Em dia de aniversário, lar de São Vicente solicita obras de ampliação

A Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade (ADAITI), em São Vicente, no concelho de Elvas, que celebra esta segunda-feira, 17 de outubro, o 33º aniversário desde a sua fundação, pode ver o seu lar de idoso sofrer obras de ampliação, dentro em breve.

Ainda que a atual direção da ADAITI, segundo o presidente, Manuel Anastácio, tem procurado vir a fazer sempre a manutenção “possível” do espaço, dentro das suas capacidades financeiras, as listas de espera, tanto para lar, como para centro de dia, indiciam que o edifício já é pequeno para os idosos que querem e necessitam de frequentar a instituição.

Com o objetivo de criar “as melhores condições” para os utentes, e numa visita do presidente da Câmara Municipal de Elvas à instituição, esta tarde, a direção solicitou ao autarca para que se possa fazer esse alargamento do espaço, pedido que, de acordo com Manuel Anastácio, “foi correspondido”.

A lotação, quer do lar, quer do centro dia, está atualmente esgotada: “temos 22 utentes em ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) e quatro em centro de dia”. A preocupação da ADAITI, com aqueles que se encontram em fila de espera, garante o presidente da direção, muitas vezes, recai sobre idosos que, em casa, não “têm as melhores condições”. “É nesse sentido que a nossa atenção está virada para a ampliação e para lhes dar a qualidade de vida que eles merecem”, diz ainda.

Agora, e depois de uma primeira reunião da direção, será necessário reunir “com os técnicos que irão fazer parte do projeto, para se fazer o levantamento de todos os custos”, para que o mesmo seja apresentado à Câmara Municipal. “Depois, a Câmara irá dizer que sim ou que não, mas pela palavra do senhor presidente, aquilo que eu percebi é que, seja qual for o problema, ele vai resolvê-lo”, remata Manuel Anastácio.

Este 33º aniversário da ADAITI foi celebrado com um lanche convívio, no pátio da instituição, com a presença dos membros da direção e dos vários utentes do lar e centro de dia.

João Baião e “Monólogos da Vacina” levam a enchente no Centro Cultural de Arronches

A comédia de revista é um dos espetáculos culturais mais apreciados pelo público de Arronches e se a isso, se juntar um elenco de grandes nomes dos palcos portugueses, estão reunidas as condições para uma inolvidável noite de entretenimento, o que aconteceu mesmo no passado sábado, dia 15 de outubro, com a apresentação do espetáculo ‘Monólogos da Vacina’, no Centro Cultural da vila.

Pouco passava das 21 horas, quando, por uma das portas laterais do auditório, entrou um disfarçado João Baião, surpreendendo todo o público, que aguardava pelos artistas no palco do espaço, com imediata interação com alguns dos espectadores presentes para gáudio de toda a assistência.

Daí para a frente foi encenado um rol de situações fictícias, sempre com a pandemia como pano de fundo, no qual o conhecido apresentador televisivo contracenou com os conceituados atores Cristina Oliveira, Mané Ribeiro, Susana Cacela e Telmo Miranda, proporcionando momentos de enorme diversão ao público que terá dado como bem empregado o tempo que despendeu no serão, a julgar pelas sonoras gargalhadas que ecoavam pelas bancadas do auditório ao longo das cerca de duas horas de espetáculo.

A acompanhar os atores, esteve em palco um talentoso grupo de bailarinos (Catarina David, David Bernardino, Donald Milne, Inês Corte-Real, Inês Fortuna, João Lopes, João Pataco e Marta Nagy), que desenvolveu notáveis coreografias, abrilhantando ainda mais esta noite.

No final, a companhia não esqueceu o Município de Arronches, que lhes proporcionou um excelente dia de sábado num concelho cuja beleza, capacidade de bem receber dos anfitriões e excelente gastronomia, ficou na retina dos seus integrantes, que expressaram um especial agradecimento a todos os presentes, representados nas pessoas do presidente, do vice-presidente e vereadora da autarquia, respetivamente João Crespo, Paulo Furtado e Maria João Fernandes.

Pela sua parte, foi com agrado que o Município de Arronches constatou, através da lotação esgotada do auditório do Centro Cultural e da animação que reinou durante a sessão, que este espetáculo foi de encontro ao tipo de entretenimento procurado pela população, sendo também para mais noites como esta que a autarquia trabalha, sempre em prol da satisfação e do bem-estar das pessoas.

“É Tempo de Ajudar”: campanha solidária do “Tempo Para Dar” no fim de semana

O “Tempo Para Dar”, criado no âmbito da Associação Coração Delta do Grupo Nabeiro  Delta Cafés, volta a promover, no próximo fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, uma campanha de angariação de produtos de higiene, “uma das grandes lacunas no apoio aos idosos”.

Esta, que é já a 9ª Campanha Solidária “É Tempo de Ajudar” irá decorrer nas lojas Intermarché de Campo Maior, Elvas, Vila Viçosa, Estremoz, Évora (Quinta do Alcântara e Frei Aleixo), Vendas Novas, Arraiolos, Redondo, Ponte de Sor,  Portalegre, Beja, Moura, Serpa, Odemira, Alcácer do Sal, Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é parceiro do Coração Delta nesta campanha, marcando presença nas lojas com a sua força de voluntariado.

Para que possa ser garantida a maior eficácia e objetividade na atribuição dos kits de higiene, o “Tempo para Dar” tem vindo a estabelecer contactos com os municípios em cujas áreas geográficas decorre a campanha. Neste sentido, deverão ser os gabinetes de ação social das autarquias os responsáveis por sinalizar e entregar os kits aos idosos mais desfavorecidos do respetivo concelho.

Câmara de Arronches cede transporte para alunos a estudar em Portalegre

Face ao número de alunos e à compatibilidade de horários das turmas em que estão inseridos, a Câmara Municipal de Arronches, vai, à semelhança do que já fez num passado recente, voltar a proporcionar aos estudantes que frequentam as escolas de Portalegre a possibilidade de regressarem ao concelho de Arronches a meio do dia.

Assim, complementando o serviço dos Transportes do Alto Alentejo, cujos horários já contemplam um autocarro para Arronches a meio do dia na quarta-feira, um transporte do Município irá a Portalegre nos restantes dias úteis.

Assim, na segunda, terça, quinta e sexta-feira, os estudantes do concelho podem regressar a Arronches ao apanhar o transporte na paragem do Rossio em Portalegre, pelas 14 horas. A chegada a Arronches será perto das 14h30, sendo o ponto de chegada o Largo Serpa Pinto, junto ao Abrigo Rodoviário.

Este serviço começou a ser efetuado esta segunda-feira, dia 17 de outubro, não sendo necessário qualquer inscrição para usufruir do mesmo.

Ministros de Portugal e Espanha avaliam trabalho dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira, 17 de outubro, com o ministro do Interior de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, no Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) do Caia.

O encontro, para além de ter servido para que os dois ministros pudessem dialogar com aqueles que servem este CCPA, teve também por objetivo avaliar o trabalho desenvolvido e contactar com “a experiência, que é hoje reconhecida como exemplo” na União Europeia e no Espaço Schengen, revela José Luís Carneiro.

Com esta reunião, procurou-se “aperfeiçoar os níveis de troca de informação e de cooperação, nomeadamente, em ações de policiamento partilhadas, em grandes eventos, que ocorrem em cada um dos países”, bem como “avaliar os termos em que decorre a troca de informações, que permite o desenvolvimento de ações de investigação conjunta, de natureza criminal, e verificar como os serviços e forças de segurança interagem com outros CCPA, em todo o Espaço Schengen”.

O ministro da Administração Interna lembrou também a importância de mecanismos “eficazes e eficientes”, relativamente à partilha de responsabilidades na regulação de fluxos sociais e de informação, que dão uma maior eficácia às forças de segurança, que, nas suas palavras, são “uma garantia acrescida” para que o Espaço Schengen possa ser ainda “mais aperfeiçoado” como um espaço de liberdade e de direitos dos cidadãos.

É ainda importante dar a estes CCPA uma “outra centralidade no âmbito do desenvolvimento estratégico territorial transfronteiriço”, defende o ministro, com a cooperação entre as forças de segurança dos dois lados da fronteira, para que Portugal e Espanha sejam encarados como dos países mais seguros do mundo.

A cooperação na preparação das Jornadas da Juventude, que decorre, no próximo ano, em Portugal, foi também assunto de conversa neste encontro, com o ministro do Interior de Espanha a lembrar a importância da cooperação e coordenação entre os dois países, dado o elevado número de cidadãos que se farão deslocar, em agosto de 2023, até Portugal.

Para além de destacar a importância do funcionamento destes CCPA, ao nível da União Europeia e do Espaço Schengen, Fernando Grande-Marlaska não tem dúvidas que o do Caia é “um exemplo” entre os cincos que existem entre Portugal e Espanha. A cooperação entre as forças de segurança dos dois países, diz ainda Fernando Grande-Marlaska, “é intensa e importante”, para fazer face às situações mais graves de delinquência, na União Europeia.

Ministra Elvira Fortunato “satisfeita” com trabalho do IPP

Foi com o auditório do Campus Politécnico de Portalegre completamente cheio, e ao som da Tuna Papasmisto, que se deu, esta segunda-feira, dia 17, a abertura oficial do Welcome Week, ou semana de boas-vindas, um evento destinado aos novos alunos do IPP.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, marcou presença nesta sessão e revelou “não conhecer o instituto” mas está “muito surpreendida e satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Portalegre e com aposta em áreas como a investigação, ensino e empreendedorismo”.

De acordo com a Ministra, o Governo “está a olhar com especial atenção para estas instituições do interior. Ainda com o orçamento de 2022, lançámos, por exemplo, o +Superior, que consiste na atribuição de bolsas a alunos que escolham escolas do do interior do país, como é o caso da de Portalegre”.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai contar, em 2023, com “um aumento de 3,5 por cento no seu orçamento”. Elvira Fortunato refere que vão “tentar, ainda este ano, reforçar as verbas devido aos gastos elevados, sobretudo com energia e alojamento”.

Já Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, mostra-se muito satisfeito “com os resultados deste ano das três fases de acesso ao ensino superior, numa vez que quase todas as vagas ficaram ocupadas. Estamos com uma taxa de ocupação de cerca de 90 por cento, o que nos coloca depois outros desafios que se prendem com a tentativa de acomodar todas a gente, Desta vez, eu diria que vamos ficar muito próximo dos 1200 colocados em todo o instituto”.

De acordo com o presidente do IPP, a questão do alojamento “é determinante para fixar alunos. Mas é importante perceber que, quando olhamos para o alojamento, o Politécnico de Portalegre tem uma capacidade de camas muito superior a grande parte das instituições em Portugal. A grande questão, é que o mercado de arrendamento local dá uma resposta muito parca nesta questão. É necessário haver pessoas a arrendar casas e a passar recibos desse arrendamento”.

Com o intuito de melhorar as condições de vida dos novos alunos, a câmara municipal de Portalegre tem vindo a tomar algumas medidas, “como a requalificação de residências de estudantes e o reforço da rede de transportes da cidade, com a criação de mais cinco carreiras, além das 54 já existentes”, como nos referiu a presidente da câmara, Fermelinda Carvalho.

A autarca garante que “toda a comunidade educativa, desde professores a alunos, tem um peso muito grande no concelho de Portalegre. Não temos números mas o facto de consumirem no comércio local, quer do alojamento, quer da restauração, faz com que sejam uma economia muito importante no concelho”.

A Welcome Week decorre até quinta-feira, dia 20, e conta com diversas atividades para os jovens, com destaque para uma praxe solidária – “Portalegre, cidade branca” – que consiste na pintura de paredes de prédios devolutos.

PSP elabora 42 autos de notícia por excesso de velocidade durante a condução

No período compreendido entre 10 e 16 de outubro, o Comando Distrital de Portalegre da PSP realizou 15 operações de fiscalização rodoviária, tendo controlado 2.071 veículos controlados e elaborado 43 autos de notícia por contraordenação, sendo 42 por excesso de velocidade durante a condução e um por falta de inspeção periódica obrigatória.

A forma de segurança realizou ainda sete ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e duas ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais.

No mesmo período, foi detido um homem de 58 anos de idade, por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS de 1,68g/l).

Registaram-se sete acidentes de viação, dos quais resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes.

BIALE Estremoz apresentada dia 21

A Bienal Internacional do Alentejo (BIALE) de Artes Plásticas vai ser apresentada na próxima sexta-feira, dia 21, às 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

Será feita a apresentação de um desfile com moda concebida por dois jovens designers alentejanos e uma coreografia cénica por jovens estremocenses. As atividades terão como base as artes plásticas.

Ambos os eventos contarão com a presença da diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e da diretora artística da Bienal de Cerveira, Helena Mendes Pereira.

Adriana Proganó representada na Coleção António Cachola vence Prémio da Fundação EDP

Foto: Facebook Adriana Proganó

Adriana Proganó, representada na Coleção António Cachola, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, foi a vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022, no valor de 20 mil euros.

A distinção, atribuída pela Fundação EDP para promover a arte contemporânea emergente, foi feita por unanimidade à artista nacional, de 29 anos, reconhecendo a ousadia e o humor do seu trabalho.

Adriana Proganó tem duas pinturas expostas no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) – “Ciciolina” (2021) e “Nascer do Sol” (2022) – integradas na exposição coletiva “Quem nos Salva?”, no âmbito do projeto 15 Anos de MACE: Aqui Somos Rede, curadoria de Ana Cristina Cachola.

Projeto Argiopeople em destaque no “Ambiente em FM”

Uma equipa de investigadores, que quer identificar as populações, em Portugal e Espanha, de aranhas do género Argiope, criou o projeto Argiopeople, para o qual pede a colaboração dos cidadãos dos dois países.

José Janela, da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”, explica, em primeiro lugar, que aranhas são estas: “as aranhas do género Araneus são conhecidas como aranhas-de-cruz por causa do desenho deste símbolo no dorso. Têm o abdómen arredondado e alaranjado e vivem em hortas e jardins, deslocando-se sobre grandes teias orbiculares. São também conhecidas como aranhas-vespa por causa das suas cores amarela, preta e branca”.

O projeto torna-se relevante no sentido em que “falta informação e investigação” sobre estas aranhas. “Para muitas regiões ainda são escassos os registos e falta ainda investigação sobre estes animais. As aranhas são imprescindíveis para o ecossistema como predadoras essenciais e controladoras de pragas. Todas as aranhas do mundo comem, em 365 dias, uma quantidade de presas equivalente a 15 vezes o peso da população da Europa, o que supõe cerca de 800 milhões de toneladas de insetos”, adianta José Janela.

Os cientistas pedem a ajuda dos cidadãos, para que lhes enviem fotografias destas aranhas. Daí o nome do projeto, que junta o nome de um dos géneros de aranhas (Argiope) a “people” (“pessoas”, em inglês). Os interessados em participar, devem enviar as fotografias destas espécies, com a data e local onde foram tiradas, para o email argiopeople@gmail.com. Estes dados serão depois inseridos numa base de dados.

O programa desta semana do “Ambiente em FM”, na íntegra, para ouvir no podcast abaixo:

Barbaris Team: Ricardo André vence Trail da Serra da Estrela

Ricardo André, atleta da Barbaris Team, de Barbacena, venceu ontem, 16 de outubro, o Trail da Serra da Estrela, prova que conta para o Campeonato Nacional de Trails. O atleta venceu o trail longo de 28 quilómetros, com o tempo de 2:48:01.

Neste VIII EstrelaAçor Ultra Endurance, participaram mais quatro atletas do Barbaris Team: Cláudia Batuca, João Carola, Manuel Braçadas e Carla Silva, na distância mais curta de 15 quilómetros.

Estes quatro atletas, contudo, e lamenta a Barbaris Team, não conseguiram terminar o percurso, uma vez que “devido a uma grande incompetência da organização, a divisão dos percursos não estava assinalada”.

“Foram muito prejudicados os nossos atletas do Trail Curto, principalmente a nossa atleta Cláudia Batuca, pois a mesma seguia isolada na frente da corrida e certamente a iria vencer”, lê-se na nota enviada pelo clube à redação da Rádio ELVAS.

“Chamamos mais uma vez a atenção às organizações que com estas situações não se brinca, pois os atletas privam-se de muita coisa e gastam muito dinheiro para participarem numa prova, como foi o caso dos nossos cinco atletas e depois acontecem situações destas”, lê-se ainda.

Campo Maior caminha em prol da Liga Portuguesa Contra o Cancro no dia 29

Outubro é o mês rosa, o mês da prevenção do cancro da mama. Nesse sentido, no próximo dia 29, há uma caminhada solidária em Campo Maior, cujas verbas angariadas revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta caminhada, que conta com o apoio da Câmara Municipal, é organizada pelo grupo Campo Maior Trail Runners, sendo que, de acordo com o responsável, Carlos Pepê, é uma iniciativa que já é levada a cabo há alguns anos na vila, e que não deixou de acontecer, ainda que em moldes diferentes, mesmo em tempos de pandemia.

“Esperamos que esta edição seja muito participada. No ano passado tivemos 200 pessoas a participar e este ano queremos atingir esse objetivo e até superar”, adianta Carlos Pepê. Uma vez que tem havido “muitas caminhadas” na vila, o Campo Maior Trail Runners quer, desta feita, “inovar”, promovendo com um percurso diferente, para também surpreender os participantes, diz ainda o responsável.

Os interessados em participar devem fazer a compra da tshirt rosa, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Centro Comunitário de Campo Maior e fazer a inscrição através de um formulário que está disponível online (aqui).

Esta caminhada solidária arranca, no dia 29, às 16 horas, do Jardim Municipal de Campo Maior.

Equipas de judo da Casa do Povo de Campo Maior nos nacionais

Os atletas de judo, da Casa do Povo de Campo Maior, participaram, pela primeira vez, no campeonato nacional de equipas nos escalões de juvenis e juniores.

A equipa juvenil, constituída por atletas do CRP da Boa Fé, de Elvas, e do Sporting Clube Campomaiorense, alcançou um sétimo lugar num universo de 25 equipas, deixando pelo caminho equipas como a Associação Académica de Coimbra e sendo eliminada no último combate, que serviu de desempate, com o poderoso Sport Algés e Dafundo.

Atletas da Ialbax competiram nos Açores

Nuno Veiga, Luís Cordeiro, Sónia Santos e Céu Cordeiro participaram, no passado, dia 15, no Ecologic Trail Run, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Nuno Veiga e Luís Cordeiro participaram na distância de 21 quilómetros e Sónia Lopes e Céu Cordeiro na caminhada.

Grémio agradece reconhecimento da Banda 14 de Janeiro

A Direção do Centro Artístico Elvense, conhecido por Grémio, agradece “o reconhecimento feito pela Associação Banda 14 de Janeiro”, uma vez que o primeiro “disponibilizou, desde a primeira hora, uma das salas existentes no edifício (salão nobre) para albergar todos os membros e instrumentos da Banda, assim como a realização dos seus ensaios semanais”.

“É com orgulho e imensa alegria que ouvimos os elogios tecidos a esta associação que, ao longo de 144 anos tem vindo a trabalhar em prol, não só dos seus associados, como também de todos os elvenses. A presente direção, que se encontra de espírito renovado, não só preserva o espírito existente como também está virada para o futuro, abraçando toda e qualquer proposta que vise melhorar o seu desempenho.

Relembrar a todos que esta associação, bem como o seu espaço de lazer, terá sempre as suas portas abertas para ajudar todas as associações que assim o entendam. É desta forma que se “deve estar na vida”, estando abertos à realização de eventos a organizar com outras associações e entidades”.

Banda 14 de Janeiro agradece cedência de espaço ao Grémio

Durante os dois anos em que a sede da Banda 14 de Janeiro esteve em obras, foi o salão do Centro Artístico Elvense que, a título gratuito e sem qualquer tipo de encargo, serviu de espaço para os ensaios da coletividade.

De regresso a casa, e já com a normalidade reposta, a Banda 14 de Janeiro vem agora louvar “a atitude da direção dessa instituição centenária e permitam-nos louvar os funcionários que se disponibilizaram a ficar nas instalações, muito além do seu horário de trabalho.

Por esse gesto desinteressado e solidário, a direção da Banda 14 de Janeiro, os sócios e os seus músicos, apenas querem exprimir o muito obrigado pela colaboração e atenção que para connosco tiveram. Estaremos sempre à disposição daquilo que vos aprouver, numa constante boa relação institucional entre estas duas Associações do nosso concelho”.

Segundo o presidente da banda, Vicente Grenho, “o  Centro Artístico Elvense disponibilizou uma sala, os funcionários e o consumo de eletricidade, pois os ensaios são maioritariamente no período noturno, em virtude da condição de trabalhador executante de quase todos os músicos, fazendo com que a Banda 14 de Janeiro nunca parasse a sua atividade”.