece trabalho da Rádio ELVAS

Numa mensagem enviada ontem, 10 de fevereiro, por ocasião do 22º aniversário da Rádio ELVAS, o presidente da direção do Centro Artístico Elvense (“Grémio”), Gil Dores, em nome de todos os associados, deseja que esta estação emissora continue “a trabalhar com toda a imparcialidade que é precisa e em prol do concelho”.

A mensagem para ler na íntegra:

“É com toda a satisfação que endereço os nossos sinceros parabéns à Rádio Elvas por mais um aniversário, que contem muitos mais, com saúde para todos os colaboradores e que continuem a trabalhar com toda a imparcialidade que é precisa e em prol do nosso concelho. Agradeço em nome de todos os associados do Centro Artístico Elvense, toda a colaboração prestada, tendo sempre como base a divulgação das nossas actividades diárias e realização de eventos”.

PS Elvas felicita Rádio ELVAS por mais um ano de trabalho

À semelhança de outras entidades da região, a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas, através do seu presidente, Bruno Mocinha, felicita a Rádio ELVAS, que assinalou ontem, 10 fevereiro, o seu 22º aniversário, por “mais um ano de trabalho”.

A mensagem para ler na íntegra:

“Na qualidade de estrutura partidária, composta por elvenses que procuram ativamente estar informados sobre a atualidade do seu concelho, preocupados com os factos e com a qualidade da informação que chega à comunidade, vimos por este meio, enquanto Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas, felicitar a Rádio Elvas por mais um ano de trabalho.

Felicitar a Rádio Elvas pelos seus 22 anos de jornalismo é felicitar toda a estrutura humana que a compõe, direção, colaboradores, jornalistas e de forma última os ouvintes que dão vida a este órgão de comunicação.

Destacamos a crescente importância dos órgãos de comunicação social numa sociedade cada vez mais sensível à desinformação. O jornalismo isento, desprovido de amarras ou filiações é pilar de qualquer democracia verdadeira.

Parabéns pelo trabalho e votos de sucesso para os anos vindouros.

Com os melhores cumprimentos,
Bruno Mocinha
Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas”