Consórcio AERIS visita empresas de aeronáutica no Alentejo

Um grupo de empresários que integram o Consórcio AERIS participou numa visita de estudo pelo Alentejo. A visita dos empresários tem como principal objetivo a partilha de experiências e consolidação de uma dinâmica de cooperação e integração reforçada e permanente ao nível empresarial e institucional, para melhorar a competitividade do cluster aeronáutico da região transfronteiriça Andaluzia-Alentejo.

Durante os dias 7 e 8 de fevereiro, os empresários passaram por Beja (aeroporto), Grândola, Ponte de Sor e Évora. A visita de estudo teve a sua conclusão nesta úlltima cidade, com a realização de um encontro na Universidade.

O AERIS é um projeto cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha (POCTEP), que surgiu com a finalidade de aproximar ambas as regiões: a Andaluzia e o Alentejo, que apresentam um forte potencial aeroespacial, através dos seus principais intervenientes no âmbito empresarial e institucional.

Liderado pela Câmara de Comércio de Sevilha, o consórcio é formado pelo cluster aeroespacial da Andaluzia, Andalucía Aerospace; o Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais FADA-CATEC; a Agência IDEA; a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo – ADRAL; as Universidades de Sevilha e de Évora; e o Parque Científico e Tecnológico do Alentejo.