Reguengos de Monsaraz dinamiza comércio local

O Município de Reguengos de Monsaraz está a  promover o “Natal é no Comércio Local” até dia 31 de dezembro, uma iniciativa de dinamização e apoio à atividade económica local. A autarquia pretende assim incentivar as compras no comércio tradicional local, mas também nas unidades de alojamento, restauração e bebidas do concelho.

Por cada compra de valor igual ou superior a 15 euros nos agentes económicos aderentes ao Natal é no Comércio Local, que vão estar identificados com um dístico, o cliente receberá um cupão que poderá preencher e depois depositar na tômbola que vai estar na Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz para se habilitar ao sorteio de três prémios. No dia 6 de janeiro de 2023, pelas 18h, será efetuado o sorteio com os cupões que forem colocados na tômbola durante o período da campanha.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ao primeiro prémio será atribuído um combinado (frigorífico com arca congeladora), uma máquina de lavar loiça e uma máquina de lavar roupa, no valor de cerca de 1.500 euros. O segundo prémio terá um combinado e uma máquina de lavar loiça no valor de aproximadamente 1.100 euros e o terceiro premiado receberá uma máquina de lavar roupa no valor de cerca de 400 euros.

A autarquia vai também promover um Concurso de Montras Natalícias entre 1 de dezembro e 6 de janeiro do próximo ano, podendo os agentes económicos inscrever-se até ao dia 6 de dezembro para o telefone (266508040 ou 964300414) ou por e-mail (natalcomerciolocal@cm-reguengos-monsaraz.pt). Cada estabelecimento comercial poderá candidatar mais do que uma montra decorada com alusão à quadra natalícia.

A votação será efetuada de 6 a 31 de dezembro na página de Facebook da autarquia através de reações (gostos) nas fotografias das montras de cada estabelecimento comercial. A montra que obtiver mais reações será considerada a mais votada e terá como prémio um jantar para o proprietário do estabelecimento e para os seus colaboradores (até ao máximo de 10 pessoas) no restaurante do concelho que escolher e uma campanha publicitária durante 15 dias nas rádios locais e no site da autarquia.

[/shc_shortcode]

Futsal: juvenis da Belhó e Raposeira batem Sousel por 5-1

A Associação Cultural e Desportiva (ACD) da Belhó e Raposeira recebeu e venceu este sábado, 3 de dezembro, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, a União Desportiva de Sousel, por 5-1, em jogo da quinta jornada do campeonato distrital de futsal, em juvenis, da Associação de Futebol de Portalegre.

Apesar do resultado final, garante a ACD Belhó e Raposeira, este foi um jogo “muito disputado, tendo sido visto, por aqueles que se deslocaram ao pavilhão municipal, muitas jogadas bem desenhadas e concluídas” pelas duas equipas.

Logo nos primeiros minutos a ACD Belhó e Raposeira colocou-se em vantagem, tendo chegado ao intervalo com um resultado de 2-1.

Na segunda parte, a equipa elvense, “colocando muita intensidade”, aplicou o resultado final, “não admitindo qualquer golo aos opositores”.

Marcaram para a ACD Belhó e Raposeira Guilherme Sardo, que bisou na partida, Pedro Mariano, Lourenço Coelho e Pedro Silva.

GUS recebe 70 mil euros para melhorar campos de futebol

O Grupo União Sport (GUS) recebeu, no âmbito do fundo “Crescer 2024”, um montante de 70 mil euros para reabilitar as suas instalações, a vários níveis.

A notícia foi avançada pelo presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, que revelou que este valor serve sobretudo, para um campo de futebol de 7, no estádio. “O União candidatou-se a este projeto e, portanto, tem assegurado o financiamento de 70 mil euros, para fazer um campo de futebol de 7, sintético, no topo poente do estádio”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esse montante servirá também para mudar o relvado natural, para sintético, uma vez que o natural “acarreta maiores encargos” na manutenção, e dessa forma “será possível ter todas as equipas de formação a trabalhar no mesmo local”, adianta António Pereira apelando ao apoio também por parte da autarquia montemorense.

António Pinto Xavier, vereador no município de Montemor-o-Novo, revela que a Câmara ajudou o clube a efetuar esta candidatura onde, “para além do campo de futebol de 7 era também objetivo um campo de futebol de 11 também com linhas de 9, mas vamos perceber agora os moldes de financiamento e o sonho seria conseguirmos fazer tudo, para que os miúdos do União possam jogar no seu estádio, criando novas dinâmicas para o clube”.

O futebol precisa de capital humano”, acrescenta António Pinto Xavier, considerando, que atualmente, não é uma tarefa fácil.

Grupo União Sport que recebeu, no âmbito do fundo “Crescer 2024”, um montante de 70 mil euros para reabilitar as suas instalações, a vários níveis.

De recordar que o Fundo “Crescer 2024”, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as Associações Distritais e Regionais da modalidade, e tem como objetivo as melhorias das instalações desportivas, bem como fazer crescer o número de praticantes para 300 mil até 2024.

[/shc_shortcode]

Taça: “O Elvas” – Eléctrico amanhã na Rádio ELVAS

A Taça da Associação de Futebol de Portalegre, em seniores, tem a segunda jornada da fase de grupo neste domingo, dia 4. “O Elvas” – Elétrico e Gavionenses – Gafetense são os dois jogos, numa ronda em que o Mosteirense está de folga.

Na classificação da Taça, “O Elvas”, com três pontos, é líder, seguido de Eléctrico e Gavionenses, ambos com um ponto, enquanto Gafetense e Mosteirense ainda não pontuaram.

O encontro entre as equipas de Elvas e Ponte de Sor disputa-se às 15 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal e é acompanhado em direto pela Rádio ELVAS, com relato e reportagem. A emissão estende-se entre as 14.30 e as 18 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Degolados começa a celebrar o natal com atividades para miúdos e graúdos

Degolados, no concelho de Campo Maior, começou a celebrar o natal, este sábado, 3 de dezembro, com uma feirinha, que anima o centro polivalente da freguesia até final da tarde, bem como com uma manhã de muita diversão para os mais novos.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, João Cirilo, a adesão das pessoas a estes dois eventos é “positiva”, sobretudo pelas crianças ao Parque Verde, onde tiveram oportunidade de comer pipocas, saltar num insuflável e andar num trenó.

João Cirilo explica que para além dos trabalhos produzidos no Ateliê das Artes, de Degolados, a feirinha de natal faz-se com a participação de vários artesãos de Campo Maior, que procuram promover e dar a conhecer os seus trabalhos.

O presidente diz também que ao ver o sorriso na cara das crianças, com a iniciativa, que estava inicialmente prevista para amanhã, mas que foi antecipada devido à previsão de chuva para este domingo, o sentimento é de “missão cumprida”. “O objetivo era fazermos uma coisa diferente e proporcionar às crianças toda esta atividade e convívio entre elas”, diz ainda.

Começar a comemorar o natal, numa “manhã diferente” para as crianças, diz, por sua vez, a secretária da Junta de Freguesia, Olga Madeira, foi o grande objetivo.

As crianças, já na feira, tiveram oportunidade de entregar uma carta ao pai natal, sendo que, durante a tarde irão receber uma prenda, oferecida pela Junta de Freguesia. Na feirinha, adianta ainda Olga Madeira, encontram-se 15 bancas de artesãos de Campo Maior, incluindo a do Ateliê das Artes de Degolados.

Esta primeira feirinha de natal, promovida pela Junta de Freguesia de Degolados, contempla diversos momentos de animação musical, com a participação das Roncas d’Elvas e de um grupo de crianças da catequese, bem como com a apresentação de um pequeno filme sobre a aldeia, da autoria de André Meira.

Viana do Alentejo é “Município Amigo do Desporto” pelo sétimo ano

O Município de Viana do Alentejo recebeu mais um galardão “Município Amigo do Desporto 2022”, numa cerimónia que decorreu no passado dia 19 de novembro, na Central das Artes, em Porto de Mós, e que contou com a presença do Técnico Superior de Desporto, Pedro Amaro.

Esta distinção, que o Município recebe desde 2016, da responsabilidade da Cidade Social e da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), tem como objetivo o reconhecimento público de boas práticas na gestão desportiva no concelho ao longo do ano.

De salientar que o Município de Viana integra a lista dos primeiros 27 municípios que, em 2016, receberam este galardão.

Recorde-se que o Programa “Município Amigo do Desporto” instituído pela APOGESD e pela plataforma Cidade Social com vista a distinguir os municípios que desenvolvem uma política efetiva de apoio ao desporto. Para a análise desta distinção estão alguns parâmetros, nomeadamente organização desportiva, eventos, equipamentos/instalações, desporto solidário e parcerias, entre outros.

Na cerimónia, o Município de Viana recebeu, também, o galardão de Autarquia Solidária 2021/2022, no âmbito do trabalho desenvolvido na área social.

Assembleia Municipal aprova desagregação de Terrugem e Vila Boim

A Assembleia Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, o único ponto da ordem de trabalhos da sessão extraordinária a favor da desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, em reunião que se realizou na tarde de sexta-feira, 2 de novembro, nos Paços do Concelho.

De acordo com a informação do Município, antes da votação os eleitos pelo PSD/CDS-PP e PS intervieram sobre o tema.

Os 24 membros da Assembleia Municipal presentes votaram a favor do pedido de parecer à Câmara Municipal de Elvas para a desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, de acordo com a Lei 39/2021, de 24 de junho.

Em 2013, dando cumprimento à obrigação de reorganização administrativa do território das freguesias constante da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, as freguesias de Terrugem e Vila Boim foram unidas de acordo com o regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias.

Banda Euterpe homenageia os Queen no concerto dos seus 162 anos

A Banda Euterpe comemora este sábado, 3 de dezembro, os seus 162 anos com um concerto no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

Com um espetáculo intitulado “The Show Must Go On”, de tributo aos Queen, à banda, neste concerto, juntam-se o cantor FF, o coro InMezzo, bem como Luís Zagalo, no piano, Ricardo Gordo, na guitarra elétrica, e Vítor Miranda, no contrabaixo.

O início do espetáculo está marcado para as 21h30.

Cozinha dos Ganhões conta este sábado com atuação dos Monda

A Cozinha dos Ganhões está a decorrer no parque de feiras e exposições de Estremoz.

Este sábado, dia 3, a abertura do certame está marcada para as 12 horas, seguida de animação ambulante pelo Grupo de Cantares “Rosas de Maio” de Veiros, às 14 horas, atuação do Grupo de Cantares da Academia Sénior de Estremoz, pelas 15.30 horas, do Grupo de Dança Country da Academia Sénior de Estremoz, às 16.30 horas e do Grupo de Cavaquinhos de Estremoz, pelas 17.30 horas.

Os Monda atuam às 22 horas e às 23.30 horas há arraial com Zé Pedro Sousa. A discoteca decorre entre a meia noite e as seis da manhã.

Campo Maior conversa entre Nogueira de Barros e Luiza Palma

A exposição de pintura “Flores de Campo Maior”, patente no espaço.arte, em Campo Maior, até final do ano, será mote para uma conversa, este sábado, 4 de dezembro, entre o autor, o artista plástico Nogueira de Barros, e a curadora Luiza Palma.

Sobre a exposição, revela o artista, natural de Almada, os 18 quadros, “de médio e grande formato”, que pintou e que compõem esta mostra, retratam flores com “diversas formas e movimentos”, com “profundidades distintas”. As obras, diz ainda, surgem depois de ter estudado Campo Maior.

O início desta conversa, numa sessão aberta ao público, no espaço.arte, está marcado para as 16 horas de amanhã.

Inaugurada a 15 de outubro, a exposição está disponível para visita, no espaço.arte, na antiga escola da Avenida, até 31 de dezembro.

Euromilhões: dois terceiros prémios vêm para Portugal

Dois terceiros prémios do Euromilhões, relativos ao sorteio de ontem, 2 de dezembro, no valor de 21 mil euros, saíram a apostadores que registaram o boletim em Portugal. Outros 13 apostadores no estrangeiro ganharam o mesmo valor.

Já o primeiro prémio não saiu a ninguém, pelo que o jackpot ‘engorda’ para 143 milhões, a sortear na próxima terça-feira.

O segundo prémio, de mais de um milhão de euros, contemplou um único apostador no estrangeiro. Os 1.300 euros do quarto prémio vão para um total de 62 jogadores, nove deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 12, 21, 35, 39 e 45 e as estrelas 6 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.

Arcebispo de Évora celebra crisma de grupo de 48 pessoas em Elvas

Um grupo de 48 pessoas é crismado este sábado, 3 de dezembro, na Igreja de Santa Luzia, em Elvas.

A cerimónia, com início marcado para as 19 horas, será presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho. “O senhor arcebispo vem confirmar a fé e administrar o sacramento da confirmação a 48 jovens e adultos da nossa comunidade: uns que fizeram a sua catequese, dos seis aos 16 anos, e alguns adultos que, numa experiência de um ano, conheceram um pouco a sua fé”, explica o padre Ricardo Lameira.

Apesar de este ser um número considerável de jovens e adultos, que hoje cumprem este sacramento, para o padre Ricardo, não sendo tudo, é “uma esperança”. “Os números sempre manifestam alguma coisa, são um termómetro, é um facto, mas não é o mais importante. Acima de tudo, podemos dizer que são alguém que colocaram em causa a possibilidade de Deus”, assegura.

O crisma, recorda ainda o padre, é o último de três sacramentos de iniciação cristã. “Para se ser cristão plenamente, a Igreja condeno-nos três graças, três sacramentos: o batismo, a primeira comunhão e o crisma. O crisma, no fundo, é aquele sacramento que vai dizer que se passa a ter responsabilidades na fé, a missão de levar o Evangelho, tenha-se 16, 30 ou 50 anos”, remata.