Ministra da Justiça: “cada um de nós conta para dizer não à corrupção”

llll“Vamos falar de corrupção e da sua prevenção” foi o mote para a sessão comemorativa do dia Internacional contra a corrupção, que decorreu esta sexta-feira, 9 de dezembro, no auditório da Secundária D. Sancho II, em Elvas.

Nesta iniciativa, desenvolvida pelo Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, a ministra da justiça, Catarina Sarmento e Castro, marcou presença e realçou que “o trabalho de prevenção da corrupção deve ser feito por com todos nós, não basta ter apenas boas leis e organismos que punam a corrupção é preciso envolver a sociedade e isto faz-se sobretudo com os jovens, que são o futuro”.

Catarina Sarmento e Castro assume que a corrupção “é um fenómeno que mina e corrompe a sociedade e prejudica todos, pelo que devemos colaborar e sensibilizar todos”. A ministra destaca a importância “da existência do Mecanismo Nacional Anticorrupção, que tem agora condições para funcionar, que já tem órgãos constituídos e já lançou uma campanha de anticorrupção e, vir aqui é uma forma de dizer a todos os jovens que eles contam e todos nós contamos, para dizer não à corrupção”.

Esta sessão teve a colaboração do Conselho de Prevenção da Corrupção. O presidente deste conselho e do Tribunal de Contas, José Tavares refere que “a forma adequada para comemorar este dia é numa escola, para sensibilizar os alunos para os efeitos nefastos da corrupção, desde a pobreza, instabilidade social, falta de confiança que gera na sociedade, entre outros, para transmitir a mensagem que as instituições públicas devem trabalhar de forma concertada para melhores resultados e combater aquilo que contribui para dificultar a nossa vida em sociedade”.

Já a diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, Fátima Pinto, garante que esta foi “uma manhã muito enriquecedora para todos, principalmente para os alunos”.

O Dia Internacional Contra a Corrupção, hoje assinalado em Elvas, foi promovido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção, contando com um conjunto de intervenções e a apresentação de um trabalho desenvolvido por um grupo de alunos da Escola Secundária D. Sancho II contra a corrupção.