Entre janeiro e agosto deste ano, as sete associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Portalegre, que aderiram à campanha “Quartel Electrão”, já recolheram mais de 15 toneladas de equipamentos elétricos usados.

“Esta sétima edição do “Quartel Electrão” arrancou em Janeiro e irá prolongar-se até Novembro e o quartel da associação humanitária dos bombeiros voluntários de Elvas está disponível para receber qualquer tipo de equipamento usado”, como nos referiu o presidente da direção, Amadeu Martins (na foto).

O primeiro prémio do “Quartel Electrão”, que será atribuído à associação que mais equipamentos usados recolher a nível nacional, é um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros. O segundo prémio corresponde a 5.000 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. Por fim, as associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem. Na edição de 2021, os bombeiros de Elvas conseguiram recolher duas toneladas de equipamentos recebendo cerca de 150 euros”.

Amadeu Martins refere que, neste momento, “a corporação tem alguma dificuldade em fazer a recolha dos eletrodomésticos, uma vez que a viatura destinada para o efeito não está em condições, pelo que é preferível que as pessoas se dirijam ao quartel da corporação”.

Nesta edição participam, globalmente, 191 associações humanitárias de todo o país, o número mais alto registado até agora nesta campanha. A nível distrital, participam as corporações de Arronches, Avis, Campo maior, Elvas, Marvão, Portalegre e Sousel.