INIAV assina protocolo de geminação com ARVALIS

O polo de Inovação de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) assinou esta terça-feira, 10 de maio, um protocolo de geminação com o ARVALIS, o Instituto do Vegetal, em França, para marcar “o compromisso conjunto que os dois institutos assumem há dez anos, no sentido de desenvolver e divulgar soluções de adaptação às alterações climáticas para o setor dos cereais”.

O protocolo foi assinado pelo presidente do INIAV, Nuno Canada, e pela presidente do ARVALIS, Anne-Claire Vial, dando seguimento a uma estreita parceria de um modelo de investigação aplicada com benefícios mútuos para o sul de França e Portugal, que “enfrentam o problema comum da irregularidade climática característica das regiões mediterrânicas, o qual tem vindo a ser agravado com as alterações climáticas. Partilham assim do desafio comum de promover a adaptação dos sistemas de agricultura”.

Ainda antes da cerimónia de geminação, foi feita uma visita ao Programa de investigação comum e ao Programa de Melhoramento de Cereais, em Elvas.