Sérgio Conceição partilha conhecimentos de fotografia em workshop no MACE

O fotógrafo elvense Sérgio Conceição está este sábado, 11 de fevereiro, a transmitir os seus conhecimentos, ao nível da fotografia digital, aos interessados no assunto, num workshop, que se insere na programação dos “Sábados com arte no Museu de Arte Contemporânea”, uma iniciativa do Município de Elvas.

Segundo o fotógrafo, neste workshop, em que quis apenas a participação de cinco pessoas, dado tratar-se de uma área “muito técnica”, começou-se por, através de uma componente mais teórica, abordar as várias vertentes da fotografia digital: “equipamento, composição, enquadramento e exposição”.

“Não dá para ter muitas pessoas, porque nem todas as pessoas, nem mesmo estas cinco, não vão estar ao mesmo nível. Como temos pouco tempo para abordar os temas, iríamos ter pessoas com diversos níveis e iria ser complicado estar aqui a tentar colocar todos no mesmo nível”, explica o mentor do workshop.

Durante a tarde, os participantes terão oportunidade de fotografar várias zonas da cidade Elvas, durante uma hora. Na hora seguinte, o objetivo é analisar-se as imagens captadas por cada um dos participantes, sempre com o objetivo de melhorar os erros cometidos.

Sérgio Conceição diz ainda que estas iniciativas, por parte do Município de Elvas, são “bastante importantes” e que deviam ser alargadas a outros museus. “É importante porque dinamiza bastante a cidade”, remata.

Uma das participantes deste workshop é Luísa Currito. A escritora, que parabeniza a Câmara de Elvas pela promoção da iniciativa, garante que estes workshops são “de valorizar”, por darem a conhecer os artistas locais, bem como o que se faz de melhor no concelho. Luísa Currito diz-se também disponível para, se assim a autarquia o entender, passar os seus conhecimentos ao nível da literatura, num destes workshops.

À semelhança de Luísa Currito, também Nuno Pires, a participar na sessão, dá os parabéns à autarquia pelo desenvolvimento deste ciclo de workshops. “É sempre de louvar que se aposte nos artistas da terra. Elvas tem muito valor e é nestes eventos culturais que concluímos isso mesmo”, garante. Adiantando que poderá vir a lançar, no próximo ano, um novo livro, o escritor assegura ainda estar sempre disponível para transmitir os seus conhecimentos na sua área a todos os interessados.

Este ciclo de workshops, da autoria de artistas locais, ocorre um sábado por mês no MACE, ao longo deste ano. O de hoje, com Sérgio Conceição foi o segundo, depois de, no mês passado, ter sido Joana Leal a responsável por orientar uma sessão sobre trapologia.

Notícia relacionada:

Joana Leal ensina Trapologia no MACE