Fernando Mendes apresenta “Insónia” em Elvas no dia 28

O apresentador e humorista Fernando Mendes traz a Elvas, no próximo dia 28 (sábado), a peça de teatro “Insónia”.

A iniciativa está integrada nas comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas e decorre a partir das 21.30 horas, no Cineteatro Municipal.

Uma comédia imperdível, que retrata a hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar.

Os bilhetes para o espetáculo estão à venda no Posto de Turismo da Praça da República ou na Ticketline.

Município de Vila Viçosa oferece kit sobre a água

O Município de Vila Viçosa entregou hoje, dia 16 de Janeiro, à turma vencedora do prémio “Cartucho de São Martinho Mais Original” um kit pedagógico, concebido no âmbito do projeto “Expedição H2O – À descoberta do valor da água”.

A turma vencedora foi a 2.º B da Escola EB1 do Castelo, em Vila Viçosa (Professora Cidália Silva), a quem a autarquia endereça “Muitos Parabéns pelo trabalho desenvolvido”.

Este Kit tem como objetivo educar e sensibilizar de forma pedagógica e didática, as crianças em idade escolar, dos 6 aos 10 anos, sobre as diversas temáticas ligadas à água, nomeadamente, a sua valorização e a sua utilização sustentável.

PSP de Portalegre detém cinco homens

O Comando Distrital de Portalegre da PSP realizou, entre 9 e 15 de Janeiro, 10 operações de fiscalização rodoviária, tendo controlado 3.371 veículos e levantado 76 autos de notícia por contraordenação: 69 por excesso de velocidade durante a condução, três por condução sob o efeito do álcool, dois por falta de inspeção periódica obrigatória, um por não utilização do cinto de segurança durante a condução e um por falta de seguro obrigatório. Foram elaboradas cinco operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e uma ação de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo.

No mesmo período, foram detidos cinco homens com idades compreendidas entre os 17 e os 47 anos, sendo dois por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS de 1,82 g/l e 2,68 g/l); um por condução de veículo automóvel sem habilitação legal e dois por cumprimento de mandado de detenção, emitido pelas Autoridades Judiciárias competentes.

Registaram-se cinco acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Exposição “Animalium vs Bestiário” inaugurada em Portalegre no dia 21

A exposição de pintura e desenho “Animalium vs. Bestiário – Entre o Sagrado e o Profano”, de Teresa Ribeiro, é inaugurada, no próximo dia 21 de janeiro, pelas 17 horas, na Galeira de São Sebastião, em Portalegre.

A mostra pode ser visitada até dia 28 de fevereiro, de segunda-feira a domingo, das 9 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas.

Ialbax conquista cinco pódios em Elvas e Portalegre

A equipa da Associação Desportiva Ialbax participou na 29° Corrida das Linhas de Elvas, onde obteve quatro lugares de pódio: Helena Belchior, primeira em seniores femininos; Sónia Santos, primeira em veteranos I femininos; Luís Velez, segundo em juvenis masculinos e Margarida Araújo terceira em seniores femininos.

Participaram ainda Ana Frescata, Ana Santos, Ana Pires, Ana Duarte, Carlos Carola, Luís Santinhos, Pedro Afonso, Paulo Araujo, Carlos Santos, Marco Santos e Luís Cordeiro.

Na caminhada, participaram Manuel Guerrilhas, Celeste Guerrilhas, Helena Vitorino e Mário Germano.

Também no dia de ontem, mas em Portalegre, na prova dos Trilhos dos Reis, José Russo terminou em segundo lugar do pódio no escalão de M60, nos 18 klm.

Participaram nesta distância os atletas Cristina Infante, Eunice Silva, Rita Magarreiro, Francisco Nascimento, Nelson Domingos e Nuno Veiga.

Já na distância dos 28 klm, participaram Cristina Canário, Vicente Aperta, Manuel Mexia e Nuno Massaneiro.

Piscinas Municipais de Elvas retomam horário alargado

O espaço coberto e aquecido das Piscinas Municipais de Elvas vai abrir ao público com novo horário a partir de hoje, segunda-feira, dia 16.

Depois de alguns meses a funcionar com um horário mais reduzido, o espaço de lazer vai voltar ao horário de funcionamento praticado anteriormente, com nadadores salvadores credenciados.

A partir desta data, este equipamento municipal passa a estar aberto ao público com o seguinte horário:

Segunda-feira – 15h00 às 21h00; de terça a sexta-feira – 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 21h00; sábado – 9h00 às 19h00 e domingo e feriado – 9h00 às 14h00.

Município de Mora doa laranjas às IPSS do concelho

O Município de Mora procederá nos próximos dias à apanha de laranjas das àrvores localizadas, nomeadamente, na Rua 25 de Abril, em Mora, e em algumas ruas próximas.

Estas laranjas têm como destino as IPSS do Concelho, para que tenham um fim útil, numa medida que evita que as mesmas se estraguem no chão.

Em caso de sobra de laranjas, as mesmas serão doadas aos munícipes que queiram, sendo necessário que procedam a inscrição na Casa da Cultura.

Município de Portalegre distribui bolas de futebol e futsal pelo concelho

A Câmara Municipal de Portalegre entregou, na passada quarta-feira, dia 11 de janeiro, equipamentos desportivos a vários clubes do concelho, nomeadamente bolas de futebol e de futsal, para utilização em competições oficiais.

O material desportivo foi entregue pela presidente do Município, Fermelinda Carvalhom e pelo vereador do Desporto, António Casa Nova, aos responsáveis de cinco clubes do concelho com a prática federada de Futebol e de Futsal, tanto masculino como feminino, em diversos escalões, nomeadamente ao Sport Clube Estrela, Clube Desportivo Portalegrense 1925, C.P.T. São Cristóvão, Casa do Benfica de Portalegre e Clube Feminino dos Covões.

Esta medida vem no seguimento de diversas iniciativas da Câmara Municipal, com o objetivo da projeção da área desportiva, tais como os Contratos Programa entre o Município e as associações desportivas do concelho, a requalificação de espaços, a aquisição de equipamentos e uma especial atenção por candidaturas que promovam a prática desportiva.

Futsal: Seleção Nacional sub-19 prepara apuramento do Europeu em Elvas

A Seleção Nacional sub-19 de Futsal está concentrada em Elvas, onde realiza, até quarta-feira, dia 18, o primeiro estágio de preparação do ano.

Com este estágio, para o qual o selecionador nacional, José Luís Mendes, convocou 14 atletas, a equipa procura preparar-se para a fase de apuramento do Campeonato da Europa, que vai acontecer em março. “Esse é o grande objetivo, porque queremos estar na fase final do Europeu, que vai acontecer em setembro, na Croácia”, revela o treinador.

Com uma “tarefa muito importante” a partir de março, o técnico quer e espera que a equipa das Quinas possa vencer o grupo de apuramento. “Temos todas as possibilidades de vencer o nosso grupo e estar, uma vez mais, na fase final do Campeonato da Europa”, assegura.

O estágio teve início esta segunda-feira, com um treino, no Pavilhão Municipal de Elvas, pelas 10.30 horas; segue-se outro às 17.30 horas. Amanhã, os jogadores treinam, novamente, às 10.30 horas.

Para além destes três treinos, este estágio inclui ainda dois jogos diante a seleção espanhola: um amanhã, pelas 19 horas e outro na quarta-feira, às 17 horas. Os jogos frente a Espanha, garante o técnico, são sempre “muito intensos e exigentes”. Esperando um “teste difícil”, estes dois jogos, diz ainda José Luís Mendes, obrigam a uma melhor preparação. “É um adversário muito valioso, com gente com muita qualidade, com uma organização muito boa e que vai exigir dos nossos jogadores o máximo das suas potencialidades e capacidades, com o objetivo de evoluírem e de chegarmos a março bem preparados”, remata.

Para este estágio, José Luís Mendes chamou Francisco Carvalho, (ADCR Caxinas Poça Barca); Andriy Dzyalochynskyy (CCRD Burinhosa); Afonso Serra, Leonardo Travessa, Lucas Mestre, Lúcio Rocha, Pedro Marques, Ricardo Florido (SL Benfica); Bruno Maior, Cintra, Diogo Silva, Duarte Correia, Pedro Santos e Tiago Macedo (Sporting CP).

 

Queda de árvore interrompe trânsito entre Santa Eulália e Campo Maior

Imagem ilustrativa

A queda de uma árvore, junto ao cemitério de Santa Eulália, tem impedido, ao início da tarde desta segunda-feira, 16 de janeiro, a circulação entre a estrada que liga aquela freguesia do concelho de Elvas a Campo Maior.

Segundo a presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Ana Sofia Alves, já junta mobilizados funcionários da junta para o local para fazer a remoção da árvore da via, para, o quanto antes, a estrada voltar a ficar transitável.

Vinho da Adega da Torre distinguido em concurso do Crédito Agrícola

António Gonçalves, proprietário da Adega da Torre

O vinho tinto 2021 da Adega da Torre, em Campo Maior, é um dos premiados da 9ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola.

Na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na passada sexta-feira, 13 de janeiro, na Estufa-Fria, em Lisboa, a Adega da Torre recebeu o galardão Tambuladeira de Ouro.

Este concurso de vinhos é desenvolvido pelo Crédito Agrícola em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal.

Esta última edição deste ano do concurso recebeu um total de 218 vinhos – brancos, tintos e espumantes -, colocados à prova por 94 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, clientes e associados do Crédito Agrícola.

A lista de premiados para conhecer aqui.

Ensaio sobre a Alegria quer contrariar “os tempos que vivemos”

“Ensaio sobre a Alegria” é o nome da exposição, da autoria de Elisabete Fiel, que está patente na Casa da Cultura de Elvas.

Trata-se de uma mostra de pintura que pretende “levar as pessoas a sentir alegria em simples momentos do dia-a-dia. Os tempos que vivemos não são assim tão alegres, uma vez que acabamos por não viver o quotidiano como uma descoberta de algo que nos pode trazer alegria. Durante esta exposição, eu convido as pessoas a descarregar os leitores de QR code e a percorrerem a exposição com os áudios, quer as músicas do Luís Mota quer os textos que eu escrevi para acompanhar as telas”.

Além das telas, a exposição tem também a vertente musical: “temos aquilo a que eu chamei a Rádio Alegria, composta por cerca de 50 horas de música alegre e que representa algo para mim”.

A exposição Ensaio sobre a Alegria pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 e das 14 às 17 horas e ao sábado das 10 às 13 horas, até dia 18 de Fevereiro. A exposição está inserida no programa comemorativo dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

https://soundcloud.com/inov-radioelvas/elisabete-fiel/s-OfNv0ZMsvtG?si=da418303193b4a249d391db8080d28c7&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

“A Cerâmica Portuguesa” em exposição na Galeria Municipal de Montemor

A Exposição “A Cerâmica Portuguesa” é inaugurada esta sexta-feira, 20 de janeiro, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, onde estará patente até dia 24 de fevereiro.

“A Cerâmica Portuguesa” dá uma breve e expressiva panorâmica da cerâmica portuguesa, reunindo um conjunto de obras das vinte e seis vilas e cidades que formam a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), na qual Montemor-o-Novo está inserido, e que dispõem de uma forte tradição neste ramo assim como um riquíssimo património ligado à produção artesanal e contemporânea, utilizando a argila como base.

A mostra será inaugurada pelas 18 horas, na Galeria Municipal.

Criação da Rede de Cooperativas Integrais no “Ambiente em FM”

O 1º Fórum de Cooperativas Integrais resultou no surgimento da Rede de Cooperativas Integrais. Em outubro de 2022, na aldeia de Casa Branca, em Montemor-o-Novo, esta nova rede, permitiu o progresso ambiental e social através de uma “economia de proximidade, cooperação em rede e descentralização”.

Criar economias sem fins lucrativos de base comunitária e ecológica, foi o objetivo deste Fórum, do qual nasceu um projeto com vista assentar “nos princípios de democracia direta, economia de proximidade, cooperação em rede e descentralização”, conforme afirma José Janela, da Quercus.

As cooperativas Integrais distinguem-se como multissetoriais. Os cooperantes estão no controlo do consumo, quer nos meios de produção como na forma de produção,  e na estrutura da cooperativa integral, não se cingindo “apenas a um ramo de atividade, permitindo integrar cooperantes de áreas profissionais muito distintas. Opera em todos os ramos de atividade social e económica necessários ao viver, desde a produção de bens e serviços ao desenvolvimento de projetos em áreas como a saúde, a educação, a habitação ou a energia”, como indica José Janela, tendo em conta as preocupações ambientais e princípios ecológicos.

No Alentejo, as cooperativas integrais desenvolvem e promovem as diferentes atividades, atualmente, em duas cooperativas: a Minga, em Montemor-o-Novo que “reúne pequenos produtores e consumidores e que é a primeira cooperativa integral que surgiu em Portugal, já em 2015”, e a Regenerativa em Odemira. A Cooperativa Minga “está ativa nas secções agrícola – apoia a produção de pequenos agricultores do concelho – comercialização, serviços, habitação e construção”, estabelece José Janela.

A criação da Rede de Cooperativas Integrais é o tema da edição desta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Cláudia Batuca vence Trilho dos Reis e é campeã distrital

A atleta elvense Cláudia Batuca venceu a prova “Trilho dos Reis”, em Portalegre, e sagrou-se campeã distrital de trail.

A competir pela Barbaris Team, no trail de 18 quilómetros, estiveram ainda Augusto Piedade (segundo do seu escalão) e Arquimínio Carretas (segundo do seu escalão).

Participaram ainda Nuno Gancho, João Banquinho, Manuel Rodrigues, Manuel Braçadas, Carla Silva, Eliana Reis, José Maneta, Letícia Silva, Márcio Capelas, Nuno Martins, Pedro Matildes, Roberto Ameixa e Valdemar Madeira, que devido a lesão não conseguiu terminar a prova.

No trail longo, de 28 quilómetros, participaram Fernando Silva (segundo do seu escalão), Filipe Pires e Gonçalo Galguinho. Na caminhada participou o atleta Paulo Panaças.

Por equipas, entre quase 50 presentes, o Barbaris Team alcançou o quinto lugar.

Barbaris vence por equipas a Corrida das Linhas de Elvas

A equipa do Barbaris, de Barbacena, venceu coletivamente a corrida das Linhas de Elvas, onde participou com 26 atletas.

Nos escalões mais novos participaram os seguintes atletas:

Benedita Conceição – 2 do escalão Benjamim A

Cristiano Vinagre – Vencedor do Escalão Benjamim B

Catarina Romano – 2 do escalão Benjamim B

Diogo Vinagre – Vencedor do escalão infantil

Gabriela Rodrigues – 3 do escalão infantil

Matilde Santos – 3 do escalão iniciado

Participaram ainda Salvador Vinagre, Carolina Vinagre, Francisca Romano e Tomás Cristiano.

Na distância de sete quilómetros e meio, competiram Ricardo Louro – 2º do escalão júnior; Luís Miranda – vencedor do seu escalão e 2º da geral absoluta; Filipe Mota – vencedor do seu escalão e 3º da geral absoluta e Licínio Canhoto – 3º do seu escalão e 10º da geral absoluta.

Competiram ainda nesta prova Rui Jesus, César Lopes, António Valente, António Vinagre, Rui Brito, João Carvalho, Carlos Folgado e António Cortes.

CEN com 11 pódios na Corrida das Linhas de Elvas

Além de ser o responsável pela organização, o Clube Elvense de Natação (CEN) esteve representado na 29ª Corrida das Linhas de Elvas, que decorreu ontem, domingo, dia 15 de Janeiro, no âmbito das comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Com cerca de 300 pessoas a participar, entre caminhada e corrida de estrada, a direção do CEN mostrou-se muito satisfeito com o decorrer da prova.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O CEN participou com 13 atletas que alcançaram os seguintes resultados:

Mariana Santos – Benjamim A Feminino – 1ª Classificada

Marta Trabuco – Benjamim A Feminino – 3ª Classificada

Diego Tavares – Benjamim A Masculino – 2º Classificado

Bernardo de Deus – Benjamim A Masculino – 3º Classificado

Lourenço André – Benjamim B Masculino – 2º Classificado

Martim Rosário – Benjamim B Masculino – 3º Classificado

David Valverde – Infantil Masculino – 2º Classificado

Ana Mendes – Infantil Feminina – 6ª Classificada

Madalena Palmeiro – Iniciada Feminina – 4ª Classificada

Joana Cardoso – JuvenilFeminina – 2ª Classificada

Martim Pestana – Juvenil Masculino – 3º Classificado

Santiago Carvalho – Juvenil Masculino – 1º Classificado

Bernardo Correia – Júnior Masculino – 1º Classificado

[/shc_shortcode]

Seleção de futsal sub-19 em estágio em Elvas

A seleção portuguesa sub-19 de futsal vai realizar um estágio em Elvas entre hoje e quarta-feira.

Para hoje estão marcados “dois treinos e amanhã e quarta-feira a equipa das quinas defronta a seleção espanhola”, de acordo com Daniel Pina, presidente da Associação de Futebol de Portalegre.

O presidente da associação explica que “estes estágios que têm vindo a decorrer no Alto Alentejo fazem parte da política de descentralização da Federação Portuguesa de Futebol”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os dois treinos de hoje estão marcados para as 10.30 e 17.30 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.

Amanhã, terça-feira, a equipa das quinas treina às 10.30 horas e recebe a seleção espanhola às 19 horas.

Já na quarta-feira, o jogo está marcado para as 17 horas.

[/shc_shortcode]

Prejuízos das cheias condicionam realização das Festas do Povo em 2023

Quando já se dava quase como certa a realização das Festas do Povo em 2023, começam a pairar, em Campo Maior, algumas dúvidas. Isto, porque o investimento avultado que a autarquia de Campo Maior terá pela frente, devido aos prejuízos causados pelas cheias – que rondam os quatro milhões de euros -, é neste momento a principal preocupação do executivo, sobretudo “se as medidas de apoio do Governo não ultrapassarem os 60%”.

Dessa forma, explica o presidente, Luís Rosinha, a prioridade que, até então, era dada às Festas do Povo, para este ano, foi mesmo “retirada da agenda política e executiva” do município.

Por mais que a Câmara Municipal tenha encerrado o ano de 2022 com “um resultado financeiro fantástico”, o autarca garante que, dentro daquilo que é a “margem de manobra” da Câmara Municipal, o município terá pela frente “um investimento muito grande”, para que a vila volte a ficar como estava antes da intempérie de 13 de dezembro. “Essa tem sido a prioridade, dos últimos tempos, de toda a Câmara Municipal; temos estado todos envolvidos naquilo que é o levantamento dos prejuízos e no acompanhamento às pessoas que, efetivamente, necessitam”, assegura.

Lembrando que a decisão da realização do maior ex-líbris de Campo Maior não é sua, nem da Câmara Municipal, Luís Rosinha, ainda assim, garante que, inevitavelmente, houve uma “mudança” no seu pensamento sobre aquilo que podia ser este novo ano de 2023. “Podemos avançar para as Festas do Povo, mas isto não é uma decisão única e exclusiva do presidente, nem pode ser. Aquilo que nós temos de fazer é voltar todos a conversar sobre o momento que estamos a viver. Temos um ano económico que começa com estas questões da inflação e temos de perceber se nos vamos meter num evento que custaria determinado valor e que, neste momento, poderá ultrapassar os orçamentos dos anos anteriores”, garante.

Com a realização do evento, a Câmara Municipal, que é uma “apoiante” das Festas do Povo, poderá ter “mais algumas dificuldades financeiras”, provocadas pela questão do mau tempo, que não tinha há um mês.

Os campomaiorenses, defende ainda o autarca, devem também ter uma palavra a dizer e “manifestar a sua vontade, que isso é obrigatório, porque as festas são, claramente, do povo”. “A Câmara Municipal estará cá sempre para apoiar, mas não esconderá que, neste momento, tem dificuldades que há uns meses não tinha”, assegura.

Sendo a “última palavra” sempre dos campomaiorenses, o município pretende, entretanto, promover uma reunião de trabalho “mais alargada” para, junto dos cabeças de rua, pensar como é que se pode, ou não, realizar o evento. “O tempo começa a fugir-nos das mãos, temos de olhar para os timmings, para a questão dos custos e para o posicionamento económico da Câmara Municipal, e, entre todos, tomarmos uma decisão”, acrescenta Luís Rosinha.

“Sempre e quando o povo quiser, a Câmara Municipal, obrigatoriamente, estará ao lado do povo naquilo que possa ser a concretização do evento”, remata o presidente.

APPACDM de Elvas investe 150 mil euros em eficiência energética

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, a APPACDM de Elvas, vai, em 2023, investir na eficiência energética da instituição, no âmbito de uma candidatura ao PARES 3.0.

Luís Mendes, presidente da APPACDM de Elvas, refere que vão proceder “à substituição de janelas antigas e à colocação de painéis foto voltaicos, o que permite reduzir a fatura energética, que é muito pesada para a nossa instituição, e melhorar a climatização dos edifícios”.

Com o novo ano a começar, Luís Mendes refere que “os desafios da instituição são diários e é com alguma apreensão que olhamos para o futuro mas tenho a certeza que com um trabalho conjunto vamos conseguir ultrapassar tudo”.

A APPACDM de Elvas vai investir cerca de 150 mil euros, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3ª geração, sendo 75 por cento financiado com fundos comunitários.