Câmara de Arronches assegura transporte a alunos que estudem em Portalegre

A Câmara Municipal de Arronches volta a proporcionar aos estudantes que frequentam as escolas de Portalegre, quer secundárias, quer do Instituto Politécnico, a possibilidade de regressarem ao concelho a meio do dia.

Esta é uma iniciativa de apoio social, recorda o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, que foi iniciada em tempos de pandemia, numa altura em que os alunos só tinham aulas ou de manhã ou de tarde, não tendo, por outro lado, transporte público para regressar a casa. “Sentimos necessidade de dar uma ajuda às famílias, porque não havia transporte dentro deste horário e o município disponibilizou-se para transportar os alunos que tinham aulas apenas de tarde e aproveitava e trazia os alunos que tinham aulas só de manhã”, começa por explicar.

Ainda que os horários nas escolas, que eram praticados antes da pandemia, já tenham sido retomados, a autarquia decidiu manter esta medida. “Demorámos algum tempo a implementar (de novo) a medida, para podermos aferir qual o número de alunos que estava em causa, porque estes alunos só têm transporte público de Portalegre para Arronches na quarta-feira”, adianta o autarca.

Complementando o serviço dos Transportes do Alto Alentejo, cujos horários contemplam um autocarro para Arronches a meio do dia na quarta-feira, um transporte do Município desloca-se, desde a passada segunda-feira, a Portalegre, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras.

Nestes quatro dias em que a Câmara de Arronches disponibiliza transporte, os estudantes do concelho podem regressar a casa ao apanhar o autocarro na paragem do Rossio, em Portalegre, pelas 14 horas. A chegada a Arronches será por volta das 14h30, sendo o ponto de chegada o Largo Serpa Pinto, junto ao Abrigo Rodoviário.