IPP enfrenta desafios na fixação de alunos

Se em tempos, o desafio das instituições de ensino superior do interior do país era o de atrair novos alunos, hoje em dia, no caso do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o principal desafio prende-se com a criação de condições para fixar os estudantes.

A questão do alojamento tem sido bastante falada, com o IPP a perder cerca de 70 alunos, só este ano letivo, por não ter o número de camas necessário. No entanto, também as escolas do IPP estão a precisar de algum investimento. “No caso do Campus Politécnico de Portalegre e da Escola Superior Agrária de Elvas, a falta de espaço é bastante significativa. Já a Escola Superior de Educação precisa de obras relacionadas com a questão da climatização e da recuperação de fachadas. E nós temos alguns projetos candidatados, alguns deles já aprovados, outros em fase de aprovação, para desenvolver esses processos”, de acordo com Luís Loures (na foto), presidente o IPP.

“Brevemente vamos lançar concurso para nova escola”

No entanto, de acordo com o presidente, “a região tem muita falta de empresas de construção civil em número e dimensão suficientes para este tipo de obras e empreitadas. Nós vamos lançar, brevemente, um novo concurso para a construção da nova escola de pós-graduação, no âmbito do projeto Merídias, num investimento de cerca de três milhões de euros e com cerca de dois mil metros quadrados de área de formação e estudo, criada junto aos edifícios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e que visam precisamente, aumentar a capacidade do instituto, uma vez que nós não podemos fazer mais cursos porque não temos mais espaço”.

“Municípios têm de pensar o que querem”

“Quando falamos em mil novos estudantes, numa cidade com o Portalegre, ou em 300 novos estudantes numa cidade como Elvas, estamos a falar de um peso muito importante naquilo que é a economia local. Daí que, é muito importante que os municípios, os presidentes e os executivos municipais pensem o que querem. É preciso que haja um projeto e um papel concertado entre o Politécnico e as autarquias, e não estou a dizer que não há. Se em Portalegre, uma das quatro novas residências do IPP foi proposta pelo município e apoiada pelo PRR, em Elvas temos uma residência com 70 novas camas, totalmente financiada pelos fundos comunitários e pelo câmara municipal, ainda antes de haver plano de alojamento estudantil. Nesse sentido, temos que nos sentir reconhecidos e agradecer todo o apoio que nos é dado”.

De recordar que neste ano letivo, 2022/2023, foram colocados nas quatro escolas do Instituto Politécnico de Portalegre cerca de 1200 novos alunos.