Treino Militar decorre no Museu Militar de Elvas

Um bootcamp, ou treino militar, vai decorrer amanhã, domingo, dia 30, no Museu Militar de Elvas, entre as 9.30 e as 12.30 horas.

“O treino destina-se a todos, independentemente da preparação física que tenham, uma vez que pretende-se que seja uma atividade de superação”, como nos referiu Helena Charrua, uma das responsáveis.

O bootcamp é organizado pelo CUBO, “um espaço dedicado ao treino personalizado, onde cada pessoa é uma pessoa e tem um treino adequado às suas capacidade e objetivos, localizado no Rossio do Meio, em Elvas”.

Helena Charrua refere que é intenção da organização “realizar pelo menos uma atividade de exterior, por mês, tendo sempre como pano de fundo património da cidade”.

O Bootcamp realiza-se amanhã, domingo, entre as 9h30 e as 12.30 horas, no Museu Militar de Elvas.

Iniciados de “O Elvas” goleiam o Peniche

Os iniciados (sub-15) de “O Elvas” bateram o Peniche por 7-1, em encontro da sexta jornada da Série D da II Divisão do campeonato nacional. A partida mostrou grande superioridade dos visitados e decorreu na tarde deste sábado, dia 29, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal de Elvas (fotografia ao lado).

O vencedor ficou definido no primeiro quarto de hora, no espaço de cinco minutos, com três golos: Eduardo Murça, aos 8 e 10 minutos, e Simão Cordeiro, aos 13, deram vantagem aos elvenses. Nos últimos dez minutos da primeira parte, um golo para cada lado: o Peniche reduziu de grande penalidade, aos 32 minutos, e Guilherme Branco, aos 38, ampliou para 4-1 ao intervalo.

No segundo tempo, o desafio continuou a ter sentido único, com o conjunto elvense a marcar mais três golos: Martim Tomé, aos 43 minutos, Rodrigo Branca, aos 56, e Simão Cordeiro, aos 80+3, fixaram o resultado final.

Resultados desta jornada 6: “O Elvas”, 7 – Peniche, 1; Sporting B, 7 – União de Tomar, 0; Benfica B, 3 – Fronteirense, 0; e Oeiras, 1 – Torreense, 1. Classificação: 1ºs Sporting B e Torreense, 13 pontos; 3º “O Elvas”, 12 pontos; 4º Benfica B, 10 pontos; 5º Fronteirense, 9 pontos; 6º Oeiras, 7 pontos; 7º União de Tomar, 2 pontos; e 8º Peniche, 1 ponto.

Os atuais 12 pontos de “O Elvas” em seis desafios resultam de quatro vitórias e duas derrotas, com 13-8 em golos. Na próxima jornada deste campeonato, marcada para 13 de novembro, os azuis-e-ouro deslocam-se ao campo do penúltimo classificado, o União de Tomar.

Campomaiorenses solidários com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Os campomaiorense voltaram, mais uma vez, a unir-se em torno de uma causa solidária e marcaram presença na caminhada que teve como objetivo angariar verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A partida e chegada desta atividade aconteceram no Jardim Municipal da vila e, durante o percurso, os participantes percorreram algumas das artérias de Campo Maior.

Ainda antes da partida, foi construído um laço rosa humano no Jardim Municipal de Campo Maior.

Eduardo Oliveira é presidente do Núcleo do SCP de Elvas

Eduardo Oliveira é o novo presidente do Núcleo do Sporting Clube de Portugal (SCP) de Elvas, sucedendo no cargo a Carlos Cambóias.

Com vários projetos em mente para dinamizar o núcleo, que agora passa a ser dirigido por uma equipa mais jovem, revela Eduardo Oliveira, a tomada de posse da nova direção aconteceu na tarde deste sábado, 29 de outubro.

“Um dia à Sporting”, explica o novo presidente, é uma das apostas. “Acho que nunca foi feito. Passa por, em vez de se fazer só a excursão para ir ver o jogo, é visitarmos a Academia, aproveitar para ver um jogo das camadas mais jovens, visitar o museu e, depois, no final do dia, ir ver o jogo”, revela.

Eduardo Oliveira adianta ainda que a sua equipa conta com a ajuda de elementos de anteriores direções, até porque não esconde “a inexperiência” do grupo. Contudo, garante que “vontade em fazer muito” pela coletividade não lhes falta.

Carlos Cambóias, apesar de deixar o cargo de presidente do Núcleo do SCP de Elvas, continuará a fazer parte dos corpos sociais da coletividade.

Município de Avis distinguido com o Galardão ECO XXI

O Município de Avis recebeu na passada quinta-feira, dia 27, numa cerimónia que se realizou no Centro Cultural de Ermesinde, a Bandeira Verde, a Medalha e o Diploma de participação na edição de 2022 do programa ECO XXI, promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa como forma de reconhecimento das boas práticas de desenvolvimento sustentável.

Dos 59 municípios candidatos, 54 receberam a Bandeira Verde ECO XXI, tendo Avis registado, em 2022, a melhor classificação (71,2%) desde 2008, ano em que o Município começou a participar neste programa, o que reflete o empenho em aperfeiçoar os seus parâmetros, dinamizando uma melhoria no bem-estar e qualidade de vida da população concelhia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O programa ECO XXI visa identificar e reconhecer as boas práticas de sustentabilidade em termos de educação no sentido de sustentabilidade e qualidade ambiental, ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspetos que assentam em 21 indicadores como educação ambiental, energia, água, ar, conservação da natureza, instituições, sociedade civil, turismo sustentável, ordenamento do território, entre outros.

O Município de Avis obteve a pontuação mais elevada no indicador referente à Promoção da Educação Ambiental, onde se integra o trabalho desenvolvido com os alunos do Agrupamento de Escolas de Avis através do programa Eco-Escolas, das atividades de educação ambiental no âmbito do Biblioférias ou do AnimaSénior ou as caminhadas realizadas ao longo de todo o ano e que pretendem dar a conhecer a riqueza natural do Concelho e sensibilizar para a importância da sua preservação. Também o indicador relativo ao Turismo Sustentável obteve uma pontuação elevada, fruto do trabalho desenvolvido ao nível da promoção e preservação dos produtos locais através de eventos como o Avis tem Sabor, entre outros. De destacar ainda a pontuação relativa à Qualidade do Ar e Informação ao Público, que se concretizou em ações como a renovação da frota automóvel municipal; a conclusão da construção do Corredor Ciclável e Pedonal que incentiva a mobilidade sustentável; ou a substituição da luminária pública por LED.

[/shc_shortcode]

António Maio vence a 8ª Baja Portalegre 500

António Maio, piloto natural de Rio de Moinhos (Borba), conquistou a 8ª Baja Portalegre 500, por uma décima de segundo.

Martim Ventura foi o 2º classificado, depois de mais de 400 quilómetros de percursos cronometrados, com pisos que alternaram entre o seco e a lama, a travessia de cursos de água e as dificuldades habituais nos trilhos do Alto Alentejo.

Coro Beato Aleixo Delgado alia religião ao cante alentejano

O Coro Beato Aleixo Delgado assinala na próxima terça-feira, dia 1, o seu oitavo aniversário com um concerto na Igreja de São Domingos, em Elvas.

Este espetáculo vai apresentar um conceito diferente, “que alia a vertente religiosa à do cante alentejano. Queremos mostrar o reportório religioso, na vertente de cante alentejano, que já existe e foi recolhido de terra em terra”, como nos referiu o responsável pelo coro, o padre Tiago Carlos (na foto).

O coro conta, atualmente, “com 22 elementos e com ensaios semanais todas as terças feiras. Durante estes anos, temos vindo a participar em várias atividades, sendo que, nos últimos dois anos, devido à pandemia, tenhamos tido alguns interregnos. Neste momento, estamos a melhorar e a procurar gente nova que queira fazer parte do nosso coro”.

Para o pároco, estes concertos estão inteiramente virados para a cultura e “destinam-se a todos os que gostem de passar uma tarde bem passada, independentemente da religião que pratiquem”.

O tema do concerto comemorativo deste aniversário do Coro Beato Aleixo Delgado, marcado para as 17 horas, é Cantar a Deus “à Alentejana”, onde serão apresentados cânticos religiosos em Cante Alentejano.

Blindados a rolar no Museu Militar de Elvas

As viaturas blindadas, da exposição do Museu Militar de Elvas, saíram este sábado, dia 29, à rua para fazer as delícias dos muitos visitantes que aproveitaram para passear pelo espaço do Museu em viaturas históricas.

José Belfo é de Elvas e mostrou-se muito satisfeito com esta iniciativa e com o trabalho desenvolvido pelo museu: “este é, na minha opinião, um dos melhores museus militares do país e está de parabésn pela oportunidade que nos está a dar. Todos deveriam visitar este museu porque vale realmente a pena”.

Tomas Gomes veio de Ponte de Sor, de propósito, para participar na atividade e refere que “foi muito bom. Senti-me na pele dos militares e o museu é muito fixe, recomendo que venham porque dá para todas as idades”.

O pai, Vítor Gomes, explica que “já estivemos várias vezes no Museu. Hoje soube que havia esta atividade e viemos. Eu fui militar e esta é uma área que gosto muito, até porque tenho aqui colegas meus a trabalhar nesta parte do restauro”.

É precisamente hoje, dia 29 de outubro, que o Museu Militar de Elvas comemora os seus 13 anos, apesar da data só ser celebrada no dia 8 de Novembro, e o diretor do espaço, o coronel Nuno Duarte, explica que “esta é uma oportunidade dos visitantes visitarem e conhecerem os grandes blindados do exército português”.

O coronel Nuno Duarte explica que até ao início de 2023 o Museu Militar vai ter “todas as viaturas militares que serviram o exército português”.

Faz hoje, dia 29 de outubro, 13 anos que o Museu Militar de Elvas abriu portas. Para assinalar a data, os blindados da coleção de viaturas saíram à rua e fizeram as delícias dos presentes.

Rui Nabeiro e José Sustelo dão nomes a campos do CETE

Os 40 anos do Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE) são comemorados neste sábado dia 29 e, ao final da manhã, foram atribuídos os nomes do Comendador Rui Nabeiro e José Sustelo aos campos 1 e 3 do centro de ténis. Uma homenagem ao fundador da Delta Cafés e ao professor de ténis, em reconhecimento ao papel de ambos no apoio da modalidade em Elvas.

Durante o ato, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, saudou o Clube Escola de Ténis e os dois homenageados. O autarca anunciou a disponibilidade da Câmara para apoiar o CETE no projeto para a cobertura de dois courts do Centro de Ténis e interceder para que o clube possa utilizar, futuramente, o campo do Hotel de Santa Luzia.

O comendador Rui Nabeiro e José Sustelo agradeceram a distinção de que foram alvo, com o primeiro a destacar o seu apreço por Elvas e o segundo a fazer referência a todos quantos, das mais diversas formas, têm vindo a contribuir para o desenvolvimento do ténis em Elvas.

Esta data festiva foi ainda aproveitada pela Direcção presidida por Miguel Abreu para homenagear os fundadores do Clube Escola de Ténis de Elvas. São 11 os nomes perpetuados com uma placa na sede do CETE: Adolfo d’Oliveira, António Inácio, Gonçalo Lopes, Hilário Peixeiro, João Cabrita, João Carlos Muñoz, Jorge Painho, José Manuel Flores, João Claudino, Maria de Lourdes Mateus e Maria Manuela Pinheiro.

Aves de capoeira expostas na Ibero Aves no CNT de Elvas

A sexta edição da Ibero Aves, que decorre até amanhã, domingo, 30 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, conta, desta feita, com uma exposição de aves de capoeira.

Com esta participação no certame, a Associação Lusa de Criadores de Aves de Capoeira, revela um dos seus membros, Jorge Cartaxo, procura dar a conhecer o grande número de exemplares e de raças que existem, entre galos, galinhas, patos, perus e pombos. “As pessoas basicamente aquilo que conhecem são as aves de aviário, para corte e consumo, mas acabamos por ter uma grande panóplia de variadíssimas raças, que são outros tipos de aves que não conhecem ou não estão habituadas a ver no dia a dia”, acrescenta.

Nesta mostra, encontram-se em exposição cerca de 120 animais: 20 raças de patos e gansos, duas de perus, 35 de galinhas e 20 a 30 de pombos.

Quem quiser passar pelo CNT, por ocasião desta Ibero Aves, poderá participar num sorteio de duas aves, bem como tornar-se sócio da Associação de Criadores de Aves de Capoeira. “Temos todo o gosto em explicar como é que a associação funciona e temos condições especiais para quem se quiser tornar sócio, por ocasião deste evento”, remata Jorge Cartaxo.

Esta sexta edição da Ibero Aves é organizada pela Associação Ornitológica de Elvas, este ano com a colaboração da Associação de Criadores de Aves de Capoeira. Termina amanhã, às 13 horas. As imagens desta Ibero Aves para ver aqui.

Dia Mundial da Saúde assinalado nas escolas

No âmbito do desenvolvimento da ação de prevenção do Dia Mundial da Saúde, foi promovida uma ação concertada pela CPCJ de Elvas, CLDS 4G do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas, IP – APPACDM de Elvas e Associação Juvenil ARKUS, junto de todas as crianças do jardim-de-infância do concelho de Elvas.

O objetivo geral incidiu sobre a sensibilização para a educação emocional e seu desenvolvimento, ferramenta que ajudará as crianças a identificar aquilo que sentem, crescendo de modo mais confiante, melhorando as suas interações sociais e interpessoais. A atividade constou da leitura do conto “Panda e Pandi”, associando a dinâmica sobre sentimentos, baseada na história, propondo atividades a desenvolver em sala com as crianças.

Horário de Inverno: relógio atrasa uma hora esta madrugada

O horário de inverno em Portugal começa este domingo, dia 30 de outubro.

A mudança de hora faz-se na madrugada deste sábado para domingo, sendo que os relógios devem atrasar-se uma hora às 2 horas da madrugada (passar das duas para a uma hora).

Uma vez que se atrasa uma hora, nos relógios, este é o dia mais longo do ano. A partir deste domingo, os dias começam a clarear mais cedo e a escurecer também uma hora antes.

Este horário de inverno termina a 26 de março, altura em que se muda para o horário de verão, adiantando-se uma hora no relógio.

 

Caminhada pela Liga Contra o Cancro este sábado em Campo Maior

Outubro é o mês rosa, o mês da prevenção do cancro da mama. Nesse sentido, este sábado, dia 29, há caminhada solidária, em Campo Maior, cujas verbas angariadas revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta caminhada, que conta com o apoio da Câmara Municipal, é organizada pelo grupo Campo Maior Trail Runners, sendo que, de acordo com o responsável, Carlos Pepê, é uma iniciativa que já é levada a cabo há alguns anos na vila, e que não deixou de acontecer, ainda que em moldes diferentes, mesmo em tempos de pandemia.

“Esperamos que esta edição seja muito participada. No ano passado tivemos 200 pessoas a participar e este ano queremos atingir esse objetivo e até superar”, adianta Carlos Pepê. Uma vez que tem havido “muitas caminhadas” na vila, o Campo Maior Trail Runners quer, desta feita, “inovar”, promovendo com um percurso diferente, para também surpreender os participantes, diz ainda o responsável.

A caminhada solidária arranca, hoje, às 16 horas, do Jardim Municipal de Campo Maior.

Euromilhões com jackpot de 142 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 142 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 948 mil euros, saiu a um apostador no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de 13 mil euros, contemplou 16 apostadores, três com boletim registado em Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 14            , 16, 21, 28 e 35 e pelas estrelas 1 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Notícias da manhã de sábado, dia 29 de outubro

Notícias da manhã de sábado, dia 29 de outubro, na Rádio ELVAS, com edição de Cláudia Clérigo.

Temas em destaque:

– Clube Escola de Ténis de Elvas assinala 40 anos desde a sua fundação;

– Coro Beato Aleixo Delgado assinala hoje o seu 8º aniversário com um concerto na igreja de São Domingos

– centenas de aves em exposição no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas até amanhã;

– caminhada solidária em mês da prevenção do cancro da mama decorre hoje em Campo Maior;

– foi inaugurada, ontem, a Mostra Gastronómica, Feita do Tapete e Festival da Empada em Arraiolos;

– e Euromilhões com jackpot de 142 milhões de euros.

https://soundcloud.com/claudia-radioelvas/noticias-de-sabado-na-radio-elvas?si=3a89043b77554619a9c0c866d0f27680&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Sessão de yoga este sábado no Forte da Graça

Depois de uma primeira sessão de yoga, no passado dia 15, no Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça é hoje, sábado, dia 29 de outubro, palco de uma segunda aula, conduzida por Tânia Melo, a diretora do centro Áshrama, em Elvas.

O início da atividade está marcado para as 16h30, sendo que a participação é gratuita, bastando aos interessados aparecer, levando roupa confortável e tapete de yoga.

De acordo com Tânia Melo, terminada uma sessão de yoga, os participantes vão sentir-se “mais leves, felizes e tranquilos”. “O objetivo do yoga é trazer-nos a nós, seres humanos, para o estado natural, aquele estado de pós-férias, quando estamos mais leves e parece que está tudo ótimo”, explica ainda.

A iniciativa é promovida pelo Município de Elvas e Centro do Yoga Áshrama.