A população de Campo Maior saiu esta sexta-feira, 6 de janeiro, em massa, à rua para cumprir a tradição de cantar as Janeiras.
Esta iniciativa promovida pelo município, acabou por resultar num convívio de gerações, contando, entre outros, com o Grupo “Despertar Alentejano”, o ATL Arco-Iris da Casa do Povo de Campo Maior, os alunos da Academia Sénior da CURPI e do Centro Educativo Alice Nabeiro, que pelas ruas cantaram as Janeiras, onde não faltaram as pandeiretas e as castanholas.
Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, este momento assume-se como uma forma de levar alegria às ruas da vila, deixando alguns momentos menos bons para trás, e abraçando o novo ano com otimismo. “Este é um início de ano com muita esperança e muita fé, numa iniciativa com muitas crianças e pessoas mais velhas associadas, e este sair à rua e cantar, depois de uma quadra natalícia que não foi a esperada, é também deixar as mágoas para trás e pensar que este é um ano, com mais otimismo para os campomaiorenses”, refere o autarca.
Já Carlos Clemente, presidente do Grupo “O Despertar Alentejano”, que colaborou esta iniciativa, “para trazer de novo a tradição a Campo Maior” enaltece a presença das gerações mais novas.
Foram cerca de 120 as crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro que se associaram ao Cantar as Janeiras. Carlos Pepê, coordenador pedagógico da instituição de ensino, revela que estas iniciativas “são sempre muito importantes”, até porque estão a trabalhar com as crianças, “os anos 80, num projeto que se chama “conta-me como foi” e cantar as janeiras faz parte desses anos, e por isso, essas iniciativas são muito importantes e estaremos sempre ao lado dos nossos parceiros, como eles estão para nós, esta é uma tradição em Campo Maior e assim somos uma comunidade mais forte”.
Falámos ainda com algumas pessoas que saíram à rua para cantar as Janeiras. Marcelina Pingo considera que este é “um convívio muito bonito”. Nas palavras de Céu Militão esta iniciativa “é maravilhosa, e isso nota-se pela presença de todas as gerações”, para si, esta é uma forma de começar o ano “em grande, de forma divertida, em paz e com muita saúde”.
Campomaiorenses que saíram esta tarde à rua para Cantar as Janeiras, como manda a tradição, juntando várias gerações e percorrendo as ruas da vila.


O Espaço Cidadão já abriu na sede da União de Freguesias de Santa Maria e Santo André, em Estremoz. É um espaço de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão.
O Município de Reguengos de Monsaraz recebeu no dia 30 de dezembro de 2022 a informação do Ministério do Ambiente e da Ação Climática relativamente à assinatura do Despacho Conjunto pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, da Secretária de Estado do Orçamento e do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território que permite a celebração de acordos de regularização de dívidas entre a autarquia e a Sociedade Águas do Vale do Tejo.
A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) vai apoiar oito clubes filiados em 220.173 euros, através do Fundo “Crescer 2024”, para melhoria das infraestruturas desportivas e aquisição de viaturas.
O artista Pedro Zagalo vai realizar um concerto de apresentação do seu primeiro álbum “Outra Avenida”, a 21 de janeiro, pelas 21,30 horas, no Cineteatro Municipal de Elvas.
A banda portuguesa Xutos & Pontapés vai apresentar em Elvas, no dia 11 de Março, o espectáculo “O Circo de Feras”, que celebra os 35 anos do disco mais emblemático da carreira.
A Câmara Municipal de Borba promove no próximo sábado, dia 8 de Janeiro, pelas 8.30 horas, o passeio pedestre “Pelos caminhos de S. Tiago… de Rio de Moinhos”.

Vítor Melrinho, Fátima Pimentão e Cláudia Falcato foram os vencedores da iniciativa Alandroal ConVida.
O nível da água da Barragem do Caia, em cinco dias, entre segunda e sexta-feira desta semana, subiu 19 centímetros. Nesse mesmo período, o volume de água armazenada ganhou 3,5 milhões de metros cúbicos, que corresponde a uma subida de dois pontos percentuais, crescendo de 92 para 94%.
A DECO tem vindo a exigir ao Governo a criação de um Fundo de Catástrofe, que proteja os consumidores na ocorrência de fenómenos climáticos extremos, como as ondas de calor e os incêndios, no verão, e as cheias, que recentemente afetaram fortemente distritos como os de Portalegre e Évora.


Os alunos da Escola Básica de Primeiro Ciclo (EB1) de Santa Luzia, em Elvas, tiveram oportunidade de visitar, na manhã desta sexta-feira, 6 de janeiro, os trabalhos de Natal que fizeram e que têm estado em exposição na Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE).
Os alunos dos 5º e 6º anos do Colégio Luso-Britânico festejaram, na manhã desta sexta-feira, 6 de janeiro, o Dia de Reis, aproveitando para desejar um feliz 2023 à Câmara Municipal de Elvas e à população, com uma atuação na Praça da República onde, até domingo, está instalada a “Cidade Natal”.
Dois alunos da Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre visitaram esta sexta-feira a Rádio ELVAS para entregar o bolo-rei confeccionado no estabelecimento de ensino, pelos alunos do Curso de Produção de Cozinha e Pastelaria.
A obra de conservação e restauro das Portas de São Vicente teve início esta semana e tem um prazo de execução de 45 dias.
“Terramay – Plantar o Futuro” é o nome da ação organizada pela Terramay, com o apoio da Câmara Municipal do Alandroal, que vai decorrer amanhã e que tem como objetivo plantar de 5.014 árvores, o número de habitantes registado no Censos de 2021 neste concelho raiano.
A Banda 1.º de Dezembro, de Campo Maior, promove, este sábado à tarde, dia 7 de janeiro, um Concerto de Ano Novo, na Igreja de Nossa Senhora da Graça dos Degolados.
A tradição de se cantar aos Reis, dois anos de pandemia passados, voltou a cumprir-se, ontem à noite, 5 de janeiro, na freguesia de São Vicente e Ventosa, em Elvas, com cerca de 20 pessoas, incluindo quatro crianças, a entoarem, pelas ruas da aldeia, e de porta em porta, vários cânticos, de forma a desejar um feliz novo ano a todos.