Arte Contemporânea no Paiol, MAEE e MACE

A exposição de obras “em diálogo”, dos artistas plásticos Pedro Calapez e Rui Sanches, é inaugurada sábado, dia 4, em dois espaços distintos de Elvas.

“Este projeto pretende marcar o encerramento das comemorações de 15 anos do Museu de Arte Contemporânea”, como nos referiu o colecionador António Cachola. “Nós começámos as comemorações com uma exposição do José Pedro Croft, depois tivemos a exposição coletiva, de jovens artistas com alguns de alguma idade, e agora encerramos com artistas com uma idade mais próxima da do colecionador mas com muita qualidade”.

Também no sábado, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), vai ser inaugurada “uma exposição que retrata a área da fotografia, na coleção António Cachola. Aliás, o ano de 2023 vai ser dedicado à fotografia na coleção. A primeira inicia hoje e vai até meio de junho e a 30 de junho começa a segunda parte. Ambas as exposições vão ter a curadoria de Sérgio Mah, que vai também ser o coordenador editorial do livro que vamos lançar, no dia 30 de junho, sobre estes projetos da fotografia”.

No Paiol de Nossa Senhora da Conceição, estão expostas peças de Pedro Calapez. A mostra centra-se na peça “Clausura que tem a ver com a pintura, mas que não permite ao espetador ver a pintura na sua plenitude. Só pode espreitar para a pintura que se encontra em estruturas metálicas que contam com dois espelhos e ainda criam imagens falsas”.

No Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires, estão “algumas das primeiras peças adquiridas para a Coleção António Cachola, datadas da década de 90”, de acordo com Rui Sanchez. Trata-se de uma exposição conjunta entre Rui Sanchez e Pedro Calapez, que expõem juntos “desde 1990”.

Para Rui Sanchez, “o colecionador António Cachola e a câmara de Elvas têm feito um trabalho muito importante na dinamização do Museu de Arte Contemporânea que, hoje em dia, deve ser uma das melhores coleções privadas de arte portuguesa em Portugal”.

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Paiol de Nossa Senhora da Conceição e o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires inauguram sábado exposições de arte contemporânea.