Borba adia uma semana a iluminação de Natal

A inauguração da iluminação de Natal em Borba foi adiada uma semana, por decisão da Câmara Municipal, em linha com a harmonização das medidas de mitigação da crise energética e atendendo ao exposto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro.

Assim, no feriado desta quinta-feira, dia 8, a Câmara Municipal de Borba vai festejar, em conjunto, três dos momentos mais importantes da quadra natalícia do concelho: às 16 horas, inauguração, no Celeiro da Cultura, após concluídas as obras de reabilitação deste espaço municipal, o Presépio Animado, de José Grego e Rosa Aparício; às 17 horas, o Presépio de Rua 2022, no Largo da Fonte das Bicas e outros locais emblemáticos da cidade; e, às 18 horas, abertura oficial da iluminação de Natal, com animação musical pela Charanga Zuluband.

De salientar que o Celeiro da Cultura abre as suas portas pela primeira vez após conclusão das obras de reabilitação. A reabilitação do Celeiro da Cultura teve como objetivo a recuperação deste edifício, mantendo a sua função de equipamento de utilização pública para atividades culturais, recreativas, sociais e essencialmente expositivas. Esta intervenção tem uma forte influência no desenvolvimento urbano atual da cidade de Borba, atuando como um espaço de charneira entre o centro histórico e o tecido urbano mais recente.

A proximidade do Centro Histórico, mais precisamente, ao Castelo de Borba, a atividade que se pretende aqui desenvolver, de cariz cultural. Lúdico e pedagógico, a visibilidade na paisagem urbana que detém e a identificação com as atividades culturais do Município foram fatores facilitadores para a prossecução do objetivo fundamental desta operação, que é dinamizar a malha urbana envolvente.

Esta reabilitação teve um custo total de 282 mil euros, com uma contribuição comunitária de 236 mil euros e um financiamento público nacional de 46 mil euros.