FAE tem bolsas para alojamento para estudantes da região

A Fundação Eugénio de Almeida (FAE) lançou um programa de apoio ao alojamento de alunos universitários do Alentejo Central e de alguns concelhos dos distritos de Portalegre, Santarém e Setúbal, onde se encontra Elvas e Campo Maior.

A Bolsa de Apoio a Alojamento para Estudantes do Ensino Superior da Fundação Eugénio de Almeida tem como objetivo apoiar a suportar o custo das despesas de alojamento de estudantes do Ensino Superior, nos diferentes ciclos, a estudar em qualquer instituição de ensino pública ou privada, em território nacional.

O estudantes do ensino superior são os beneficiários, desde que residam no Alentejo Central e nos concelhos de  Avis, Benavente, Campo Maior, Coruche, Elvas, Fronteira, Monforte, Montargil (Ponte Sor), Sousel e Alcácer do Sal, com aproveitamento escolar, matriculados e inscritos num curso do 1.º ou 2.º ciclo numa instituição de ensino superior pública ou privada em território nacional, e que sejam obrigados a residir, em tempo de aulas, fora do seu agregado familiar.

Condições de Acesso:
a) Se encontrem inscritos/matriculados no 1.º ou 2.º ciclo, em qualquer estabelecimento de ensino superior, público ou privado, a nível nacional
b) Residam no Alentejo Central ou nos concelhos de Alcácer do Sal, Avis, Benavente, Campo Maior, Coruche, Elvas, Fronteira, Monforte, Montargil e Sousel
c) Tenham comprovada necessidade de apoio financeiro para a prossecução dos seus estudos (normas da DGES)
d) De acordo com o descrito na alínea anterior, o valor do rendimento per capita do agregado familiar, não exceda em mais do que 20% aquele valor
e) Tiverem obtido aproveitamento escolar no ano anterior
f) Não seja titular de nenhum grau académico superior

Prazo para Inscrição: 21 de novembro de 2022

Consulte o REGULAMENTO

Inscreva-se AQUI

Contacto: bolsas.alojamento@fea.pt

Marcos Bastinhas é o campeão da temporada 2022

Marcos Bastinhas é o campeão da temporada 2022, com 46 atuações em corridas de touros em Portugal (45 corridas e um festival).

Tal como o seu Pai, o Mestre Joaquim Bastinhas que liderou várias vezes o número de corridas, no nosso País, Marcos foi o cavaleiro com o nome mais vezes incluídos nos cartéis portugueses, ficando apenas a quatro corridas do cavaleiro com mais prestações este ano a nível internacional que foi Diego Ventura, com 50 aparições em praça.

Marcos Bastinhas constitui-se assim um dos maiores vencedores este ano, com uma grande quantidade de triunfos e merecedor do interesse do público que quer ver o cavaleiro de Elvas por esse país fora.

Fotos a preto e branco na Casa da Cultura de Elvas

A Casa da Cultura em Elvas acolhe, até 25 de novembro, a exposição “Visitas a Pascualete”, da Fundação Caixa Badajoz. Uma exposição de fotografias a preto e branco pertencentes ao Fundo Documental Matilde Muro.

O vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, refere que “esta é uma mostra muito bonita e que deve ser visitada por todos”.

A Fundação CB, no âmbito do projeto da Eurocidade, após o sucesso da mesma em Badajoz, expõe agora na Casa da Cultura em Elvas.

As fotografias fazem parte de uma série de imagens em torno da Finca Pascualete, que foram doadas pela Condessa de Quintanilla, Aline Griffith, a Matilde Muro com o objetivo de incorporá-las na história da fotografia na Extremadura.

A mostra pode ser visita de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e ao sábado das 10h00 às 13h00.

Águas do Vale do Tejo ultrapassou dificuldades de abastecimento

A Águas do Vale do Tejo tinha anunciado para a possibilidade de falta de água nos sete concelhos abastecidos pela empresa (Gavião, Nisa, Crato, Alter do Chão, Fronteira, Ponte de Sor e Avis) devido às condições adversas do estado do tempo no último fim de semana.

O maior problema surgiu na Estação de Tratamento de Água de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, onde descargas elétricas afetaram os sistemas de captação de água.

Porém, a situação foi ultrapassada no início desta semana e o abastecimento de água foi restabelecido com normalidade.

“O Elvas” – Mosteirense amanhã à tarde na Rádio ELVAS

O campeonato distrital de seniores, na Associação de Futebol de Portalegre, começa neste domingo, 6 de novembro. Os dois jogos, marcados para as 15 horas, deste domingo, são “O Elvas” – Mosteirense e Eléctrico – Gafetense, numa jornada em que o Gavionenses folga.

A partida entre os azuis-e-ouro e o conjunto do concelho de Arronches é acompanhada em direto pela Rádio ELVAS, com relato e reportagem a partir do Campo Patalino do Estádio Municipal, numa emisão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Segurança agredido no Hospital de Elvas esta madrugada

O segurança de serviço no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, foi agredido na madrugada deste sábado, dia 5 de novembro, na zona da Urgência.

Segundo a Rádio ELVAS sabe, o suposto agressor acompanhava uma utente que apresentava uma fratura. Este homem, ao que tudo indica, queria entrar dentro da urgência, mas terá sido impedido. Alegadamente, também não queria colocar a máscara, que ainda é obrigatória neste tipo de local.

O segurança, segundo conseguimos apurar, foi empurrado por este homem, bateu com a cabeça e ficou inanimado. Depois de fazer exames acabou por ficar internado, nesta unidade hospitalar.

Segundo fonte da PSP, os agentes deslocaram-se ao local, tendo identificado o suposto agressor. Uma vez que o segurança estava no desempenho das suas funções, este é considerado um crime público. Os agentes desta força de segurança identificaram o homem, uma vez que não havendo flagrante delito, não podem deter o agressor, no entanto o processo segue os trâmites legais.

Mercado Cá da Terra este domingo no Jardim de Campo Maior

O “Mercado Cá da Terra” realiza-se no Jardim da Avenida, em Campo Maior, neste domingo, 6 de novembro, a partir das 9h30 e até início da tarde.

Esta realização do município campomaiorense proporciona aos interessados a possibilidade de acesso a produtos endógenos, alimentares e de artesanato sobretudo, comercializados naquele espaço público no primeiro domingo de cada mês.

Este mercado teve a sua primeira edição a 5 de junho.

Maior competição de Crossfit da região dias 11 a 13 em Elvas

A maior competição de Crossfit da região, o Badajoz-Elvas Throwdown 2022, vai realizar-se em Elvas, de 11 a 13 de novembro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

A prova, que está a consolidar-se e transformar-se numa referência para o Crossfit na Península Ibérica, sendo a competição de fitness individual mais importante do sudoeste peninsular, situa Elvas e Badajoz como novos pontos de interesse no mapa do Cross Training Ibérico.

A competição está dividida pelas seguintes categorias (separadas por géneros): Elite, RX, Master +35, Master +40, Teens (apenas masculino) e Intermédio Pares (masculino e misto).

Depois da edição de 2021, o Badajoz Throwdown veio para ficar. Foram dois dias de puro espetáculo e adrenalina, com alguns dos melhores atletas nacionais na arena. O evento realizou-se em novembro no recinto da IFEBA em Badajoz e foram repartidos mais de nove mil em prémios. A primeira edição celebrou-se de forma individual, dividida entre provas masculinas e femininas com categorias para todos.

Colisão entre camião e bicicleta provoca ferido leve em Campo Maior

A colisão entre um pesado de mercadorias e uma bicicleta ocorreu ao final da manhã deste sábado, 5 de novembro, na EN 373 entre Campo Maior e o Rio Caia.

Segundo o CDOS de Portalegre deste sinistro há a registar um ferido leve, um homem de 45 anos, que foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Para a ocorrência, cujo alerta foi dado às 11.45 horas, foram mobilizados os Bombeiros de Campo Maior e a GNR, num total de cinco elementos, apoiados por duas viaturas.

Passeio de Pasteleiras em Elvas tem inscrições até dia 6

As inscrições para a nona edição do Passeio das Pasteleiras podem ser feitas até este domingo, dia 6 de novembro. Para tal, deve ser utilizado o e-mail cicloclubbttelvasmail.com , ou através da página de Facebook da coletividade.

A iniciativa é organizada pelo Ciclo Clube BTT de Elvas, tem a concentração marcada para as 9 horas de dia 12 (sábado), na sede da coletividade, ao lado do Campo Semedo do Estádio Municipal de Elvas.

Este Passeio das Pasteleiras reúne bicicletas clássicas e antigas, alguma com várias décadas de utlização, mas recuperadas e cuidadas pelos seus proprietários.

Carlos Pastor expõe casinhas de presépios em São Vicente

Uma exposição de casinhas de presépios, executadas por Carlos Pastor, foi inaugurada na manhã deste sábado, dia 5, na Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

A mostra vai ficar patente, nesta localidade do concelho de Elvas, até ao próximo dia 19, no salão da sede da autarquia.

Gastronomia alentejana e alimentação saudável no Arrariolos Multiusos

Termina amanhã, 6 de novembro, mais uma edição da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, em Arraiolos.

O programa de hoje contempla às 14 horas a atuação do Grupo de Cante da Academia Sénior de Serpa, seguindo-se às 15.30 horas a demonstração de confeção de empadas.

Já amanhã há “Conversas à mesa” sobre gastronomia alentejana num contexto de alimentação saudável”, às 16 horas. Sílvia Pinto, presidente da Câmara de Arraiolos, revela que esta iniciativa, integrada no programa do certame pretende, de certa forma, “falar sobre gastronomia, vinhos e produtos locais”, sendo que amanhã o conta com a participação de gastrónomas da confraria que irão falar sobre o tema da gastronomia alentejana, no contexto da alimentação saudável”.

Qualquer pessoa pode assistir a esta sessão, acrescenta Sílvia Pinto, garantindo que não se vão arrepender, porque “são conversas leves, que permitem a troca de opiniões”.

Ainda hoje há baile com o grupo “Fora de Série”, às 23 horas.

Noite das Sopas este sábado em Arronches

A Associação Freestyle Iceshow, de Arronches, promove este sábado, dia 5 de novembro, a sexta edição da Noite das Sopas.

O evento decorre no edifício “O Celeiro” e tem início pelas 19 horas. O público presente, por cinco euros, pode adquirir uma taça e provar de todas as sopas. As sopas são servidas até às 22 horas. A animação do evento ficará a cargo do acordeonista Vítor Realinho.

Tal como na edição anterior, a organização, que optou por tornar este evento mais ecológico, terá à disposição do público copos reutilizáveis. Vai ser, à semelhança da taça que todos os participantes levam para casa, mais uma recordação que irá ter deste evento.

O copo é entregue à entrada, juntamente com a taça, e serve para todas as bebidas que a público adquirir ao longo do evento. A entrada é gratuita para crianças até 12 anos.

IPP enfrenta desafios na fixação de alunos

Se em tempos, o desafio das instituições de ensino superior do interior do país era o de atrair novos alunos, hoje em dia, no caso do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o principal desafio prende-se com a criação de condições para fixar os estudantes.

A questão do alojamento tem sido bastante falada, com o IPP a perder cerca de 70 alunos, só este ano letivo, por não ter o número de camas necessário. No entanto, também as escolas do IPP estão a precisar de algum investimento. “No caso do Campus Politécnico de Portalegre e da Escola Superior Agrária de Elvas, a falta de espaço é bastante significativa. Já a Escola Superior de Educação precisa de obras relacionadas com a questão da climatização e da recuperação de fachadas. E nós temos alguns projetos candidatados, alguns deles já aprovados, outros em fase de aprovação, para desenvolver esses processos”, de acordo com Luís Loures (na foto), presidente o IPP.

“Brevemente vamos lançar concurso para nova escola”

No entanto, de acordo com o presidente, “a região tem muita falta de empresas de construção civil em número e dimensão suficientes para este tipo de obras e empreitadas. Nós vamos lançar, brevemente, um novo concurso para a construção da nova escola de pós-graduação, no âmbito do projeto Merídias, num investimento de cerca de três milhões de euros e com cerca de dois mil metros quadrados de área de formação e estudo, criada junto aos edifícios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e que visam precisamente, aumentar a capacidade do instituto, uma vez que nós não podemos fazer mais cursos porque não temos mais espaço”.

“Municípios têm de pensar o que querem”

“Quando falamos em mil novos estudantes, numa cidade com o Portalegre, ou em 300 novos estudantes numa cidade como Elvas, estamos a falar de um peso muito importante naquilo que é a economia local. Daí que, é muito importante que os municípios, os presidentes e os executivos municipais pensem o que querem. É preciso que haja um projeto e um papel concertado entre o Politécnico e as autarquias, e não estou a dizer que não há. Se em Portalegre, uma das quatro novas residências do IPP foi proposta pelo município e apoiada pelo PRR, em Elvas temos uma residência com 70 novas camas, totalmente financiada pelos fundos comunitários e pelo câmara municipal, ainda antes de haver plano de alojamento estudantil. Nesse sentido, temos que nos sentir reconhecidos e agradecer todo o apoio que nos é dado”.

De recordar que neste ano letivo, 2022/2023, foram colocados nas quatro escolas do Instituto Politécnico de Portalegre cerca de 1200 novos alunos.

Obra da zona industrial faz crescer Orçamento Municipal de Campo Maior

A Câmara de Campo Maior está a ultimar o Orçamento Municipal para o próximo ano, sendo que, e segundo o presidente, Luís Rosinha, apresentará um valor mais elevado relativamente a anos anteriores.

Não revelando números concretos, até porque o Orçamento Municipal ainda “não está fechado”, Luís Rosinha garante que este valor mais elevado se deve à futura obra da zona de acolhimento empresarial de nova geração. Só por si, “é um investimento de 15,2 milhões de euros” em Campo Maior. A esperança é que o concurso público seja lançado nos próximos dias.

“Aquilo que esperamos é realizar cinco milhões de euros de área de acolhimento empresarial. O restante orçamento, em devida oportunidade, será dado a conhecer”, remata o autarca.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 160 milhões de euros saiu ontem, sexta-feira, 4 de novembro, a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de 572 mil euros, saiu a dois apostadores, também fora de Portugal.

Para Portugal veio um terceiro prémio de 26 mil euros, num total de dez contemplados.

Já o quarto prémio, no valor de 1.634 euros, saiu a 51 apostadores, seis com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 11 – 37 – 45 – 47 e pelas estrelas 02 e 03.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Festival de Caminhadas do Alentejo termina este domingo em Elvas

O Festival de Caminhadas do Alentejo, TransAlentejo Walking Festival, termina amanhã, domingo, dia 6 de novembro, com diversos percursos pedestres no Alto Alentejo, um deles pelas Linhas de Elvas.

A caminhada, que se inicia junto ao Forte de Santa Luzia, pelas 9.30 horas, insere-se num evento que, segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, tem como base “a lógica de sustentabilidade”, sendo gerido pelos municípios do Alentejo, no seu conjunto.

Elvas, revela o responsável, tem “um excelente percurso, que sai do Forte da Graça, que vai passar por dentro de Elvas”. Este ano, adianta, este percurso pelas Linhas de Elvas vai dar um “tratamento especial à parte urbana” da cidade, com menos caminhada desportiva, “e muito mais um produto turístico”.

Neste último dia de festival, há ainda caminhadas em Portalegre, Monforte, Ponte de Sor e Marvão.