“Única no mundo”, Tapeçaria de Portalegre vence prémio de património

A Tapeçaria de Portalegre saiu vencedora da última gala dos prémios “Mais Alentejo”, na categoria “Mais Património”, numa gala que decorreu no início do mês, num hotel de Évora.

Embora encarado como um reconhecimento, este prémio, para a diretora da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, Vera Fino, deveria ser atribuído numa categoria relacionada com arte, uma vez que, do seu ponto de vista, esta é uma tradição, mas “muito curta, só criada em 1946”. “Por isso me bati, muito tempo, para que ela fosse nomeada numa categoria de artes, mas, de qualquer maneira, para nós é sempre bom, é sempre um reconhecimento”.

Para o próprio Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino este prémio e reconhecimento, não tem dúvidas Vera Fino, será também uma mais-valia. “O museu é camarário, embora a manufactura tenha uma importância grande quando se trata a museografia e a museologia”, adianta.

Vera Fino explica ainda que a Tapeçaria de Portalegre “é especial porque é única no mundo”. “Não há mais sítio nenhum, nenhum atelier ou manufactura que utilize a técnica de Portalegre para tecer tapeçarias”, adianta. A técnica utiliza, explica ainda, permite “um grande pormenor, que dá ideia de sobreposição de planos, uma grande riqueza de cor e uma definição muito correta, sem qualquer imperfeição, das formas”, acrescenta. “Somos únicos no mundo, somos a melhor a tapeçaria e a mais perfeita”, remata.

Num total de 18 vencedores, foram ainda distinguidos, nas mais diversas categorias, a Carnalentejana (Mais Empresa); a Capela dos Ossos da Igreja S. Francisco, em Évora (Mais Património); a Casa das Talhas, na Vidigueira (Mais Prazeres & Sensações); o chefe Filipe Ramalho (Mais Chefe); a Tasca do Celso, em Vila Nova de Milfontes (Mais Manjares); o hotel Vila Galé Collection Alter Real, em Alter do Chão (Mais Dormidas); os azeites da Cartuxa (Mais Azeite); a Adega Mayor (Mais Vinho); o ilustrador Hélder Teixeira Peleja (Mais Arte & Fotografia); a escritora Ana Margarida de Carvalho (Mais Literatura); o cantor Buba Espinho (Mais Música); a atleta Patrícia Mamona (Mais Desporto); o programa de televisão “Isto é Gozar com Quem Trabalha” (Mais Televisão Conteúdos); o filme “Surdina” (Mais Cinema); o ator João Catarré (Mais Representação); o jornalista Nuno Pereira (Mais Jornalismo); e a empresa Pepe Aromas (Mais Iniciativa & Inovação).

A cerimónia contou ainda com a atribuição de vários prémios de Excelência, Percurso e Prestígio. Entre eles, Pedro Abrunhosa recebeu o prémio Excelência, na Música; Carla Andrino o prémio Percurso, na Representação; José Raposo o prémio Percurso Cinema, Teatro & Televisão; o jornalista Joaquim Franco o prémio Excelência, em Jornalismo; o antigo futebolista António Simões o prémio Percurso, no Desporto; e os restaurantes Dom Joaquim e Dona Laura, em Évora, o prémio Excelência, na categoria de Gastronomia.

A votação para os Prémios Alentejo 2020, que decorreu online, registou o maior volume de sempre, com mais de dois milhões e 220 mil votos.