“A Callipole é um orgulho para todos”, diz Inácio Esperança

A Câmara Municipal de Vila Viçosa apresentou este domingo, dia 29, a 28ª edição da revista de Cultura Callipole. A Revista Callipole foi criada em 1993 pela autarquia de Vila Viçosa e conta, desde hoje, com 28 números e duas edições especiais.

Esta revista, que assinala este ano os seus 30 anos, é, de acordo com Inácio Esperança, presidente da câmara de Vila Viçosa, “um orgulho para todos porque é a maior revista de todas e tem várias secções, desde o património histórico à cultura. Esta revista devia diz respeito ao ano de 2022 mas a sua conclusão sofreu alguns atrasos, devido a problemas na gráfica. Por consequência, este ano, ainda vamos lançar outra edição, relacionada com o ano de 2023”.

“A Callipole permite-nos mostrar Vila Viçosa aos calipolenses, a Portugal e ao mundo e isso é muito importante para um pequeno concelho como nós, uma vez que temos uma revista de cultura que permite mostrar a nossa cultura e as nossas tradições Por outro lado, mostramos também património de outros concelhos, uma vez que esta edição conta com artigos da região Alentejo, e não apenas de Vila Viçosa”, garantiu Inácio Esperança.

Brevemente vão estar disponíveis online as onze primeiras edições desta revista. No entanto, “manter o formato papel é uma aposta do município uma vez que permite que daqui por 40 ou 50 anos alguém encontre um exemplar destes e o leia”.

“Depois de lançada esta edição, a maior de todas, ficaram em carteira artigos já para a edição 29. Não precisamos de mais artigos porque os que ficaram por editar nesta já são suficientes para a próxima, prova de que Vila Viçosa não se esgota. Eu costumo dizer que há terras que precisam arranjar uma narrativa para dizer algo sobre a terra. Nós temos dificuldade em escolher a narrativa a apresentar porque são tantas, cada dia em que entramos numa casa ou falamos com alguém sobre Vila Viçosa descobrimos algo novo”, garantiu o autarca.

A revista procura, edição após edição, apresentar um itinerário pela história local, regional e, até, internacional.

Quarteto Euterpe atuou no Centro Cultural de Campo Maior

A noite de ontem sábado, 28 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior foi palco do anunciado concerto do “Quarteto Euterpe”.

Quatro jovens de Braga e Famalicão proporcionaram um concerto de música que procura promover a divulgação e o acesso mais generalizado à música de câmara por parte do grande público, tem percorrido todo o país e conta já com vários espetáculos também no estrangeiro.

Segundo Miguel Braz, o grupo nasceu durante a pandemia, com quatro amigos de formação clássica, adianta o músico, que procuram, em todos os seus espetáculos, que o público possa “compreender a linguagem musical” em questão.

“O Elvas” vence Gafetense por 7-1

Na tarde deste domingo, “O Elvas” venceu´por 7-1 o Gafetense, em jogo da quinta e última jornada da fase de grupo da Taça da Associação, com cinco golos de João Carlos Lopes (minutos 6, 9, 39, 47 e 52), um de Canoa (minuto 85) e outro de Okebe (minuto 90), sendo o tento dos forasteiros resultado um auto golo de Pragana (minuto 87).

Os azuis e ouro somam três vitórias e um empate na Taça da Associação de Portalegre, tendo ainda que jogar as meias finais, precisamente, com esta equipa, o Gafetense.

O técnico dos azuis e ouro, Pedro Canário realçou “uma vitória expressiva”: “é verdade que sofremos um golo, mas também marcámos muitos. O importante é o volume de golos que fazemos durante toda a época. Gostava de realçar o empenhamento da equipa, com os cinco golos do João Carlos e as quatro assistências do Okebe. Fomos muito competentes, com pena de termos sofrido um golo, mas marcamos muitos golos e isso é que importa”.

João Carlos Lopes marcou cinco golos e revelou-se “muito satisfeito com a exibição individual e exibição da equipa”. “Foi um bom resultado. Era um dos objetivos não sofre golos, mas os sete golos são muito satisfatórios”, diz ainda.

Já Vítor Nozes, o treinador visitante, disse aos nossos microfones que as visitas a Elvas têm corrido “muito mal”. “Oferecemos, outra vez, aos sete minutos, dois golos; na segunda parte, aos 46 e 48, já tínhamos sofrido mais dois. Assim não há equipa que resista. ‘O Elvas’ tem uma excelente equipa esta muito bem preparada, treina todos os dias, nós so treinamos uma vez. Não é desculpa, porque ‘O Elvas’ tem uma excelente equipa. Vamos ter que jogar com ‘O Elvas’ mais duas vezes, espero que sejamos melhores”, remata.

A fase de grupo da Taça da Associação terminou com a classificação seguinte: 1º “O Elvas, 10 pontos; 2º Gavionenses, 7 pontos; 3º Eléctrico, 6 pontos, 4º Gafetense, 4 pontos; e 5º Mosteirense, 0 pontos.

As meias finais têm duas mãos: a 12 de fevereiro, jogam Gafetense – “O Elvas” e Eléctrico – Gavionenses; em 5 de março, jogam “O Elvas” – Gafetense e Gavionenses – Eléctrico.

Rastreio do cancro da mama está a decorrer em Elvas

A Liga Portuguesa Contra o Cancro está a realizar, em Elvas, até dia 20 de março, o rastreio gratuito do cancro da mama.

O exame destina-se a mulheres, dos 50 aos 69 anos, inscritas nos centros de saúde, que são contactadas, através de carta, para realizar a mamografia.

Em Elvas, o exame é realizado no centro de saúde.

Bárbara Tinoco atua a 30 de abril na Ovibeja

Depois de confirmadas as presenças de “Os Quatro e Meia” e “Xutos e Pontapés” na edição deste ano da Ovibeja, surge agora o nome de Bárbara Tinoco para atuar na noite de 30 de abril (domingo e véspera de feriado).

De recordar que a Ovibeja 2023 decorre de 27 de abril a 1 de maio, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, na capital do Baixo Alentejo.

Câmara de Estremoz distribui laranjas por IPSS e população

A Câmara Municipal de Estremoz está a proceder à recolha de laranjas nas ruas da cidade para entrega às Institutições Particulares de Segurança Social (IPSS) do concelho, bem como para disponibilização a toda a população.

As IPSS foram contactadas para aferição das suas necessidades, relativamente ao número de utentes, e posteriormente foram entregues laranjas para consumo dos mesmos.

A população em geral pode, também, beneficiar desta iniciativa dirigindo-se à esplanada dos Congregados (antiga Praça do Peixe), com um saco, e levar consigo as laranjas que precisar.

As laranjas estão disponíveis para recolha durante o período da manhã, dos dias 30 de janeiro até ao dia 3 de fevereiro, junto a um funcionário do município.

Esta iniciativa repetir-se-á, de forma a que os frutos sejam aproveitados, evitando sujar os pavimentos e entupir as sarjetas, permitindo que as ruas de Estremoz se mantenham limpas.

Município de Montemor sensibiliza para a separação de resíduos orgânicos

Está a decorrer nas freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, a semana da compostagem.

Trata-se de uma iniciativa que pretende recolher inscrições e entrega de um balde de 10 litros, que será usado para a separação e transporte dos resíduos orgânicos.

Cândida Martins, técnica de ambiente, na Câmara de Montemor revela que “em cada dia é feita, em cada freguesia, a divulgação do compostor comunitário, como funciona, é dada formação aos funcionários das juntas e fazemos visitas com as escolas, para que as crianças levem resíduos de casa e coloquem no compostor”.

Numa segunda fase, será feita uma “campanha porta-a-porta para explicar às pessoas como o projeto funciona, recolher inscrições e preenchem uma ficha a solicitar o seu balde para fazer a separação, em casa, dos resíduos urbanos, como cascas de fruta e legumes, que são separadas e depois transformadas, no compostor, num fertilizante orgânico, que pode ser utilizado nos jardins e nas hortas”.

Cândida Martins acrescenta que este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental e está já a ser replicado em outros locais do país, enaltecendo os benefícios ambientais que tem. “É muito importante valorizar este recurso, para aproveitar esta matéria orgânica e devolvê-la ao solo, ajudando as plantas a crescer”.

A campanha de sensibilização para a separação de resíduos orgânicos já decorreu em Santiago do Escoural e vai ainda passar pelas restantes freguesias do concelho de Montemor.

Juvenis de “O Elvas” ganham no campo do Barreirense

Foto Luís Piçarra

A equipa de juvenis (sub-17) de “O Elvas” venceu o Barreirense por duas bolas a zero, na 21ª jornada da primeira fase da Série C da II Divisão do campeonato nacional. A partida foi disputada ao fim da manhã deste domingo, dia 29, no Barreiro (fotografia ao lado).

A vantagem alentejana foi obtida na primeira parte, com dois golos de Manuel Batista: aos 28 minutos, em pontapé de bicicleta e num remate de cabeça, no minuto 45. Ainda com zero-zero, no minuto 23, Martim Canhão meteu a bola na baliza barreirense, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Até ao momento, em 21 jogos, “O Elvas” tem 30 pontos, com nove vitórias, três empates, nove derrotas e 39-38 em golos. No próximo fim de semana, esta fase do campeonato termina, com a disputa da 22ª jornada, na qual os azuis-e-ouro recebem o Sporting B, no sábado, 4 de fevereiro, às 11 horas, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal.

Cruz Peregrina de visita a Campo Maior

Uma réplica da Cruz Peregrina está de passagem pelas várias paróquias da Arquidiocese de Évora, sendo que chegará este domingo, dia 29, à Igreja Matriz de Campo Maior, pelas 17 horas.

A Paróquia de Campo Maior, através da sua página de Facebook, convida todos a estarem presentes na chegada da Cruz Peregrina à Igreja Matriz, “um momento tão importante e especial”.

Na segunda-feira, dia 30, pelas 21 horas, na Igreja Matriz, decorre uma Vigília de Oração.

Esta Cruz Peregrina é uma dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude que, este ano, acontecem de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com a presença do Papa.

 

Feira de São Marcos quer “potenciar a economia”, diz presidente de Alter do Chão

A Feira de São Marcos, em Alter do Chão, vai decorrer entre os dias 21 e 25 de Abril, no centro da vila, junto ao jardim.

Com uma posta forte no cartaz musical, esta feira pretende, acima de tudo, “potenciar o desenvolvimento da economia local e regional. A Feira não será nunca um cartaz de espetáculos uma vez que terá sempre como ponto fulcral o desenvolvimento da atividade económica do concelho. No entanto, os tempos mudam. Enquanto, antigamente, o negócio partia muito da parte dos feirantes e do negócio direto. Hoje em dia, temos que ter um cartaz apelativo para complementar todas as restantes atividades, como o leilão da coudelaria ou os produtos endógenos”.

A vereadora na câmara de Alter do Chão, Raquel Palmeiro, refere que “a edição deste ano aposta muito nos grandes nomes da música nacional, que nós acreditamos que vão atrair ainda mais pessoas a esta feira que já tem alguma tradição em Alter. Não querendo descurar a parte equestre, vamos ter provas, vamos manter as tradições com as nossas coletividades e teremos umpalco secundário onde iremos dar palco àquilo que é nosso”.

No que diz respeito aos expositores, vai haver espaço para “artesanato local e produtos regionais, com o objetivo de mostrar o que de melhor se faz no concelho”, garante a vereadora.

Até ao momento, estão já inscritos 67 expositores, bares e restaurantes. A vereadora Raquel Palmeiro garante que “ainda não foi definindo um número máximo, uma vez que esta feira vai decorrer junto ao jardim e temos alguma margem de manobra para instalar os expositores. Se começarmos a ficar limitados, teremos que avaliar os expositores que menos se adeqúem ao certame”.

Por último, de acordo com a vereadora, a organização vai apostar nas questões ambientais tentando “obter o selo de eco evento da VALNOR, à semelhança do que aconteceu no mercado de Natal”.

Fernando Daniel, Áurea, Noble e Quatro e Meia são os cabeças de cartaz da Feira de São Marcos de Alter de Chão.

A cantora alentejana, Áurea, marcou presença na apresentação da Feira e refere que neste espetáculo as pessoas vão poder alguns dos novos temas, uma vez que o CD deverá ser lançado no final de Março, fazendo sempre uma passagem pelos temas mais antigos”.

A Feira de São Marcos, em Alter do Chão, é organizada pelo município local e pela escola profissional de desenvolvimento rural de Alter do Chão.

“O Elvas” – Gafetense este domingo à tarde na Rádio ELVAS

O desafio “O Elvas” – Gafetense, da quinta e última jornada da fase de grupo da Taça da Associação, vai ter lugar às 15 horas deste domingo, 29 de janeiro, no Campo Patalino do Estádio Municipal. Nesta ronda, o Gavionenses está de folga e o desafio Mosteirense – Eléctrico completa a jornada.

“O Elvas”, Gavionenses e Gafetense são as três equipas já apuradas para as meias-finais da Taça da Associação; a quarta qualificada sai do confronto Mosteirense – Eléctrico, desta tarde: o conjunto de Mosteiros precisa de ganhar para seguir em frente na prova, enquanto à equipa de Ponte de Sor servem o empate e a vitória para o apuramento.

O desporto na Rádio ELVAS é apresentado neste domingo, entre as 14.30 e as 18 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Buscas em Elvas e Alter do Chão identificam duas pessoas

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Portalegre, identificou, no dia 26 de janeiro, um homem de 43 anos e uma mulher de 29 anos, por crimes de burla através da aplicação MB Way, nos concelhos de Alter do Chão e Elvas.

No âmbito de uma investigação por burla informática, acesso ilegítimo e falsidade informática, com recurso à aplicação MBWay, os militares da Guarda apuraram a localização e identificação dos suspeitos da prática dos crimes. No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e uma busca não domiciliária em viatura, tendo sido possível apreender uma caçadeira; 139 cartuchos; quatro telemóveis e quatro suportes de cartões SIM.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Foi ainda apreendida diversa documentação bancária e faturas, suspeitas de estarem relacionados com os crimes em investigação.

A operação policial contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) e Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIC) do Comando Territorial de Portalegre, Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública da Unidade de Intervenção (GIOP), bem como o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Atenta às inúmeras situações de burla, a Guarda Nacional Republicana reforça os seus conselhos aos cidadãos, numa situação de compra e venda, a estar particularmente atentos às opções que vão adotar, nomeadamente:

Não aceite métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos.

Informe-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco; Nunca adicione/associe um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários; Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS; Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS e verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.

[/shc_shortcode]

GNR detém quatro pessoas por furtos e roubos

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Ponte de Sôr, deteve no dia 27 de janeiro, em flagrante, dois homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 21 e os 31 anos de idade, por crimes de furtos e roubos a idosos, no concelho de Ponte de Sôr.

Na sequência de um alerta a dar conta de furtos e roubos nos distritos de Évora e Portalegre, os militares da Guarda dirigiram o patrulhamento por forma a prevenir a ocorrência deste tipo de ilícitos. Logo após a ocorrência de um roubo ocorrido no concelho de Ponte de Sôr, os militares encetaram de imediato diligências de investigação e de recolha de informação que permitiram localizar e deter os suspeitos. Foi possível apurar que os detidos se dirigiam a pessoas idosas, especialmente vulneráveis, a quem diziam ser funcionários de instituições ou entidades públicas e que depois de ganharem a confiança das vítimas, apoderavam-se dos seus bens, essencialmente dinheiro e ouro, recorrendo também à violência.

No decurso da ação policial, foi possível apreender uma viatura; quatro telemóveis; várias bolsas e carteiras; vários objetos em ouro; dois relógios e 2083 € em numerário;

Os detidos, com antecedentes pela prática de crimes da mesma natureza, foram presentes ontem a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial de Ponte de Sôr, tendo-lhes sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.

A Guarda alerta que, por norma, os burlões são homens e mulheres bem vestidos, bem falantes, com voz calma e afável, com um discurso convincente e cativante que levam as pessoas a fazer aquilo que não querem, apresentando-se como familiares, amigos de familiares ou funcionários de alguma empresa.

Obras de Elisabete Fiel integram Coleção António Cachola

A artista elvense Elisabete Fiel promoveu, na tarde de ontem sábado, dia 28, uma visita guiada comentada à exposição “Ensaio sobre a Alegria”, patente ao público na Casa da Cultura, em Elvas.

A iniciativa, que contou com a presença de várias dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e conhecidos, era aberta ao público e terminou com um pequeno lanche.

A grande surpresa surgiu com o anúncio de que a artista elvense integra, a partir deste momento, a Coleção António Cachola, já que o colecionador adquiriu obras de Elisabete Fiel, o que a deixou muito emocionada.

A artista passa assim a integrar aquela que é a maior e mais reconhecida coleção de arte contemporânea nacional, só composta de artistas portugueses.

Torneio Nadador Completo decorreu em Campo Maior

A Associação de Natação do Interior Centro (ANICENTRO) regressou ao Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova para mais uma edição da Torneio Nadador Completo, uma prova que contou com o apoio do Município de Campo Maior e que se realizou na tarde de ontem, sábado, dia 28.

Nas cerimónias de entrega de medalhas participaram, o presidente do município, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, os presidentes das Juntas de Freguesia de Degolados e da Expectação, João Cirilo e Hugo Rodrigo, respetivamente, e Vanda Portela, em representação da Junta de Freguesia de S. João Baptista.

Basquetebol do CEN entra em campo este domingo

A quinta etapa da Liga de Inverno de basquetebol de 3×3 disputa-se este domingo, dia 29, em Elvas com a participação dos atletas do Clube Elvense de Natação (CEN).

A partir da 11 horas, entram em campo os sub-15 e os sub-17 e, a partir das 15 horas, os seniores.

A competição disputa-se no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, na Fonte Nova.

Belhó Raposeira vence em Avis por 0-8

A equipa de juvenis da ACD Belhó Raposeira deslocou-se ontem, sábado, dia 28, a Avis, para mais uma jornada da Taça da Associação de Portalegre.

A equipa elvense venceu por 0-8, com golos de Francisco Cláudio (2), Pedro Mariano (1), Guilherme Sardo (3), Rafael Cardoso (1) e Pedro Silva (1).