A imagem de uma refeição servida no refeitório da Escola Básica 2,3 nº2 de Elvas, na Boa-Fé (na foto), andou a circular pelas redes sociais e chegou à redação da Rádio ELVAS. A pouca quantidade de comida servida aos alunos gerou alguma polémica junto de pais e encarregados de educação.
Contactada pela Rádio ELVAS, Paula Rondão, diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, refere que “não chegou qualquer queixa oficial à direção deste agrupamento, por parte de qualquer encarregado de educação. Aquilo que eu sei é da parte da câmara municipal e o que foi transmitido, a título particular, fora da escola, a um adjunto da Direção. No entanto, houve um Conselho Municipal de Educação, com o senhor presidente da câmara, e foi-nos pedido para estarmos bastante atentos às refeições, à quantidade e qualidade da comida e assim que haja alguma ocorrência temos que reportar à câmara. É isso que nós estamos a fazer. Temos uma funcionária afeta só ao refeitório e caso haja alguma ocorrência é reportada ao gabinete socioeducativo da Câmara Municipal de Elvas”.
“É preciso que as pessoas saibam e estejam bem esclarecidas que a a escola nada tem a ver com as refeições que são servidas na escola. Ou seja, os almoços são servido por uma empresa, contratada há alguns anos, que tem que prestar contas à autarquia e não à escola. Às vezes os encarregados de educação não sabem dessa questão e acabam por culpabilizar as pessoas erradas. É essa empresa que tem que ser chamada à atenção, por quem lhe paga, neste caso a Câmara Municipal de Elvas, pelas suas atitudes”, garantiu a responsável.
Maria João Farelo, chefe da divisão socioeducativa da Câmara Municipal de Elvas, explica “este ano letivo esta situação é nova. Tentaremos, junto da empresa, perceber o que pode ter acontecido. Esta situação pode estar relacionada com a falta de agendamento de refeição por parte dos alunos, digo eu sem ter a certeza. As funcionárias, para que a criança não fique sem refeição, acabam por servir assim”.
A responsável garante que “estamos a falar de um refeitório que já serve crianças de segundo e terceiro ciclo, com uma quantidade de comida que já é superior àquela que é servida às crianças do pré-escolar e primeiro ciclo. Neste momento, as doses servidas vão de encontro ao que a lei obriga. A autarquia está a cumprir com as obrigações enquanto procedimento concursal e tentamos que a empresa também o faça, mas a verdade é que este dilema já tem mais de dois anos”.
Refeições servidas na Escola da Boa-Fé geram algum desagrado junto dos pais. Um prato que devia conter peixe e batatas, tinha na sua maioria apenas batatas, como se pode ver nas imagens.


A Seleção Nacional feminina de futebol de sub-23 empatou, na tarde desta quinta-feira, 6 de outubro, frente aos Países Baixos, num jogo sem golos, disputado no Estádio Municipal de Atletismo, em Elvas.
São 450 estudantes portugueses, de seis cidades do país, a ir acampar em ambiente marciano em comunicação com a Terra. Esta experiência do outro mundo está marcada para esta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de outubro.
A Baja Portalegre 500 regressa ao Alto Alentejo para a sua 36ª edição, de 27 e 29 de outubro. Esta é uma prova que integra a Taça do Mundo FIA de TT e a Taça do Mundo FIM de Bajas.
O projeto de Erasmus + “CLIL and Cross Curricular Relations”, que entra no seu último ano, contou, na semana passada, com uma mobilidade de alunos e professores a Chelm, na Polónia.
O estacionamento de motociclos, no centro histórico de Elvas, que antes era feito junto à PSP de Elvas, passou agora para a Praça da República.
No âmbito da Semana do Desporto, que decorre em Campo Maior, até sábado, 8 de outubro, esta sexta-feira, dia 7, há caminhada sénior, com partida do centro comunitário, às 9 horas.
A programação da passada terça-feira, dia 4 de outubro, do evento “Desporto em Campo Maior 2022”, foi dedicada à natação e ao judo.
O Dia Mundial do Animal assinalou-se na passada terça-feira, dia 4 de outubro. Para assinalar a data, os vereadores na Câmara de Campo Maior, Paulo Pinheiro e São Silveirinha, acompanhados pela veterinária municipal, Maria Toscano, realizaram uma ação de sensibilização junto dos alunos do pré-escolar do concelho.
A centena de sobreiros entregues às crianças da Escola Básica de Arronches, ao abrigo da campanha de sensibilização Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, revelam “apenas uma pequena parte do esforço levado a cabo pela Federação de Motociclismo de Portugal e pelos motociclistas para mudar a paisagem das serras nacionais”.
Depois do sucesso do passeio a Coimbra, a “Semana dos Maiores”, promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior, continuou na segunda-feira, dia 3 de outubro, no Centro Comunitário da vila, com a realização do “Bingo Sénior”, que proporcionou aos utentes do espaço uma tarde divertida, com alguns brindes à mistura para os vendedores.
Portugal e Países Baixos, em seleções nacionais femininas de sub-23, defrontam-se em Elvas, no Estádio Municipal de Atletismo, na tarde desta quinta-feira, dia 6, às 16 horas.
Em Campo Maior, esta semana tem sido dedicado ao desporto e é também de comemoração para os seniores do concelho. Depois de uma visita a Coimbra, no passado sábado, e de um conjunto de atividades, desde segunda-feira, no Centro Comunitário, aproxima-se um dos momentos mais aguardados: o almoço dos maiores.
Tal como noticiámos anteriormente (
Segundo o adjunto de comando, “o incêndio acabou por ter uma projeção para um outro edifício, prontamente combatida por duas viaturas de combate a incêndios. No local estiveram 28 operacionais e oito viaturas das corporações de Elvas, Campo Maior e Monforte, bem como um meio aéreo e a GNR”.
A população de Vila Fernando mostra-se descontente com o abandono em que se encontram as instalações do antigo centro educativo: “o que nós temos aqui é a vergonha de todos os partidos que já passaram pelo Governo. É triste num espaço que tem todas as condições, agrícolas e habitacionais, não seja feito nada”.