Queda de árvore no jardim da Avenida em Campo Maior

O temporal que assola o País continua a fazer estragos. Desta feita, verificou-se a queda de uma das árvores do jardim da Avenida em Campo Maior.

No local esta uma viatura dos Bombeiros de Campo Maior e outra da GNR.
Não há feridos a registar.

Estão presentes, o presidente da Câmara de Campo Maior Luís Rosinha, o vereador Paulo Pinheiro e os Engenheiros José Muacho e José Filipe, bem como vários funcionários da Câmara.

Nova derrota do CD Badajoz, este domingo em casa com o Linense por 0-2

Esta manhã, o CD Badajoz perdeu dois a zero com o Real Linense, no Estádio Civitas Nuevo Vivero, sendo esta já a quinta derrota da temporada para a equipa de Badajoz.

O CD Badajoz chegou a este jogo sob muita pressão, devido aos maus resultados dos últimos jogos, e tanto que o próprio treinador alvinegro, José María Salmerón, na conferência de imprensa anterior ao jogo, tinha descrito este corresponder como “decisivo”.

Paralelamente ao jogo, há uma grande comoção institucional em relação ao clube com novas informações dos credores/fornecedores do clube e a recente aparição em cena do ex-presidente Joaquín Parra.

O Linense, com apenas quatro pontos e ainda sem ter conseguido vencer no campeonato, chegou a Badajoz como a vítima perfeita para a equipa local se reconcilia-se com os seus adeptos, mas ocorreu o efeito contrário e foram os andaluzes que se aproveitaram do nervosismo local para adromecer  o jogo no primeiro tempo, com muita experiência, e depois sentenciar  o Badajoz, no segundo tempo.

O primeiro golo da equipe da Línea de la Concepción aconteceu aos quarenta e nove minutos (49), marcado por Álex Guti, numa ótima definição contra a qual o guarda-redes Kike Royo nada pode fazer.

Finalmente, aos 75 minutos, surgiu o segundo golo dos forasteiros, marcado por Yassin Fekir, após driblar quatro adversários numa brilhante ação individual.

Com a derrota desta manhã, o CD Badajoz continua com oito pontos na classificação. No próximo domingo, 30 de outubro, a equipa vai disputar a décima jornada da Liga, onde defronta o AD Alcorcón, no Estádio Santo Domingo, em Alcorcón – Madrid (18h00 horário espanhol e 17h00 na hora portuguesa).

Emilio Pinilla

 

Escultura a José Megre inaugurada dia 27 em Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre inaugura na próxima quinta-feira, 27 de outubro, a escultura de homenagem ao antigo piloto todo-o-terreno José Megre, responsável pelo aparecimento da Baja Portalegre, em 1987.

A inauguração da escultura, que ficará instalada na Rotunda José Megre, na Estrada Nacional 246, está marcada para as 17h30.

José Megre, que morreu em fevereiro de 2009, foi o primeiro português a organizar uma equipa para participar no Paris-Dakar, em jipes UMM.

Transformação da paisagem no Alentejo debatida dia 28 em Avis

“A transformação da paisagem no Alentejo” será tema de uma sessão, na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis.

Esta mesa redonda vai contar com as participações de Teresa Pinto Correia, investigadora do MED, Paula Serra, geógrafa, Samuel Melro, arqueólogo, e Noel Moreira, geólogo.

A sessão é organizada pelo Município de Avis e Direção-Regional de Cultura do Alentejo, na sequência da exposição de fotografia de José M. Rodrigues “Natureza Morta”, patente na Biblioteca Municipal José Saramago até ao final de outubro.

“O Elvas” fora da final da Taça de Honra após empate no Gavião

“O Elvas” está fora da final da Taça de Honra da Associação de Futebol de Portalegre, depois de ter ido, na tarde deste domingo, 23 de outubro, ao Campo do Salgueirinho, no Gavião, empatar a duas bolas, frente aos Gavionenses, na Série A.

Duarte Carapinha, mesmo em cima do intervalo, aos 45 minutos de jogo, marcou o primeiro golo da partida, para os azuis e ouro. Aos 52 minutos, o Gavionenses conseguiu igualar o marcador, através de um golo de Rosado, que aproveitou, da melhor maneira, um erro do guarda-redes de “O Elvas”, Paulo Martins. Lelé, aos 68 minutos, marcou, de bola parada, o segundo golo para a equipa da casa. Dez minutos depois, Pedro Dores, de cabeça, restabeleceu a igualdade e fez o resultado final.

Na Série B, Gafetense, 1 – Eléctrico, 3 foi o resultado do encontro deste domingo, que não alterou o Mosteirense como vencedor.

Depois da derrota, na semana passada, frente ao Villa Athletic Club, “O Elvas” estava obrigado a vencer o jogo de hoje para alcançar a final da prova. Dessa forma, o Gavioneses, com quatro pontos, na Série A, defronta, no próximo domingo, dia 30, às 15 horas, no Crato, o Mosteirense, com seis pontos na Série B desta Taça de Honra, na final da competição.

Bombeiros de Estremoz vencem prémio e dividem-no com CERCI

Depois de feita ontem, 22 de outubro, a pesagem final das votações ao programa Bairro Feliz, no Pingo Doce de Estremoz, a que concorriam os Bombeiros da cidade, bem como a CERCI, a Associação Humanitária levou a melhor, pela diferença de um quilo de fichas.

Ainda assim, e tendo em conta o “historial de mais de 40 anos da CERCI ao serviço da educação em Estremoz”, a direção dos Bombeiros decidiu, “considerando também o equilíbrio nas votações”, que o prémio, de quase mil euros, seria partilhado com a instituição.

Até ontem, os clientes de cada loja Pingo Doce do país tiveram oportunidade de colocar uma ficha nos mealheiros de votação, escolhendo, dessa forma, uma de duas causas, sendo que a instituição vencedora vê financiado a concretização do seu projeto.

Alunos de Reguengos aprendem artes tradicionais

As artes tradicionais do concelho de Reguengos de Monsaraz vão ser ensinadas aos alunos que frequentam as AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. A partir do final de outubro, os alunos do plano extracurricular das AEC dentro da disciplina Educ’arte vão ter contato com a tapeçaria, a olaria e o Cante Alentejano.

A primeira arte secular do concelho que vai começar a ser ensinada ainda este mês será o Cante Alentejano, com os contributos do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Estas aulas vão acontecer uma vez por mês em cada uma das oito turmas, nomeadamente nas quatro turmas em Reguengos de Monsaraz, uma em São Pedro do Corval, uma em Campinho, uma em São Marcos do Campo e uma em Perolivas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O ensino da olaria tem início em novembro em São Pedro do Corval, estendendo-se às restantes turmas do concelho ainda durante o primeiro período letivo. Para o ensino desta arte e tradição vão ser convidados mestres oleiros para serem os formadores, sempre acompanhados por monitores.

A tapeçaria, os seus segredos, a história e a produção das famosas Mantas de Reguengos vão ser ensinadas durante o segundo período escolar a todas as turmas das AEC dentro da disciplina Educ’arte. A autarquia pretende assim que os alunos tenham conhecimentos e contato com as artes seculares do concelho e que são a sua tradição identitária.

[/shc_shortcode]

Bombeiros de Campo Maior têm nova viatura de transporte de doentes

“Apostados em modernizar e melhorar a qualidade dos serviços” que prestam, os Bombeiros Voluntários de Campo Maior têm uma nova viatura ligeira, destinada ao transporte de doentes não urgentes.

Esta nova “ferramenta de trabalho” foi apresentada nas redes sociais da Associação Humanitária, este domingo, 23 de outubro, um dia depois do aniversário da corporação. Os Bombeiros de Campo Maior celebraram ontem, 22 de outubro, os seus 73 anos de existência.

Gota d’Arte festeja 11 anos em Elvas

A associação juvenil Gota d’Arte, de Elvas, comemorou ontem, sábado, dia 22 de outubro, o seu 11º aniversário. A festa fez-se a meio da tarde nas instalações da instituição.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, recordou a decisão “tomada em boa hora” de entregar à Gota d’Arte o edifício do extinto Gabinete de Apoio Técnico das autarquias da região. O autarca saudou aqueles que, ao longo dos últimos 11 anos, contribuíram para a atividade da Gota d’Arte, “desde os fundadores aos dirigentes, monitores, crianças e jovens que lhe dão vida”.

Ainda na sua intervenção, Rondão Almeida desafiou a associação aniversariante a marcar presença com os seus grupos de música e expressão corporal no Natal deste ano e no Carnaval de 2023.

Ao presidente da associação, Luís Rosário, e aos dirigentes Luís Pires e Paula Couto, o presidente da Câmara Municipal fez a entrega de uma placa que assinala este 11° aniversário da instituição.

Fonte: Município de Elvas

Raquel Trabuco vence IX Cross Villa de Aceuchal

Raquel Trabuco venceu ontem, 22 de outubro, a prova feminina, na categoria de Veteranos, dos seis quilómetros, do IX Cross Villa de Aceuchal, localidade da província de Badajoz, na Estremadura, em Espanha.

A elvense, que representa atualmente o Beja Atlético Clube, volta assim a subir ao lugar mais alto do pódio, depois dos bons resultados que tem obtido nas últimas provas.

De recordar que, já no fim de semana anterior, Raquel Trabuco vencera a XV Carrera Popular Fuentes del Mestre, também em Espanha.

Morreu Adriano Moreira

Morreu Adriano Moreira, aos 100 anos de idade. Professor catedrático e estudioso de política internacional, era presidente honorário da Sociedade de Geografia e da Academia de Ciências (onde agora dirigia o Instituto de Altos Estudos). Vice-presidente da Assembleia da República (1991-95), doutor honoris causa por diversas universidades portuguesas e estrangeiras, escreveu numerosas obras nas áreas do Direito, da Ciência Política ou das Relações Internacionais, presidiu ao Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (de 1998 a 2007) e ao Conselho Geral da Universidade Técnica de Lisboa, entre muitos outros cargos ligados à academia.

Transmontano e católico que se manteve sempre ligado às origens, foi ministro do Ultramar no início dos anos 1960, sem ter pertencido à União Nacional ou à Mocidade Portuguesa; voltou a dar aulas depois de deixar o governo e estava no Brasil durante o chamado Verão Quente de 1975 – onde ficou para evitar a prisão.

Regressado a Portugal três anos depois, Adriano Moreira recuperou os seus direitos políticos e foi reintegrado na academia por Ramalho Eanes. Deputado à Assembleia da República em 1980, foi presidente do CDS entre 1986 e 1988 (cargo que voltou a exercer de forma interina em 1991-1992) e vice-presidente da Assembleia da República (de 1991 a 1995) e foi conselheiro de Estado, eleito pelo Parlamento, entre 2015 e 2019.

Juvenis de “O Elvas” vencem o Lusitano em Évora

Os sub-17 (juvenis) de “O Elvas” ganharam ao Lusitano, em Évora, por três bolas a uma, na nona jornada da Série C da II Divisão do campeonato nacional. A partida decorreu na manhã deste domingo, dia 23, no Campo da Silveirinha.

Os azuis-e-ouro marcaram logo aos três minutos, por Bernardo Soares, assistido por Simão Tinoco. Este jogador apontou o segundo, aos 34 minutos, a passe de Rafael Gaita.

Numa partida em que os comandados de Francisco Carvão foram superiores, o terceiro golo chegou no minuto 67, por Duarte Magro a concluir de primeira um centro largo de Simão Tinoco. No último lance do jogo, os eborenses reduziram.

Os elvenses estão no nono lugar entre 12 equipas, têm agora dez pontos, com três vitórias, um empate, cinco derrotas e 15-15 em golos. Na próxima jornada, dia 30, o Barreirense joga em Elvas.

Tarde de sábado em São Vicente foi de demonstração de pegas

A Tertúlia Tauromáquica Elvense promoveu no sábado, 22 de outubro, na Praça de Touros de São Vicente, no concelho de Elvas, uma demonstração de pegas.

Apesar da chuva, os grupos de forcados Académicos de Elvas, de Portalegre, Arronches, Monforte, Évora e Vila Franca de Xira entraram em praça e mostraram aos presentes aquilo que melhor sabem fazer.

O evento terminou com uma festa convívio no pavilhão multiusos da freguesia.

Taça de Honra: “O Elvas” e Gavionenses defrontam-se este domingo

A terceira jornada da Taça de Honra, de futebol sénior na Associação de Futebol de Portalegre, está marcada para hoje, domingo, 23 de outubro, às 15 horas. Na Série A, joga-se o Gavionenses – “O Elvas” e folga o Villa; enquanto, na Série B, se disputa o Gafetense – Eléctrico e folga o Mosteirense.

Na Série A, ainda se joga a presença na final: o triunfo do conjunto de Gavião ou o empate asseguram ao Gavionenses esse objetivo; para “O Elvas” atingir o jogo decisivo, só a vitória serve aos azuis-e-ouro. Na final da Taça de Honra, já está o Mosteirense, que conquistou seis pontos em dois jogos, num jogo a ter lugar no Estádio Municipal do Crato no próximo dia 30, domingo, às 15 horas.

A Rádio ELVAS, hoje, entre as 15 e as 17 horas, dedica a sua emissão ao relato e reportagem do encontro Gavionenses – “O Elvas”.

Chuva resulta em inundação e queda de árvores em Elvas

Os períodos de chuva forte e intensa de ontem, sábado, 22 de outubro, resultaram num total de 12 ocorrências no distrito de Portalegre, três delas registadas no concelho de Elvas, de acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.

Em Elvas, houve registo de uma inundação, na Rua das Manas. Já na Estrada de Gil Vaz e no Morgadinho, foram registadas duas quedas de árvores.

A precipitação de ontem originou ainda alguns lençóis de água em diversas artérias da cidade.

Badajoz com mais de 18 litros de água por metro quadrado no sábado

Foto El Periódico

Badajoz foi a localidade com mais precipitação registada até às 16.30 horas de sábado, com 18,4 litros de água por metro quadrado, na Estremadura.

Os restantes municípios, com mais chuva, foram todos na província de Cáceres: Valência de Alcântara, com 12,4 litros, seguida de Piornal e Tornavacas, ambas com 11,6 litros, e Valverde del Fresno, com 10,6 litros.

Houve inundações, queda de árvores, de avançados nas esplanadas e até a bandeira de Espanha caiu, conforme mostra a foto, na rotunda da avenida Sinforiano Madroñero, em Badajoz. No Montijo, o relógio da torre da igreja caiu ao chão.

Câmara de Arronches assegura transporte a alunos que estudem em Portalegre

A Câmara Municipal de Arronches volta a proporcionar aos estudantes que frequentam as escolas de Portalegre, quer secundárias, quer do Instituto Politécnico, a possibilidade de regressarem ao concelho a meio do dia.

Esta é uma iniciativa de apoio social, recorda o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, que foi iniciada em tempos de pandemia, numa altura em que os alunos só tinham aulas ou de manhã ou de tarde, não tendo, por outro lado, transporte público para regressar a casa. “Sentimos necessidade de dar uma ajuda às famílias, porque não havia transporte dentro deste horário e o município disponibilizou-se para transportar os alunos que tinham aulas apenas de tarde e aproveitava e trazia os alunos que tinham aulas só de manhã”, começa por explicar.

Ainda que os horários nas escolas, que eram praticados antes da pandemia, já tenham sido retomados, a autarquia decidiu manter esta medida. “Demorámos algum tempo a implementar (de novo) a medida, para podermos aferir qual o número de alunos que estava em causa, porque estes alunos só têm transporte público de Portalegre para Arronches na quarta-feira”, adianta o autarca.

Complementando o serviço dos Transportes do Alto Alentejo, cujos horários contemplam um autocarro para Arronches a meio do dia na quarta-feira, um transporte do Município desloca-se, desde a passada segunda-feira, a Portalegre, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras.

Nestes quatro dias em que a Câmara de Arronches disponibiliza transporte, os estudantes do concelho podem regressar a casa ao apanhar o autocarro na paragem do Rossio, em Portalegre, pelas 14 horas. A chegada a Arronches será por volta das 14h30, sendo o ponto de chegada o Largo Serpa Pinto, junto ao Abrigo Rodoviário.

Iniciados de “O Elvas” perdem com Benfica B

Foto de arquivo

Os sub-15 de “O Elvas” foram derrotados por 4-0 pelo Benfica B, em encontro da quinta jornada da Série D da II Divisão do campeonato nacional.

O jogo decorreu na tarde deste sábado, dia 22, no Seixal, onde o conjunto elvense sofreu dois golos em cada parte, perante a superioridade encarnada.

Os azuis-e-ouro estão no terceiro lugar entre oito equipas, têm 9 pontos em cinco jogos, três vitórias, duas derrotas e 6-7 em golos. Na próxima jornada, no dia 29, “O Elvas” recebe o Peniche, o último classificado.