Alunos de Monforte participam em ações de educação ambiental

Cerca de 120 crianças e jovens participaram em ações de educação ambiental em Monforte, no Alentejo, promovidas pelo projeto Guardiões com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da adoção de comportamentos ambientais sustentáveis.

“Estas ações de sensibilização do Guardiões junto das novas gerações ganham especial importância nos dias que vivemos, sobretudo quando assistimos a eventos extremos causados pelas alterações climáticas. Estes fenómenos, como as chuvas intensas que afetaram o nosso país, e o Alto Alentejo em particular, estão a aumentar e as razões estão associadas aos nossos comportamentos enquanto sociedade”, afirma Jorge Martins, coordenador do projeto Guardiões.

Na sequência das chuvas intensas que se fizeram sentir nos últimos dias, registaram-se muitos estragos no Alto Alentejo, tendo Monforte sido um dos concelhos mais afetados, com estradas cortadas devido às inundações.

De acordo com o responsável pelo projeto, “o trabalho de formação e sensibilização das novas gerações é fundamental para combatermos as alterações climáticas e evitarmos situações extremas como as que vivemos nos últimos dias”, realçando que “estas ações de sensibilização ambiental do Guardiões junto dos mais jovens só são possíveis graças à colaboração e apoio das diversas câmaras municipais e agrupamentos de escolas”.

As ações realizadas no Agrupamento de Escolas de Monforte foram direcionadas a turmas dos 2º e 3º ciclos, nomeadamente aos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Ao longo das últimas semanas, o projeto Guardiões tem conduzido várias ações de sensibilização em escolas do Alentejo com o objetivo de demonstrar a importância da ciência para minimizar os efeitos das alterações climáticas. Estas iniciativas foram frequentadas por centenas de alunos do 1º ao 3º ciclo.

O projeto Guardiões resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), financiado pelo Programa Alentejo 2020.