Em dia de aniversário, lar de São Vicente solicita obras de ampliação

A Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade (ADAITI), em São Vicente, no concelho de Elvas, que celebra esta segunda-feira, 17 de outubro, o 33º aniversário desde a sua fundação, pode ver o seu lar de idoso sofrer obras de ampliação, dentro em breve.

Ainda que a atual direção da ADAITI, segundo o presidente, Manuel Anastácio, tem procurado vir a fazer sempre a manutenção “possível” do espaço, dentro das suas capacidades financeiras, as listas de espera, tanto para lar, como para centro de dia, indiciam que o edifício já é pequeno para os idosos que querem e necessitam de frequentar a instituição.

Com o objetivo de criar “as melhores condições” para os utentes, e numa visita do presidente da Câmara Municipal de Elvas à instituição, esta tarde, a direção solicitou ao autarca para que se possa fazer esse alargamento do espaço, pedido que, de acordo com Manuel Anastácio, “foi correspondido”.

A lotação, quer do lar, quer do centro dia, está atualmente esgotada: “temos 22 utentes em ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) e quatro em centro de dia”. A preocupação da ADAITI, com aqueles que se encontram em fila de espera, garante o presidente da direção, muitas vezes, recai sobre idosos que, em casa, não “têm as melhores condições”. “É nesse sentido que a nossa atenção está virada para a ampliação e para lhes dar a qualidade de vida que eles merecem”, diz ainda.

Agora, e depois de uma primeira reunião da direção, será necessário reunir “com os técnicos que irão fazer parte do projeto, para se fazer o levantamento de todos os custos”, para que o mesmo seja apresentado à Câmara Municipal. “Depois, a Câmara irá dizer que sim ou que não, mas pela palavra do senhor presidente, aquilo que eu percebi é que, seja qual for o problema, ele vai resolvê-lo”, remata Manuel Anastácio.

Este 33º aniversário da ADAITI foi celebrado com um lanche convívio, no pátio da instituição, com a presença dos membros da direção e dos vários utentes do lar e centro de dia.