Missa de Finados no Cemitério de Elvas esta quarta-feira

A Missa de Sufrágio, por alma de todos os munícipes do concelho já falecidos, vai ter lugar hoje, ao meio dia, na Igreja do Convento de São Francisco, no Cemitério de Elvas.

“Como tem acontecido em anos anteriores, a celebração pretende evocar a memória de todos os elvenses já falecidos”, como nos referiu o presidente da câmara, Rondão Almeida.

Dia de Finados assinalado em Elvas com missa na Igreja do Convento de São Francisco.

Autumn party no Multiusos de Santa Eulália

Sérgio Rossi, Jota e Favela chegou são os artistas que atuam no próximo sábado, dia 5 de novembro, na Festa de Outono que decorre no Pavilhão Multiusos de Santa Eulália.

A animação musical começa às 21.30 horas.

Vacinação contra a raiva em Borba no dia 3

O Município de Borba vai proceder à campanha de vacinação contra a raiva, já na próxima quinta-feira dia 3, pelas 16:30h no quintal do Município de Borba (traseiras das GNR).

A vacinação, exclusiva para cães, tem o custo de 10 euros, 2.50 euros o microchip 2,5€ e 1 euro para o Boletim Sanitário 1€. A desparasitação é gratuita.

Festival de Caminhadas: percurso pedestre em Arronches no sábado

O percurso pedestre do Forte e Valorosa Vila de Arronches será percorrido, este sábado, 5 de novembro.

A caminhada tem início às 10 horas, com partida junto ao Centro Interativo da Ruralidade de Arronches.

A iniciativa insere-se no Festival de Caminhadas TransAlentejo, o mais importante evento de Turismo de Natureza do Alentejo, que decorre até domingo.

As caminhadas, que integram este festival e a Rede TransAlentejo, resultam de uma estruturação no terreno por iniciativa da Turismo do Alentejo, em parceria com os municípios da região.

“Os clientes procuram de tudo, mas o tradicional ainda prevalece” diz artesã de Arraiolos

Os tapetes de Arraiolos são tapetes bordados com lã sobre tela de juta ou algodão, tradicionais da vila de Arraiolos, em Portugal. As referências mais antigas à técnica de fabrico de tapetes de Arraiolos datam de finais do século XV.

A arte de fazer tapetes de Arraiolos tem bastantes anos e passa de geração em geração, sendo que, atualmente, são oito as casas na vila que se dedicam a este trabalho.

Joana, da Casa Sempre Noiva, está presente na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, no Pavilhão Multiusos de Arraiolos, e falou-nos um pouco sobre alguns dos passos que são dados para fazer um tapete, como é o caso da parte da franja: “a parte da franja, a única diferença que tem, de tapete para tapete, é a cor que aplicamos na laçada. Nós gostamos muito de trabaçhar com o modelo tradicional, o Coimbram o Santo António, entre outros, mas depois também temos clientes que dão a vertente mais moderna, alguns trazem o seu desenho ou escolhem as suas cores”.

Actualmente, os clientes procuram de tudo um pouco, “mas o tradicional ainda prevalece, porque usa-se sempre. O moderno hoje usa-se muito e amanhã já não se usa”.

Joana explica que fazer um tapete de Arraiolos é um trabalho muito duro e que não desperta “muito interesse aos jovens. E se é difícl encontra quem faça tapetes, é ainda mais difícil encontrar quem os restaure”.

Os tapetes de Arraiolos são o produto que coloca a vila alentejana nas bocas do mundo, daí a realização da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, até dia 6, no pavilhão multiusos.

Marvão: Feira da Castanha a 12 e 13 de novembro

O fim de semana de 12 e 13 de novembro será de Feira da Castanha, em Marvão, uma iniciativa que contemplará três magustos, um mercado de produtos locais, exposições, artesanato, gastronomia, doçaria e muita animação pelas ruas da vila.

Nesta, que é já a 38ª Festa do Castanheiro, os visitantes poderão encontrar artesãos que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha ou a cestaria em madeira de castanheiro. O ciclo da castanha no concelho de Marvão estará, nestes dois dias, retratado numa exposição do fotógrafo Raúl Ladeira.

A melhor castanha assada, acompanhada do vinho produzido no concelho, será a protagonista dos três magustos que vão acontecer nos Largos do Terreiro, de Santa Maria e do Pelourinho.

Quanto à animação, e para além da participação de grupos folclóricos, de bombos, de música popular portuguesa e cante alentejano, destaque para os espetáculos, no palco do Largo do Terreiro, deQuim Roscas & Zeca Estacionâncio, pelas 15 horas, e Os Sabugueiros, às 17 horas, no sábado, e Belito Campos, às 15 horas, e Cant’Areias, às 17 horas, no domingo.

As entradas na Feira da Castanha, com o custo de um euro, revertem, na totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Em paralelo, e entre os dias 12 e 27 de novembro, os restaurantes do concelho aderentes vão destacar, nas suas ementas, os pratos confeccionados à base de castanha, naquela que será mais uma mostra gastronómica dedicada a este fruto seco.

Apneia do sono afeta mais homens que mulheres

A prevalência da apneia do sono em Portugal não é conhecida, mas sabe-se que este problema afeta 4 a 6% dos homens e 2 a 3% das mulheres, sendo mais frequente entre os 40 e os 60 anos.

O médico Pintão Antunes explica que “a apneia do sono é semelhante a um asfixia e muitas vezes o indivíduo que sofre desta doença nem se apercebe. A pessoas está a dormir, para de respirar por alguns instantes e, de seguida, emite um ronco aflitivo que mostra que o cérebro deu indicação aos pulmões que se encontrava com insuficiência de oxigénio. Na maioria das vezes, é o marido ou a mulher quem se apercebe desta situação”.

A apneia obstrutiva do sono ocorre quando a respiração é interrompida repetidamente durante o sono por períodos de mais de 10 segundos.

A apneia do sono está em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Feira dos Santos volta a levar muita gente até Borba

Em Borba, a tradição da Feira dos Santos volta a cumprir-se, uma vez mais, sendo que o certame estende-se até amanhã, dia 2 de novembro.

Nesta feira, que decorre no parque de exposições da cidade, não faltam espaços de venda dedicados à fruta, hortaliça, queijo e enchidos, bem como ao calçado, roupa e todo o tipo de utensílios.

Para os comerciantes, como Manuel Almeida, de Borba, que tem na sua banca roupa quente para o inverno, o dia “está bom” e não faltam pessoas, oriundas de vários localidades, no certame. “Assim tragam dinheiro para gastar”, comenta.  Já Eugénia assegura que há muita coisa para vender e “muita gente a ver”.

De Elvas, Margarida, que confessa que há muitos anos que não ia até Borba, por ocasião desta feira, garante que há “muita coisa” para ver, numa feira “muito grande”.

Cante de Improviso, modas e campaniças no feriado em Arraiolos

O Arraiolos Multiusos abre esta terça-feira, 1 de novembro, às 12 horas, para mais um dia de Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada.

Pelas 14 horas há de Cante de Improviso, modas e campaniças. Já às 15.30 horas há demonstração de confeção de empadas.

O certame decorre, em Arraiolos, até domingo.

Coro Beato Aleixo Delgado celebra 8º aniversário com concerto

O Coro Beato Aleixo Delgado assinala esta terça-feira, dia 1, o seu 8º aniversário com um concerto na igreja de São Domingos.

Este espetáculo vai apresentar um conceito diferente, “que alia a vertente religiosa à do cante alentejano. Queremos mostrar o reportório religioso, na vertente de cante alentejano, que já existe e foi recolhido de terra em terra”, como nos referiu o responsável pelo coro, o padre Tiago Carlos (na foto).

O coro conta, atualmente, “com 22 elementos e com ensaios semanais todas as terças feiras. Durante estes anos, temos vindo a participar em várias atividades, sendo que, nos últimos dois anos, devido à pandemia, tenhamos tido alguns interregnos. Neste momento, estamos a melhorar e a procurar gente nova que queira fazer parte do nosso coro”.

Para o pároco, estes concertos estão inteiramente virados para a cultura e “destinam-se a todos os que gostem de passar uma tarde bem passada, independentemente da religião que pratiquem”.

O tema do concerto comemorativo deste aniversário do Coro Beato Aleixo Delgado, marcado para as 17 horas, é Cantar a Deus “à Alentejana”, onde serão apresentados cânticos religiosos em Cante Alentejano.

Câmara de Campo Maior volta a disponibilizar 30 bolsas de estudo

As candidaturas às bolsas de estudo, da Câmara Municipal de Campo Maior, destinadas aos alunos do concelho, que frequentem o Ensino Superior, estão abertas até ao próximo dia 15 de novembro.

Ao todo, explica o presidente Luís Rosinha, serão atribuídas 30 bolsas, sendo que, no caso de ser necessário, serão abertas mais vagas. “Se, efetivamente, houver mais candidaturas válidas, tempos sempre a opção de, à posteriori, abrir mais algumas vagas”, garante.

O número de 30 bolsas, adianta o autarca, tem sido aquele que “mais ou menos, nos últimos anos, tem sido preenchido”. Os alunos que possam não vir a cumprir com todos os requisitos do regulamento municipal, lembra ainda, têm oportunidade de se candidatar também às bolsas que as Juntas de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação e São João Batista.

O valor da bolsa da Câmara Municipal, revela ainda Luís Rosinha, ronda os 90 euros mensais. “O valor que as nossas bolsas de estudo cobrem têm a ver com o valor, mais ou menos, da propina”, remata.

As candidaturas devem ser feitas no Balcão Único do Município de Campo Maior, onde deve ser preenchido um formulário para o efeito.

Borba vai ter novo posto da GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Évora comemorou nesta segunda-feira, 31 de outubro, em Borba, o Dia da Unidade.

A cerimónia militar decorreu no Pavilhão de Eventos da cidade, tendo sido presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, que anunciou, por esta ocasião, a construção de dois novos postos da GNR, em Borba e em Viana do Alentejo.

Nesta cerimónia, marcaram ainda presença o comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Rui Manuel Carlos Clero, o comandante do Comando Territorial de Évora da GNR, tenente-coronel Paulo Poiares, e o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, entre vários autarcas do distrito.

Fotos: Município de Borba

Notícias da manhã de terça-feira, dia 1

Notícias da manhã de terça-feira, dia 1 de novembro, na Rádio ELVAS, com edição de Jorge Sousa.

Temas em destaque:

– Coro Beato Aleixo Delgado assinala hoje o seu 8º aniversário, com um concerto na igreja de São Domingos, em Elvas;

– Dia de Todos os Santos assinala-se hoje; em Borba realiza-se a Feira dos Santos com venda de roupa e produtos típicos da região;

– candidaturas às bolsas de estudo da Câmara de Campo Maior abertas até ao próximo dia 15;

– Arronches festejou ontem à noite o Halloween;

– apneia do sono está em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde;

– e tapetes de Arraiolos em grande destaque na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada.

Arronches celebra Halloween com baile de máscaras

O CLDS 4G Coração Mágico, de Arronches, promoveu ontem à noite, 31 de outubro, no Centro Cultural da vila, um baile de Halloween.

Apesar desta não ser uma tradição portuguesa, explica a coordenadora do CLDS, Goreti Cirilo, os mais novos “gostam muito” do Halloween. Com a iniciativa, diz ainda, procurou-se unir os idosos da vila às crianças e jovens, onde também os produtos locais estiveram em destaque. “Convidámos duas pessoas aqui da terra, uma das quais que tem aqui uma banquinha com licores caseiros e outra que tem uma loja e vem mostrar os seus produtos tradicionais”, adianta.

No decorrer do baile foram entregues alguns prémios simbólicos – “um saquinho com gomas” -, para aqueles que se apresentaram, na festa, disfarçados e vestidos a rigor. “Entregámos um prémio à família que veio mais original, à falta de idosos. Não tivemos a adesão que esperávamos, mas também compreendemos, porque a noite não está propriamente agradável e as pessoas, a esta hora, preferem já estar em casa”, remata a responsável.

Sugestões de presentes para surpreender colaboradores no fim do ano

É certo que quanto maior for a motivação dos colaboradores, maior é a produtividade da empresa. Desenvolver medidas que mantenham os colaboradores investidos no sucesso da empresa é mais do que aconselhado. Colaboradores felizes tendem a gerar clientes satisfeitos. Manter uma boa relação com os seus trabalhadores e incentivar o espírito de equipa é, por isso, primordial.

Se o seu objetivo é incentivar os seus colaboradores, temos algumas sugestões de presentes para oferecer à sua equipa no final do ano.

Faça os seus colaboradores sentirem-se especiais e valorizados com uns brindes personalizados com o nome e logótipo da empresa.

A Gift Campaign, referência no mercado dos brindes corporativos, ajudou-nos a criar uma lista de recomendações para se inspirar para quando chegar a altura de oferecer brindes na sua empresa:

Blocos de notas

Os blocos de notas são aqueles presentes que nunca falham. Fazem sempre jeito e estão disponíveis numa grande variedade de materiais, dos mais tradicionais aos mais modernos. Servem para pontar recados, tirar notas durante as formações ou até para usar como bullet journal. Simples ou num pack com caneta incluída? É a única questão.

Guarda-chuva

Com a aproximação dos dias de Inverno, os guarda-chuva podem ser especialmente úteis para os seus colaboradores.  O guarda-chuva é aquele objeto que ninguém quer, de facto, ter de comprar, mas que é preciso ter sempre à mão. Descubra quais são os tons preferidos da sua equipa e invista numa série de guarda-chuvas com o nome da empresa.

As capas de chuva personalizáveis também são uma boa opção.

Copos térmicos e termos

Aço, alumínio ou bamboo. É só escolher o material. Além de ajudar os seus colaboradores a cuidarem mais da sua saúde, está a reduzir a pegada ambiental da sua empresa ao promover o uso de copos e termos reutilizáveis.

Se preferir, pode sempre tentar escolher um material que se adapte à estética do local de trabalho.

Power-banks

Ficar sem bateria a meio do dia? Os seus colaboradores já não vão sofrer com este problema.

Estes dispositivos portáteis personalizados são muito adequados para aqueles colaboradores que não vivem sem o telemóvel ou que usam o telemóvel como ferramenta de trabalho. Power banks simples e discretos não vão desiludir os seus trabalhadores, não temos dúvidas.

Mantas personalizadas

Nos dias de Invernos não pode mesmo faltar uma manta polar quentinha. Dê conforto aos seus colaboradores e torne os períodos de descanso em momentos perfeitos.

Se quiser tornar o presente ainda mais especial, pode optar por mantas personalizadas com bolsa de transporte ou até com alças. Se pretende oferecer no Natal, opte por mantas com motivos natalícios.

Garantimos que até nas folgas se vão lembrar de si.

Relógios

É difícil encontrar alguém que não goste de relógios. Existem imensos relógios personalizáveis à escolha. Desde os relógios de parede mais simples até aos despertadores-charge, que além de servirem como despertador servem como base para carregamento sem fios. Os seus colaboradores vão ficar impressionados. São o presente ideal para aqueles colaboradores que se estão sempre a esquecer das horas.

Canecas

Atualmente existe uma grande variedade de canecas que é possível personalizar. Se os seus colaboradores não dispensam uma chávena de café depois do almoço, este presente vai certamente ser do seu agrado. Os copos takeaway em cortiça trazem alguma inovação a este tipo de brinde.

Capas para portátil

As capas para portátil são um brinde muito prático e útil. Ajuda os seus colaboradores a transportarem os computadores com maior segurança e comodidade.

Existem capas muito simples e elegantes no mercado, é só escolher.

Bolas anti-stress

Se o seu objetivo é oferecer um presente que traga um sorriso à cara dos seus colaboradores, as bolas anti-stress são a melhor sugestão que temos para si. Existem formas originais e divertidas. As bolas anti-stress tendem a ser artigos promocionais baratos, o que pode ser uma mais-valia caso o seu orçamento seja apertado

Velas

Por último, para quem procura um presente mais elegante as velas nunca desiludem. Existem velas com apresentações muito originais. Tem ainda a possibilidade de escolher o aroma favorito dos seus colaboradores.

As velas em frasco de lousa com giz para decorar são um artigo interessante para as empresas que desejam garantir que cada trabalhador recebe uma mensagem especial no seu presente.

Estas são só algumas das nossas sugestões. Tente perceber os gostos e preferências da sua equipa. A sua equipa vai gostar do miminho seja o artigo qual for.

Dia de Todos os Santos assinala-se hoje

Hoje, dia 1 de Novembro, comemora-se o Dia de Todos os Santos, uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não.

Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã, por ser herdada a partir da tradição apostólica.

Na prática cristã, a celebração litúrgica começa na véspera na noite de 31 de outubro (Véspera de Todos os Santos), e termina no final de 1 º de novembro. É assim um dia antes do Dia dos Fiéis Defuntos, que comemora a partida dos fiéis.