CLDS Coração Mágico ocupa crianças de Arronches nas férias

A intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, é um dos eixos dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) que vão na sua quarta geração.

No caso de Arronches, e como explica a coordenadora do CLDS 4G Coração Mágico, Goreti Cirilo, o trabalho desenvolvido com as crianças tem sido mais intenso durante o verão, sendo que, neste período das férias de natal, como habitualmente, haverá também ATL.

“Formámos um ATL e ajudámos a autarquia, porque temos um centro lúdico no município, mas com a pandemia tiveram de ter inscrições limitadas e nós demos um apoio, para haver um segundo pólo. Há muitas crianças no concelho, os pais trabalham, nada parou e eles ficaram sem ter onde passar os tempos livres”, explica a responsável. Este ano, com “a normalidade”, ainda que com menos crianças inscritas, o CLDS voltou a promover um novo ATL de Verão.

Com o projeto a terminar em maio de 2023, Goreti Cirilo revela que ainda conseguirão promover o tradicional ATL de Páscoa. “Já não fazemos é ATL de Verão, a não ser que venha para aí um 5G. Era bom, mas acho que não está nos planos, para já”, acrescenta.

Do trabalho desenvolvido pelo CLDS em Arronches, até então, Goreti Cirilo faz um balanço positivo, com o apoio direcionado, para além das crianças, aos idosos e à população desempregada.

O CLDS 4G Coração Mágico de Arronches tem como entidade promotora a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção.