Circulação automóvel e pedonal continua interdita nas Portas de São Vicente

A Câmara Municipal de Elvas informa que, face à manutenção do risco de queda nas Portas de São Vicente, onde se verificou a queda de alguns elementos da parte superior do escudo, “está encerrado ao trânsito, rodoviário e pedonal”, esta entrada na cidade e que dá acesso ao Bairro da Boa-Fé.

O Município de Elvas, apesar de perceber os inconvenientes causados por esta situação, quer para a circulação de veículos, quer para a circulação pedonal, e pelo facto de a mesma apresentar risco iminente, decidiu “proibir a circulação nesta zona, para proteção das pessoas e até ser seguro circular neste troço”.

Uma vez que este monumento se encontra classificado como Património Mundial, a intervenção a realizar terá de ser coordenada com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, de forma a respeitar todas as diretrizes para este tipo de intervenção.

O Município encontra-se também a “encontrar soluções para dar resposta às crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino no Bairro da Boa-Fé, residentes nesta zona da cidade, e que utilizam esta via de acesso”.

As Portas de São Vicente fazem a ligação, para pessoas a pé e viaturas, entre a zona baixa do centro histórico da cidade e o Bairro da Boa-Fé. A queda de pedaços das portas, por baixo da estátua do Zé de Melo, verificada neste domingo, levou a Câmara Municipal a cortar a circulação no local.