A Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade (ADAITI), em São Vicente, no concelho de Elvas, que celebra esta segunda-feira, 17 de outubro, o 33º aniversário desde a sua fundação, pode ver o seu lar de idoso sofrer obras de ampliação, dentro em breve.
Ainda que a atual direção da ADAITI, segundo o presidente, Manuel Anastácio, tem procurado vir a fazer sempre a manutenção “possível” do espaço, dentro das suas capacidades financeiras, as listas de espera, tanto para lar, como para centro de dia, indiciam que o edifício já é pequeno para os idosos que querem e necessitam de frequentar a instituição.
Com o objetivo de criar “as melhores condições” para os utentes, e numa visita do presidente da Câmara Municipal de Elvas à instituição, esta tarde, a direção solicitou ao autarca para que se possa fazer esse alargamento do espaço, pedido que, de acordo com Manuel Anastácio, “foi correspondido”.
A lotação, quer do lar, quer do centro dia, está atualmente esgotada: “temos 22 utentes em ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) e quatro em centro de dia”. A preocupação da ADAITI, com aqueles que se encontram em fila de espera, garante o presidente da direção, muitas vezes, recai sobre idosos que, em casa, não “têm as melhores condições”. “É nesse sentido que a nossa atenção está virada para a ampliação e para lhes dar a qualidade de vida que eles merecem”, diz ainda.
Agora, e depois de uma primeira reunião da direção, será necessário reunir “com os técnicos que irão fazer parte do projeto, para se fazer o levantamento de todos os custos”, para que o mesmo seja apresentado à Câmara Municipal. “Depois, a Câmara irá dizer que sim ou que não, mas pela palavra do senhor presidente, aquilo que eu percebi é que, seja qual for o problema, ele vai resolvê-lo”, remata Manuel Anastácio.
Este 33º aniversário da ADAITI foi celebrado com um lanche convívio, no pátio da instituição, com a presença dos membros da direção e dos vários utentes do lar e centro de dia.


A comédia de revista é um dos espetáculos culturais mais apreciados pelo público de Arronches e se a isso, se juntar um elenco de grandes nomes dos palcos portugueses, estão reunidas as condições para uma inolvidável noite de entretenimento, o que aconteceu mesmo no passado sábado, dia 15 de outubro, com a apresentação do espetáculo ‘Monólogos da Vacina’, no Centro Cultural da vila.
O “Tempo Para Dar”, criado no âmbito da Associação Coração Delta do Grupo Nabeiro Delta Cafés, volta a promover, no próximo fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, uma campanha de angariação de produtos de higiene, “uma das grandes lacunas no apoio aos idosos”.

Face ao número de alunos e à compatibilidade de horários das turmas em que estão inseridos, a Câmara Municipal de Arronches, vai, à semelhança do que já fez num passado recente, voltar a proporcionar aos estudantes que frequentam as escolas de Portalegre a possibilidade de regressarem ao concelho de Arronches a meio do dia.
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira, 17 de outubro, com o ministro do Interior de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, no Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) do Caia.
O ministro da Administração Interna lembrou também a importância de mecanismos “eficazes e eficientes”, relativamente à partilha de responsabilidades na regulação de fluxos sociais e de informação, que dão uma maior eficácia às forças de segurança, que, nas suas palavras, são “uma garantia acrescida” para que o Espaço Schengen possa ser ainda “mais aperfeiçoado” como um espaço de liberdade e de direitos dos cidadãos.
A cooperação na preparação das Jornadas da Juventude, que decorre, no próximo ano, em Portugal, foi também assunto de conversa neste encontro, com o ministro do Interior de Espanha a lembrar a importância da cooperação e coordenação entre os dois países, dado o elevado número de cidadãos que se farão deslocar, em agosto de 2023, até Portugal.
Foi com o auditório do Campus Politécnico de Portalegre completamente cheio, e ao som da Tuna Papasmisto, que se deu, esta segunda-feira, dia 17, a abertura oficial do Welcome Week, ou semana de boas-vindas, um evento destinado aos novos alunos do IPP.
De acordo com a Ministra, o Governo “está a olhar com especial atenção para estas instituições do interior. Ainda com o orçamento de 2022, lançámos, por exemplo, o +Superior, que consiste na atribuição de bolsas a alunos que escolham escolas do do interior do país, como é o caso da de Portalegre”.
De acordo com o presidente do IPP, a questão do alojamento “é determinante para fixar alunos. Mas é importante perceber que, quando olhamos para o alojamento, o Politécnico de Portalegre tem uma capacidade de camas muito superior a grande parte das instituições em Portugal. A grande questão, é que o mercado de arrendamento local dá uma resposta muito parca nesta questão. É necessário haver pessoas a arrendar casas e a passar recibos desse arrendamento”.
A autarca garante que “toda a comunidade educativa, desde professores a alunos, tem um peso muito grande no concelho de Portalegre. Não temos números mas o facto de consumirem no comércio local, quer do alojamento, quer da restauração, faz com que sejam uma economia muito importante no concelho”.
No período compreendido entre 10 e 16 de outubro, o Comando Distrital de Portalegre da PSP realizou 15 operações de fiscalização rodoviária, tendo controlado 2.071 veículos controlados e elaborado 43 autos de notícia por contraordenação, sendo 42 por excesso de velocidade durante a condução e um por falta de inspeção periódica obrigatória.
A Bienal Internacional do Alentejo (BIALE) de Artes Plásticas vai ser apresentada na próxima sexta-feira, dia 21, às 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.


Uma equipa de investigadores, que quer identificar as populações, em Portugal e Espanha, de aranhas do género Argiope, criou o projeto Argiopeople, para o qual pede a colaboração dos cidadãos dos dois países.
Ricardo André, atleta da Barbaris Team, de Barbacena, venceu ontem, 16 de outubro, o Trail da Serra da Estrela, prova que conta para o Campeonato Nacional de Trails. O atleta venceu o trail longo de 28 quilómetros, com o tempo de 2:48:01.
Outubro é o mês rosa, o mês da prevenção do cancro da mama. Nesse sentido, no próximo dia 29, há uma caminhada solidária em Campo Maior, cujas verbas angariadas revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Os atletas de judo, da Casa do Povo de Campo Maior, participaram, pela primeira vez, no campeonato nacional de equipas nos escalões de juvenis e juniores.
Nuno Veiga, Luís Cordeiro, Sónia Santos e Céu Cordeiro participaram, no passado, dia 15, no Ecologic Trail Run, na ilha de São Miguel, nos Açores.
A Direção do Centro Artístico Elvense, conhecido por Grémio, agradece “o reconhecimento feito pela Associação Banda 14 de Janeiro”, uma vez que o primeiro “disponibilizou, desde a primeira hora, uma das salas existentes no edifício (salão nobre) para albergar todos os membros e instrumentos da Banda, assim como a realização dos seus ensaios semanais”.
Durante os dois anos em que a sede da Banda 14 de Janeiro esteve em obras, foi o salão do Centro Artístico Elvense que, a título gratuito e sem qualquer tipo de encargo, serviu de espaço para os ensaios da coletividade.