Campo Maior ilumina-se de rosa e previne o cancro da mama

O Município de Campo Maior juntou-se à causa “Outubro Rosa”, iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, criada com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através dos rastreios.

Esta campanha contempla ainda uma forte componente de informação e divulgação sobre as formas de apoio à mulher e família e pretende também alertar a comunidade para a importância do diagnóstico precoce da doença.

Como forma de assinalar o “Outubro Rosa”, e fazer chegar a mensagem ao maior número de pessoas possível, o Município iluminou em tons rosa o edifício da Câmara Municipal e a Fortificação Abaluartada.

Sete jogos no fim de semana da AF de Portalegre

A temporada de 2022/2023 de futebol e futsal, na Associação de Futebol (AF) de Portalegre começa neste fim de semana, sábado, dia 8, e domingo, 9 de outubro, com sete partidas: duas de futebol e cinco de futsal.

A Taça de Honra, de futebol sénior, tem dois desafios no domingo às 15 horas: Villa – Gavionenses, na Série A, e Mosteirense – Gafetense, na Série B.

O campeonato distrital de seniores de futsal tem cinco encontros no sábado: Degoladense – Casa do Benfica de Portalegre, Arenense –Nisa Futsal, Alter – Sousel (os três às 17 horas), Alpalhão – Esperança e Avisenses – Belhó Raposeira (ambos às 18 horas).

Final de torneio de padel no encerramento da Semana do Desporto

A Semana do Desporto termina este sábado, dia 8 de outubro, em Campo Maior, com duas atividades.

O polidesportivo da Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Expectação recebe a final do torneio de padel, entre as 9 e as 16 horas. A prova é da responsabilidade da Casa do Benfica de Campo Maior.

Já entre as 10 e as 13 horas, no complexo das piscinas da Fonte Nova, decorre a iniciada “Daqui p’ra ali, de lá p’ra cá”, com o segundo batizado e troca de graduação de capoeira, numa organização da Câmara Municipal e da Escola de Capoeira de Badajoz.

A Semana do Desporto é promovida pelo Município de Campo Maior, em colaboração com os agentes desportivos do concelho.

“Corpo são, solidariedade em ação” sábado em Monforte

O CLDS Agir4GMonforte promove amanhã, dia 8, pelas 15 horas, na Piscina Municipal de Monforte a atividade “Corpo são, solidariedade em ação”.

Esta ação “assume uma vertente solidária, uma vez que as verbas angariadas revertem para a corporação dos bombeiros de Monforte”, de acordo com Carla Trindade, coordenadora do projeto.

A festa, intitulada color party, conta com um momento musical, com o lançamento de cores. Portanto, vai ser um momento de lazer que trará consigo uma ação de solidariedade para os bombeiros”.

Carla Trindade explica que os interessados em participar “adquirem um kit, no valor de cinco euros, que nós conseguimos fazer com o apoio dos patrocinadores e será essa verba que iremos entregar à corporação”.

Atividade “Corpo são, solidariedade em ação” conta com o patrocínio, entre outros, da câmara municipal e juntas de freguesia do concelho de Monforte.

Guilherme Cortes apresentou candidatura ao PS de Elvas

A apresentação da candidatura à Comissão Política Concelhia por parte da lista B “Olhos nos olhos: Elvas é de TODOS, aconteceu na passada terça-feira, dia 4, na sede do Partido Socialista, de Elvas.

A dinâmica da apresentação foi orientada pelo camarada, e membro integrante da lista, Marco António. Ao longo da apresentação formal e pública da candidatura, estiveram presentes o presidente da Federação Ricardo Pinheiro, o mandatário da lista candidata, João Armando Rondão Almeida, os vários integrantes da lista assim como uma sala cheia de militantes, simpatizantes e elvenses de todas as áreas da sociedade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nas suas intervenções, Marco António, apresentou e justificou a candidatura à Comissão Política Concelhia salientando que esta candidatura, encabeçada pelo camarada Guilherme Cortes não é uma reação a nada, é um projeto a que o próprio se disponibilizou logo em fevereiro em sede de assembleia de militantes pelo que o seu gesto foi muito nobre”.

Depois de apresentar os dois primeiros candidatos pela lista – Guilherme Cortes e Vitória Lérias – tomou da palavra João Armando Rondão Almeida, explicando que é fiel aos ideais do Partido Socialista, respeitador da posição do partido e que, por isso, “só faria sentido apoiar a lista encabeçada pelo Guilherme Cortes”.

De seguida, Vitória Lérias, apresentou a moção da candidatura onde os presentes puderam testemunhar as linhas orientadores da candidatura.

Ricardo Pinheiro, presidente da Federação Distrital de Portalegre e deputado eleito pelo círculo eleitoral do nosso distrito afirmou que “viu um Guilherme Cortes que fez um percurso extraordinariamente correto do ponto de vista da ambição e da representação de um determinado grupo de militantes socialista no concelho de Elvas”. A vontade que o Guilherme pôs neste processo todo, é de alguém que quer uma iniciativa de mudança dentro do Partido Socialista de Elvas”.

Já Guilherme Cortes, cabeça de lista, agradeceu a presença de todas e todos, candidatadas e candidatos, bem como apoiantes.

“É uma honra tê-los todos hoje aqui comigo, neste espaço, nesta casa. Situação que se pretende que venha a acontecer muitas vezes nos próximos dois anos.Em fevereiro passado, aquando a análise dos últimos resultados eleitorais, disponibilizei-me para encabeçar uma lista e apresentar-me como candidato às eleições da concelhia, com vista a encontrar a alternativa e solução para voltar a agregar o partido e aproximá-lo da população, perceber e identificar os seus anseios e necessidades, trazendo de volta a sua confiança e respeito. Desde essa data, foram vários os militantes e apoiantes que se juntaram e mobilizaram para esta candidatura fosse hoje uma realidade e uma alternativa.

Comigo tenho um conjunto de pessoas das mais variadas profissões e formações, idóneas e credíveis, que sempre estiveram com o PS mas, principalmente, com os Elvenses. Nunca abandonaram ou viraram costas, independentemente as adversidades. É desta forma um orgulho e uma honra tê-los comigo, por me terem apoiado e motivado a assumir este desafio e levar este projeto por diante, com a consciência da responsabilidade que isso acarreta”.

[/shc_shortcode]

Maiores de Campo Maior em caminhada até à Herdade dos Adaens

Dezenas de seniores de Campo Maior participaram esta sexta-feira, dia 7, na caminhada que aliou as atividades da semana do desporto à dos maiores.

Com concentração marcada para o centro comunitário da vila, os seniores seguiram de autocarro até à zona da Adega Mayor e, de seguida, a pé até à Herdade dos Adaens, para visitar o espaço da Quinta Pedagógica.

À chegada, os seniores foram recebidos com um lanche convívio, promovido pelo município, e fizeram uma homenagem a uma sénior de Campo Maior, falecida recentemente, com a colocação de uma flor de papel numa das árvores da herdade.

A semana dos maiores termina domingo, dia 9, com o almoço dos maiores.

Desporto volta às tardes de domingo na Rádio ELVAS

A Rádio ELVAS, a partir do próximo domingo, 9 de outubro, está de regresso com as transmissões desportivas nas tardes de domingo. Assim, vamos acompanhar, com relato e reportagem em direto, o desafio Mosteirense – Gafetense, na primeira jornada da Série B da Taça de Honra de seniores da Associação de Futebol de Portalegre.

O espaço de reportagem e informação desportiva, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho, preenche a nossa emissão entre as 14 e as 18 horas.

Mercado Municipal este sábado em Campo Maior

Foto arquivo

Este sábado, 8 de outubro, há Mercado Municipal, no Campo da Feira, em Campo Maior.

Por esse motivo, a Câmara Municipal solicita aos utentes da Bolsa de Estacionamento do Campo da Feira para que retirem as suas viaturas desse local até às 18 horas desta sexta-feira, dia 7.

Taxas de juro aumentam e DECO ajuda famílias a gerir orçamentos

O Banco Central Europeu anunciou a 8 de setembro, pela segunda vez consecutiva, o aumento das taxas de juro de referência na zona Euro. O aumento de 75 pontos base nas taxas de juro é um valor histórico.

Os consumidores que, desde o início o ano, se debatiam com o impacto do aumento do custo de vida, vão agora enfrentar dificuldades acrescidas no cumprimento dos seus compromissos financeiros. Por isso, a DECO, preocupada com a instabilidade das famílias, apresenta três conselhos importantes, para ajudar na gestão dos orçamentos e no cumprimento de todos os encargos.

O primeiro desses conselhos passa, como revela a jurista Neide Brás, da delegação do Alentejo da DECO, por informar a instituição de crédito das dificuldades que se enfrentam. “Os bancos estão obrigados, por lei, a acompanhar, de forma permanente e sistemática, o cumprimento dos contratos dos consumidores e a realizar as diligências necessárias para detetar eventuais indícios de risco de incumprimento”, explica. “Caso detetem sinais de risco de incumprimento, por exemplo a existência de incumprimento em outros empréstimos reportados na central de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal, ou perante o alerta do próprio consumidor para situações de risco, como desemprego ou doença, o banco deve integrá-lo no Plano de Ação para o Risco de Incumprimento e avaliar se o mesmo tem capacidade financeira para evitar o possível incumprimento”, acrescenta a jurista.

O banco deve também “analisar a capacidade financeira do consumidor e promover a implementação de soluções que permitam a manutenção do pagamento regular do empréstimo. Estas soluções podem passar pela negociação das condições do contrato, pelo refinanciamento ou pela consolidação”.

A jurista explica ainda que o consumidor “deve participar ativamente no processo de análise da sua capacidade financeira, enviando toda a documentação solicitada e prestando todos os esclarecimentos necessários para o bom desenvolvimento de soluções”. Qualquer informação ou solução deverá “ser apresentada em suporte duradouro e resultar sempre de um acordo entre o consumidor e a instituição”.

Neste período difícil, a Associação para a Defesa do Consumidor lembra que “é fundamental pensar e repensar o orçamento familiar, avaliar cuidadosamente rendimentos e despesas e proceder a reajustes nos comportamentos de consumo”.

A rubrica da DECO desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Elvas comemora Dia Nacional dos Castelos

O Dia Nacional dos Castelos assinala-se esta sexta-feira, dia 7, em todo o país.

Em Elvas, a Câmara Municipal associa-se às comemorações promovendo uma visita especial guiada ao Castelo, no sábado, dia 8, a partir das 10 horas.

Para participar basta estar, à hora indicada, no Castelo de Elvas, sendo a participação gratuita.

Estremoz: São Domingos de Ana Loura já tem ETAR

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de São Domingos de Ana Loura, no concelho de Estremoz, foi inaugurada no feriado do passado dia 5. A empreitada de extensão da rede pública de saneamento de águas residuais domésticas do sistema de São Domingos de Ana Loura teve um investimento total de 300 mil euros.

Com este valor, o Município de Estremoz considera que “contribuiu para o cumprimento da legislação comunitária e nacional em matéria de ambiente” e para “a melhoria da qualidade das massas de água, através da minimização dos impactos adversos resultantes das descargas diretas nos cursos de água”.

Guilherme Cortes e Bruno Mocinha são os candidatos ao PS de Elvas

Guilherme Cortes e Bruno Mocinha são os dois candidatos à liderança do Partido Socialista (PS) de Elvas, nas eleições, que estão marcadas para amanhã, dia 8 de outubro.

Guilherme Cortes refere, em comunicado, que esta candidatura se assume como “a soma de muitas vontades em devolver o partido às bases, de ouvir a população e de agir com a implicação de todos, porque o nosso concelho é todos”.

Já Bruno Mocinha, a liderar a candidatura “Unir Elvas, Construir o Futuro”, referiu que “estas não são só mais umas eleições internas, é momento de União e Construção. Importa recuperarmos a confiança, abrir o partido à sociedade, ouvir, e crescer, pensar o concelho que queremos para nós e para as próximas gerações”.

Semana do Desporto com hidroginástica sénior e palestra sobre inclusão

A iniciativa “Desporto em Campo Maior 2022”, que termina este sábado, 8 de outubro, contou ontem, dia 6, com duas atividades.

No Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, e numa atividades que também estava integrada na programação da Semana dos Maiores, houve aula de hidroginástica sénior, com Paula Jangita.

Já o auditório da Escola Secundária de Campo Maior recebeu uma palestra sobre “Inclusão no Desporto”, com a participação de António João Romudas, bem como da Fundación Jovenes y Deportes da Junta de Extremadura. Esta foi uma oportunidade única para os alunos campomaiorenses ficarem a conhecer não só os desafios que as pessoas com deficiência têm de enfrentar no seu dia a dia, mas também as suas histórias de superação.

UF Degolados prepara próxima época de atletismo

O atletismo é uma das modalidades representada na Semana do Desporto que está a decorrer em Campo Maior. Esta é uma modalidade que tem vindo a ganhar cada vez mais atletas no concelho e prova disso é o trabalho que tem sido desenvolvido, por exemplo, pela equipa do União de Futebol de Degolados.

Bruno Cirilo, responsável pela secção de atletismo do clube, refere que terminarem “a época passada em terceiro lugar por equipas foi muito bom. Neste momento, os atletas têm estado a aproveitar todas as atividades da semana do desporto”.

O responsável refere que, acima de tudo, pretendem “criar um grupo coeso, com cerca de 15 a 20 atletas, e em que todos se divirtam”.

A semana do desporto está a decorrer até amanhã em Campo Maior. Hoje, no âmbito da Semana do Desporto, que decorre em Campo Maior, há caminhada sénior, com partida do centro comunitário, às 9 horas.

Entre as 17h15 e as 20h15, no complexo das piscinas da Fonte Nova, decorre a iniciativa “Daqui p’ra ali, de lá p’ra cá”, com o segundo batizado e troca de graduação de capoeira, numa organização da Câmara Municipal e da Escola de Capoeira de Badajoz.

O polidesportivo da Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Expectação, a partir das 19 horas, recebe mais uma jornada do torneio de padel, organizado pela Casa do Benfica.

“Mulheres no Desporto” é o tema de uma palestra que tem início marcado para as 21 horas, no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada. Participam Inês Marques, Célia Araújo, Jesus Monraia, Elsa Magalhães, Vitorina Mourato e Sónia Rodrigues.

Caminhada no sábado em Elvas sensibiliza para cancro da mama

A extensão de Elvas do grupo de apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove amanhã, sábado, dia 8, uma caminhada solidária com o intuito de angariar verbas para a Liga e sensibilizar para a prevenção e diagnóstico do cancro da mama.

Cristina Bruno, voluntária e coordenadora do grupo de Portalegre, refere que “a caminhada é antecedida de uma aula de zumba, na Praça da República. Depois, o percurso é maioritariamente pelo centro histórico da cidade com o objetivo de fazermos barulho/ruido e chamar a atenção das pessoas para esta problemática”.

Segundo Cristina Bruno, “esta caminhada vai, de alguma forma, ser apadrinhada pelo grupo de apoio de Portalegre mas é da organização da extensão de Elvas que está agora a começar o seu trabalho. Já contamos com algumas voluntárias com a formação feita e outras vão começar agora em dezembro”.

“Até ao momento, ainda não conseguimos foi nenhum espaço. O que se pretende é uma sala ou um anexo em que não tenhamos despesas. Nós não podemos andar a pedir dinheiro às pessoas para depois gastarmos de qualquer maneira. Já há algo por aí mas a verdade é que oficialmente não temos nenhum espaço”.

A concentração para a caminhada, para quem quiser fazer inscrição, está marcada para as 9 horas, na Praça da República. Às 9.45 horas realiza-se uma aula de zumba com Cláudia Brotas e a caminhada começa às 10.30 horas. A chegada ao Jardim Municipal de Elvas está prevista para as 11.45 horas.

A inscrição para a caminhada está sujeita a um donativo mínimo de cinco euros que inclui uma t-shirt, água e uma peça de fruta.