Semana do Desporto mete Campo Maior a mexer

A Semana do Desporto, que contempla uma programação que se estende até ao próximo dia 8 (sábado), promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior, em parceira com os diversos agentes desportivos do concelho, arrancou ao final da tarde desta sexta-feira, 30 de setembro, com uma cerimónia de abertura, realizada no jardim municipal da vila.

Os vários clubes e associações desportivas, desde o Sporting Clube Campomaiorense, à Casa do Povo, passando pelo União Futebol de Degolados, o Campo Maior Trail Runners, entre outros, marcaram presença neste momento de abertura da Semana do Desporto, protagonizando um desfile pelo centro histórico da vila.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, é “muito importante o espírito de união” entre todos as associações do concelho, que se quiseram unir ao município, para tornar possível este evento. “Temos uma semana preparada, onde temos referenciados todos os desportos praticados em Campo Maior, com palestras e workshops interessantíssimos, sobre diferentes matérias”, adianta.

Através do desporto, adianta o autarca, conseguiu-se “unir todas as faixas etárias”, sendo que o evento decorre em simultâneo com a Semana dos Maiores. “Isto é muito importante para a dinâmica que temos implementado, neste último ano, que é tentar, num espírito de união, puxar toda a comunidade para os nossos projetos”, diz ainda Luís Rosinha.

Com atividades para gente dos “oito aos oitenta”, e tendo em conta os projetos liderados pelo Município de Campo Maior, através da Campomayor XXI, os “maiores” terão oportunidade de participar numa aula de hidroginástica sénior, bem como numa caminhada.

Luís Rosinha lembra ainda que a Semana dos Maiores, que arranca amanhã, com uma “fantástica” viagem a Coimbra, “com certeza, para eles, será uma visita para guardar na memória”. Por outro lado, esta é uma forma de agradecimento por parte da autarquia à população mais velha de Campo Maior por aquilo que, “todos os dias, fazem pelos mais novos”.

Esta sexta-feira à noite, e após a cerimónia de abertura, será de Night Race, uma iniciativa integrada nos Jogos do Alto Alentejo, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), com o apoio do grupo Campo Maior Trail Runners. O responsável pelo grupo, Carlos Pepê, revela que participam nesta Semana do Desporto com dois eventos, também com a organização da final do Kids Urban Run, no feriado de quarta-feira, 5 de outubro.

Já amanhã de manhã, a Barragem do Caia será palco de uma iniciativa de canoagem e paddle, desenvolvida pelo Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), com início marcado para as 10 horas. No domingo, o grupo de BTT do Sporting Clube Campomaiorense promove um passeio de BTT. O início da atividade está marcado para as 8h30, com concentração e saída do Jardim Municipal de Campo Maior. Toda a programação desta Semana do Desporto para conhecer aqui.