Perdiz à Dona Bia, ex-libris do Restaurante Afonso, em Mora, na Mostra Gastronómica da Caça

A Mostra Gastronómica da Caça está a decorrer no concelho de Mora até domingo, 11 de dezembro.

Um dos restaurantes aderentes a esta iniciativa é o Restaurante “Afonso”. O fundador e proprietário, Afonso Mendes, revela que esta Mostra tem especial importância na medida em que “permite desenvolver a atividade da restauração, numa altura em que há menos movimento, também para divulgar a gastronomia do concelho”.

A “Perdiz à Dona Bia” é um dos ex-libris deste restaurante, no que aos pratos de caça diz respeito, mas também outros pratos como arroz de lebre, de perdiz e pombo bravo”, que estão disponíveis não só durante esta mostra gastronómica, mas também durante todo o ano”, acrescenta Afonso.

O chef Carlos Mendes nasceu, como o próprio diz, praticamente na cozinha, uma vez que é neto do proprietário e adianta que “há pratos muito antigos, que vêm já das receitas da minha avó, e eu vou adaptando aos tempos, para manter a caça, que é diferenciado de outros restaurantes”.

Para o chef, estas quinzenas são muito importantes para “relembrar as pessoas que ainda se comem pratos de caça”.

Já a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, garante que esta quinzena é muito importante, porque “promove o nosso concelho naquilo que temos de melhor que é a gastronomia, neste caso ligado há caça, e temos dez restaurantes aderentes das quatro freguesias do concelho”.

Paula Chuço diz ainda que esta edição teve algumas diferenças em relação às anteriores, sendo objetivo, no próximo ano, que esta iniciativa “tenha uma abrangência ainda maior”.

Arroz de Perdiz e de lebre, coelho à caçador, arroz de faisão, são alguns dos pratos confecionados à base de carne de caça e que podem ser degustados até domingo, nos dez restaurantes aderentes à quinzena Gastronómica da Caça, do concelho de Mora.